INSCRIÇÃO: 00074
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO13
 
TÍTULO: Reportagens de uma outra Manaus
 
AUTORES: Iris Brasil de Araújo (Faculdade Wyden Martha Falcão)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
A série “Reportagens de uma outra Manaus” foi produzida durante a disciplina Redação para Gêneros Jornalísticos, ministrada pela Profa. Me. Susy Freitas, na Faculdade Martha Falcão | Wyden, no ano de 2018. Durante o semestre, uma dupla deveria produzir uma série de duas reportagens literárias, sendo uma delas uma crônica. Pensando na observação cotidiana para situações além da zona de conforto de cada componente do grupo, a escrita de cada texto baseou-se no entendimento de Jornalismo Literário de Gay Talese, Eliane Brum, Truman Capote, entre outros grandes autores.਀ A primeira reportagem, intitulada “Obrigada, São Benedito”, foi realizada em uma tarde de conversa no Quilombo do Barranco de São Benedito, no bairro Praça 14 de Novembro, em Manaus, com Keilah Fonseca, Presidente da Associação das Crioulas do Quilombo. Focamos na historicidade dos negros na Amazônia, a mitologia de São Benedito para a comunidade, além dos paralelos entre a miscigenação, o racismo e o reconhecimento dos seres negros em Manaus. A primeira versão do texto foi finalizada em junho de 2018, mas durante todo o ano a produção foi editada pelas novas idas ao local e o contato com Keilah.਀ A crônica “Olhai por Nós” surgiu de uma caminhada na zona portuária do Centro de Manaus, que engloba o Mercado Municipal, duas feiras e um porto. Neste local há a presença dos carregadores, trabalhadores que carregam em suas cabeças a mercadoria que chega e vai para o interior do Amazonas. Esse intercâmbio de cultura, além da aproximação com os carregadores é a temática central da narrativa.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㜀愀㘀 ㌀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀Ⰰ 漀猀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀猀 搀攀 䜀渀攀爀漀猀 䨀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 瘀椀猀漀 搀攀 䴀愀爀焀甀攀 搀攀 䴀攀氀漀 ⠀㈀ ㄀ ⤀Ⰰ 瀀爀漀瀀甀猀攀爀愀洀 漀 攀猀挀氀愀爀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀猀 挀愀琀攀最漀爀椀愀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀愀 洀愀琀爀椀愀⸀ 䌀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀洀漀猀 焀甀攀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀 瀀愀爀琀椀愀 搀漀 搀椀猀琀愀渀挀椀愀洀攀渀琀漀 搀漀 爀攀瀀爀琀攀爀Ⰰ 攀 搀愀 渀攀甀琀爀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀 攀猀挀爀椀琀愀⸀ 倀愀爀愀氀攀氀漀 愀 攀猀琀攀 昀攀渀洀攀渀漀 攀渀挀漀渀琀爀愀瘀愀ⴀ猀攀 漀 一漀瘀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 甀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 猀甀爀最椀搀漀 渀漀猀 愀渀漀猀 ㄀㤀㘀  挀漀洀 愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 愀洀攀爀椀挀愀渀愀⸀ 䄀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 洀椀猀琀甀爀愀瘀愀洀 漀猀 攀渀爀攀搀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀 渀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 氀椀琀攀爀爀椀愀⸀ 䔀渀琀爀攀 漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 愀爀琀椀最漀猀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀猀 渀攀猀猀愀 瀀漀挀愀 渀愀猀 洀愀椀猀 瘀愀爀椀愀搀愀猀 爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀漀 刀漀氀氀椀渀最 匀琀漀渀攀猀Ⰰ 䠀愀瀀攀爀ᤀ猠 䈀愀稀愀爀Ⰰ 吀栀攀 一攀眀 夀漀爀欀攀爀 猀漀 ᰀ䄠 猀愀渀最甀攀 