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INSCRIÇÃO: | 00114 |
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CATEGORIA: | PT |
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MODALIDADE: | PT13 |
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TÍTULO: | Macunaíma - Construção de um Podcast Antropofágico |
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AUTORES: | EDUARDO HENRIQUE FREDI PARENTE (Universidade Federal de Roraima); Luan Correia Cunha Santos (Universidade Federal de Roraima); Francisco Eduardo Alves Cordeiro (Universidade Federal de Roraima); Lisiane Machado Aguiar (Universidade Federal de Roraima) |
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PALAVRAS-CHAVE: | , , , , |
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RESUMO |
O projeto Macunaíma: construção de um podcast antropofágico, é uma produção resultante do trabalho de pesquisa realizado por acadêmicos do 6º período do Curso de Comunicação Social - Jornalismo, da Universidade Federal de Roraima na disciplina de Metodologia da Pesquisa em Comunicação. A proposta é atualizar traços característicos do Movimento Antropofágico cunhado com Oswald de Andrade e construir alternativas inovadoras nos processos de produções sonoras a partir das sensorialidades, com base na adaptação do livro Macunaíma: herói sem caráter de Mário de Andrade para uma série em podcast.
Uma série em podcast permite uma multiplicidade na forma de contar histórias que contribuam para a diversidade cultural, alçar uma jornada em busca de novas ferramentas narrativas é fundamental para a valorização e atualização do conhecimento. Ao criar e executar o conceito de podcast antropofágico, fazemos também uma crítica às normatizações que estão envolvidas no processo de construção de peças comunicacionais sonoras.
O movimento antropofágico, em síntese, trata de igualar a cultura brasileira às demais, não apenas rejeitando o que se origina de fora, mas retirando da arte estrangeira o que lhe fortalece. Além disso, assim como Macunaíma, trata a identidade brasileira e latino-americana enquanto um “entre-lugar”, esse que não se expressa a partir de noções de pureza e unidade, como nos moldes europeus, e sim como um espaço de ressignificação e recriação (MELO, 2010).
O podcast, no formato que conhecemos hoje, é uma criação estadunidense. O acesso a arquivos de áudio na internet não foi a novidade trazida pela nova mídia, mas sim o desenvolvimento da tecnologia Really Simple Syndication (RSS) aplicada aos arquivos de áudio, permitindo que usuários pudessem se cadastrar e receber conteúdos de sua preferência a cada nova atualização, em seus computadores pessoais e dispositivos móveis sem precisar buscá-los e conectá-los um por um (SAMPAIO; COSTA; MONTEIRO, 2015).
A escolha da peça literária Macunaíma se dá não apenas por ser considerada por diversos pesquisadores como uma das obras que mais sintetizam o movimento antropofágico, mas também sua importância história e regionalidade. O mito de Makuima é presente no cotidiano nas dezenas de etnias indígenas que moram em Roraima. Além disso Macunaíma é uma importante obra do modernismo brasileiro que enquadra um momento histórico de tentar forjar uma identidade brasileira nas arte e nos estudos acadêmicos no início do século XX.
Transformar a obra Macunaíma em um podcast além de ser uma forma inédita de adaptação, também garante que esta esteja presente em uma linguagem que possibilite a multiplicidade de seu alcance, chegando a pessoas com deficiência visual e permitindo que os ouvintes, a partir da implementação de elementos sensoriais, tenham infinitas possibilidades de sentir e dar sentido a produção.
A metáfora da antropofagia referente a um processo de transculturação que emerge tão intrínseco às características de produção e consumo de cultura no Brasil - a transculturação, oferece uma boa proposta metodológica de experimentação em produções sonoras.
A escolha do podcast como meio para a execução da adaptação é devido a sua facilidade de acesso e consumo. A partir do modelo RSS, o “horário nobre” quem faz é o usuário, assim como as condições e o tempo de consumo. Aspecto que reforça a autonomia do ouvinte em seu processo singular de criação sentidos a partir das sensorialidades.
