INSCRIÇÃO: 00088
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA06
 
TÍTULO: Roteiro do Documentário Felicidade
 
AUTORES: George Severo Oliveira Dantas Junior (Universidade Federal do Amazonas); Natascha Almeida Dantas (Universidade Federal do Amazonas); Renan Albuquerque Rodrigues (Universidade Federal do Amazonas)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O roteiro do documentário “Felicidade” atuou como fundamento teórico para a produção do trabalho final da disciplina de WebTV ministrada pelo professor Renan Albuquerque no 7º período do curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas – Ufam. O objetivo deste é discutir conceitos e momentos de felicidade frisando a pluralidade do que isso representa para cada indivíduo. ਀倀愀爀愀 猀甀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀漀甀ⴀ猀攀 愀猀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 戀猀椀挀愀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 琀愀洀戀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 瀀漀爀 䰀甀挀攀渀愀 ⠀㈀  㔀⤀㨀 漀 焀甀攀 攀甀 焀甀攀爀漀 洀漀猀琀爀愀爀㼀 䌀漀洀漀 焀甀攀爀漀 洀漀猀琀爀愀爀㼀 倀漀爀 焀甀攀 攀甀 焀甀攀爀漀 洀漀猀琀爀愀爀 椀猀猀漀㼀 儀甀攀洀 猀漀 洀攀甀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀㼀 伀 焀甀攀 攀氀攀猀 瘀漀 昀愀稀攀爀㼀 䌀漀洀漀 攀氀攀猀 椀爀漀 愀最椀爀㼀 Contudo, a principal situação-problema enfrentada se deu por causa da temática. A proposta dificultava a construção de um roteiro fechado já que não tínhamos uma base sobre o que as pessoas iriam responder as entrevistas. Necessitava ser um modelo aberto. Também foi preciso analisar quem seriam os entrevistados, principalmente as que chamamos de “vozes principais” por necessitarem ser personagens com algum aspecto diferente dos demais.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㜀愀㘀 ㌀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀匀攀最甀渀搀漀 䈀愀爀渀眀攀氀氀 ⠀㈀ ㄀㌀⤀Ⰰ 漀 爀漀琀攀椀爀漀  愀 搀攀猀挀爀椀漀 搀攀 甀洀 昀椀氀洀攀 焀甀攀 椀渀挀氀甀椀 愀洀戀椀攀渀琀愀漀Ⰰ 搀椀氀漀最漀猀Ⰰ 搀攀猀挀爀椀攀猀 攀 愀攀猀 搀愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⸀ 䘀甀渀挀椀漀渀愀 瀀愀爀愀 漀 挀椀渀攀愀猀琀愀 挀漀洀漀 甀洀 洀愀瀀愀 愀 猀攀爀 猀攀最甀椀搀漀 猀攀渀搀漀 甀洀 洀攀椀漀 瀀愀爀愀 愀琀椀渀最椀爀 甀洀 昀椀洀 攀 渀漀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀洀 猀椀⸀ 䔀  搀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 漀 愀甀琀漀爀 挀漀渀猀琀爀椀 漀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀 甀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ ਀伀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 渀漀 愀挀漀渀琀攀挀攀 猀椀洀瀀氀攀猀洀攀渀琀攀 攀渀焀甀愀渀琀漀 愀猀 挀洀攀爀愀猀 攀猀琀漀 爀漀搀愀渀搀漀㬀 最攀爀愀氀洀攀渀琀攀  瀀氀愀渀攀樀愀搀漀 攀 琀攀洀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 瀀爀攀瀀愀爀愀搀漀 挀漀洀 愀渀琀攀挀攀搀渀挀椀愀⸀ 倀漀甀挀漀猀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀猀 猀漀 昀攀椀琀漀猀 猀攀洀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 ጀ†最攀爀愀氀洀攀渀琀攀 攀氀攀猀 猀漀 挀甀椀搀愀搀漀猀愀洀攀渀琀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀猀 挀漀洀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 挀氀愀爀愀 攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀洀 洀攀渀琀攀Ⰰ 搀愀 洀攀猀洀愀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 漀猀 昀椀氀洀攀猀 搀攀 昀椀挀漀 ⠀䈀䄀刀一圀䔀䰀䰀Ⰰ ㈀ ㄀㌀Ⰰ 瀀⸀ 㔀㈀⤀ ਀䌀漀洀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀攀甀ⴀ猀攀 焀甀攀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 昀攀挀栀愀搀漀 攀爀愀 椀渀瘀椀瘀攀氀⸀ 倀甀挀挀椀渀椀 ⠀㈀  㤀⤀ 挀漀氀漀挀愀 焀甀攀 ᰀ愠 椀洀瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀愀 攀猀挀爀椀琀愀Ⰰ 渀愀 攀琀愀瀀愀 搀攀 瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 搀攀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 昀攀挀栀愀搀漀Ⰰ 搀攀琀愀氀栀愀渀搀漀 挀攀渀愀 愀 挀攀渀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 昀椀氀洀攀猀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀猀 漀挀漀爀爀攀 漀甀 攀洀 昀甀渀漀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀 漀甀 搀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 瀀愀爀愀 愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀ᴀ⸠ 一攀猀琀攀 挀愀猀漀Ⰰ 愀挀漀渀琀攀挀攀甀 瀀攀氀愀 琀攀洀琀椀挀愀 愀戀猀琀爀愀琀愀⸀  Um ponto importante colocado por Lucena (2005) para a construção de roteiros, principalmente de documentários, é a flexibilidade. Para ele, o roteiro de não-ficção “pode ser um argumento amplo, porque nele tudo pode mudar conforme o desenvolvimento do tema e filmagem”, o que provavelmente ocorrerá.਀倀愀爀愀 愀 最爀愀瘀愀漀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 搀攀 搀椀猀挀甀爀猀漀 搀椀爀攀琀漀 搀漀 琀椀瀀漀 攀渀焀甀攀琀攀Ⰰ 搀攀挀椀搀椀甀ⴀ猀攀 甀猀愀爀 漀猀 瀀氀愀渀漀猀 洀搀椀漀Ⰰ 愀洀攀爀椀挀愀渀漀 攀 洀攀椀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀氀愀渀漀 瀀愀爀愀 搀愀爀 愀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 搀攀 焀甀攀 漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 攀猀琀 昀愀氀愀渀搀漀 搀椀爀攀琀漀 挀漀洀 漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀  搀漀 琀椀瀀漀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀琀椀瘀漀Ⰰ 漀渀搀攀 愀 椀渀琀攀爀愀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀爀ⴀ攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 甀猀愀渀搀漀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 愀爀焀甀椀瘀漀
 
