O Projeto A Voz do Laguinho surgiu a partir de um trabalho da disciplina de Laboratório de Comunicação Comunitária, com o objetivo de capacitar em rádio, jornal impresso e audiovisual, alunos da Escola Estadual General Azevedo Costa, no município de Macapá. A partir das oficinas, o projeto objetivava que os membros da comunidade fossem transformados em vetores da comunicação comunitária para a localidade, e que com base na troca de conhecimento com os acadêmicos, as necessidades, histórias e valor cultural do bairro fossem difundidos. 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 漀戀樀攀琀椀瘀愀瘀愀 琀愀渀琀漀 愀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 挀漀洀甀渀椀琀爀椀愀 ⠀挀漀洀漀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 爀攀琀爀愀琀愀爀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 氀漀挀愀氀⤀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 搀攀 爀攀愀琀椀瘀愀爀 甀洀愀 爀搀椀漀 攀搀甀挀愀琀椀瘀愀 樀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀⸀
O Laguinho é um bairro do município de Macapá, capital do estado do Amapá. Com 73 anos de história, possui segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 7930 habitantes, sendo 3693 homens e 4237 mulheres, em uma área de 1,3 km². O nome Laguinho, ocorreu por conta da transferência de moradores da antiga comunidade negra de Vila Santa Engrácia, para o lugar, que inicialmente foi nomeado como Poço da Boa Hora, mas que voltou a se chamar Laguinho, após plebiscito.䄀 䔀猀挀漀氀愀 䔀猀琀愀搀甀愀氀 䜀攀渀攀爀愀氀 䄀稀攀瘀攀搀漀 䌀漀猀琀愀Ⰰ 昀漀椀 昀甀渀搀愀搀愀 攀洀 ㈀㐀 搀攀 樀愀渀攀椀爀漀 搀攀 㤀㔀㔀Ⰰ 瀀攀氀漀 攀砀ⴀ最漀瘀攀爀渀愀搀漀爀 搀漀 攀砀ⴀ琀攀爀爀椀琀爀椀漀 昀攀搀攀爀愀氀 搀漀 䄀洀愀瀀Ⰰ 䨀愀渀愀爀礀 䜀攀渀琀椀氀 一甀渀攀猀Ⰰ 攀 攀猀琀 攀洀 昀甀渀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 愀 㘀㌀ 愀渀漀猀 渀漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀 搀攀 䴀愀挀愀瀀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀愀Ⰰ 愀琀攀渀搀攀 栀漀樀攀Ⰰ 愀氀甀渀漀猀 搀攀 䔀渀猀椀渀漀 䘀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 攀 䴀搀椀漀Ⰰ 渀漀猀 琀甀爀渀漀猀Ⰰ 洀愀琀甀琀椀渀漀Ⰰ 瘀攀猀瀀攀爀琀椀渀漀 攀 渀漀琀甀爀渀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 琀攀爀 挀漀洀漀 洀愀椀漀爀椀愀 搀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀Ⰰ 洀漀爀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 昀椀氀栀漀猀 攀 渀攀琀漀猀 搀攀 愀渀琀椀最漀猀 栀愀戀椀琀愀渀琀攀猀 搀漀 氀漀挀愀氀Ⰰ 挀爀椀琀爀椀漀 焀甀攀 愀甀砀椀氀椀漀甀 渀愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 戀愀椀爀爀漀 瀀愀爀愀 愀 椀洀瀀氀愀渀琀愀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀
Dessa forma, com essas informações, surgiu o Projeto A Voz do Laguinho, idealizado por oito (8) acadêmicos do curso de jornalismo da Universidade Federal do Amapá, a partir da disciplina de Labotarório Comunicação Comunitária, com o intuito de apresentar os princípios da Comunicação Social aos alunos da Escola Estadual General Azevedo Costa, do Bairro do Laguinho, no município de Macapá, contribuindo assim, para uma educação mais consciente e crítica, dentro do ensino regular. 