INSCRIÇÃO: 00089
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA05
 
TÍTULO: Maria nós
 
AUTORES: Cleice Tabita Bispo de Oliveira (Universidade Federal do Amazonas); Amanda Karen Souza Barros de Brito (Universidade Federal do Amazonas); Danielle Cristina de Souza Brito (Universidade Federal do Amazonas); Lyandra Cordeiro Peres (Universidade Federal do Amazonas); Talyssa Gazel do Nascimento (Universidade Federal do Amazonas); Aline Lira (Universidade Federal do Amazonas)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
“Maria, Nós!” foi inspirado na Lei Maria da Penha (nº 11.340/2006), nomeada em homenagem à farmacêutica bioquímica Maria da Penha Maia Fernandes, vítima de violência doméstica durante 23 anos. Os números de violência contra a mulher no Brasil são alarmantes: segundo o Instituto Maria da Penha, a cada 2 segundos uma mulher é vítima de violência física ou verbal no Brasil. Já o Datafolha apresentou, em fevereiro de 2019, um levantamento de dados afirmando que 1,6 milhões de mulheres sofreram espancamento ou tentativa de estrangulamento e 12,5 milhões foram vítimas de ofensa verbal, como insulto, xingamento ou humilhação nos últimos 12 meses. ਀준 昀愀琀漀 焀甀攀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 搀漀洀猀琀椀挀愀 攀猀琀 愀爀爀愀椀最愀搀愀 渀愀 挀甀氀琀甀爀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 搀攀猀搀攀 漀猀 猀攀甀猀 瀀爀椀洀爀搀椀漀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 昀爀攀焀甀攀渀琀攀 攀猀琀攀 琀椀瀀漀 搀攀 瘀椀瘀渀挀椀愀 渀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 搀愀猀 洀愀椀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 攀猀琀爀愀琀椀昀椀挀愀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 䔀Ⰰ 椀渀昀攀氀椀稀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀猀琀攀 昀愀琀漀  瀀攀爀挀攀戀椀搀漀 挀漀洀漀 渀漀爀洀愀氀 瀀漀爀 最爀愀渀搀攀 瀀愀爀挀攀氀愀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 吀愀氀 ᰀ渠漀爀洀愀氀椀搀愀搀攀ᴀ†昀漀椀 漀 攀氀漀 搀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 攀渀琀爀攀 愀猀 㔀 搀椀猀挀攀渀琀攀猀 愀甀琀漀爀愀猀 搀攀猀琀愀 漀戀爀愀Ⰰ 焀甀攀 搀攀 愀氀最甀洀愀 昀漀爀洀愀 猀漀昀爀攀爀愀洀 漀甀 瀀爀攀猀攀渀挀椀愀爀愀洀 攀洀 猀攀甀猀 渀切挀氀攀漀猀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀 攀瀀椀猀搀椀漀猀 戀愀猀琀愀渀琀攀 猀椀洀椀氀愀爀攀猀 搀攀猀琀愀 渀愀琀甀爀攀稀愀Ⰰ 攀 瀀甀搀攀爀愀洀 爀攀挀爀椀ⴀ氀漀猀 攀洀 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 搀攀 昀椀挀漀 挀漀洀 瘀攀爀漀猀猀椀洀椀氀栀愀渀愀⸀ O combate à violência doméstica inicia-se, fundamentalmente, com o entendimento e com a desmistificação acerca dos primeiros indícios e da evolução do comportamento abusivo praticado pelas figuras familiares masculinas, sejam estas pais, companheiros, irmãos etc. É necessário desmitificar a percepção de que um relacionamento abusivo é somente aquele que envolve agressão física; agressões com atitudes e palavras também fazem parte desse quadro e são tão dolorosas e marcantes quanto a violência propriamente dita. ਀䄀猀 挀攀渀愀猀 搀攀猀猀攀 昀椀氀洀攀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀稀愀搀愀猀 瀀漀爀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 氀甀最愀爀攀猀Ⰰ 琀漀搀漀猀 漀猀 搀椀愀猀⸀ 䄀 洀漀琀椀瘀愀漀 搀漀 琀攀洀愀 猀甀爀最椀甀 搀漀 洀漀洀攀渀琀漀 瀀漀氀琀椀挀漀 攀 猀漀挀椀愀氀 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀 攀洀 挀甀爀猀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 渀漀 猀攀最甀渀搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ ㄀㠀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 愀挀攀爀挀愀 搀攀 搀椀爀攀椀琀漀猀 栀甀洀愀渀漀猀 攀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 猀 搀椀昀攀爀攀渀愀猀 椀渀琀攀渀猀椀昀椀挀愀爀愀洀ⴀ猀攀Ⰰ 攀 琀愀洀戀洀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀猀 挀漀渀瘀攀爀猀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀椀猀 挀漀洀 漀甀琀爀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 渀愀猀 焀甀愀椀猀 洀甀椀琀愀猀 爀攀氀愀琀愀爀愀洀 漀猀 愀戀甀猀漀猀 攀洀漀挀椀漀渀愀椀猀 攀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀漀猀 猀漀昀爀椀搀漀猀 攀洀 猀甀愀猀 瘀椀搀愀猀⸀ Desta forma, buscou-se com esta obra audiovisual ressaltar a escalada de um relacionamento abusivo por meio de pontos de tensão no cotidiano do casal, levando à luz e retratando, por meio da personagem principal, as vidas de muitas mulheres que já sofreram ou ainda sofrem e o quanto suas histórias são marcadas e modificadas pelo abuso físico e emocional. ਀䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 爀攀猀猀愀氀琀愀ⴀ猀攀 愀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀漀 搀攀猀琀愀 瀀爀漀搀甀漀 瀀愀爀愀 愀 昀漀爀洀愀漀 瀀攀猀猀漀愀氀 攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀愀猀 最爀愀搀甀愀渀搀愀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 攀洀 猀甀愀 挀漀渀挀攀瀀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 攀砀攀爀挀挀椀漀 搀攀 甀洀 漀氀栀愀爀 洀愀椀猀 挀爀琀椀挀漀Ⰰ 愀琀攀渀琀漀 攀 栀甀洀愀渀漀 愀 攀猀琀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀氀椀愀搀漀  椀渀琀攀爀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀椀搀愀搀攀 搀攀 猀愀戀攀爀攀猀 攀渀琀爀攀 愀猀 爀攀愀猀 搀攀 倀猀椀挀漀氀漀最椀愀 攀 倀爀漀搀甀漀 䄀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀⸀ Os discursos de empoderamento e de alerta presentes no vídeo são essenciais para a construção social da jovem do século XXI, uma vez que retira sua inspiração e criatividade a partir das realidades das mulheres que compõe o nosso cotidiano e que, apesar do vasto acesso à informação, ainda é vítima de abusos físicos e emocionais nos relacionamentos que a rodeiam.
 
INTRODUÇÃO
Ao longo da disciplina, além das aulas tradicionais, foram realizadas diversas oficinas com o técnico audiovisual Gleilson Medins, a fim de entender todas as variáveis envolvidas na elaboração de um roteiro e na produção audiovisual. ਀伀猀 愀氀甀渀漀猀 昀漀爀愀洀 搀椀瘀椀搀椀搀漀猀 攀洀 攀焀甀椀瀀攀猀 攀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀猀 愀 瀀爀漀挀甀爀愀爀 甀洀愀 琀攀洀琀椀挀愀 瀀爀砀椀洀愀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 漀甀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀漀 最爀甀瀀漀 瀀愀爀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀 昀椀挀漀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 昀漀爀愀洀 攀猀琀椀瀀甀氀愀搀漀猀 瀀爀愀稀漀猀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 甀洀愀 搀愀猀 昀愀猀攀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀Ⰰ 攀猀琀椀洀愀琀椀瘀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 椀渀挀椀漀Ⰰ 爀攀瘀椀猀漀 攀 愀瀀爀漀瘀愀漀 昀椀渀愀氀Ⰰ 琀漀搀愀猀 挀漀洀 漀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀愀 搀甀爀愀渀琀攀 攀渀挀漀渀琀爀漀猀 猀攀洀愀渀愀椀猀 瀀愀爀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀⸀  Os documentos utilizados para a coleta de dados e estruturação do roteiro foram adaptados de autores como Doc Comparato (2009), e Field (2001), além de material complementar de sites e blogs sobre cinema e audiovisual, criação de roteiro etc. Para a redação do documento, foram realizadas entrevistas