INSCRIÇÃO: 00214
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO11
 
TÍTULO: Linhas do tempo - tempo, memória, fotografia e narrativas sentimentais
 
AUTORES: Rebeca Paulain Almada (Universidade Federal do Estado do Amazonas); GERSON ANDRE ALBUQUERQUE (UNIVERSIDADE FERDERAL DO AMAZONAS )
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O foto livro Linhas do tempo: Tempo, Memória, fotografia e narrativas sentimentais é uma reconstrução etnográfica de lembranças e memórias do passado de Jandyra Almada Da Silva, Moises Prestes Dray e Maria Waldomira Portilho da Silva. Por meio dessas narrativas é feita uma recombinação ou entrecruzamentos que culminam com objetivação de uma linha do tempo, ecos do passado que nos possibilitam rever uma experiência viva e vivida por intermédio das memórias que vieram direto do passado para o presente. Os retratos antigos dão o realce da composição pela riqueza dos detalhes do passado de cada ancião, que rememoram suas histórias de vida com nostalgia e variações de sentimentos a cada lembrança. Os anciões que aqui falam, carregam um olhar profundo, marcas, sinais de vivência, experiências e sabedoria advindas do passado. Em certa medita trata-se de poemas fotográficos formatados em um relatório diferenciado porque articulado nas extremidades do livro reportagem e do foto livro. Foi um recurso necessário para dar conta de tamanha riqueza da experiência de anciões que na maioria das vezes desaparecem de nossos olhos pela cegueira produzida pelas imagens fascinantes da vida contemporânea. A comunicação, a narrativa, a fotografia e a expressão implicada na fala são elementos que formam o núcleo do livro proposto.
 
