ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #37a603"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00258</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Blog Jornalístico Fica a Dica: convergência midiática através do webjornalismo</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Amanda Letícia Bastos Rodrigues (Universidade Federal do Amapá); Luana da Conceição Silveira (Universidade Federal do Amapá); Laura de Oliveira Machado (Universidade Federal do Amapá); Karina Soares Pacheco (Universidade Federal do Amapá); Cláudia Maria Arantes de Assis Saar (Universidade Federal do Amapá)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #37a603"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O blog jornalístico de indicações  Fica a Dica nasce como uma atividade desenvolvida na disciplina de Webjornalismo, idealizada por acadêmicas do curso de Bacharelado em Jornalismo, com o objetivo de produzir uma plataforma de conteúdo informativo e relevante, levando em consideração os conceitos de convergência e de processos comunicacionais. A página, elaborada no segundo semestre de 2018, traz inúmeras matérias e reportagens divididas em 4 editorias, sendo elas: literatura e cinema, gastronomia, tecnologia e cultura, dessa forma coloca-se em prática a redação jornalística em todas as suas ramificações, utilizando-se de processos digitais e convergência. Esta é uma modalidade de prestação de serviço ao público. Tendo em vista que no estado do Amapá, poucos portais possuem este formato, que visa orientar o leitor na escolha de locais e/ou conteúdos. O modelo é muito difundido nas demais regiões devido ao grande número de opções para lazer e entretenimento. Por este motivo, é necessário um filtro para selecionar o que mais se encaixa no perfil do usuário. A Sociedade da Informação busca aproveitar o seu  tempo livre de maneira que possam se manter informados. O conteúdo tem o objetivo de entreter, mas também de passar conhecimento de forma rápida e simples. Em virtude desta demanda, nasce o blog jornalístico Fica a Dica. Fundamentado no jornalismo de INFOtenimento que permite integrar assuntos com base no público-alvo composto por diversos nichos promovendo a busca por informação e entretenimento de forma simplificada, precisa e de qualidade, para que o leitor possa obter todas as informações necessárias de maneira rápida e em qualquer lugar. O blog jornalístico foi projetado para recomendar expoentes culturais utilizando como carro-chefe diferentes mídias para divulgação e valorização do conteúdo, a exemplo da aplicação de hiperlinks, que possibilitam ao leitor uma continuidade de navegação pela plataforma. Ademais, ainda empregamos a curadoria jornalística, que Castillo e Coelho, no artigo Curadoria de notícias e jornalismo na produção de conhecimento (Universidade Federal de Santa Catarina, 2014) caracterizam como a indicação de informações que mais se adequam às demandas dos leitores, ouvintes, telespectadores e internautas. Ou seja, temos a necessidade em produzir um conteúdo que atenda aos pré-requisitos do público-alvo, como a credibilidade em veicular o INFOtenimento com eficiência. Henry Jenkins, no texto Cultura da convergência, (New York University Press, 2008), define a convergência como tendência que os meios de comunicação estão aderindo para poder se adaptar a internet, consiste em usar este suporte como canal para distribuição de seu produto, abrangendo todas as plataformas existentes, como meios em que empresas mercadológicas possam inserir seu produto e indivíduos ganharem cada vez mais visibilidade na era digital. A  convergência é uma palavra que consegue definir transformações tecnológicas, mercadológicas, culturais e sociais, dependendo de quem está falando e do que imaginam estar falando (JENKINS, 2008, p. 27). A convergência acontece com links entre plataformas, como por exemplo, a veiculação de um conteúdo que pode ser relacionado com outro, de uma editoria diferente, dentro de uma mesma base de dados. Por isso, todas as matérias veiculadas são verificadas com o máximo de cuidado, passando por um minucioso processo de revisão da autenticidade que a informação é prestada, confirmando-a através de entrevistas, pesquisas em jornais e sites confiáveis para validá-la, antes de ser publicada. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #37a603"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Pinheiro, no livro Pesquisa de mercado (FGV, 2011) ressalta a importância de avaliar a situação do mercado que o produto faz parte, antes de qualquer decisão. Visando desenvolver conteúdos didáticos, com o uso de uma linguagem versátil, promovendo informação com entretenimento, foi realizada uma pesquisa de mercado, que oportunizou uma análise de outros sites que dispunham de perspectiva semelhante à esta. Desse modo foi possível exercer deliberações entre os componentes do grupo para a tomada de decisões no que se refere à escolha de templates, design do blog jornalístico, seleção de pautas, entre outros. O método utilizado para construção do produto, foi as reuniões de pauta que aconteciam às segundas-feiras em sala de aula, para definir as veiculações da semana seguinte, permitindo a interação dos repórteres a respeito do conteúdo produzido para o blog jornalístico. Ou seja, todos os dias alguém era responsável por uma publicação, para que o blog sempre estivesse bem movimentado com novos posts. Enquanto técnica para o desenvolvimento do projeto, foi efetuada a roteirização. Field, no livro Manual do roteiro: os fundamentos do texto cinematográfico (Objetiva, 1995) aponta que o roteiro é como um substantivo sobre uma pessoa, ou pessoas, vivendo sua  coisa e afirma que todos os roteiros partem da mesma premissa. Por conseguinte, o mesmo tornou-se fundamental para a execução do material publicado no blog jornalístico, especialmente para a convergência das produções, uma estratégia adotada por jornalistas para atender às necessidades do consumidor. Assim sendo, o blog jornalístico de indicações Fica a Dica continua realizando publicações que se complementam através da inserção dos recursos multimídia para elaboração de conteúdos comunicacionais, atentando aos ganchos jornalísticos para gerar uma ligação entre as mais variadas publicações, navegando pela versatilidade do jornalismo por intermédio do texto, da imagem, vídeo e áudio. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #37a603"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O produto surgiu com uma atividade realizada na disciplina de Webjornalismo, e foi executado por um grupo de 7 alunas. A proposta do blog jornalístico é indicar diferentes opções de lugares, serviços e entretenimento nas editorias de: Literatura e cinema, gastronomia, tecnologia e cultura. O blog jornalístico foi desenvolvido a partir da plataforma online Wix, para criação e edição de sites, possibilitando a utilização dos recursos de forma gratuita e programada, pois o mesmo oferece muitos processos intuitivos. O logotipo foi construído com artes vetoriais disponíveis no próprio Wix, sendo uma junção de duas fontes, a  Amatic SC , tamanho 83 e a  Brandon Grotesque , tamanho 18. A maioria das fontes utilizadas no site não possuem serifa, tendo em vista que esses tipos são os recursos mais recomendados para trabalhos em plataformas de web por terem melhor legibilidade. A exemplo disso temos as fontes sem serifa mais utilizadas: Helvetica, Arial e Verdana. As postagens ficam sob responsabilidade das próprias alunas, que escolhem a convergência mais adequada ao conteúdo da matéria, ou seja, os diferentes formatos, como: áudio, vídeo, texto ou imagem. Logo, a prática familiariza as acadêmicas com a realidade do fazer jornalístico em diversas áreas. Para a divulgação das produções no blog jornalístico, são utilizadas as redes sociais, o instagram e facebook são alimentados com postagens referentes ao produto. Em relação às cores utilizadas na composição do design da ferramenta, optou-se pela predominância das cores: azul, branco, amarelo, verde, marrom e preto, todas em tons mais suaves para que contrastem entre si. A identidade visual do blog jornalístico é regida pelo plano de fundo da página, uma base quadriculada que é padrão em todas as outras abas, em um tom de azul claro na cor principal; o cabeçalho, parte essa fixa em todas as páginas; e através do logotipo fixo no canto superior esquerdo. Quanto às disposições das matérias, os estilos de fonte para os títulos variam de acordo com a temática abordada no conteúdo, bem como o tamanho, possibilitando assim, chamar atenção do leitor para além da parte informacional, levando-o a perceber que cada página, e cada matéria é única e exclusiva. No entanto, o estilo no corpo do texto permanece padrão, formado sempre pela fonte  Helvetica Light , tamanho 17, cor marrom. Todos os materiais publicados possuem assinatura de seus respectivos colaboradores, link com outro conteúdo do blog jornalístico de temática semelhante, e data e hora da produção. É importante ressaltar a preocupação com a convergência nas publicações, dessa forma os produtos são interligados com outras produções de diferentes formatos. No menu  Nossa equipe , utiliza-se boxes que contêm informações de cada colaboradora, com foto, nome e sobrenome. Ao passar o mouse sobre a caixa é possível ver informações da respectiva repórter, por exemplo a função que a mesma exerce no blog jornalístico, características pessoais, e afins.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>