com profissionais da Psicologia e registro de relatos de vítimas anônimas que se voluntariam a compartilhar suas histórias de abuso e superação. ਀伀猀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀猀 琀椀挀漀猀 搀攀 搀椀爀攀椀琀漀猀 愀甀琀漀爀愀椀猀 搀攀 椀洀愀最攀洀 搀愀猀 氀漀挀愀攀猀 攀 搀漀猀 愀爀焀甀椀瘀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀 焀甀攀 挀漀洀瀀甀猀攀爀愀洀 愀 琀爀椀氀栀愀 猀漀渀漀爀愀 昀漀爀愀洀 瘀攀爀椀昀椀挀愀搀漀猀 攀 搀攀瘀椀搀愀洀攀渀琀攀 愀猀猀椀渀愀氀愀搀漀猀 渀漀猀 挀爀搀椀琀漀猀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀Ⰰ 愀渀琀攀猀 搀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 瀀愀爀愀 愀 琀甀爀洀愀Ⰰ 猀攀最甀椀渀搀漀 愀 漀爀椀攀渀琀愀漀 搀愀搀愀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀⸀ 
 
OBJETIVO
Como dito anteriormente, a ideia para a construção do roteiro partiu do momento político em que vivíamos e também pelas discussões e conversas que o grupo teve no decorrer das aulas, a partir de vivências relatadas. ਀䄀 攀焀甀椀瀀攀 爀攀愀氀椀稀漀甀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 攀 猀椀渀愀椀猀 焀甀攀 椀渀搀椀挀愀洀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀猀 愀戀甀猀椀瘀漀猀 攀渀琀爀攀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀Ⰰ 猀攀樀愀 攀洀 甀洀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 昀爀愀琀攀爀渀愀氀Ⰰ 猀攀樀愀 攀洀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 愀洀漀爀漀猀漀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀Ⰰ 戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 漀 愀挀漀渀猀攀氀栀愀洀攀渀琀漀 搀愀 倀猀椀挀氀漀最愀 䰀甀稀椀愀渀攀 嘀椀琀漀爀椀愀渀漀Ⰰ 攀 挀漀昀甀渀搀愀搀漀爀愀 搀漀 ᰀ䔠渀琀爀攀 䄀洀椀最愀猀ᴀⰠ 最爀甀瀀漀 搀攀 愀瀀漀椀漀 瀀愀爀愀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 焀甀攀 搀攀猀搀攀 洀攀愀搀漀猀 搀攀 ㈀ ㄀㠀 爀攀切渀攀ⴀ猀攀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䴀愀渀愀甀猀⼀䄀䴀 瀀愀爀愀 搀椀猀挀甀琀椀爀 攀 挀漀洀戀愀琀攀爀 猀椀琀甀愀攀猀 搀攀 爀椀猀挀漀 愀漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀⸀ 䌀漀洀 漀 愀甀砀氀椀漀 搀愀 攀砀瀀攀爀琀椀猀攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀愀 匀爀愀⸀ 䰀甀稀椀愀渀攀 嘀椀琀漀爀椀愀渀漀Ⰰ 愀猀 搀椀猀挀攀渀琀攀猀 瀀甀搀攀爀愀洀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 愀 洀攀氀栀漀爀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 愀挀攀爀挀愀 搀漀 琀攀洀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀愀爀 愀猀 瘀椀瘀渀挀椀愀猀 搀攀 洀椀氀栀愀爀攀猀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 攀渀昀爀攀渀琀愀洀 猀椀琀甀愀攀猀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀猀 焀甀攀氀愀猀 焀甀攀 猀攀爀椀愀洀 渀愀爀爀愀搀愀猀 渀愀 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 漀戀爀愀⸀  O storyline e o argumento em princípio traziam a figura da psicóloga como parte de um dos pontos de virada da narrativa, porém devido às limitações de ética profissional e também objetivando retratar uma realidade mais próxima ao cotidiano de uma jovem universitária, optou-se por alterar a figura da psicóloga para a figura da melhor amiga de faixa etária semelhante, para que ela assumisse o papel de confrontação no curta.਀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 昀漀椀 渀愀爀爀愀爀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 瘀椀搀愀 攀洀漀挀椀漀渀愀氀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀Ⰰ 洀愀爀挀愀搀愀 瀀攀氀愀 挀漀渀瘀椀瘀渀挀椀愀 挀漀洀 愀最爀攀猀猀攀猀 渀漀 渀切挀氀攀漀 昀愀洀椀氀椀愀爀Ⰰ 猀攀渀搀漀 琀愀椀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀漀爀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀攀洀 愀 ᰀ渠漀爀洀愀氀椀搀愀搀攀ᴀ†搀漀 焀甀攀 攀爀愀 愀挀攀椀琀瘀攀氀 渀漀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀 瀀愀爀挀攀椀爀漀 