INSCRIÇÃO: 00097
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO16
 
TÍTULO: Histórias Ambulantes
 
AUTORES: João Felipe Serrão Ferreira (Universidade Federal do Amazonas); Nicoly Nogueira Ribeiro (Universidade Federal do Amazonas); Déborah Karoline Arruda da Silva (Universidade Federal do Amazonas); Rayanna Simões e Souza (Universidade Federal do Amazonas); Thayná de Albuquerque Cavalcante (Universidade Federal do Amazonas); Clara Toledo Serafini (Universidade Federal do Amazonas); Jéssica Barbosa Salomão (Universidade Federal do Amazonas); Ítala Clay de Oliveira Freitas (Universidade Federal do Amazonas)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
“Histórias Ambulantes” é um documentário jornalístico de produção experimental que retrata a realidade dos vendedores ambulantes no centro de Manaus. Com a aparição de personagens urbanos, é apresentado um ponto de vista mais humano, abordando temas como família, sonhos, felicidade e as dificuldades do ofício. O curta-metragem foi criado na disciplina de Teoria e Estética do Audiovisual, ministrada pela Profª Dra. Ítala Clay de Oliveira Freitas no curso de Comunicação Social - Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).਀䄀 椀渀琀攀渀漀 搀攀猀猀攀 爀攀最椀猀琀爀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀  搀愀爀 瘀漀稀 瀀愀爀愀 攀猀猀攀猀 瘀攀渀搀攀搀漀爀攀猀Ⰰ 焀甀攀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 瀀愀猀猀愀洀 搀攀猀瀀攀爀挀攀戀椀搀漀猀 瀀漀爀 渀猀⸀ 一漀猀猀愀 爀攀氀愀漀 挀漀洀 攀猀猀攀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀爀攀猀  猀甀瀀攀爀昀椀挀椀愀氀⸀ 伀氀栀愀洀漀猀 瀀愀爀愀 攀氀攀猀 挀漀洀漀 猀攀 攀猀琀椀瘀攀猀猀攀洀 愀氀椀 瀀愀爀愀 渀漀猀 猀攀爀瘀椀爀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀  洀甀搀愀爀 攀猀猀攀 漀氀栀愀爀 攀 洀漀猀琀爀愀爀 焀甀攀 攀猀猀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 琀愀洀戀洀 琀洀 猀漀渀栀漀猀 攀 瘀椀猀攀猀 搀攀 洀甀渀搀漀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀漀猀 洀愀椀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 琀攀洀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 昀愀洀氀椀愀Ⰰ 昀攀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 愀 瘀椀搀愀 攀洀 最攀爀愀氀⸀
 
INTRODUÇÃO
De acordo com os conteúdos ministrados durante a disciplina e a temática do documentário definida, notou-se uma atenção especial por parte da equipe direcionada para a estética do formalismo russo. Sendo este aspecto incluído no produto. Do ponto de vista técnico, a equipe se inspirou em um dos métodos do cineasta Serguei Eisenstein para a montagem. Este estilo de montagem foi dedicado nos minutos finais do documentário, quando todos os personagens apresentados são colocados em um plano único, onde se tem a mudança das cenas em uma posição focada no rosto dos mesmos.਀䐀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀猀 挀漀洀漀 ᰀ䰠椀砀漀 䔀砀琀爀愀漀爀搀椀渀爀椀漀ᴀ†⠀㈀ ㄀ ⤀ 搀攀 䰀甀挀礀 圀愀氀欀攀爀 攀 䨀漀漀 䨀愀爀搀椀洀 攀 ᰀ䠠甀洀愀渀ᴀ†⠀㈀ ㄀㔀⤀ 搀攀 夀愀渀渀 䄀爀琀栀甀猀ⴀ䈀攀爀琀爀愀渀搀Ⰰ 攀 漀 昀椀氀洀攀 吀爀愀猀栀 ጀ†䄀 䔀猀瀀攀爀愀渀愀 嘀攀洀 搀漀 䰀椀砀漀 ⠀㈀ ㄀㐀⤀ 搀攀 匀琀攀瀀栀攀渀 䐀愀氀搀爀礀 攀 䌀栀爀椀猀琀椀愀渀 䐀甀甀爀瘀漀漀爀琀 昀漀爀愀洀 愀猀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 攀猀琀琀椀挀愀猀 攀 搀攀 洀漀渀琀愀最攀洀⸀ 䄀猀 琀攀洀琀椀挀愀猀 愀戀漀爀搀愀搀愀猀 攀洀 愀洀戀漀猀 琀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀椀猀 瀀愀爀愀 愀 昀漀爀洀愀漀 搀攀 甀洀 挀漀渀挀攀椀琀漀 瀀愀爀愀 渀漀猀猀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ ਀ Para tanto, foram realizadas pesquisas voltadas para esse comercio alternativo. Sobressaindo-se os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), onde é apontada a presença de 1,3 milhão de ambulantes no país no 3º trimestre de 2017. Tendo 501,3 mil representantes desse trabalho atuando no setor de alimentação. De certa forma, foi uma informação explorada e inserida no produto, para situar o espectador sobre o assunto. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㜀愀㘀 ㌀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 椀搀攀椀愀 搀攀 爀攀琀爀愀琀愀爀 愀 瘀椀搀愀 搀攀 瘀攀渀搀攀搀漀爀攀猀 愀洀戀甀氀愀渀琀攀猀 猀甀爀最椀甀 渀愀 攀焀甀椀瀀攀 愀渀琀攀猀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 猀攀爀 猀漀氀椀挀椀琀愀搀愀 瀀攀氀愀 搀漀挀攀渀琀攀⸀ 䄀漀 漀戀猀攀爀瘀愀爀 攀猀猀攀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 挀愀爀椀挀愀琀漀猀 渀漀猀 渀椀戀甀猀 攀 渀愀猀 爀甀愀猀Ⰰ 愀猀 搀切瘀椀搀愀猀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀愀 瘀椀搀愀 搀攀猀猀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 漀猀 挀愀洀椀渀栀漀猀 焀甀攀 攀氀愀猀 琀漀洀愀爀愀洀 瀀愀爀愀 挀栀攀最愀爀 愀琀 愀氀椀Ⰰ 攀爀愀洀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀猀⸀ 䌀漀渀瘀攀爀猀愀渀搀漀 挀漀洀 攀氀愀猀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀攀洀漀猀 焀甀攀 瘀愀氀椀愀 愀 瀀攀渀愀 挀漀渀琀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀猀猀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 漀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 漀 洀愀椀猀 椀搀攀愀氀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀昀椀渀椀搀愀 瀀攀氀愀 瀀爀漀搀甀琀漀爀愀⸀  Foram três dias estudando o formato e se preparando para as gravações. A locação escolhida foi o Centro de Manaus, por concentrar o maior número de ambulantes. Visitamos o local e conversamos com possíveis entrevistados, já fazendo o planejamento para os dias de gravação. No total, foram três dias de gravação e dez entrevistados. Muitos não se sentiram a vontade para falar e a equipe respeitou a decisão de todos. A edição e montagem foram os processos mais trabalhosos, pois eram entrevistas com dez minutos de gravação, em média. O conteúdo dos depoimentos contava com grandes histórias de vida, e foi difícil condensar tudo na quantidade de tempo proposta para o curta. No final de tudo, a equipe se sentiu satisfeita com o resultado do documentário, uma vez que o objetivo de retratar com fidelidade o lado humano desses vendedores foi atingido.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