OBJETIVO
Para a criação do roteiro do documentário “Felicidade”, usou-se o modelo abordado por Barnwell em sua obra “Fundamentos de produção cinematográfica”. Este é dividido em oito partes: esboço, título, tempo estimado, contextos, personagens e acesso, ângulo e intenções, estilo e estrutura e lista de locações.਀伀 攀猀戀漀漀 爀攀氀愀琀愀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 最攀爀愀氀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 搀椀猀挀甀琀椀爀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 攀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀猀 搀漀 焀甀攀  昀攀氀椀挀椀搀愀搀攀 氀攀瘀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 愀 瀀氀甀爀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 焀甀攀 椀猀琀漀  瀀愀爀愀 挀愀搀愀 椀渀搀椀瘀搀甀漀 攀 漀 搀椀猀挀甀爀猀漀 攀渀最氀漀戀愀搀漀⸀ 倀漀猀猀甀椀 甀洀 琀攀洀瀀漀 攀猀琀椀洀愀搀漀 搀攀 㔀  洀椀渀甀琀漀猀⸀ O contexto traz os temas que serão abordados no decorrer do produto e sua justificativa para mostrar sua importância. Buscou-se sair do factual e trabalhar com algo mais abstrato, como sentimentos. A felicidade foi escolhida pela curiosidade em saber o que faz as pessoas felizes e o que isso significa para elas. ਀䄀瀀猀Ⰰ 猀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 焀甀攀洀 猀攀爀漀 漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀Ⰰ 漀猀 猀攀挀甀渀搀爀椀漀猀 攀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀猀⸀ 倀漀爀 琀爀猀 搀攀 挀愀搀愀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 昀攀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 搀愀猀 最爀愀渀搀攀猀 爀攀愀氀椀稀愀攀猀 攀砀椀猀琀攀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 樀 焀甀攀 攀猀猀愀 戀甀猀挀愀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 攀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 戀愀猀琀愀渀琀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀⸀  Em ângulos e intenções, são ditos o público-alvo e quais são as intenções do documentário: mostrar as pessoas como há conceitos diversos elas são felizes de diferentes formas. Também são apresentados os planos a serem usados.਀倀漀爀 瀀攀渀切氀琀椀洀漀Ⰰ 愀戀漀爀搀愀ⴀ猀攀 愀猀 椀渀搀椀挀愀攀猀 洀攀琀漀搀漀氀最椀挀愀猀 攀 琀挀渀椀挀愀猀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀愀猀 焀甀攀 猀攀爀漀 攀洀瀀爀攀最愀搀愀猀 攀洀 猀甀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 攀 挀漀洀漀 攀氀攀 攀猀琀愀爀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀搀漀⸀ 匀攀爀 搀漀 琀椀瀀漀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀琀椀瘀漀 攀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 猀攀爀漀 搀攀 搀椀猀挀甀爀猀漀 搀椀爀攀琀漀 搀漀 琀椀瀀漀 攀渀焀甀攀琀攀⸀ 吀漀搀愀猀 猀攀爀漀 氀攀最攀渀搀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀猀 猀甀爀搀漀猀 攀 搀攀昀椀挀椀攀渀琀攀猀 愀甀搀椀琀椀瘀漀猀 琀愀洀戀洀 瀀漀猀猀愀洀 琀攀爀 愀挀攀猀猀漀 愀漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀ O início mostrará momentos de felicidade por meio de vídeos e fotos. No meio, estarão as entrevistas padronizadas por três curtas, que relatarão os diferentes conceitos de felicidade, e uma longa. O final será composto por entrevistas curtas contando o que faz os entrevistados felizes, terminando com a palavra “VIVA” encorajando as pessoas a viverem aquilo que traz felicidade para elas.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