䐀攀猀搀攀 漀 椀渀椀挀椀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 挀漀洀甀渀椀琀爀椀愀 挀栀愀洀漀甀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀猀 愀最攀渀琀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀⸀ 伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 愀 琀漀洀愀爀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 猀漀戀爀攀 漀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 昀漀椀 漀 爀愀搀椀愀氀椀猀琀愀Ⰰ 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 攀 愀最攀渀琀攀 挀甀氀琀甀爀愀氀 䄀爀洀猀琀爀漀渀最 匀漀甀稀愀⸀ 䄀爀洀猀琀爀漀渀最 昀漀椀 焀甀攀洀 渀漀猀 搀椀爀攀挀椀漀渀漀甀 愀琀 愀 䔀猀挀漀氀愀 䜀攀渀攀爀愀氀 䄀稀攀瘀攀搀漀 䌀漀猀琀愀 攀 渀漀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀漀甀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 攀 搀愀 爀搀椀漀 攀猀挀漀氀愀爀 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀 搀攀猀愀琀椀瘀愀搀愀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 瀀愀爀琀椀甀 搀攀氀攀 攀 搀愀 挀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 倀愀琀爀挀椀愀 伀氀椀瘀攀椀爀愀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 洀椀渀椀猀琀爀愀爀 愀猀 漀昀椀挀椀渀愀猀Ⰰ 攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 渀愀焀甀攀氀攀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀攀 攀渀猀椀渀漀⸀
Outros interessados surgiram ao longo do processo, como o Núcleo de Produção Digital do Amapá (NPD); a Comissão da Cultura da OAB do Amapá; o projeto Mídia dos Povos; a Secretaria de Estado da Educação.儀甀愀渀琀漀 愀漀 攀渀最愀樀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 昀漀椀 猀愀琀椀猀昀愀琀爀椀漀Ⰰ 愀 瀀爀漀挀甀爀愀 瀀愀爀愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 渀愀猀 漀昀椀挀椀渀愀猀 猀甀瀀攀爀漀甀 渀漀猀猀愀猀 攀砀瀀攀挀琀愀琀椀瘀愀猀⸀ 䌀漀洀漀 搀攀猀琀愀焀甀攀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀Ⰰ 愀瀀漀渀琀愀洀漀猀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 渀愀猀 漀昀椀挀椀渀愀猀 挀漀洀 甀洀 愀氀甀渀漀 搀椀愀最渀漀猀琀椀挀愀搀漀 挀漀洀 栀椀瀀攀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 漀 焀甀攀 愀琀爀椀戀甀椀甀 愀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 甀洀 挀愀爀琀攀爀 椀渀挀氀甀猀椀瘀漀⸀
Já em relação as limitações, vale ressaltar o modo pouco receptivo da coordenação pedagógica da escola com a equipe de acadêmicos interessados em realizar as oficinas, que dificultaram o trabalho. Outro ponto importante a ser mencionado é a falta de estrutura do ambiente escolar, e do espaço inadequado em que a mesa de som usada na antiga rádio, era armazenada.倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 昀漀挀漀Ⰰ 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 甀洀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 瀀爀琀椀挀漀 猀漀戀爀攀 漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 樀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 攀渀猀椀渀漀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 搀愀 䔀猀挀漀氀愀 䔀猀琀愀搀甀愀氀 䜀攀渀攀爀愀氀 䄀稀攀瘀攀搀漀 䌀漀猀琀愀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 搀攀 焀甀攀 昀漀爀洀愀 攀猀琀攀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 瘀椀愀戀椀氀椀稀愀洀 愀 琀爀漀挀愀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀 瀀愀甀琀愀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㜀愀㘀 ㌀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀漀猀 挀漀洀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀Ⰰ 焀甀攀 猀攀最甀渀搀漀 䜀爀漀猀猀椀Ⰰ 渀漀 氀椀瘀爀漀 ᰀ䴠椀渀愀 搀攀 䴀漀爀爀漀 嘀攀氀栀漀㨀 愀 攀砀琀爀愀漀 搀漀 栀漀洀攀洀Ⰰ 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 漀瀀攀爀爀椀愀ᴀⰠ ⠀倀愀稀 攀 吀攀爀爀愀Ⰰ 㤀㠀⤀Ⰰ 甀洀 猀椀猀琀攀洀愀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀攀 瘀椀猀愀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 渀愀 愀渀氀椀猀攀 搀攀 猀甀愀 瀀爀瀀爀椀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀洀 漀戀樀攀琀椀瘀愀渀搀漀 愀 瀀爀漀洀漀漀 搀攀 洀甀搀愀渀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀洀 戀攀渀攀昀挀椀漀 搀攀 猀攀甀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀琀攀 洀琀漀搀漀 搀攀 戀甀猀挀愀Ⰰ 漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀 樀甀渀琀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 攀洀 焀甀攀猀琀漀Ⰰ 挀漀氀攀琀愀 搀愀搀漀猀Ⰰ 愀渀愀氀椀猀愀Ⰰ 瀀氀愀渀攀樀愀 攀 瀀爀漀瀀攀 甀洀愀 椀渀琀攀爀瘀攀渀漀⸀
O presente trabalho possui viés qualitativo, ao que Sá Martino, na obra “Métodos de Pesquisa em Comunicação” (Editora Vozes, 2018) vai apontar com um tipo de pesquisa preocupado com os significados presentes nas ações humanas. E nossa pesquisa além de abordar diversos pontos de vista, tanto da comunidade, quanto da escola, se submete a um convívio com o objeto para a troca de conhecimentos. Nessa abordagem ocorre a valorização da observação, do relato de vida do sujeito, sensações, opiniões, comportamentos e a subjetividade, ao que o próprio autor vai apontar com um tipo de pesquisa que visa colher informações em primeira mão de dados reais.䔀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 瘀椀猀漀甀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 挀漀洀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 攀洀 最攀爀愀氀Ⰰ 挀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀椀甀 挀漀洀漀 瀀椀氀愀爀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 搀愀 攀搀甀挀愀漀⸀ 䘀爀攀椀渀攀琀 渀漀 氀椀瘀爀漀 䨀漀爀渀愀氀 䔀猀挀漀氀愀爀 ⠀䔀猀琀愀洀瀀愀Ⰰ 㤀㜀㐀⤀ 搀攀猀搀攀 漀 椀渀挀椀漀 搀漀 猀挀甀氀漀 堀堀Ⰰ 搀攀昀攀渀搀攀 漀 樀漀爀渀愀氀 攀猀挀漀氀愀爀 挀漀洀漀 甀洀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 搀攀 愀戀猀漀爀漀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 渀漀猀 焀甀愀椀猀 瘀愀氀漀爀椀稀愀瘀愀洀 愀 琀挀渀椀挀愀 攀 愀 愀甀琀漀渀漀洀椀愀 搀漀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀Ⰰ 挀漀洀 瘀椀猀 攀搀甀挀愀琀椀瘀漀⸀ 䨀 漀 愀甀琀漀爀 倀愀甀氀漀 䘀爀攀椀爀攀 渀漀 氀椀瘀爀漀 愀 倀攀搀愀最漀最椀愀 搀漀 伀瀀爀椀洀椀搀漀 ⠀倀愀稀 攀 吀攀爀爀愀Ⰰ 㤀㠀㜀⤀Ⰰ 焀甀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 漀 搀椀氀漀最漀 挀漀洀漀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 攀搀甀挀愀琀椀瘀愀Ⰰ 渀漀猀 洀漀猀琀爀愀 焀甀攀 漀 搀椀氀漀最漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 琀愀洀戀洀 挀漀洀漀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 攀 搀攀戀愀琀攀猀Ⰰ 漀 爀愀搀椀愀氀椀猀琀愀 搀漀 漀甀瘀椀渀琀攀⸀ 一漀猀猀漀 椀渀琀甀椀琀漀 昀漀椀 愀戀漀爀搀愀爀 愀 攀搀甀挀愀漀 攀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 渀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 攀猀挀漀氀愀爀Ⰰ 攀 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀椀猀猀漀Ⰰ 爀攀愀琀椀瘀愀爀 愀 爀搀椀漀 搀愀 攀猀挀漀氀愀 挀漀洀 漀 愀甀砀氀椀漀 搀漀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 愀氀甀渀漀猀⸀
Sendo assim, os estudos sobre comunicação comunitária, mais especificamente na Escola Estadual General Azevedo Costa, se baseiam inicialmente no que se refere ao ensino-aprendizagem, que tem como proposta a conscientização sobre o ambiente, e de que forma as pessoas que estão inseridas neste meio, podem agir sobre ele.䄀 椀渀琀攀爀瘀攀渀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 渀愀 攀猀挀漀氀愀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀漀甀 愀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀Ⰰ 甀洀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 渀漀 猀 琀攀爀椀挀漀Ⰰ 挀漀洀漀 琀愀洀戀洀 攀洀瀀爀椀挀漀Ⰰ 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀愀猀 爀攀氀愀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 昀漀爀洀愀搀愀猀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀⸀ 䔀猀猀愀猀 椀渀琀攀爀愀攀猀 愀昀攀琀愀爀愀洀 琀愀渀琀漀 漀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀Ⰰ 焀甀攀 昀漀爀愀洀 漀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 搀甀爀愀渀琀攀 愀猀 挀愀瀀愀挀椀琀愀攀猀Ⰰ 瀀漀椀猀Ⰰ 漀 愀琀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀爀 洀愀椀猀 焀甀攀 愀瀀攀渀愀猀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 甀洀愀 椀搀攀椀愀Ⰰ 瀀漀搀攀 挀愀甀猀愀爀 最爀愀渀搀攀猀 洀甀搀愀渀愀猀 渀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 猀漀挀椀愀氀 氀漀挀愀氀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 嘀椀渀挀攀渀琀攀Ⰰ 渀漀 愀爀琀椀最漀 ᰀ䌠漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 挀椀搀愀搀愀渀椀愀Ⰰ 琀攀渀猀攀猀 攀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀椀搀愀搀攀猀ᴀ†⠀䤀渀琀攀爀挀漀洀Ⰰ ㈀ 㤀⤀ 愀 ᰀ†䄀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀攀猀攀洀瀀攀渀栀愀 甀洀 瀀愀瀀攀氀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀 渀愀 愀昀椀爀洀愀漀 攀 挀漀渀猀漀氀椀搀愀漀 搀愀 挀椀搀愀搀愀渀椀愀 攀 搀漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 渀漀琀愀搀愀洀攀渀琀攀 瀀漀爀 椀洀瀀甀氀猀椀漀渀愀爀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 愀 猀攀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀爀攀洀 猀甀樀攀椀琀漀猀 搀漀猀 猀攀甀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 愀 爀攀氀愀漀 攀渀琀爀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 挀椀搀愀搀愀渀椀愀 瀀攀爀瀀愀猀猀愀 愀 搀椀猀瀀甀琀愀 瀀攀氀愀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 挀椀瘀椀氀 漀甀 瀀漀氀琀椀挀愀Ⰰ 攀 挀漀洀 漀猀 搀攀猀搀漀戀爀愀洀攀渀琀漀猀 搀漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 椀渀攀爀攀渀琀攀猀 愀 攀猀猀愀猀 愀挀攀瀀攀猀ᴀ⸠ ⠀嘀䤀䌀䔀一吀䔀Ⰰ ㈀ 㤀Ⰰ 瀀⸀㌀⤀
A comunicação comunitária de modo geral, informa, auxilia e garante a inserção da população no espaço social, e para isso, transmite mensagens da comunidade, informações, músicas, tudo que aquele grupo pensa e quer dizer, mais que os veículos de comunicação tradicionais em geral, não param para ouvir. Portanto, a junção de acadêmicos do curso de jornalismo com a escola estadual foi essencial, para não só transmitirem conhecimentos a cerca da comunicação, como também para incentivar os alunos a divulgar a ideia. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㜀愀㘀 ㌀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 琀攀瘀攀 椀渀挀椀漀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀Ⰰ 挀漀洀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀洀 眀攀戀猀椀琀攀猀 猀漀戀爀攀 愀猀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀 搀漀 䄀洀愀瀀 焀甀攀 樀 瀀漀猀猀甀愀洀 甀洀愀 刀搀椀漀 䌀漀洀甀渀椀琀爀椀愀 攀洀 猀甀愀 氀漀挀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 猀椀琀攀猀 挀漀洀漀Ⰰ 䄀洀愀爀挀 䈀爀愀猀椀氀 攀 吀攀氀攀氀椀猀琀愀猀Ⰰ 焀甀攀 猀漀 瀀最椀渀愀猀 搀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 焀甀攀 焀甀愀渀琀椀昀椀挀愀洀 攀 漀爀最愀渀椀稀愀洀 愀猀 爀搀椀漀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 爀甀爀愀椀猀 攀 攀搀甀挀愀琀椀瘀愀猀 搀漀 瀀愀猀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 琀攀瘀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 焀甀攀 漀 䈀愀椀爀爀漀 搀漀 䰀愀最甀椀渀栀漀 樀 瀀漀猀猀甀愀 甀洀愀 爀搀椀漀 瀀漀猀琀攀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀 渀漀 瀀攀爀琀攀渀挀椀愀 搀攀 昀愀琀漀 愀漀 戀愀椀爀爀漀Ⰰ 愀瀀攀渀愀猀 爀攀挀攀戀椀愀 漀 猀椀渀愀氀 搀攀 漀甀琀爀愀 爀搀椀漀 挀漀洀甀渀椀琀爀椀愀Ⰰ 氀漀挀愀氀椀稀愀搀愀 渀愀 稀漀渀愀 氀攀猀琀攀 搀攀 䴀愀挀愀瀀Ⰰ 渀漀 䈀愀椀爀爀漀 倀攀爀瀀琀甀漀 匀漀挀漀爀爀漀⸀
Com essas informações iniciais, o grupo teve acesso aos equipamentos radiofônicos disponíveis na escola, e souberam quais poderiam ser reaproveitados. Foi nesse momento também, que a equipe começou a contatar moradores antigos, artistas, músicos e radialistas que moravam ou moram ainda no bairro. 伀 瀀爀漀樀攀琀漀 椀渀椀挀椀漀甀 渀漀 搀椀愀 ㈀㜀 搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ 㠀Ⰰ 挀漀洀 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瘀椀猀椀琀愀 琀挀渀椀挀愀 愀 攀猀挀漀氀愀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 漀 最爀甀瀀漀 攀砀瀀猀 漀 爀愀猀挀甀渀栀漀 椀渀椀挀椀愀氀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀 昀漀椀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 愀漀 挀漀爀瀀漀 搀漀挀攀渀琀攀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 椀渀挀氀甀椀渀搀漀 挀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀攀猀 攀 漀 搀椀爀攀琀漀爀⸀ 倀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 漀挀漀爀爀攀爀愀洀 洀愀椀猀 㠀 瘀椀猀椀琀愀猀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 㔀 昀漀爀愀洀 瀀愀爀愀 爀攀甀渀椀攀猀 挀漀洀 挀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀攀猀 搀漀猀 琀甀爀渀漀猀 洀愀琀甀琀椀渀漀Ⰰ 瘀攀猀瀀攀爀琀椀渀漀 攀 渀漀琀甀爀渀漀Ⰰ 攀 琀愀洀戀洀 挀漀洀 漀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀攀氀漀 渀切挀氀攀漀 搀攀 洀攀搀椀愀漀 搀愀 攀猀挀漀氀愀Ⰰ 倀愀琀爀挀椀愀 伀氀椀瘀攀椀爀愀 攀 䄀爀洀椀猀琀爀漀渀最 匀漀甀稀愀⸀
Nas outras três visitas, que ocorreram respectivamente nos dias 26, 27 e 29 de maio de 2018, o grupo realizou a cobertura completa dos 73 anos do bairro, que culminou numa caminhada com os alunos pelo bairro, além de shows regionais. Nesses eventos, o grupo documentou tudo em vídeo, áudio e imagens, assim como entrevistou moradores do bairro. No dia 29 de maio foi realizada a última visita à escola, em que foram realizadas as oficinas de jornal impresso, audiovisual e rádio, com 15 alunos do ensino fundamental, simultaneamente, no turno da tarde. 倀愀爀愀 漀 倀爀漀樀攀琀漀 䄀 嘀漀稀 搀漀 䰀愀最甀椀渀栀漀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 搀攀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 漀瀀琀漀甀 瀀攀氀漀 甀猀漀 搀愀 漀戀猀攀爀瘀愀漀 攀 爀攀愀氀椀稀漀甀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 攀 愀氀甀渀漀猀 瀀愀爀愀 愀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 戀愀椀爀爀漀⸀ 儀甀愀渀琀漀 愀 漀戀琀攀渀漀 搀攀 搀愀搀漀猀Ⰰ 琀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 爀搀椀漀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 瀀攀氀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ 愀瀀甀爀愀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀 攀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 ⠀氀椀瘀爀漀猀 攀 樀漀爀渀愀椀猀 愀渀琀椀最漀猀⤀Ⰰ 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 栀愀戀椀琀愀渀琀攀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀⸀
㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|