O projeto traz também como benefício à realização de um amplo estudo sobre a crítica midiática bem como técnicas que auxiliarão futuras produções em suas aplicações para um cenário brasileiro ainda pouco explorado, significando um valioso ganho no campo da comunicação. Em seu viés literário, a proposta inovadora é atualizar paradigmas antropofágicos relacionados ao movimento artístico e literário do início do século XX para uma linguagem emergente.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㜀愀㘀 ㌀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䨀甀搀椀琀栀 䈀甀琀氀攀爀Ⰰ 攀洀 猀甀愀 爀攀昀氀攀砀漀 猀漀戀爀攀 漀 攀砀攀爀挀挀椀漀 挀爀琀椀挀漀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀㨀 ᰀ儠甀攀洀 瀀漀猀猀漀 猀攀爀 攀洀 甀洀 洀甀渀搀漀 琀愀氀 焀甀攀 漀猀 猀攀渀琀椀搀漀猀 攀 氀椀洀椀琀攀猀 搀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 猀甀樀攀椀琀漀 猀漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀猀 搀攀 愀渀琀攀洀漀㼀ᴀ†⠀㈀ Ⰰ 瀀⸀㜀⤀Ⰰ 瀀漀搀攀洀漀猀 爀攀猀猀椀最渀椀昀椀挀ⴀ氀漀 瀀愀爀愀㨀 儀甀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 挀漀洀甀渀椀挀愀搀漀爀 瀀漀搀攀洀漀猀 猀攀爀 攀洀 甀洀 洀甀渀搀漀 焀甀攀 漀猀 氀椀洀椀琀攀猀 攀 瀀愀搀爀攀猀 搀漀 洀攀甀 搀椀稀攀爀 猀漀 搀攀氀椀洀椀琀愀搀漀猀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 愀 洀椀洀㼀 伀甀 攀渀琀漀㨀 儀甀攀 昀漀爀洀愀猀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀猀 瀀漀猀猀漀 挀爀椀愀爀 瀀愀爀愀 挀漀渀琀愀爀 栀椀猀琀爀椀愀猀 樀 挀漀渀栀攀挀椀搀愀猀Ⰰ 愀洀瀀氀椀愀渀搀漀 猀攀甀 愀挀攀猀猀漀 攀 椀渀挀氀甀猀漀㼀 一攀猀琀愀 瀀愀爀琀攀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 椀爀攀洀漀猀 搀椀愀氀漀最愀爀 猀漀戀爀攀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 挀爀琀椀挀愀Ⰰ 愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 猀攀 昀愀稀攀爀 甀洀愀 洀攀琀愀挀爀琀椀挀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀氀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 攀昀攀琀椀瘀愀漀 搀攀 甀洀 瀀漀搀挀愀猀琀 愀渀琀爀漀瀀漀昀最椀挀漀⸀ 倀愀爀愀 琀愀氀 琀漀洀愀洀漀猀 挀漀洀漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瀀愀爀琀椀搀愀 愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 搀攀 䈀甀琀氀攀爀 ⠀㈀ ⤀ 猀漀戀爀攀 愀 挀爀琀椀挀愀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀爀琀椀挀愀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀愀 愀 愀氀最漀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀椀稀愀搀漀Ⰰ 焀甀攀 渀漀 挀愀猀漀 搀攀猀琀攀 攀猀琀甀搀漀Ⰰ 挀漀渀猀椀搀攀爀愀洀漀猀 挀漀洀漀 漀猀 瀀愀搀爀攀猀 渀漀爀洀愀琀椀瘀漀猀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 瀀攀愀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀椀猀 猀漀渀漀爀愀猀⸀ 䐀椀愀氀漀最愀渀搀漀 猀漀戀爀攀 漀 攀砀攀爀挀挀椀漀 挀爀琀椀挀漀Ⰰ 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 焀甀攀 攀猀琀攀 攀砀椀猀琀攀 愀瀀攀渀愀猀 挀漀洀漀 爀攀昀攀爀攀渀琀攀 愀 愀氀最甀洀愀 漀甀琀爀愀 挀漀椀猀愀 焀甀攀 渀漀 攀氀攀 洀攀猀洀漀Ⰰ 搀攀猀攀洀瀀攀渀栀愀渀搀漀 甀洀 瀀愀瀀攀氀 搀攀 瀀漀氀椀挀椀愀洀攀渀琀漀 