渀漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 愀昀攀琀椀瘀漀Ⰰ 爀攀昀氀攀琀椀渀搀漀 渀愀 昀愀猀攀 愀搀甀氀琀愀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀⸀  O paradigma seguiu a ordem básica de Field (2001), de forma mais simplificada, composto por início (Ato I), meio (Ato II) e fim (Ato III), tendo dois pontos de virada (confrontação e evento) e a resolução do evento apresentada no início do Ato III. A cena final foi modificada no processo de edição. Por se tratar de uma narração e que, portanto, deveria conter o desfecho da história iniciada pela protagonista no Ato I – Seq.01, a última linha da sequência foi alocada no final do curta.਀ऀ䄀 琀爀椀氀栀愀 猀漀渀漀爀愀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀愀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀猀 昀愀猀攀猀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 攀 愀猀 攀洀漀攀猀 瘀椀瘀椀搀愀猀 瀀漀爀 攀氀愀 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 愀 挀爀漀渀漀氀漀最椀愀 搀漀 昀椀氀洀攀Ⰰ 挀漀洀 漀 挀甀椀搀愀搀漀 搀攀 猀攀 攀猀挀漀氀栀攀爀 洀切猀椀挀愀猀 焀甀攀 猀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 瀀漀爀 洀甀氀栀攀爀攀猀⸀  Assim, foi possível construir um texto relacionando as vivências dessas vítimas, respeitando as suas histórias de forma a produzir uma narrativa com verossimilhança. Dessa forma, foi possível visualizar o desenrolar do filme durante a leitura final do roteiro pela equipe e pela professora orientadora da atividade, que deu o aval para iniciar a produção. ਀䄀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 挀甀爀琀愀 洀攀琀爀愀最攀洀 ᰀ䴠愀爀椀愀Ⰰ 一猀℀ᴀ†瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀漀甀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀爀 攀洀 洀攀渀猀愀最攀洀 昀漀爀琀攀 攀 琀愀渀最瘀攀氀 甀洀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 焀甀攀 最爀愀渀搀攀 瀀愀爀琀攀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 瀀攀爀挀攀戀攀 挀漀洀 椀渀琀愀渀最瘀攀氀 漀甀 搀椀猀琀愀渀琀攀⸀ 䘀椀挀愀 爀攀最椀猀琀爀愀搀愀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 漀 瀀爀漀琀攀猀琀漀 搀攀猀琀愀猀 搀椀猀挀攀渀琀攀猀 焀甀攀 挀爀椀愀爀愀洀Ⰰ 攀猀挀爀攀瘀攀爀愀洀Ⰰ 攀砀攀挀甀琀愀爀愀洀 攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀愀洀 攀猀琀愀 漀戀爀愀 攀砀挀氀甀猀椀瘀愀洀攀渀琀攀 瀀漀爀 洀漀猀Ⰰ 漀氀栀愀爀攀猀 攀Ⰰ 攀猀猀攀渀挀椀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀氀洀愀猀 昀攀洀椀渀椀渀愀猀⸀ Mesmo sendo uma produção, em sua essência, de mulheres para mulheres, este curta metragem destina-se também aos homens que vivenciaram episódios de violência doméstica em seus núcleos familiares. Busca-se desta forma transmitir a um número maior de homens esta percepção de possíveis vítimas ou praticantes deste tipo crime, e assim provocar uma reflexão e mudança de seus olhares e atitudes .਀䄀 洀攀渀猀愀最攀洀 搀漀 ᰀ䴠愀爀椀愀Ⰰ 一猀℀ᴀ† 搀攀 甀渀椀漀Ⰰ 攀猀瀀攀爀愀渀愀 攀 氀椀戀攀爀琀愀漀㨀 焀甀攀 渀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 戀甀猀焀甀攀洀漀猀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 愀 甀渀椀漀 攀 愀 猀漀爀漀爀椀搀愀搀攀㬀 焀甀攀 猀攀洀瀀爀攀 栀 攀猀瀀攀爀愀渀愀 攀洀 渀漀猀猀愀 昀漀爀愀 攀 攀洀 渀漀猀猀愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 氀椀戀攀爀琀愀漀 搀愀猀 愀洀愀爀爀愀猀 攀 搀漀猀 瀀愀搀爀攀猀 瀀爀ⴀ攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀猀⸀ 䔀Ⰰ 愀挀椀洀愀 搀攀 琀甀搀漀Ⰰ 搀攀 焀甀攀 猀漀洀漀猀 搀漀渀愀猀 搀攀 渀漀猀猀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 攀 漀 瀀漀搀攀爀 搀攀 渀漀猀猀愀猀 瘀椀搀愀猀 攀 搀愀 洀甀搀愀渀愀 焀甀攀 搀攀猀攀樀愀洀漀猀 瀀愀爀愀 漀 洀甀渀搀漀 攀猀琀 攀洀 渀漀猀猀愀猀 洀漀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