INSCRIÇÃO: 00096
 
CATEGORIA: RP
 
MODALIDADE: RP11
 
TÍTULO: Planejamento Estratégico em Relações Públicas: Campanha SOMOS.
 
AUTORES: tainara barbosa frança (universidade federal do amazonas); Ilzinaldo Carvalho Guimarães Júnior (Universidade Federal do Amazonas); Aline Ferreira Lira (Universidade Federal do Amazonas)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) (2015), as pessoas da população LGBT+, ou seja, lésbicas, gays, travestis, transexuais, queer, intersexuais, assexuais e outras pessoas que não se encaixem no padrão heteronormativo de sexualidade e que não se sintam representadas por essas significações, são quatro vezes mais propensas a cometer suicídio do que o resto da população e que travestis, transgêneros e transexuais apresentam 10 vezes mais chances de cometer suicídio, possuindo expectativa de vida de 35 anos, menos da metade da polução nacional, que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2017) é de 76 anos. Dentre todos os estados brasileiros, o Amazonas é o segundo estado da Região Norte no ranking de casos e homotransfobia e o sétimo na escala de mais perigoso para ser LBT+ no país (Grupo Gay da Bahia). Na década de 1970 surgiram os primeiros atos de luta da comunidade LGBT+, inicialmente formado por homens gays, na década de 1980 mulheres lésbicas e bissexuais também criam suas formas de manifestações e, posteriormente, esses grupos se juntaram e com o passar dos anos formaram a comunidade pluralizada, deixando de serem grupos segregados. A união dos movimentos resultou em um fortalecimento da causa, resultando em diversos avanços e conquistas de direitos básicos, como o reconhecimento da união homoafetiva como uma entidade familiar pelo Supremo Tribunal Federal (STF), da adoção de crianças por casais homoafetivos, da mudança do nome social e civil e da reclassificação da homossexualidade como doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Todas essas conquista e união dos movimentos só puderam ser obtidas por meio da rede de solidariedade formada a partir comunicação. Neste cenário a comunicação deve ser encarada como um processo de Relações Públicas, que, segundo Henriques (2007), é um desafio dos movimentos sociais contemporâneos, para que se obtenha orientação a partir da percepção dos públicos e se estabeleça relações efetivas com eles. Sendo assim, as atividades de RPs podem atuar na propagação dos ideais e valores da comunidade, a fim de gerar discussão e obter visibilidade acerca de suas pautas. Este trabalho apresenta o planejamento da campanha Somos. como instrumento estratégico de Relações Públicas que busca ressaltar valores e sentimentos que podem inspirar a comunidade LGBT+ a continuar lutando e resistindo, sobretudo unida, em meio ao contexto que o país estava passando, um momento político histórico, de instabilidade social, onde estavam acontecendo diversos crimes de ódio contra as chamadas "minorias" da população, incluindo a comunidade LGBT+. Os meios de comunicação relatavam diariamente atos de violência advindos de eleitores do então candidato à Presidência da República Jair Messias Bolsonaro, que aparecia em primeiro lugar nas pesquisas do IBOPE e Datafolha (principais institutos de pesquisa atuantes no país). Assim como o nome, as ações desenvolvidas pretendem reafirmar a existência de uma luta em conjunto, visto que as nossas diferenças foram feitas para nos unir, e não nos separar mais. E, por fim, essas ações pretendem reafirmar que sempre será "nós por nós".
 