搀愀猀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀猀 搀攀 瀀漀搀攀爀⸀ 䄀 挀爀琀椀挀愀 渀漀 爀攀昀愀稀 愀猀 氀攀椀猀Ⰰ 愀猀 洀漀爀愀椀猀Ⰰ 洀愀猀 攀猀琀愀 挀漀渀猀攀最甀攀 搀攀氀椀洀椀琀愀爀 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 渀漀瘀愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 猀攀爀Ⰰ 愀漀 挀爀椀琀椀挀愀爀 漀 焀甀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀椀稀愀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 攀 洀愀爀最椀渀愀氀椀稀愀 漀甀琀爀愀猀 ⠀䘀伀唀䌀䄀唀䰀吀Ⰰ 㤀㤀 ⤀⸀ 䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀漀 瀀攀渀猀愀爀洀漀猀 漀 焀甀攀 渀漀猀 椀洀瀀漀猀琀漀Ⰰ 漀 瀀愀搀爀漀 渀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 猀漀渀漀爀愀Ⰰ 攀猀琀愀洀漀猀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀渀搀漀 搀攀猀挀漀渀栀攀挀椀搀漀猀Ⰰ 挀爀椀愀渀搀漀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 搀攀氀椀洀椀琀愀渀搀漀 漀 焀甀攀 樀 攀爀愀 渀漀爀洀愀琀椀稀愀搀漀Ⰰ 攀 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀昀攀爀攀挀攀渀搀漀 甀洀愀 挀爀琀椀挀愀 愀漀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 甀洀愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀⸀ 唀洀 瀀漀搀挀愀猀琀 愀渀琀爀漀瀀漀昀最椀挀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 攀渀挀愀爀愀搀漀 挀漀洀漀 甀洀愀 洀攀琀愀挀爀琀椀挀愀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀猀琀愀 甀洀愀 瀀爀琀椀挀愀 洀椀搀椀琀椀挀愀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀 焀甀攀 猀甀爀最攀 挀漀洀 甀洀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 挀爀琀椀挀愀 愀甀琀渀漀洀愀 攀洀 爀攀氀愀漀 猀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀猀 搀攀 甀洀愀 椀渀搀切猀琀爀椀愀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 猀甀愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 挀漀渀猀琀爀甀攀猀 猀攀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀洀 挀漀洀漀 甀洀愀 挀爀琀椀挀愀⸀ 倀愀爀愀 椀猀琀漀 搀攀瘀攀 愀搀漀琀愀爀 昀漀爀洀愀琀漀猀 攀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 挀愀猀漀 搀攀 洀愀挀甀渀愀洀愀Ⰰ 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 甀洀 洀椀琀漀 愀洀愀稀渀椀挀漀㬀 挀爀椀琀椀挀愀爀 漀猀 氀椀洀椀琀攀猀 椀洀瀀漀猀琀漀猀 瀀攀氀愀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 洀椀搀椀琀椀挀愀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀漀 攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀愀稀 攀洀 猀甀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 攀猀琀琀椀挀愀㬀 攀 愀搀漀琀愀爀 渀漀瘀愀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 搀攀 氀椀渀最甀愀最攀洀 攀 昀漀爀洀愀琀漀猀 焀甀攀 挀漀洀甀洀攀渀琀攀 渀漀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀椀愀洀 攀猀瀀愀漀 渀漀猀 洀攀椀漀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 瀀漀搀挀愀猀琀 ⠀倀䄀䜀䄀一伀吀吀䤀㬀 匀伀䄀刀䔀匀Ⰰ ㈀ 㔀⤀⸀ 䔀洀 戀甀猀挀愀 搀攀 挀爀椀愀爀 挀漀渀攀砀攀猀 攀渀琀爀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 猀漀渀漀爀愀 攀 漀 䴀漀瘀椀洀攀渀琀漀 䄀渀琀爀漀瀀漀昀最椀挀漀 琀漀洀愀洀漀猀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 