INTRODUÇÃO
A pesquisa é qualitativa, e o método adotado é etnográfico com abordagem fenomenológico-hermenêutico que consiste em trazer as narrativas sentimentais, observando as características essenciais dos sujeitos e de suas falas, para dar suporte e estrutura dos capítulos desenvolvidos. Como observa Lima (2014, p. 11) “Analisar a estrutura do sujeito e das funções do espirito, ele estabelece que o conhecimento se reduza ao que aparece, ou seja, fenômenos”.਀䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 攀琀渀漀最爀昀椀挀愀 挀漀洀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 昀攀渀漀洀攀渀漀氀最椀挀漀ⴀ栀攀爀洀攀渀甀琀椀挀愀 猀攀 搀 瀀漀爀焀甀攀 渀攀氀攀 漀 猀甀樀攀椀琀漀 愀瀀愀爀攀挀攀 挀漀洀漀 椀渀琀爀瀀爀攀琀攀 搀漀 漀戀樀攀琀漀⸀ 䄀猀猀椀洀 愀猀猀甀洀椀洀漀猀 甀洀愀 漀爀椀攀渀琀愀漀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀 搀攀 戀甀猀挀愀爀 搀攀猀瘀攀渀搀愀爀 漀甀 搀攀挀漀搀椀昀椀挀愀爀 猀甀戀樀攀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 漀 猀攀渀琀椀搀漀 爀攀愀氀 焀甀攀 攀猀琀 椀洀瀀氀挀椀琀漀 渀漀猀 琀攀砀琀漀猀Ⰰ 瀀愀氀愀瘀爀愀猀Ⰰ 氀攀椀猀Ⰰ 攀琀挀⸀Ⰰ 攀 漀昀攀爀攀挀攀渀搀漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀漀 搀漀猀 琀攀砀琀漀猀 攀 搀攀 猀攀甀猀 挀漀渀琀攀砀琀漀猀 栀椀猀琀爀椀挀漀猀⸀ Na referida abordagem, o sujeito é que interpreta e dá sentido ao texto a partir do contexto histórico que ocorre. Ele busca investigar o mundo pessoal das experiências e não um ente independente do sujeito. O mundo é envolvido de sujeitos que dão sentido e vida ao mundo que está aí. Assim, percebe-se que para as pesquisas com abordagem fenomenológico-hermenêuticas o mundo é visto como inacabado e por isso o conhecimento é um processo dinâmico e constante. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㜀愀㘀 ㌀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 昀漀琀漀 氀椀瘀爀漀 䰀椀渀栀愀猀 搀漀 琀攀洀瀀漀㨀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 洀攀洀爀椀愀Ⰰ 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 攀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀愀椀猀 挀漀渀琀洀 ㄀㜀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 猀攀渀搀漀 攀猀琀愀猀 瀀愀爀琀攀 搀漀 愀挀攀爀瘀漀 瀀攀猀猀漀愀氀Ⰰ 焀甀攀 爀攀洀攀琀攀洀 漀 瀀愀猀猀愀搀漀 搀攀 挀愀搀愀 猀甀樀攀椀琀漀 攀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 栀椀猀琀爀椀挀漀猀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 甀洀愀 挀爀漀渀漀氀漀最椀愀 氀椀渀攀愀爀 搀愀 氀椀渀栀愀 搀漀 琀攀洀瀀漀 椀渀搀漀 搀漀 瀀愀猀猀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀⸀   伀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 猀攀 昀攀稀 瀀攀氀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 䌀漀爀攀氀 䐀爀愀眀 瘀攀爀猀漀 ㈀ ㄀㠀 挀漀洀 漀 愀甀砀氀椀漀 搀漀 搀攀猀椀最渀 䄀氀攀砀 匀椀洀愀猀 䄀稀攀瘀攀搀漀Ⰰ 漀渀搀攀 昀漀椀 搀攀昀椀渀椀搀漀 漀 琀愀洀愀渀栀漀 搀漀 氀椀瘀爀漀Ⰰ 搀椀洀攀渀猀攀猀 ㈀㈀Ⰰ㌀ 挀洀 砀 ㌀ Ⰰ㜀 挀洀Ⰰ 昀漀渀琀攀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 䌀漀甀爀椀攀爀 挀漀洀 琀愀洀愀渀栀漀 ㈀㐀Ⰰ 挀漀洀 漀 琀漀琀愀氀 搀攀 㘀  瀀最椀渀愀猀⸀  伀 氀愀礀漀甀琀 昀漀椀 搀攀昀椀渀椀搀漀 渀漀 昀漀爀洀愀琀漀 瀀愀椀猀愀最攀洀Ⰰ 挀漀洀 漀 瀀愀搀爀漀 搀攀 挀漀爀 䌀䴀䬀 ⠀䤀匀伀 挀漀愀琀攀搀 嘀㈀⠀䔀䌀䤀⤀⤀Ⰰ 挀漀洀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 挀漀氀漀爀椀搀愀猀 攀 瀀爀攀琀漀 攀洀 戀爀愀渀挀漀⸀   䄀 愀爀琀攀 搀漀 氀椀瘀爀漀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 昀漀琀漀洀漀渀琀愀最攀洀 挀漀洀 愀甀砀氀椀漀 搀愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 愀渀琀椀最愀猀 搀漀猀 猀甀樀攀椀琀漀猀 渀愀 攀猀挀愀氀愀 瀀爀攀琀漀 攀 戀爀愀渀挀漀 焀甀攀 挀漀洀瀀攀 愀 挀愀瀀愀 攀 挀漀渀琀爀愀 挀愀瀀愀Ⰰ 攀 瀀最椀渀愀猀 搀漀 氀椀瘀爀漀⸀  䄀瀀猀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 昀椀渀愀氀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 渀漀 䌀漀爀攀氀 䐀爀愀眀Ⰰ 愀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 渀愀 䜀爀昀椀挀愀 䨀漀漀 堀堀䤀䤀䤀 瀀愀爀愀 搀愀爀 漀 愀挀愀戀愀洀攀渀琀漀 昀椀渀愀氀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀  㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