O documentário "Manaus Cabra da peste: A influência da migração nordestina na cultura manauara" surgiu na necessidade de retratar a Amazônia de forma diferenciada, esta com todos os aspectos contribuintes e relevantes da migração nordestina. A disciplina de Questões da Amazônia, ministrada pela professora Carla Santos, pela Faculdade Boas Novas de Ciências Teológicas, Sociais e Biotecnológicas. Enquanto cursávamos o 5º período do curso de Jornalismo. Mostrar de forma clara e objetiva, em áudio e vídeo o processo de migração que é fator de grande importância para entender o que a Amazônia vive hoje. A escolha do tema foi outro aspecto de grande relevância, permitido, portanto que os alunos abordassem aspectos de importância para a cultura manauara. Dessa maneira, relatar a migração nordestina e fazer conhecido o contexto histórico e atual traz o diferencial na elaboração e produção do documentário. Segundo se apreende das entrevistas com os que vieram nessa época, a propaganda do governo para atrair jovens para a Amazônia era "enganadora", e isso foi descoberto somente quando já estavam nos seringais. Dizia-se nas propagandas, tanto em jornais como em pinturas feitas nos muros de cidades nordestinas, que a seringueira dava bastante frutos, do tamanho de uma "bola", e o trabalho do seringueiro seria apenas o de colher tais frutos e que custavam muito dinheiro, sendo, portanto, fácil ficar rico com essa atividade. É claro que as propagandas foram exercidas sem limites, sempre mostrando que os "Soldados" ficariam ricos com facilidade além de "servir a pátria". Todos esses engodos usados como atrativos, pelo governo e seus representantes, contribuíram para arrastar milhares de migrantes viajando em condições perigosas. A principal finalidade do documentário "Manaus Cabra da peste: A influência da migração nordestina na cultura manauara" é mostrar a migração e como os deslocamentos internos e externos influenciam na cultura de um determinado povo, fazendo com que misturas de culturas, conhecimentos empíricos e costumes sejam agregados aos que fazem participação do processo de migração. O projeto busca criar um envolvimento entre os alunos de jornalismo e através da produção audiovisual trazer um diferencial na produção de documentários no âmbito acadêmico e jornalístico. O documentário, além de ser de grande alcance, tanto por redes sociais como no meio televisivo, procura através de linguagem simples exercer o papel de informante de assuntos de importância à história da região, como também traz um paralelo com a realidade atua, trazendo aos seus espectadores a história de nordestinos, personagens reais que fazem parte da cultura e do meio social dos manauaras. Com isso, utilizando-se do contexto histórico, o documentário tem por objetivo informar e mostrar a miscigenação, mistura de raças, influencias e costumes que influenciaram a forma de vida no manauara, seja nas comidas típicas, no vestuário, modo de falar, música e arte no geral. O documentário, portanto, é um filme no modo que possui de veicular suas asserções e no modo pelo qual as asserções articulam-se enquanto narrativa com começo e fim em si mesma. (RAMOS, 2008, P. 59). |
A motivação de realizar o documentário sobre a influência da migração nordestina na cultura manauara surgiu a partir da ideia inicial que quando se fala em documentário amazônico pensa-se que vamos ver uma tribo indígena sendo desbravada ou algo parecido, porém buscamos neste produto contar uma história urbana, e com bastante relevância. "O planejamento do documentário pode começar com a ideia do documentário. E a ideia do documentário pode começar com um vago impulso em alguma direção" (HAMPE, 1997a, p.1). A resposta para o questionamento é um dos motivos na qual decidimos construir o documentário. Definimos que queríamos mostrar que cerca de 60 mil nordestinos migraram para a região amazônica para trabalharem como Soldados da borracha, os nordestinos optavam pela Amazônia, alistando-se no exército da borracha, pois acreditavam que correriam menos riscos de vida e ainda contavam com a possibilidade de enriquecimento, produzindo borracha no esforço de guerra para os aliados, para então retornarem a sua terra vitoriosos. A partir desta ideia e partindo da pesquisa inicial, começou o levantamento das fontes que poderiam ser consultadas para obter as informações necessárias para dar suporte ao documentário. Das fontes relacionadas estão: jornais, revistas, personagens, fontes estatísticas, artigos científicos, sites na internet, livros. |
O documentário “Manaus Cabra da peste: A influência da migração nordestina na cultura manauara” foi pensado e analisado pelos acadêmicos que viram a necessidade de produzir um produto que abordasse o tema da imigração através de reuniões de pauta. ऀ䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 攀渀琀漀Ⰰ 搀攀昀椀渀椀搀漀 漀 琀攀洀愀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 搀攀 搀椀爀攀漀 攀 瀀爀漀搀甀漀 爀漀琀攀椀爀椀稀漀甀 挀漀洀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 琀攀洀愀猀Ⰰ 挀漀洀 瀀攀爀昀椀猀 搀攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 挀攀渀爀椀漀猀Ⰰ 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 攀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀⸀
Os assuntos do roteiro giram em torno de um personagem nordestino que veio para Manaus com o objetivo de mudar de vida, bandas de forró tradicionais para mostrar a influencia na musica e dança, pesquisadores que expliquem e embase toda a pesquisa apresentada pelo documentário, Linguistas para explicar a linguagem do manauara e do nordestino e em que momento elas se misturam, além de um grupo folclórico que apresentam aspectos e modos da cultura em suas apresentações.䠀漀甀瘀攀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 搀愀猀 瀀愀甀琀愀猀 攀 攀猀琀甀搀漀猀 搀漀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 氀漀挀愀椀猀 搀攀 挀愀瀀琀愀漀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 氀漀挀愀椀猀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 愀瀀漀椀漀⸀ 䔀渀挀攀爀爀愀搀愀 攀猀猀愀 攀琀愀瀀愀 挀漀洀攀愀洀漀猀 愀 洀漀渀琀愀最攀洀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 攀搀椀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀 攀猀挀漀氀栀攀爀 漀 焀甀攀 昀愀爀椀愀 瀀愀爀琀攀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀
O vídeo foi finalizado com aproximadamente 20 minutos em arquivo mp4 h264, resolução 1920x1080 full HD, e foi editado nos programas da ADOBE: Photoshop CC 2018, Premiere CC 2018 e After Effects CC 2018. Foram utilizadas dois equipamentos para a captura das imagens: ∀ठ䌀洀攀爀愀 䔀伀匀 䌀䄀一伀一 㜀 䐀 挀漀洀 氀攀渀琀攀 搀攀 㔀㔀⼀ 㠀㔀洀洀
• Câmera EOS T5i com lente de 50mm ∀ठ䴀椀挀爀漀昀漀渀攀猀 搀攀 䰀愀瀀攀氀愀 匀栀甀爀攀
• Gravadores de voz LG㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|