INSCRIÇÃO: | 00182 |
CATEGORIA: | RT |
MODALIDADE: | RT03 |
TÍTULO: | Radionovela Os irmãos repórteres |
AUTORES: | Jeanne Holanda dos Santos (Jeanne Holanda); Adriano de Sá de Assis (Faculdade Boas Novas); Bruna Gabrielly Oliveira Santos (Faculdade Boas Novas); Iago Oliveira de Albuquerque (Faculdade Boas Novas); Cledione Moura Ferreira (Faculdade Boas Novas) |
PALAVRAS-CHAVE: | , , , , |
RESUMO | |
DESCRIÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO:䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀漀 搀攀 甀洀愀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀 昀漀椀 渀漀 愀渀漀 搀攀 㤀㈀㌀Ⰰ 渀愀 䄀氀攀洀愀渀栀愀⸀ 匀甀愀 漀爀椀最攀洀 攀猀琀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀 愀漀 琀攀愀琀爀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀猀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀攀猀 攀爀愀洀 挀漀渀栀攀挀椀搀愀猀 挀漀洀漀 ᰀ瀠攀愀猀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀搀愀猀ᤀᤠⰠ 琀漀爀渀愀渀搀漀ⴀ猀攀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 漀 洀愀椀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀 渀漀猀 瀀愀猀攀猀 攀 攀爀愀 伀甀爀漀 搀漀 刀搀椀漀 洀甀渀搀椀愀氀ᴀ⸠ 䄀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 昀漀氀栀攀琀椀渀攀猀挀愀 猀漀渀漀爀愀Ⰰ 搀漀 最渀攀爀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀 渀漀瘀攀氀愀Ⰰ 搀椀瘀甀氀最愀搀愀 渀愀 爀搀椀漀Ⰰ 挀漀洀 攀渀爀攀搀漀猀Ⰰ 攀猀琀爀椀愀猀 攀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀搀漀 瀀漀爀 攀猀琀椀洀甀氀愀爀 愀 椀洀愀最椀渀愀漀 搀漀猀 漀甀瘀椀渀琀攀猀 焀甀攀 攀猀瀀攀爀愀瘀愀洀 愀渀猀椀漀猀漀猀 愀漀 搀攀猀昀攀挀栀漀 搀攀 挀愀搀愀 挀愀瀀琀甀氀漀Ⰰ 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀瘀愀 愀漀猀 漀甀瘀椀渀琀攀猀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 搀漀 攀渀爀攀搀漀Ⰰ 攀猀琀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 攀洀 甀洀 挀漀渀琀愀琀漀 洀愀椀猀 瀀爀砀椀洀漀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 倀愀爀愀 愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀猀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀猀 愀樀甀搀愀爀愀洀 愀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀爀 攀渀琀爀攀 愀猀 搀漀渀愀猀 搀攀 挀愀猀愀 愀 瘀攀爀搀愀搀攀椀爀愀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 焀甀攀 搀攀瀀漀椀猀 猀攀爀椀愀 愀搀漀琀愀搀愀 瀀攀氀漀猀 漀甀琀爀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 琀攀氀攀瘀椀猀漀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 猀 焀甀攀 挀漀洀 漀 愀甀砀椀氀椀漀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀⸀ 䄀渀渀愀 嘀攀爀渀椀挀愀 䴀愀甀琀渀攀爀 洀攀渀挀椀漀渀愀 攀洀 猀攀甀猀 琀攀砀琀漀猀 攀猀猀愀 氀椀最愀漀 搀愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 愀氀椀愀搀愀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀漀 搀愀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀⸀ 䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 刀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 昀漀椀 ᰀ䔠洀 戀甀猀挀愀 搀愀 昀攀氀椀挀椀搀愀搀攀ᴀⰠ 瘀攀椀挀甀氀愀搀愀 瀀攀氀愀 刀搀椀漀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀漀 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀Ⰰ 攀洀 洀攀愀搀漀猀 搀愀 搀挀愀搀愀 搀攀 㐀 Ⰰ 挀漀洀 搀甀爀愀漀 搀攀 ㌀ 愀渀漀猀⸀ 伀 猀甀挀攀猀猀漀 昀漀椀 攀瘀椀搀攀渀琀攀Ⰰ 琀攀渀搀漀 焀甀攀 瀀漀爀 瘀攀稀攀猀 猀攀爀攀洀 瘀攀椀挀甀氀愀搀漀猀 漀猀 挀愀瀀琀甀氀漀猀 渀漀 洀攀猀洀漀 搀椀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 琀愀洀愀渀栀愀 攀爀愀 愀 瀀爀漀挀甀爀愀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀猀 漀甀瘀椀渀琀攀猀⸀ 䔀洀 㤀㐀㔀 愀 刀搀椀漀 樀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀愀 㐀 渀漀瘀攀氀愀猀 搀椀愀爀椀愀洀攀渀琀攀⸀ 䔀洀戀漀爀愀 攀猀琀攀 琀椀瀀漀 搀攀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀 攀猀琀攀樀愀 攀砀琀椀渀琀漀 搀愀猀 爀搀椀漀猀 渀愀 愀琀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀 刀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀 䤀爀洀漀 刀攀瀀爀琀攀爀 戀甀猀挀愀 琀爀愀稀攀爀 攀洀 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 昀椀挀琀挀椀愀 愀 爀攀昀氀攀砀漀 猀漀戀爀攀 愀 瀀爀琀椀挀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀愀 愀琀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 䌀搀椀最漀 搀攀 준琀椀挀愀 搀漀猀 䨀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀⸀ 伀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 猀攀 搀攀瀀愀爀愀洀 挀漀洀 焀甀攀猀琀攀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 搀漀 搀椀愀ⴀ愀ⴀ搀椀愀 渀愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 搀漀猀 昀愀琀漀猀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀洀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 攀 愀瘀愀氀椀愀洀 挀漀洀漀 瀀爀漀挀攀搀攀爀 搀椀愀渀琀攀 搀愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 洀漀爀愀椀猀 攀 琀椀挀愀猀 焀甀攀 甀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 搀攀瘀攀 猀攀最甀椀爀 渀愀 挀愀爀爀攀椀爀愀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 漀 焀甀愀爀琀漀 瀀攀爀漀搀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 䈀漀愀猀 一漀瘀愀猀 渀漀猀猀漀 最爀甀瀀漀 瀀漀搀攀 愀瀀爀攀渀搀攀爀 愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 琀攀漀爀椀愀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 琀攀漀爀椀愀 搀漀 攀猀瀀攀氀栀漀Ⰰ 琀攀漀爀椀愀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀Ⰰ 琀攀漀爀椀愀 搀漀 愀最攀渀搀愀洀攀渀琀漀 攀 漀甀琀爀漀猀⸀ 䌀漀洀 漀 渀漀猀猀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀愀 준琀椀挀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀Ⰰ 瀀甀搀攀洀漀猀 挀爀椀愀爀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 甀洀愀 刀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀 焀甀攀 愀戀漀爀搀愀猀猀攀 漀 搀椀愀 愀 搀椀愀 搀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 攀 猀甀愀 爀攀氀愀漀 挀漀洀 愀 攀搀椀琀漀爀愀 挀漀洀 愀 焀甀愀氀 琀爀愀戀愀氀栀愀 瀀攀爀愀渀琀攀 猀椀琀甀愀攀猀 焀甀攀 琀攀猀琀愀洀 愀 琀椀挀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀⸀ 一漀猀猀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀 椀猀猀漀Ⰰ 攀 挀漀洀漀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 攀猀琀漀 渀漀 琀漀瀀漀 搀漀 瀀漀搀攀爀 搀愀 洀搀椀愀Ⰰ 瀀漀搀攀洀 攀猀挀漀氀栀攀爀 攀砀愀琀愀洀攀渀琀攀 漀 焀甀攀 搀攀猀攀樀愀洀 漀甀 渀漀 愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 焀甀攀 搀攀瘀攀洀 猀攀爀 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀猀Ⰰ 攀瘀椀琀愀渀搀漀 猀攀洀瀀爀攀 愀 椀洀愀最攀洀 爀甀椀洀 搀攀 猀椀 洀攀猀洀漀 漀甀 搀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 瀀愀爀攀渀琀攀 瀀爀砀椀洀漀⸀ 䌀漀洀漀 挀椀琀愀搀漀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 渀漀 爀攀猀甀洀漀Ⰰ 愀 刀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀 䤀爀洀漀猀 刀攀瀀爀琀攀爀攀猀 昀漀椀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 挀漀洀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䰀攀最椀猀氀愀漀 攀 준琀椀挀愀 搀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 漀昀攀爀琀愀搀愀 渀漀 焀甀愀爀琀漀 瀀攀爀漀搀漀Ⰰ 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 䈀漀愀猀 一漀瘀愀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀漀爀 愀 切氀琀椀洀愀 渀漀琀愀 搀漀 愀渀漀 氀攀琀椀瘀漀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀爀愀 焀甀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 瀀爀漀搀甀稀椀猀猀攀洀 甀洀愀 渀漀瘀攀氀愀 攀洀 爀搀椀漀Ⰰ 瀀漀搀攀渀搀漀 攀猀挀漀氀栀攀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 氀椀瘀爀攀 漀 琀攀洀愀Ⰰ 洀愀猀Ⰰ 焀甀攀 搀攀椀砀愀猀猀攀 攀洀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀 漀 挀搀椀最漀 搀攀 琀椀挀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀⸀ 伀瀀琀愀洀漀猀 瀀漀爀 攀渀瘀漀氀瘀攀爀 渀愀 琀爀愀洀愀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 愀挀漀渀琀攀挀攀洀 渀漀 搀椀愀 愀 搀椀愀 搀愀猀 爀攀搀愀攀猀 瀀爀愀 渀漀猀 昀愀稀攀爀 爀攀昀氀攀琀椀爀 猀漀戀爀攀 愀 洀漀爀愀氀 攀 愀 琀椀挀愀Ⰰ 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀椀猀 搀漀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀漀 爀愀洀漀⸀ 䄀漀 氀漀渀最漀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀Ⰰ 琀椀瘀攀洀漀猀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 氀攀爀 瘀爀椀愀猀 漀戀爀愀猀 焀甀攀 渀漀猀 洀漀猀琀爀愀爀愀洀 挀漀洀漀 愀最椀爀 搀椀愀渀琀攀 搀愀猀 猀椀琀甀愀攀猀 攀砀瀀漀猀琀愀猀 渀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀⸀ 唀洀愀 搀攀猀猀愀猀 漀戀爀愀猀 昀漀椀 ᰀ䄠 愀爀琀攀 搀攀 昀愀稀攀爀 甀洀 