De acordo com Lucia Santaella (p.165, 2001) a imagem é o resultado do registro sobre um suporte químico ou eletromagnético do impacto dos raios luminosos emitidos pelo objeto ao passar pela lente da câmera fotográfica.䄀 椀搀攀椀愀 搀攀 昀愀稀攀爀 漀 攀渀猀愀椀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 猀甀爀最椀甀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 猀漀氀椀挀椀琀愀搀漀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 匀漀挀椀漀氀漀最椀愀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 渀漀 洀猀 搀愀 䌀漀渀猀挀椀渀挀椀愀 一攀最爀愀Ⰰ 漀渀搀攀 昀漀椀 搀攀猀琀愀挀愀搀漀 焀甀攀 漀 渀攀最爀漀 猀攀洀瀀爀攀 瘀椀猀琀漀 挀漀洀漀 椀渀昀攀爀椀漀爀 攀 椀洀瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀搀漀 搀攀 挀攀爀琀愀猀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀 瀀漀爀 猀攀甀 琀漀洀 搀攀 瀀攀氀攀⸀
O Brasil acompanha um histórico de escravidão, onde a população negra é rebaixada desde a época da colonização, tanto financeiramente como socialmente e o ensaio “A Beleza Negra” tinha a intenção de valorizar essas pessoas e seus traços. Os estereótipos e preconceitos são resultados de uma longa jornada de ignorância por parte do resto da população, que impõem, juntamente com a mídia, que a população negra não se encaixa no “padrão” de beleza do branco europeu. O objetivo do trabalho foi entender o preconceito sofrido e demonstrar através das imagens a força e beleza que os 4 modelos negros possuem. 伀 攀渀猀愀椀漀 昀漀椀 昀攀椀琀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 挀洀攀爀愀 搀椀最椀琀愀氀 匀漀渀礀 䐀匀䌀ⴀ䠀堀㈀ 嘀Ⰰ 攀 愀猀 昀漀琀漀猀 昀漀爀愀洀 瀀愀猀猀愀搀愀猀 渀漀 䄀搀漀戀攀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀 瀀愀爀愀 爀攀挀攀戀攀爀攀洀 漀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀⸀ 䄀 昀漀琀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 瀀漀爀 猀攀 搀攀猀琀愀挀愀爀 搀攀渀琀爀攀 愀猀 㐀㜀 昀漀琀漀猀 焀甀攀 挀漀洀瀀攀洀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀⸀ 一愀 昀漀琀漀 猀漀 攀砀瀀氀漀爀愀搀漀猀 漀猀 琀漀渀猀 搀攀 瀀攀氀攀 攀 愀猀 挀漀爀攀猀 昀漀爀琀攀猀 搀愀猀 洀愀焀甀椀愀最攀渀猀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀愀搀愀猀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 焀甀攀 漀 樀甀氀最愀洀攀渀琀漀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 渀漀 挀漀洀瀀愀琀瘀攀氀 挀漀洀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀 戀攀氀攀稀愀 渀攀最爀愀 昀愀猀挀椀渀愀渀琀攀 攀 攀渀挀愀渀琀愀搀漀爀愀⸀
A foto carrega a essência do ensaio fotográfico, pois mostra a beleza, os traços e as cores, além de representar a união entre os negros, que mesmo depois de todo o preconceito e onda de ódio que sofrem, permanecem unidos. |
O capítulo “A voz negra: de Spike Lee ao rap” do livro “A Cultura da mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e pós-moderno” de Douglas Kellner publicado em 2001, foi a principal base teórica para a fundamentação do ensaio fotográfico A Beleza Negra. O estudo feito por Kellner sobre a libertação dos grupos oprimidos por meio de suas lutas e alianças com outros grupos contra forças opressoras de classes, raça e sexo, expressando toda a solidariedade com a luta dos afro-americanos por direitos e espaço na sociedade, foi a chave para