ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #37a603"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00083</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Espelho, espelho meu</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Tuane Silva de Souza (Universidade Federal do Amazonas); Antonio Carlos da Costa Lopes (Universidade Federal do Amazonas); Karen Gabrielle Pereira da Silva (Universidade Federal do Amazonas); Aline Ferreira Lira (Universidade Federal do Amazonas); Rafael Araújo Bezerra (Universidade Federal do Amazonas)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #37a603"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com o tema Narcisismo Digital,&#8203; Espelho, Espelho Meu é um curta de ficção baseado no mito grego de Narciso e trata do uso excessivo de mídias digitais e os possíveis impactos no comportamento do usuário. Produto da disciplina Produção Audiovisual, ministrada pela Prof.ª Dr.ª Aline Lira aos graduandos do 6º período de Relações Públicas, esta adaptação do clássico apresenta o confronto vivido por Narcisa (protagonista) entre os ambientes &#8203;offline e online, no qual a obsessão pela sua imagem se dá na plataforma &#8203;Instagram. A obra também faz referências a outras produções como o filme Cisne Negro (Black Swan, 2010), a fim de ilustrar a confusão psicológica entre duas personalidades; e a redação do Enem 2016 intitulada O novo espelho de Narciso, cujo tema é Padrão de Beleza e Sociedade e que trata de padrões comportamentais em meio ao uso de tecnologias e meios de comunicação. O objetivo é propor uma reflexão a respeito do uso excessivo de mídias digitais e os impactos no comportamento dos usuários, por meio do audiovisual que possibilita uma linguagem acessível, contemporânea e divertida sem abrir mão da criticidade. Além disso, esta ficção estabelece intercâmbio entre diferentes áreas do conhecimento como o cinema, a psicologia e a literatura, por exemplo, que somadas às Relações Públicas elevam a criatividade ao pensar e representar o ser humano em sua complexidade comunicacional e de relacionamento. Em um cenário de alta conexão e interação em variados formatos - texto, foto, vídeo em velocidade sempre em tempo real, torna-se relevante discutir diferentes aspectos dessas novas formas de comportamento mediadas por tecnologias que a cada atualização parecem absorver mais o usuário em seus inúmeros recursos e possibilidades, ao mesmo tempo em que fluem pelos diversos espaços da vida cotidiana: relacionamento, trabalho, ensino, vida privada. Assim, é possível refletir sobre a responsabilidade de lidar com tamanha exposição e suas consequências em escala global, a fim de fomentar usuários cautelosos, críticos, conscientes de suas ações &#8203;online e seus possíveis impactos na vida real - &#8203;offline.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #37a603"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Percorreu-se um longo caminho até o início das gravações. Os materiais ministrados em sala e as oficinas de audiovisual conduzidas pelo Técnico Audiovisual Gleilson Medins foram essenciais para o maior domínio sobre as especificidades técnicas de produção de roteiro de ficção, resumidas, segundo Doc Comparato, no livro Da criação ao roteiro: teoria e prática (Summus, 2009), em cinco etapas: ideia, conflito, personagens, tempo dramático e unidade dramática. A partir da ideia e do conflito cria-se o storyline que condensa a apresentação, o desenvolvimento e a solução do conflito (&#8203;Idem). Esse primeiro momento foi conduzido por meio de discussões em grupo entre as diversas equipes da atividade para apresentação de ideias em sala de aula e, assim, fomentar observações que pudessem ser úteis a todos, além de sanar quaisquer dúvidas. Na sequência, realizou-se uma observação direta a respeito da comunidade acadêmica e o modo como se comportam no dia a dia, com algumas intervenções para questionar sobre a frequência e os motivos de uso da mídia digital Instagram, a fim de esboçar os primeiros traços da nossa personagem e as possíveis cenas do filme. Aliando-se a isso, a leitura do mito de Narciso - vale ressaltar que foram mais de uma versão e suas interpretações - e de textos sobre mídias digitais e comportamento, majoritariamente de &#8203;blogs, reforçou o maior detalhamento do roteiro em relação a aspectos visuais: composição de cena, locações, figurino, movimentos de câmera, ângulos. Uma das principais inspirações foi a redação do ENEM de 2016 intitulada O novo espelho de Narciso, cujo tema foi padrão de beleza e sociedade. Esse texto abriu possibilidades para a