漀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 琀爀愀漀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀漀猀 搀愀 愀渀琀爀漀瀀漀昀愀最椀愀Ⰰ 搀攀昀攀渀搀椀搀漀猀 瀀漀爀 䴀攀氀漀 ⠀㈀ ⤀ 㨀 愀⤀ 愀搀攀猀漀 愀漀 瀀爀椀洀椀琀椀瘀椀猀洀漀㬀 戀⤀ 挀漀渀猀琀愀渀琀攀 挀漀渀猀甀洀漀 搀攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀猀㬀 挀⤀ 漀 攀渀琀爀攀ⴀ氀甀最愀爀 搀愀 䄀洀爀椀挀愀 䰀愀琀椀渀愀 攀㬀 搀⤀ 攀砀愀氀琀愀漀 搀漀 渀愀挀椀漀渀愀氀⸀ 吀愀椀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 昀漀爀愀洀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 挀漀渀攀挀琀漀爀攀猀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 愀琀甀愀氀椀稀愀漀 瀀愀爀愀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 猀漀渀漀爀愀 攀 猀攀爀漀 愀渀愀氀椀猀愀搀漀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 猀漀渀漀爀愀 挀漀洀瀀漀猀琀愀 搀攀 琀爀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀㨀 洀切猀椀挀愀Ⰰ 攀昀攀椀琀漀 猀漀渀漀爀漀 攀 瘀漀稀⸀ 䔀猀琀攀猀 挀漀爀爀攀猀瀀漀渀搀攀洀 愀 琀爀猀 挀愀琀攀最漀爀椀愀猀 猀攀洀椀琀椀挀愀猀㨀 渀漀ⴀ爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀漀Ⰰ 昀椀最甀爀愀琀椀瘀漀 攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀漀 ⠀匀䄀一吀䄀䔀䰀䰀䄀Ⰰ 㤀㠀㤀⤀⸀ 伀 渀漀ⴀ爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀漀 琀攀洀 挀漀洀漀 瀀爀攀搀漀洀椀渀渀挀椀愀 愀 洀切猀椀挀愀 攀 猀甀愀猀 瀀爀漀瀀爀椀攀搀愀搀攀猀⸀ 伀 昀椀最甀爀愀琀椀瘀漀 漀渀搀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀ⴀ猀攀 漀猀 攀昀攀椀琀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀 攀 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 猀椀最渀漀猀 爀攀昀攀爀攀渀琀攀猀 愀 甀洀 漀戀樀攀琀漀 挀漀渀挀爀攀琀漀⸀ 伀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀漀 漀 攀猀瀀愀漀 搀愀 瘀漀稀Ⰰ 焀甀攀 攀猀琀漀 椀渀猀攀爀椀搀愀猀 攀洀 甀洀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 栀戀爀椀搀漀 挀漀洀瀀漀猀琀漀 瀀攀氀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 漀爀愀氀 攀 瘀攀爀戀愀氀⸀ 匀漀 昀漀爀洀愀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀愀猀 挀漀渀瘀攀渀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 氀渀最甀愀 ⠀䌀䄀刀嘀䄀䰀䠀伀Ⰰ ㈀ 㜀⤀⸀
A adesão ao primitivismo em uma construção sonora antropofágica se desenvolve a partir da primeiridade do ouvir, aquela que remete sensações, possibilita múltiplas interpretações para além do óbvio e do coeso, estando mais focada na plasticidade de sua presença do que na referência original. O constante consumo de identidades refere-se a utilização de elementos musicais estrangeiros na composição do produto e se relaciona com o entre-lugar brasileiro, visto que este consumo não se dá de forma pacífica e sim antropofágica, exaltando a criação de algo novo. Em paralelo, as produções nacionais são evidenciadas, divulgadas e colocadas em níveis de igualdade na produção de um podcast antropofágico.