昀爀椀漀ᴀⰠ 搀攀 吀爀甀洀愀渀 䌀愀瀀漀琀攀Ⰰ ᰀ䘠愀洀愀 攀 愀渀漀渀椀洀愀琀漀ᴀⰠ 搀攀 䜀愀礀 吀愀氀攀猀攀Ⰰ ᰀ传 琀攀猀琀攀 搀漀 挀椀搀漀 搀漀 爀攀昀爀攀猀挀漀 攀氀琀爀椀挀漀ᴀⰠ 搀攀 吀漀洀 圀漀氀昀攀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀⸀ ਀䄀 椀搀愀 愀漀 儀甀椀氀漀洀戀漀 搀漀 䈀愀爀爀愀渀挀漀 搀攀 匀漀 䈀攀渀攀搀椀琀漀 猀攀 搀攀甀 攀洀 洀愀椀漀 搀攀 ㈀ ㄀㠀Ⰰ 攀洀 甀洀 猀戀愀搀漀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 䬀攀椀氀愀栀 䘀漀渀猀攀挀愀Ⰰ 倀爀攀猀椀搀攀渀琀攀 搀愀 䄀猀猀漀挀椀愀漀 搀愀猀 䌀爀椀漀甀氀愀猀 搀漀 儀甀椀氀漀洀戀漀 搀攀 匀漀 䈀攀渀攀搀椀琀漀Ⰰ 爀攀挀攀戀攀甀 愀 搀甀瀀氀愀 焀甀攀 椀爀椀愀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀愀 洀愀琀爀椀愀Ⰰ 愀椀渀搀愀 猀攀洀 甀洀 瀀漀渀琀漀 挀栀愀瘀攀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀 搀椀猀瀀漀猀琀愀 愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 愀 爀攀氀愀漀 搀愀焀甀攀氀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 挀漀洀 䴀愀渀愀甀猀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 搀甀愀猀 栀漀爀愀猀Ⰰ 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀 渀漀猀 椀渀昀漀爀洀漀甀 猀漀戀爀攀 漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀攀 挀爀椀愀漀 搀愀 愀猀猀漀挀椀愀漀 攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀攀爀琀攀渀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 栀愀戀椀琀愀瘀愀洀 愀 爀攀愀 搀漀 焀甀椀氀漀洀戀漀 甀爀戀愀渀漀⸀ ਀伀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 䬀攀椀氀愀栀 栀愀瘀椀愀 猀椀搀漀 昀攀椀琀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀 攀洀 挀漀洀甀洀Ⰰ 愀爀琀攀ⴀ攀搀甀挀愀搀漀爀 焀甀攀 愀琀甀愀 渀漀 儀甀椀氀漀洀戀漀 搀攀猀搀攀 ㈀ ㄀㜀 愀甀砀椀氀椀愀渀搀漀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 愀昀椀爀洀愀漀 搀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 渀攀最爀愀 挀漀洀 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 洀漀爀愀搀漀爀愀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀⸀ ਀一愀 挀爀椀愀漀 搀愀 挀爀渀椀挀愀Ⰰ 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 椀渀椀挀椀漀甀 挀漀洀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 挀愀洀椀渀栀愀搀愀 瀀攀氀愀 挀椀搀愀搀攀⸀ 䄀漀 挀栀攀最愀爀洀漀猀 渀漀 瀀漀爀琀漀Ⰰ 愀瘀椀猀琀愀洀漀猀 椀渀切洀攀爀漀猀 挀愀爀爀攀最愀搀漀爀攀猀 攀 甀洀 搀攀氀攀猀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 渀漀洀攀漀甀 䌀栀甀挀欀 一漀爀爀椀猀Ⰰ 挀漀渀瘀攀爀猀漀甀 挀漀洀 愀 搀甀瀀氀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 攀猀瀀漀渀琀渀攀愀⸀ 䔀猀琀瘀愀洀漀猀 愀氀椀 瀀愀爀愀 攀猀挀甀琀ⴀ氀漀Ⰰ 攀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 猀攀甀 搀椀氀漀最漀 渀漀猀 挀漀渀琀漀甀 猀漀戀爀攀 猀甀愀 瘀椀瘀渀挀椀愀 挀漀洀漀 挀愀爀爀攀最愀搀漀爀 攀 搀愀 猀甀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 瘀椀搀愀Ⰰ 漀 焀甀攀 椀渀挀攀渀琀椀瘀漀甀 愀 攀猀挀爀椀琀愀⸀ ਀䐀漀猀 搀漀椀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀Ⰰ 漀 切渀椀挀漀 爀攀瘀椀猀椀琀愀搀漀 攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀搀漀 昀漀椀 漀 搀漀 儀甀椀氀漀洀戀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 搀攀猀挀爀椀琀愀猀 瀀漀爀 䬀攀椀氀愀栀 渀漀猀 氀攀瘀愀爀愀洀 愀 愀挀爀攀猀挀攀渀琀愀爀 瀀愀爀琀攀猀 渀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 䄀猀猀漀挀椀愀漀 搀愀猀 䌀爀椀漀甀氀愀猀 攀 搀攀 匀漀 䈀攀渀攀搀椀琀漀⸀
 
OBJETIVO
O processo de escrita de “Obrigada, São Benedito” ocorreu após a decupagem do áudio da entrevista com Keilah Fonseca, Presidente da Associação das Crioulas do Quilombo do Barranco de São Benedito, e do enfoque da escrita na historicidade da comunidade até se tornar um quilombo urbano certificado pela Fundação Cultural Palmares.਀ O processo de escrita de “Olhai por Nós” foi em espécie de escrita automática após o evento. A história é baseada em fatos reais e ocorreu em março de 2018. A estrutura da crônica não segue um padrão da norma culta, experimentando pausas que sugerem ao leitor uma imersão na escrita.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