INTRODUÇÃO
O planejamento do projeto teve seu início com a revisão bibliográfica de trabalhos e textos para que os pesquisadores ampliassem suas percepções da realidade abordada e simplificassem o reconhecimento dos métodos e técnicas a serem utilizados. Esta pesquisa foi fundamental e esteve presente em todas as etapas da realização do referido trabalho. Posteriormente, foi utilizada a pesquisa de opinião para dar início ao levantamento dos dados, pois ela permite a obtenção de uma quantidade significativa de dados, coletados por um número expressivo de entrevistados, permitindo que os pesquisadores tenham maior abrangência na busca pela resposta da problemática e possibilitando a ampliação da perspectiva do tema proposto, a fim de obter orientação para o desenvolvimento de produto estratégico de comunicação. A pesquisa de opinião produzida pelos pesquisadores foi realizada em 2018, com pessoas pertencentes à comunidade LGBT+ manauara. O questionário continha 13 perguntas abertas e fechadas e iniciou com texto introdutório para que o entrevistado tomasse conhecimento do intuito da pesquisa proposta e do seu papel na mesma, em seguida as questões estavam dispostas. Nas primeiras questões, o entrevistado assinalou uma opção dentre a listagem de respostas elaboradas previamente, além disso, a opção "outros" esteve presente em todos os questionamentos, a fim de que o entrevistado pudesse expressar as perspectivas não previstas pelos pesquisadores. Com as questões abertas foi possível conhecer de forma mais ampla o entendimento do público-alvo acerca do assunto abordado. A pesquisa de opinião foi aplicada por meio de contato direto com os respondentes, para sua tabulação foi utilizada a ferramenta Microsoft Excel 2013 e a ferramenta Google Formulários. Com os resultados da pesquisa, o planejamento estratégico da campanha teve seu início e, para sua realização, os autores e orientadora desse trabalho reuniram-se periodicamente para brainstorms. Posteriormente, com as ações estabelecidas e o projeto finalizado na sua primeira versão, foi realizado um grupo focal, terceiro instrumento de pesquisa utilizado, com a presença de oito membros e membras da comunidade LGBT: os acadêmicos e as acadêmicas de Relações Públicas – Larissa Almeida, Izabella Cavalcante, Ana Beatriz Cova, Mateus Pacheco e Antônio Lopes; as relações-públicas Ayla Viana e Samilla Souza; o relações-públicas João Pedro Souza e a design e estudante de publicidade e propaganda Nayani Teixeira. O processo de recrutamento das pessoas que compuseram o Grupo Focal foi estratégico, optou-se por pessoas que pertencem à comunidade LGBT+ e que estudem e/ou trabalhem na área de comunicação, especialmente Relações Públicas, a fim de obter melhores impressões e contribuições.
 
