INSCRIÇÃO: 00234
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT05
 
TÍTULO: Mulheres Amazônidas: o que nos une e o que nos separa
 
AUTORES: Tamara da Silva Mesquita (estácio); Diogo Silva Miranda de Miranda (Estácio)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
Na Amazônia, há pouca circulação de conteúdos voltados para as mídias digitais que mostrem o protagonismo da mulher amazônida (ribeirinhas, negras, periféricas, indígenas e quilombolas). A partir de uma reflexão teórica, produzida para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, foi possível perceber que na maioria da vezes somos invisibilizadas, desterritorializadas e desidentificadas socialmente. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo compreender a identidade da mulher amazônida que é construída por elas mesmas dentro de suas comunidades, e como elas estão se organizando para construir suas próprias narrativas, para que a partir disto seja possível construir um novo olhar sobre o assunto, construíndo-se assim uma contra-narrativa. É muito importante pontuar que esse assunto tem um valor social de extrema importância por conta de se levantar a discussão da identidade da mulher amazônida.਀䔀渀琀漀Ⰰ 甀洀愀 搀愀猀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 洀愀椀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 琀爀愀稀攀爀 攀猀猀愀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀  愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 挀漀洀甀渀椀琀爀椀愀⸀ 伀 琀攀爀洀漀 挀漀洀甀渀椀琀爀椀漀 爀攀昀攀爀攀ⴀ猀攀 愀 甀洀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀琀椀瘀愀Ⰰ 攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 渀漀 猀 挀漀洀漀 爀攀挀攀瀀琀漀爀攀猀Ⰰ 洀愀猀 挀漀洀漀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀猀 搀漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀⸀ 䌀攀挀椀氀椀愀 倀攀爀甀稀稀漀 ⠀㈀  㤀⤀Ⰰ 昀愀氀愀 焀甀攀 漀 琀攀爀洀漀 挀漀洀甀渀椀琀爀椀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 搀攀猀搀攀 愀 ᰀ挠漀洀甀渀椀挀愀漀 搀漀猀 瀀漀瘀漀猀ᴀ†愀琀 挀栀攀最愀爀 攀洀 洀搀椀愀猀 搀攀 最爀愀渀搀攀 瀀漀爀琀攀⸀ 䌀漀洀 漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 挀漀洀甀渀椀琀爀椀愀 挀栀攀最愀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 渀漀猀 洀攀椀漀猀 搀椀最椀琀愀椀猀Ⰰ 洀愀猀  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀漀渀琀甀愀爀 焀甀攀 渀攀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 琀攀洀 愀挀攀猀猀漀 愀 攀猀猀攀猀 洀攀椀漀猀⸀ 倀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 猀攀 琀爀愀琀愀 搀攀 䄀洀愀稀渀椀愀 䰀攀最愀氀Ⰰ 漀 䴀椀渀椀猀琀爀椀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 挀椀琀愀搀漀 瀀漀爀 刀攀氀愀琀爀椀漀 搀攀 倀爀漀樀攀琀漀 ⴀ 䴀搀椀愀 䌀椀搀愀搀 攀 䐀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 匀甀猀琀攀渀琀瘀攀氀㨀 洀愀瀀攀愀洀攀渀琀漀 攀 愀渀氀椀猀攀 搀攀 爀搀椀漀猀 挀漀洀甀渀椀琀爀椀愀猀 攀洀 爀攀愀猀 搀攀 瀀爀攀猀猀漀 猀漀挀椀漀愀洀戀椀攀渀琀愀氀 渀愀 䄀洀愀稀渀椀愀Ⰰ 搀椀稀 焀甀攀 愀猀 爀搀椀漀猀 挀漀洀甀渀椀琀爀椀愀猀 攀猀琀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 攀洀 㐀㌀Ⰰ㐀─ 搀愀 爀攀最椀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 焀甀攀 渀漀 倀愀爀 攀 䴀愀爀愀渀栀漀 ⠀伀攀猀琀攀 搀漀 䴀䄀 瀀攀爀琀攀渀挀攀 愀 䄀洀愀稀渀椀愀⤀ 猀漀 漀猀 攀猀琀愀搀漀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀攀洀 洀攀琀愀搀攀 搀攀猀猀愀猀 爀搀椀漀猀⸀ 伀甀琀爀漀 愀猀瀀攀挀琀漀 洀甀椀琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀Ⰰ  漀 昀愀琀漀 搀攀 瀀愀爀琀攀 搀愀 䄀洀愀稀渀椀愀 猀 琀攀爀 攀猀猀攀 瘀攀挀甀氀漀 挀漀洀漀 洀攀椀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 䔀渀琀漀Ⰰ  渀攀挀攀猀猀爀椀漀 瀀攀渀猀愀爀 挀漀洀漀 攀猀猀攀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 瘀漀 愀琀椀渀最椀爀 漀 洀愀椀漀爀 渀切洀攀爀漀 搀攀 瀀攀猀猀猀漀愀猀 攀 氀漀挀愀椀猀⸀  Este trabalho também traz a importância de coletivos que falem sobre essas mulheres amazônidas, o coletivo de comunicação e audiovisual ÊÊ, MANA é um exemplo disso, que vem com a proposta de desenvolver uma mídia alternativa e comunitária que possa dialogar com as comunidades, buscando refletir suas realidades, fortalecendo o protagonismo dessas manas (“mana em Belém é uma expressão bastante utlizada e tem uma carga símbolica muito forte e importante”). O canal vem construindo sua própria narrativa e buscando compartilhar aprendizados, experiências e informações para sociedade.਀䌀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 琀攀渀栀漀 挀攀爀琀攀稀愀 搀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 挀漀氀攀琀椀瘀漀猀 挀漀洀漀 漀 쨀쨀Ⰰ 䴀䄀一䄀Ⰰ 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀 焀甀攀 琀爀愀稀Ⰰ 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀洀瀀漀搀攀爀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀 椀渀昀漀爀洀愀漀⸀ Para finalizar, é necessário entender que a realidade das mulheres ribeirinhas, por exemplo, é diferente das mulheres que moram na intersecção da zona urbana; que o espaço geográfico é muito significativo para entendermos como funciona a mobilidade na Amazônia e que as narrativas precisam ser construídas de formas diferentes.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㜀愀㘀 ㌀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 搀漀 焀甀攀  猀攀爀 洀甀氀栀攀爀 愀洀愀稀渀椀搀愀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 洀漀猀琀爀愀爀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 挀漀氀攀琀椀瘀漀猀 焀甀攀 昀愀氀攀洀 猀漀戀爀攀 愀 洀甀氀栀攀爀 愀洀愀稀渀椀搀愀Ⰰ  昀漀挀漀 搀攀猀猀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀  O audiovisual é muito importante pra mim, vejo nele um caminho para novas perspectiva sobre diversos assuntos, vejo que ele pode aproximar da realidade e mostrar vários pontos de vistas. Mediante a tudo que foi apresentado, a construção desse projeto experimental será de grande interesse e relevância para estudiosos da área de comunicação na amazônia. Além da suma importância para as próprias mulheres amazônidas.਀倀愀爀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 攀猀猀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 攀猀挀漀氀栀椀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀爀 倀甀礀爀 吀攀洀戀 ⠀椀渀搀最攀渀愀⤀Ⰰ 匀愀洀椀氀氀礀 匀漀愀爀攀猀 ⠀焀甀椀氀漀洀戀漀氀愀⤀Ⰰ 匀漀氀愀渀最攀 匀愀渀琀漀猀 ⠀爀椀戀攀椀爀椀渀栀愀⤀Ⰰ 䨀漀猀椀渀愀氀瘀愀 䄀氀瘀攀猀 ⠀渀攀最爀愀 攀 瀀攀爀椀昀爀椀挀愀⤀ 攀 䤀稀愀戀攀氀愀 挀栀愀瘀攀猀 ⠀瀀攀爀椀昀爀椀挀愀 攀 甀洀愀 搀愀猀 䤀搀攀愀氀椀稀愀搀漀爀愀猀 搀漀 쨀쨀Ⰰ 䴀䄀一䄀⤀⸀ 준 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 昀愀氀愀爀 猀漀戀爀攀 攀猀猀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 挀愀搀愀 甀洀愀 搀攀氀愀猀 琀攀洀 甀洀愀 氀甀琀愀 攀 瘀椀瘀渀挀椀愀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀Ⰰ 挀愀搀愀 甀洀愀 焀甀攀 攀猀挀漀氀栀椀 瀀愀爀琀椀氀栀愀洀 搀漀爀攀猀Ⰰ 愀昀攀琀漀 攀 猀愀戀攀搀漀爀椀愀Ⰰ 挀愀搀愀 洀甀氀栀攀爀 搀攀猀猀愀  爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 猀甀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 Além disso, a escolha por cada mulher, foi pensada a partir das minhas vivências enquanto mulher amazônida, por ver as problemáticas que cercam nossa região. Por mais que tenhamos uma diversidade de mulheres na amazônia, vejo que essas manas escolhidas, apesar de diferentes, vivem situações semelhantes. Essas mulheres precisam está contando suas narrativas, sendo contra narrativas desse processo.਀倀攀渀猀愀渀搀漀 攀洀 琀甀搀漀 椀猀猀漀Ⰰ 愀猀 氀漀挀愀攀猀 昀漀爀愀洀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀愀猀 瀀愀爀愀 搀愀爀 愀爀 洀愀椀猀 椀渀琀椀洀椀猀琀愀 搀愀 洀甀氀栀攀爀 挀漀洀 猀攀甀 琀攀爀爀椀琀爀椀漀 搀攀 漀爀椀最攀洀Ⰰ 攀渀琀漀 漀 戀愀椀爀爀漀 搀愀 吀攀爀爀愀 䘀椀爀洀攀Ⰰ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 倀愀爀 ⠀唀䘀倀䄀⤀ 攀 䴀漀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 䴀甀氀栀攀爀攀猀 搀愀猀 䤀氀栀愀猀 搀攀 䈀攀氀洀 ⠀䴀䴀䤀䈀⤀Ⰰ 攀洀 䌀漀琀椀樀甀戀愀Ⰰ 昀漀爀愀洀 漀猀 氀漀挀愀椀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 最爀愀瘀愀漀Ⰰ 挀漀渀琀攀椀 挀漀洀 甀洀愀 挀洀攀爀愀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀Ⰰ 甀洀愀 最漀 瀀爀漀Ⰰ 洀椀挀爀漀昀漀渀攀 攀 最爀愀瘀愀搀漀爀Ⰰ 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀猀猀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀渀搀愀 瀀愀爀愀 搀愀爀 甀洀 漀氀栀愀爀 洀愀椀猀 瀀爀漀砀椀洀愀氀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 瀀漀搀攀爀 愀瀀爀漀瘀攀椀琀愀爀 愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 焀甀攀 攀猀猀攀猀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀 瀀攀爀洀椀琀攀洀⸀ 준 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 焀甀攀 猀攀 琀爀愀琀愀 搀攀 甀洀愀 瀀爀漀搀甀漀 攀砀琀爀攀洀愀洀攀渀琀攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 挀漀洀漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 吀䌀䌀⸀ Pensando em todo o cenário, optei por um enquadramento fechado em todas as personagens, assim eu consegui captar os traços e característica de cada mana. Além disso, usei imagens de apoio que foram feitas durante as gravações e outras que essas mulheres me disponibilizaram. Por fim, quis deixar esse documentário com qualidade, seriedade, leveza e o mais poético possível.਀一攀猀猀攀 猀攀渀琀椀渀搀漀Ⰰ 搀椀最漀 焀甀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀猀 挀漀洀漀 攀猀猀攀Ⰰ  甀洀愀 挀漀渀琀爀愀ⴀ渀愀爀爀愀琀椀瘀愀⸀ 儀甀愀渀搀漀 漀 ᰀ쨠쨀Ⰰ 䴀䄀一䄀ᴀⰠ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 挀漀氀漀挀愀 攀猀猀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 瀀愀爀愀 挀漀渀琀愀爀攀洀 猀甀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀Ⰰ 攀氀愀猀 猀漀 挀漀渀琀爀愀ⴀ渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 搀漀 焀甀攀 渀漀爀洀愀氀洀攀渀琀攀 挀椀爀挀甀氀愀 渀愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀⸀ 䔀渀琀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 攀渀琀攀搀攀爀 洀攀氀栀漀爀 漀 焀甀攀  椀猀猀漀Ⰰ 攀砀瀀氀椀挀漀Ⰰ 愀 洀搀椀愀 搀攀 洀愀猀猀愀 猀攀洀瀀爀攀 椀渀瘀椀愀戀椀氀椀稀愀 漀甀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀 愀猀 瘀椀漀氀愀攀猀 搀攀 搀椀爀攀椀琀漀猀 挀漀渀琀爀愀 漀猀 洀攀渀漀猀 昀愀瘀漀爀攀挀椀搀漀猀Ⰰ 挀爀椀愀渀搀漀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 焀甀攀 洀甀椀琀愀 瘀攀稀攀猀 渀漀 洀漀猀琀爀愀洀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀猀猀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 攀 焀甀愀渀搀漀 猀攀 琀爀愀琀愀 搀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 愀洀愀稀渀椀搀愀猀 椀猀猀漀  戀攀洀 洀愀椀猀 昀漀爀琀攀Ⰰ 瀀漀爀 瘀椀瘀攀爀洀漀猀 攀洀 甀洀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 洀愀挀栀椀猀琀愀 攀 洀椀猀最椀渀愀 焀甀攀 渀漀 搀 攀猀瀀愀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀猀 洀愀渀愀猀 瀀漀猀猀愀洀 猀攀爀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀猀 搀攀 猀甀愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀⸀ 伀甀 猀攀樀愀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 挀漀氀漀挀愀洀漀猀 攀猀猀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 愀 昀爀攀渀琀攀 搀攀猀猀愀猀 洀搀椀愀猀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀猀 攀 挀漀洀甀渀椀琀爀椀愀猀Ⰰ 攀氀愀猀 猀攀 琀漀爀渀愀洀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 攀 猀洀戀漀氀漀 搀攀 爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀 攀 氀甀琀愀 挀漀渀琀爀愀 漀 猀椀猀琀攀洀愀⸀
 
OBJETIVO
Foi muito impotante vivenciar isso, atravessar o rio e conhecer um pouco da realidade das mulheres ribeirinhas, isso me deixou mais perto das minhas entrevistadas e deixou elas mais a vontade para conversar comigo.਀伀瀀琀愀爀 瀀漀爀 甀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 瀀愀爀愀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 挀漀渀挀氀甀猀漀 搀攀 挀甀爀猀漀Ⰰ 洀攀 搀攀甀 洀甀椀琀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀Ⰰ 攀 攀猀琀愀爀 愀 昀爀攀渀琀攀 搀攀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀猀猀攀  洀甀椀琀漀 椀渀琀攀渀猀漀⸀ 吀椀瘀攀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀爀 昀甀渀攀猀 焀甀攀 渀甀渀挀愀 琀椀渀栀愀 攀猀琀愀搀漀  昀爀攀渀琀攀⸀ 䄀瀀爀攀渀搀椀 琀愀渀琀漀 挀漀洀 挀愀搀愀 攀爀爀漀 攀 愀挀攀爀琀漀 焀甀攀 攀猀猀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 洀攀 瀀爀漀瀀漀挀椀渀漀甀⸀ 倀攀爀挀攀戀椀 焀甀攀 椀爀椀愀 昀愀稀攀爀 漀 焀甀攀 最漀猀琀漀Ⰰ 昀愀氀愀爀 搀漀 焀甀攀 最漀猀琀漀Ⰰ 琀爀愀稀攀爀 瀀愀爀愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 甀洀 愀猀猀甀渀琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 攀 愀氀洀 搀攀 最愀渀栀愀爀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 瀀攀猀猀漀愀氀 攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀⸀ A produção desse documentário foi uma experiência única, escutar a experiência de cada mulher foi enriquecedor. No final do trabalho cheguei na conclusão que queria, entendendo o quando a identidade da mulher Amazônida é construída através do seu território. Puyr Tembé fala justamente isso, que para continuar sendo quem é, só pela garantia do território.਀一漀 洀愀椀猀Ⰰ 琀椀瘀攀 愀氀最甀渀猀 搀攀猀愀昀椀漀猀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 最爀愀瘀愀漀⸀ 嘀攀樀漀 焀甀攀 漀 洀愀椀漀爀 搀攀氀攀猀 昀漀椀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 挀栀攀最愀爀 渀愀 焀甀攀猀琀漀 搀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀猀猀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 猀攀洀 猀攀爀 椀渀瘀愀猀椀瘀愀Ⰰ 瀀漀爀焀甀攀 愀氀洀 搀攀 瀀爀攀稀愀爀 瀀攀氀愀 琀椀挀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀漀 焀甀攀 猀攀 爀攀挀漀渀栀攀挀攀爀 挀漀洀漀 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀 愀洀愀稀渀椀搀愀  洀甀椀琀漀 挀漀洀瀀氀攀砀漀⸀ 䔀砀椀猀琀攀 瘀爀椀愀猀 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 焀甀攀 昀愀稀 挀漀洀 焀甀攀 挀愀搀愀 洀甀氀栀攀爀 猀攀 爀攀挀漀渀栀攀愀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀Ⰰ 攀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀⸀ Se cada vez mais queremos construir uma comunidade mais participativa, com uma comunicação com mais interatividade e conexão, é necessário falar sobre temas de importância e relevância social, e este é um exemplo disto.਀伀 攀渀挀漀渀琀爀漀 挀漀洀 挀愀搀愀 甀洀愀 搀攀氀愀猀 洀攀 昀攀稀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 漀 焀甀愀渀琀漀 攀甀 攀猀琀漀甀 椀渀搀漀 渀漀 挀愀洀椀渀栀漀 挀攀爀琀漀Ⰰ 漀 焀甀愀渀琀漀  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 攀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀洀漀 挀漀洀甀渀椀挀漀氀最愀⸀ A ideia de falar sobre a identidade da mulher Amazônida foi de grande valor para mim. Consegui atingir meu objetivo e ainda ganhei muito mais conhecimento sobre o assunto. Tudo o que me fez chegar aqui foi de grande valor para que esse trabalho tenha saído dessa forma. ਀䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀  搀攀 猀甀洀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀洀 最攀爀愀氀⸀ 儀甀攀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 攀猀猀愀猀 攀 琀愀渀琀愀猀 漀甀琀爀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 瀀漀猀猀愀洀 猀攀爀 漀甀瘀椀搀愀猀⸀ 䔀猀瀀攀爀漀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 瀀愀爀愀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 瀀愀爀愀 愀猀挀攀渀猀漀 搀攀 琀愀渀琀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 焀甀攀 琀漀搀愀猀 琀洀 甀洀 瀀愀瀀攀氀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 渀漀 攀猀瀀愀漀 漀渀搀攀 攀猀琀漀 椀渀猀攀爀椀搀愀猀⸀ Por fim, queria pontuar que nós mulheres amazônidas também podemos produzir conteúdo, digo isso pela minha experiência no audiovisual, temos que ser protagonistas das nossas histórias.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