ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #37a603"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00163</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Quarto Filmes</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Willians Severino Dias (Universidade Federal de Roraima); Mairon Compagnon Mariano (Universidade Federal de Roraima); Taígo de Araújo Batista (Universidade Federal de Roraima); João da Cruz Soares Viana Neto (Universidade Federal de Roraima); Glenda Esther Cardelly Dinelly (Universidade Federal de Roraima); Giovanna Souza Lima (Universidade Federal de Roraima); Tatiane Hilgemberg Figueiredo (Universidade Federal de Roraima)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #37a603"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O  Quarto Filmes é um projeto audiovisual independente, desenvolvido por acadêmicos do curso de Comunicação Social - Jornalismo da UFRR como parte das atividades produzidas na disciplina Introdução às Mídias Digitais. O projeto é um programa televisivo, podendo, também, ser facilmente encontrado na plataforma digital do YouTube como meio secundário, abrangendo um maior público. Diferente do que se possa imaginar, a televisão foi a primeira opção para a exibição do nosso programa, visto que, em ambas as plataformas, tanto a TV aberta quanto o YouTube, são escassos ou inexistentes os programas e canais voltados exclusivamente para o tema que iremos abordar, sendo assim, apresentar o projeto como programa televisivo, seria inovador, além de lucrativo, pois preenche uma lacuna de entretenimento pouco explorada. A escolha do YouTube como plataforma digital para o compartilhamento dos conteúdos elaborados pelos membros do  Quarto Filmes , após a exibição na televisão, ocorreu pelo fácil alcance de público da rede em diferentes alternativas de compartilhamento. O YouTube participa do processo de convergência ao ser exibido e/ou divulgado nas redes sociais, como o Facebook, Instagram e Twitter, e sites através de computadores, smartphones. A plataforma de vídeos do YouTube possibilita a interatividade entre os internautas junto à equipe produtora do programa e apresentadores. A troca de ideias de forma direta e a sugestão de temas para os próximos programas, tornam os internautas peças fundamentais na democratização de conteúdo, possibilitando maior interatividade e democratização. A TV possui particularidades distintas ao conteúdo encontrado normalmente no Youtube, o produto exibido na TV será sempre inédito, mas deixando sempre ao telespectador uma espécie de continuação na rede, ou seja, ao fim do programa exibido, os inscritos do canal terão um conteúdo também inédito, como curiosidades não mostradas na TV, bastidores, erros de gravação, enquetes sobre quais temas desejam sugerir, entre outros, que a internet permite através da interatividade em tempo real. Quando falamos do canal  Quarto Filmes , podemos dizer que o projeto é inovador. O telespectador poderá assistir programas completamente voltados para filmes nacionais, além de descobrir diversos outros títulos. O nome do projeto possui vários significados: primeiro, pela simplicidade e por ser um nome fácil de ser lembrado pelo público. Segundo, porque a ideia surgiu dentro de um quarto, e as gravações serão dentro desse, levando ao público a ideia de simplicidade e muita criatividade com pouco orçamento, lembrando o perfil dos brasileiros ao consumir filmes em casa, de preferência no conforto do quarto. Objetivamos, desta forma, trazer ao telespectador os valores culturais do país, fomentando sua riqueza, reconhecendo diretores e atores brasileiros e abrindo espaço a produções independentes (curta-metragem, longa-metragem, animações, etc). A ideia principal do nosso projeto é promover o cinema brasileiro e desmistificar a ideia de que o cinema nacional só possui filmes de qualidade ruim, assim, nossas indicações são feitas por opinião pessoal dos integrantes do canal e por sugestões de nossos telespectadores e seguidores em redes sociais. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #37a603"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para elaboração do programa, foi realizado, na plataforma digital do YouTube, uma busca com a palavra-chave "cinema nacional", utilizando os filtros "data do upload" para o último mês (25 de maio a 25 de junho de 2018) e classificação por "contagem de visualizações". Obtivemos como resultados encontrados apenas 19 videos, no entanto, nenhum pertence a um canal com conteúdo exclusivo de cinema nacional. Existem centenas de canais com conteúdo voltado para cinema, que tratam de cinema nacional, porém, nenhum exclusivo para a temática. E quando tratamos da televisão, existem raros programa que tratam sobre cinema, de forma informativa, como iremos fazer. O Canal Pipocando é um exemplo que conseguiu o seu espaço na TV, sendo apresentado no canal de rede fechada Comedy Central, trazendo mais credibilidade e visibilidade para o projeto, exemplificando o conceito de Crossmedia que se trata da produção de qualquer conteúdo (notícia, música, texto e imagens) para mais de uma plataforma (por exemplo, impresso, web e TV) dentro da mesma organização midiática (Veglis, 2012) e transmídia, que são histórias que se desenrolam através de múltiplas plataformas midiáticas, com cada plataforma contribuindo distintamente para o entendimento (JENKINS, 2008), servindo de inspiração para o  Quarto filmes . A televisão ainda é uma mídia muito utilizada, onde o telespectador  se vê e se insere. Trata-se de um local ilocalizável, que tem a capacidade de se colocar em si mesma, em um tempo imensurável definida pelo tempo das imagens captadas e transmitidas (BUCCI; KEHL, 2004, p. 8). A partir dessa premissa, e pela falta programas que abordassem os filmes brasileiros o projeto  Quarto Filme foi criado. Hoje, após nove meses de criação, o canal conta com 69 inscritos e dois vídeos publicados, com mais de 180 visualizações, além da interatividade dos internautas através dos comentários. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #37a603"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Enquadramentos: Plano médio ( médium shot ) Plano fechado ( close-up ) Altura de ângulo normal e frontal, no nível dos olhos de quem está sendo filmado. Tema do programa: Cinema Brasileiro Área de atuação: Jornalismo cultural CENÁRIO: Interior de um quarto. 1 Mesa. 3 Cadeiras de escritório. Parede branca lisa com janelas fechadas. Quadros e detalhes que remetem ao cinema. Claquete, Capas de filmes Brasileiros, Baldes de pipoca, Livros e vinil. Abajur de escritório preto com luz amarelada baixa. Bonecos e miniaturas de dinossauros. FIGURINO: Vestimenta simples (camiseta lisa ou com alguma estampa com alusão ao cinema brasileiro e calça jeans) ILUMINAÇÃO: Luz amarela baixa de fundo. Quanto a logo do canal, as cores amarelo e preto são predominantes. O amarelo representa vibração, otimismo, descontração e criatividade. Uma claquete sendo aberta com o nome do canal ao centro representa o cinema. A capa do canal expõe os alguns dos mais conhecidos personagens do cinema nacional. CONTEÚDO DO PROGRAMA A linguagem do programa mescla humor e cinema, comentários opostos, críticas ácidas, com ironia. O programa é apresentado por Mairon Compagnon, Glenda Dinelly. Dois jovens apaixonados por cinema, mas com personalidades distintas (a moça transmite seriedade e uma certa intelectualidade ao telespectador, ao passo que o rapaz é um tanto atrapalhado e bem humorado). Há que se mencionar um terceiro personagem que, em determinados momentos, entrará em cena para dialogar com os referidos apresentadores: João da Cruz. Um rapaz com um humor ácido que, comenta os filmes e o que for dito por Mairon e Glenda. O programa terá uma vinheta de abertura (detalhar a vinheta), mas não conta com uma vinheta de encerramento. O encerramento dos vídeos se dá com os apresentadores agradecendo pela audiência aos telespectadores, solicitando que se inscreva no canal, curta e compartilhe. Além de requerer que o siga nas redes sociais, em que os links dos perfis das principais (Instagram, Facebook e Twitter). Da criação de conteúdo: 1. # hashtags 2. Lista de filmes 3. Melhores filmes brasileiros 4. Sucessos de crítica internacional 5. Sucessos de bilheteria 6. Curiosidades cinéfilas 7. Os melhores filmes de Selton Mello 8. Melhores cineastas brasileiros 9. Cinema cult nacional, somente filmes antigos DIVULGAÇÃO Por meio de compartilhamentos em redes sociais. Criação de perfis nas principais sites de redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter). Parcerias com outros canais e empresas. PERIODICIDADE Semanal, às 10h da manhã, toda terça-feira. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>