procura de outras produções correlatas como o thriller psicológico Cisne Negro (Black Swan, 2010) e o conflito de personalidade vivido pela protagonista, interpretada pela atriz ganhadora do Oscar Natalie Portman; e a música Sampa de Caetano Veloso (&#8203;Warner/Chappell Music, &#8203;1978), cujo trecho "&#8203;Quando eu te encarei frente a frente e não vi o meu rosto [...] É que Narciso acha feio o que não é espelho" rendeu boas ideias e discussões para criar o clímax e o desfecho da obra considerando que nos estudos da psicologia a pessoa narcisista preocupa-se excessivamente com si próprio e com sua imagem (Toda Matéria, 2018). Assim, sinopse e argumento, o qual é o roteiro literário, rico em detalhes, de toda a história, de acordo com Comparato (2009), ganharam forma. O próximo passo foi reunir a equipe para juntos discutir a decupagem, também conhecida como roteiro técnico (baseado nos modelos disponibilizados nas oficinas de audiovisual), na qual define-se a planificação do filme com todas as cenas, duração de cada uma, posição e movimentos de câmera e diálogos; seguido da criação do&#8203;storyboard que se trata do planejamento visual de cada cena. Depois, começaram as gravações, que totalizaram duas semanas, e a edição feita em três dias.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #37a603"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O roteiro foi construído de forma colaborativa por meio do aplicativo Google Docs que possibilita edição &#8203;online, além dos encontros semanais nos horários da disciplina. Assim, facilitou-se o envolvimento e acompanhamento de toda a equipe na produção. Locações, figurino, composição de cena e trilha sonora também foram escolhidos com a colaboração de todos os membros, bem como o elenco, cuja seleção se deu internamente, a fim de facilitar o cumprimento do cronograma de ensaios e gravações pelo fato das agendas serem similares, algo que poderia ser comprometido caso fosse preciso contar com alguém fora do curso. Os integrantes da equipe fizeram o teste com o texto de uma das cenas e depois todos decidiram quais obtiveram melhor desempenho. Com a protagonista já definida, aos demais membros foram designados o restante dos personagens e figurantes, os quais não possuem tanta expressão intencionalmente, para ressaltar o narcisismo da personagem principal. O elenco final ficou da seguinte maneira: Narcisa, mãe de Narcisa, a garota que aparece no corredor/piscina e mais três figurantes. O filme possui 16 sequências de cenas, totalizando 15 minutos. Foi gravado em um aparelho celular da marca IPhone (modelo IPhone 7) e em uma câmera do tipo T6 e editado no aplicativo Editor de Vídeos do Windows. As gravações ocorreram no bloco da Faculdade de Comunicação e Informação, no Núcleo de Pesquisa em Política, Instituições e Práticas Sociais (POLIS) e na casa de um dos alunos. Foram usadas imagens de apoio retiradas do Youtube, bem como os efeitos sonoros e trilha, todas de canais que não reivindicavam direitos autorais. Um dos principais ganhos deste projeto é a interdisciplinaridade experienciada em sua construção. Ao buscar elementos que oferecessem sustento às ideias iniciais, diversas áreas do conhecimento foram consultadas como o cinema, a literatura, a psicologia, a música, a fim de moldar a principal crítica do curta: o uso excessivo das mídias digitais, a exposição do usuário, os impactos no comportamento humano. Além disso, há a contribuição para a formação do profissional pelo uso da criatividade ao buscar novas formas de comunicar e engajar os públicos na reflexão sobre um tema tão atual e importante, utilizando-se de ferramentas que oferecem inúmeros recursos para uma experiência e troca mais lúdica e, por vezes, divertida. REFERÊNCIAS COMPARATO, Doc. &#8203;Da criação ao roteiro:&#8203; teoria e prática. São Paulo: Summus, 2009 DIANA, Daniela. &#8203;O mito de Narciso&#8203;. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/o-mito-de-narciso/&#8203;> acesso em: 17 de out de 2018 FIELD, Syd. &#8203;Manual do roteiro: os fundamentos do texto cinematográfico. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001 O novo espelho de Narciso. Enem 2016 - Padrão de beleza e sociedade. Disponível em: <https://projetoredacao.com.br/temas-de-redacao/padrao-de-beleza-e-sociedade/o-novo-espelh o-de-narciso/23171&#8203;> acesso em: 20 de out de 2018 Sampa. Caetano Veloso. Disponível em: <&#8203;https://m.letras.mus.br/caetano-veloso/41670/> acesso em: 17 de out de 2018 Black Swan. Darren Aoronofsky. 2010, USA . Distribuidor: Fox Film do Brasil</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>