OBJETIVO
Para o alcance dos objetivos deste projeto foi prevista a realização de uma amostra fotográfica, com a participação de 13 modelos e a exposição de suas vivências dentro da comunidade LGBT+, assim como a também exposição de artes que traduzam as situações de apoio por meio de artes plásticas.਀䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 瀀爀攀瘀椀猀琀愀猀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀愀 爀漀搀愀 搀攀 挀漀渀瘀攀爀猀愀 挀漀洀 漀 琀攀洀愀 渀猀 瀀漀爀 渀猀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 最攀爀愀爀 搀攀戀愀琀攀 猀漀戀爀攀 愀猀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀猀Ⰰ 氀甀琀愀猀 攀 搀攀猀愀昀椀漀猀 搀攀 猀攀爀 䰀䜀䈀吀⬀ 渀漀猀 琀攀洀瀀漀猀 愀琀甀愀椀猀Ⰰ 攀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀愀 漀昀椀挀椀渀愀 挀漀氀愀戀漀爀愀琀椀瘀愀 搀攀 氀愀洀戀攀猀 渀漀 昀椀洀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀⸀ ਀倀爀漀最爀愀洀愀猀 搀攀 愀漀 ਀匀攀爀漀 挀漀渀猀琀椀琀甀搀愀猀 焀甀愀琀爀漀 攀琀愀瀀愀猀 搀攀 愀漀 瀀愀爀愀 愀氀挀愀渀愀爀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀猀⸀ 䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 攀琀愀瀀愀 搀攀 愀漀 挀漀渀猀椀猀琀攀 渀愀 漀戀琀攀渀漀 搀漀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 攀 栀甀洀愀渀漀猀 攀 渀愀 挀愀瀀琀愀漀 搀漀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀漀猀⸀ 一攀猀琀攀 瀀氀愀渀漀 攀猀琀 瀀爀攀瘀椀猀琀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 爀椀昀愀猀 攀 瘀攀渀搀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀稀愀搀漀猀 挀漀洀 愀 洀愀爀挀愀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 挀甀猀琀攀愀爀 漀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 愀 猀攀爀攀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀⸀ A segunda etapa de ação consiste na produção do conteúdo da amostra. Neste plano estão previstas a sessão fotográfica, escolha das artes a serem expostas, compra do material de exposição, impressão de fotos, banner e lambes, e a compra do coquetel. ਀䄀 琀攀爀挀攀椀爀愀 攀琀愀瀀愀 挀漀渀猀椀猀琀攀 攀洀 愀猀猀攀最甀爀愀爀 焀甀攀 栀愀樀愀 甀洀 氀漀挀愀氀 椀搀攀愀氀 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 愀猀猀椀洀⸀ 䔀猀琀漀 瀀爀攀瘀椀猀琀漀猀 愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀攀 最甀愀爀搀愀猀 搀攀 猀攀最甀爀愀渀愀Ⰰ 愀 爀攀猀攀爀瘀愀 搀攀 氀漀挀愀氀 挀氀椀洀愀琀椀稀愀搀漀Ⰰ 挀漀洀 戀愀渀栀攀椀爀漀猀 攀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 愀搀攀焀甀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀 攀砀瀀漀猀椀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 攀砀瀀漀猀椀漀 愀爀琀猀琀椀挀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 爀漀搀愀 搀攀 挀漀渀瘀攀爀猀愀 攀 漀昀椀挀椀渀愀 搀攀 氀愀洀戀攀猀Ⰰ 攀 瀀漀爀 昀椀洀Ⰰ 漀 挀漀焀甀攀琀攀氀⸀ A quarta etapa de ação consiste na atração de público para o evento. Neste plano estão presentes ações de criação e e-mail, divulgação nas redes sociais do evento e em redes pessoais, o envio de sugestão de pauta a diversos veículos de comunicação e a disponibilização de informações gerais nos canais oficiais do evento.਀ Ações da campanha਀ Foi previsto no planejamento estratégico as seguintes ações para a realização da campanha: criação de e-mail, sessão fotográfica, gravação de chamadas, venda de rifa, confecção de produtos personalizados, divulgação, preparação do local, abertura do evento, exposição de artes LGBT+, exposição fotográfica, roda de conversa, oficina de lambes colaborativa, impressão do álbum, criação do álbum virtual, coquetel, pesquisa de satisfação e clipping.਀ Controle ਀ A fim de manter a eficácia nos procedimentos e para a garantia da realização da programação conforme as etapas estabelecidas, optou-se por um checklist como forma de controle das atividades previstas.਀  Avaliação dos Resultados਀ Utilizar pesquisa de opinião com cinco perguntas fechadas, a fim de medir o grau de satisfação dos visitantes em relação ao evento em geral. A pesquisa deve ser realizada ao final do evento. Além disso, utilizar o recurso de Clipping com o objetivo de identificar citações positivas ou negativas em relação ao evento. Após compilação dos dados resultantes da pesquisa, realizar relatório final com base nos padrões apontados. ਀ Recomendação e resultados esperados਀ Espera-se que o evento possa atender as expectativas do público. É esperado também que o local atenda às necessidades dos visitantes, disponibilizando tanto recursos para que seja realizado o evento, quanto oferecendo conforto e segurança aos presentes. ਀䄀猀瀀椀爀愀ⴀ猀攀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 琀甀搀漀Ⰰ 焀甀攀 愀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀 猀攀樀愀 挀甀洀瀀爀椀搀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 猀攀樀愀洀 愀氀挀愀渀愀搀漀猀⸀ 준 爀攀挀漀洀攀渀搀瘀攀氀 焀甀攀 漀 挀栀攀挀欀氀椀猀琀 猀攀樀愀 猀攀最甀椀搀漀 攀 焀甀攀 渀攀渀栀甀洀愀 攀琀愀瀀愀 瀀爀漀最爀愀洀愀 猀攀樀愀 甀氀琀爀愀瀀愀猀猀愀搀愀 漀甀 攀猀焀甀攀挀椀搀愀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 椀猀猀漀 瀀漀搀攀 愀昀攀琀愀爀 渀愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