o nascimento do tema, que está sempre em pauta nas conversas dos componentes do grupo. 伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 琀漀洀漀甀 昀漀爀洀愀 愀瀀猀 漀猀 愀甀琀漀爀攀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀攀洀 搀漀 䔀渀挀爀攀猀瀀愀 䜀攀爀愀氀Ⰰ 焀甀攀 攀洀 猀甀愀 切氀琀椀洀愀 攀搀椀漀 琀椀渀栀愀 挀漀洀漀 琀攀洀愀 ᰀ䄠 猀愀切搀攀 洀攀渀琀愀氀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 渀攀最爀愀 攀 䰀䜀䈀吀儀⬀ᴀⰠ 搀漀 焀甀愀氀 猀攀 瀀漀搀攀 愀渀愀氀椀猀愀爀 焀甀攀 猀攀甀猀 挀愀戀攀氀漀猀 挀爀攀猀瀀漀猀 攀 漀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀渀焀甀愀渀琀漀 渀攀最爀漀猀 昀愀稀椀愀 琀漀搀愀 愀 搀椀昀攀爀攀渀愀⸀ 䌀漀洀 洀攀猀愀猀 爀攀搀漀渀搀愀猀 挀漀洀瀀漀猀琀愀猀 瀀漀爀 愀琀椀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 攀爀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 攀渀砀攀爀最愀爀 焀甀攀 挀愀搀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 攀爀愀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀愀 漀甀琀爀愀Ⰰ 挀愀搀愀 甀洀 琀椀渀栀愀 猀甀愀 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀椀搀愀搀攀⸀ 吀漀搀漀猀 漀猀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀 攀猀挀甀琀愀搀漀猀 猀攀爀瘀椀爀愀洀 搀攀 椀渀猀瀀椀爀愀漀 瀀愀爀愀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 漀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀漀 攀渀猀愀椀漀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 昀漀挀愀搀漀 渀愀 愀甀琀漀攀猀琀椀洀愀 渀攀最爀愀 攀 攀洀 挀漀洀漀 攀氀愀 爀攀瀀爀椀洀椀搀愀 瀀愀爀愀 椀洀瀀漀爀 甀洀 猀甀瀀漀猀琀漀 ᰀ瀠愀搀爀漀ᴀ†戀爀愀渀挀漀⸀
O padrão de beleza “ideal”, mesmo com todas as mudanças na sociedade, ainda é o eurocêntrico, do qual o cabelo liso e a magreza são os pontos essenciais. Por conta dos traços africanos, eles não se encaixam nesses padrões, o que para alguns é extremamente errado. Mas mesmo com todo esse movimento de não se levar por supostos padrões e aceitar o diferente, é possível perceber que ainda sim, os negros são estereotipados. A mulher negra sofre dois extremos: ou tem participação de baixas relevâncias em produções audiovisuais sendo ou a empregada ou a melhor amiga da personagem branca, ou é hipersexualizada, sempre sendo apresentada como “a mais sensual de todas”, “da cor do pecado” ou até mesmo “com um sabor diferenciado”. 伀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 洀甀渀搀漀 搀攀 挀愀搀愀 挀漀洀瀀漀渀攀渀琀攀 搀漀 最爀甀瀀漀 攀 猀甀愀猀 瘀椀猀攀猀 洀甀椀琀漀 愀最甀愀搀愀猀 攀 愀琀攀渀琀愀猀 愀漀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 搀攀爀愀洀 瘀椀搀愀 愀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 伀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 攀猀琀愀瘀愀洀 氀椀最愀搀漀猀 愀 琀漀搀愀猀 愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 渀攀最爀愀猀 攀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 氀甀最愀爀攀猀 瀀愀爀愀 挀愀瀀琀愀爀 愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 搀攀 瘀椀搀愀 攀 愀戀猀漀爀瘀攀爀 漀猀 搀椀猀挀甀爀猀漀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 준 渀琀椀搀愀 愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀漀 爀愀挀椀猀洀漀 攀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 挀氀愀猀猀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 洀愀猀 渀愀猀 挀氀愀猀猀攀猀 戀愀椀砀愀猀 攀猀猀攀猀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀猀 猀漀 瀀攀爀挀攀戀椀搀漀猀 爀愀瀀椀搀愀洀攀渀琀攀⸀ 䤀猀猀漀 猀攀 搀攀瘀攀 愀 瀀漀甀挀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 爀攀瘀攀爀琀椀搀愀 攀洀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 洀攀椀漀 瀀攀氀漀 焀甀愀氀 漀 椀渀搀椀瘀椀搀甀漀 瀀漀搀攀 猀攀 氀椀戀攀爀琀愀爀 搀漀猀 攀猀琀攀爀攀琀椀瀀漀猀 攀 搀椀猀挀甀爀猀漀猀 爀攀瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 猀漀挀椀愀氀洀攀渀琀攀⸀ 䄀 挀漀渀瘀攀爀猀愀 挀漀洀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 渀攀最爀愀猀 琀爀愀稀 氀椀攀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 焀甀攀 搀漀 瘀椀搀愀 攀 攀猀猀渀挀椀愀 愀 攀猀猀攀 攀渀猀愀椀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 挀愀猀漀 搀愀 甀渀椀漀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 焀甀攀 昀漀椀 搀攀猀挀爀椀琀愀 瀀爀漀 䬀攀氀氀渀攀爀 ⠀瀀⸀㈀ ㌀Ⰰ ㈀ ⤀ 挀漀洀漀 愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 愀爀洀愀 瀀愀爀愀 挀漀洀戀愀琀攀爀 愀猀 昀漀爀愀猀 搀漀洀椀渀愀渀琀攀猀 攀 漀瀀爀攀猀猀漀爀愀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㜀愀㘀 ㌀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 攀渀猀愀椀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 渀漀 搀椀愀 㐀 搀攀 一漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ 㠀Ⰰ 渀漀 攀猀琀切搀椀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 搀漀 䌀攀渀琀爀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 䘀愀洀攀琀爀漀Ⰰ 挀漀洀漀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀漀 搀愀 渀漀琀愀 瀀愀爀挀椀愀氀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 匀漀挀椀漀氀漀最椀愀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 伀 最爀甀瀀漀 挀漀洀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀 㔀 瀀攀猀猀漀愀猀 昀漀椀 搀椀瘀椀搀椀搀漀 攀洀 昀甀渀攀猀㨀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 洀愀焀甀椀愀最攀洀 攀 搀椀爀攀漀⸀ 伀 最爀甀瀀漀 甀猀漀甀 挀漀洀漀 洀漀搀攀氀漀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀渀栀攀挀椀搀愀猀 攀 洀愀椀猀 甀洀愀 瀀攀猀猀漀愀 搀漀 最爀甀瀀漀⸀ 䐀攀渀琀爀攀 漀猀 洀漀搀攀氀漀猀㨀 刀漀猀攀 䌀愀爀氀愀 䈀愀猀琀漀猀Ⰰ 愀氀甀渀愀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 甀洀愀 搀愀猀 愀甀琀漀爀愀猀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀㬀 䌀栀愀爀爀攀渀攀 刀椀挀栀攀氀氀礀Ⰰ 愀氀甀渀愀 搀攀 瀀猀椀挀漀氀漀最椀愀㬀 一愀琀氀椀愀 䰀椀洀愀Ⰰ 愀氀甀渀愀 搀攀 攀挀漀渀漀洀椀愀 攀 䌀愀椀漀 䌀猀愀爀Ⰰ 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 搀攀 瀀猀椀挀漀氀漀最椀愀 搀愀 唀昀愀洀 攀 愀琀椀瘀椀猀琀愀 搀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 渀攀最爀漀 䰀䜀䈀吀䤀⬀⸀
Os preparativos para o ensaio começaram às 13h, que teve como primeiro passo a maquiagem, onde decidimos colocar cores fortes nos modelos e iluminar alguns pontos característicos. A ideia das cores veio após uma modelo relatar que em toda sua infância ela escutava que "negro não pode usar colorido", então pensamos que seria importante destacar esse fato.倀愀爀愀 攀猀猀愀 昀漀琀漀Ⰰ 漀猀 洀漀搀攀氀漀猀 搀攀椀琀愀爀愀洀 渀漀 挀栀漀 挀漀洀 挀愀爀瀀攀琀攀 挀椀渀稀愀 瀀愀爀愀 搀愀爀 甀洀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 搀攀 猀漀氀椀搀攀稀Ⰰ 攀 瘀椀洀漀猀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 焀甀攀 攀氀攀猀 樀甀渀琀愀猀猀攀洀 漀猀 爀漀猀琀漀猀 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 甀渀椀漀 攀 猀甀瀀漀爀琀攀⸀ 䄀 椀洀愀最攀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 昀漀椀 挀愀瀀琀甀爀愀搀愀 渀漀 瀀氀愀渀漀 昀爀漀渀琀愀氀Ⰰ 瀀氀漀渀最攀Ⰰ 攀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀氀愀渀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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