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OBJETIVO |
O processo de construção do Podcasting Macunaíma começou com os estudos sobre o podcast, o movimento antropofágico e do livro Macunaíma. Desta forma foi possível compreender as lógicas envolvidas em diferentes processos de construção de podcast e suas veiculações na internet. Estudos sobre o movimento antropofágico possibilitaram que seus traços fossem identificados e assim, repensados para a linguagem sonora. Por fim, realizamos diversas fases de leitura de Macunaíma, visando conhecer a obra, se aprofundar nela e roteirizar a adaptação, já a partir das perspectivas antropofágicas, fazendo com que o todo o processo posterior de gravação de vozes e efeitos fossem sincronizados a esta.
A etapa seguinte foram as gravações, em que os diálogos presentes no livro e adaptados ao podcast foram registrados por diversos atores, alunos da Universidade Federal de Roraima. A narração do podcast foi feita pelo aluno Luan Correia e alguns efeitos sonoros e sons ambientes foram gravados diretamente da comunidade indígena Truaru, próxima a capital Boa Vista. Este aspecto reforça algumas características antropofágicas do produto, como o primitivismo sonoro e uma exaltação local.
No processo de edição, executado no laboratório de áudio do curso de comunicação, outros elementos antropofágicos podem ser descritos e ajudam a compreender a concepção de um podcast antropofágico. Elencamos alguns desses exemplos presentes no primeiro episódio da série. A abertura tem como BG (background) som de tambores cuja a intenção é relacionar com a narrativa de apresentação do personagem, que nasceu no fundo do mato-virgem e tem em sua sonoridade a intenção de dar a sensação de imersão local para o ouvinte. Essa busca se caracteriza na adesão ao primitivismo, visto que esse uso não faz nenhuma referência com a concretude do cenário, mas é utilizado para construir sensações na audiência e não representar uma realidade.
A exaltação de produções nacionais pode ser exemplificada na aplicação da ópera de Camargo Guarnieri “Dança brasileira” na passagem em que são narradas as aventuras da infância de Macunaíma. A construção sonora traz uma atmosfera alegre faz alusão a uma passagem rápida e divertida. A obra de Camargo Guarnieri é contemporânea a Mário de Andrade e sua utilização se dá, não somente em um ganho para a produção do podcast, mas também se converte em uma forma de divulgação de seu trabalho.
O uso de uma ópera brasileira, composta por um brasileiro, mas que ainda tem influência em sua composição na tradição musical européia reforça outra característica presente na adaptação: o espaço da América Latina como zona de entre-lugar. Perde-se uma noção nortista de pureza e unidade, para se constituir uma nova lógica que transfigura elementos e nos possibilita novas compreensões e adaptações da cultura estrangeira. O nacional é pensado aqui a partir da deglutição do que vem de fora e aqui se modifica, criando algo novo.
Está presente nesta análise também o constante consumo de identidades, uma vez que influências externas são utilizadas em sua construção. Não se nega o estrangeiro na composição estética do podcast, porém o foco é em como este é incorporado a narrativa. Como é utilizado para reforçar elementos sensoriais de primeiridade e como estes estão a serviço de uma valorização do nacional e de sua produção, quando se analisa o conjunto da adaptação. Pensando a característica foi utilizado o instrumental de uma música da cantora estrangeira, Rihanna, intitulada “Drunk on Love”, suas batidas fazem referência a paixão e sensualidade ligadas ao contexto da história em que Sofará e Macunaíma começam a se relacionar às escondidas.
Com o trabalho, conseguimos adaptar de forma inédita uma importante obra da literatura brasileira, fazendo com que esta se tornasse mais acessível, além de atualizar traços do movimento antropofágico para outra linguagem que não a literária, o que nos permite pensar alternativas para produções comunicacionais. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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