樀漀爀渀愀氀 搀椀爀椀漀ᴀⰠ 搀漀 爀攀渀漀洀愀搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 刀椀挀愀爀搀漀 一漀戀氀愀琀Ⰰ 漀渀搀攀 攀氀攀 搀椀稀 焀甀攀 瀀漀猀猀瘀攀氀 昀愀稀攀爀 甀洀 戀漀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀漀洀 琀椀挀愀 攀 猀攀爀椀攀搀愀搀攀 渀漀猀 琀攀洀瀀漀猀 愀琀甀愀椀猀⸀ 倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 昀漀椀 甀渀渀椀洀攀Ⰰ 瀀漀椀猀 甀猀愀洀漀猀 挀漀洀漀 戀愀猀攀Ⰰ 愀氀洀 搀愀猀 愀甀氀愀猀 搀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀⼀漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 刀愀瀀栀愀攀氀 䌀漀爀琀攀稀漀Ⰰ 愀 挀栀愀洀愀搀愀 ᰀ䈠戀氀椀愀 搀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀琀愀ᴀ†瀀愀爀愀 渀漀猀 搀攀氀攀椀琀愀爀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ | |
INTRODUÇÃO | |
Os métodos que foram aplicados, segundo a proposta do professor Cortezão para obtenção da nota na disciplina Ética Jornalística, foram de grande valia para o desenvolvimento do aluno em sua formação profissional. A criação da Radionovela tem como objetivo em despertar sobre as questões éticas, visando como um profissional de comunicação deve atuar em determinado acontecimento. A pré-produção teve início com leitura e adaptação da obra para o formato de folhetim radiofônico. O livro apresenta diversos personagens da trama e escolher as cenas que seriam gravadas de forma que a equipe pudesse interpretá-las e o trabalho de sonoplastia conseguisse dar aos ouvintes a ambientação necessária. Uma vez feita a escolhas descritas anteriormente, partimos para a produção de um roteiro e do script. As músicas e efeitos utilizados na radionovela tiveram como objetivo explorar a sugestão, criando imagens na mente do ouvinte, esse processo foi auxiliado pelo tom e pela flexão das vozes dos locutores, permitindo ao ouvinte imaginar o que está sendo e a música possibilitando o mesmo, sentir o que se transmite. | |
OBJETIVO | |
DESCRIÇÃO DA PRODUÇÃO: A ideia de fazer uma radionovela com um tema que abranja a ética dentro do Jornalismo é desafiador. Na trama é possível observar os seguintes pontos, a Cláusula de Consciência, o desafio de não beneficiar a si mesmo com uma notícia, o dever de informar a notícia de forma apurada e correta para o povo, como as redações funcionam com os patrocinadores (as editorias), etc. Segundo Tófoli (2008), “o código de ética dos jornalistas tem como base o direito fundamental do cidadão à informação que abrange o seu direito de informar, de ser informado e de ter acesso à informação” Juntar tudo isso em um enredo e ainda contextualizar é significativo para nosso aprendizado como Jornalistas. Pois, no futuro lidaremos com essas questões diariamente. Muitas vezes, a pressão que os editores nos passam, influencia em como nosso trabalho será, portanto, é importante estar em um bom estado emocional quando se vai à campo. Para o enredo da Radionovela, estudamos o Código de Ética do Jornalista, com o objetivo de desenvolver uma narrativa, e através do conteúdo ministrado em sala de aula, chegamos à um consenso de como colocar isso no papel. Desde a escolha dos nomes e ao destino de cada personagem, a equipe se reuniu algumas vezes para dar vida à história da Agência de Notícias Somos Fortes. A trama sofreu diversas alterações ao longo do tempo, até chegar ao resultado final. Trabalhar em cima deste projeto, foi de suma importância para entendermos o processo de como a notícia chega ao indivíduo, e também, colocar isso de forma “fictícia” num ambiente e história jornalística㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |