ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #37a603"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00259</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Amazonidas - O Sobe e desce das águas - Roteiro de não ficção</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Iago Oliveira de Albuquerque (Faculdade Boas Novas); Welcon Gomes Costa (Faculdade Boas Novas); Raquel Cabral (Faculdade Boas Novas); Brayan Yuri Riker Correa (Faculdade Boas Novas); Jeanne Holanda dos Santos (Faculdade Boas Novas); Carla Santos Torres Chagas (Faculdade Boas Novas); Izaura do Socorro Santos dos Santos (Faculdade Boas Novas); Fernanda Kelly Cunha dos Santos (Faculdade Boas Novas)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #37a603"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho descreve todo processo realizado na construção do roteiro do documentário Amazonidas: O sobe e desce das águas que traz uma exploração do jornalismo investigativo que faz ligação com o jornalismo cultural, trabalho proposto por meio da disciplina Questões da Amazônia pela Faculdade Boas Novas de Ciências Teológicas e Sociais e Biotecnológicas, proporcionando aos acadêmicos usufruir de uma experiência única para melhor compreender os conteúdos teóricos das aulas. Trata-se de um documentário que aborda questões ambientes e culturais as margens do rio Amazonas, sobre a comunidade do Catalão como vivem, como estudam. Este trabalho se justifica mediante a construção de um documentário desenvolvido por intermédio da disciplina de Questões da Amazônia, ofertada no 5º período de Comunicação Social/Jornalismo da faculdade boas novas de ciências teológicas e sociais biotecnológicas, com a orientação da Profª Geneci Beth. A ideia do documentário nasceu como fruto das teorias estudadas em sala de aula, acerca do assunto Amazônia, vários artigos foram apresentados e debatidos, ate chegar na produção final que é o documentário a respeito da Amazônia, cujo tema,  Amazonidas: O sobe e desce das águas . O documentário visita a comunidade do Catalão para conhecer os ribeirinhos, que optaram por trocar a terra pelas águas, e apresenta como eles fazem para viver em harmonia com o regime de cheias e vazantes do Rio Negro. O episódio vivencia o cotidiano desses moradores e mostra como atividades simples, como ir à escola, ao mercado e cuidar da casa, criaram um estilo de vida único. Também revela como as casas flutuantes são construídas sem agredir e destruir o meio ambiente.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #37a603"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este produto foi realizado a partir do documentário  O sobe e desce das águas , gravado em uma comunidade chamada Catalão, localizada em Iranduba, no Amazonas. O trabalho foi solicitado pela professora Geneci Betti no 5º período do curso de jornalismo, através da disciplina questões da Amazonas. A ideia de gravar a respeito da comunidade surgiu por uma equipe de 16 pessoas, que contribuíram tanto para viagem até o local destinado, como também na produção e equipamentos uteis de filmagem. Com os possíveis personagens mencionados na pauta e do que foi requisitado para ser gravado, iniciou-se a construção do roteiro do documentário. O roteiro foi construído com base nos personagens que poderíamos entrevistar, com o formato de documentário televisivo, algo que já tínhamos experiência devido aos trabalhos passados no períodos anteriores do curso. Cada bloco era um requisito a se cumprir da equipe, tornando mais fácil a organização, caso não encontrássemos o personagem que estivesse no planejamento. Certas adaptações do roteiro foram feitas em meio do campo, devido a nova leva de informações que conseguíamos adquirir nas entrevistas e na apresentação da comunidade, como um grupo de turistas que vieram no mesmo dia que nossa equipe entrou em ação, tendo facilidade ao levar o roteiro impresso e fazer as rápidas mudanças necessárias à caneta. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #37a603"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O produto apresentado por este trabalho é o roteiro de um documentário sobre a Amazônia, produzido por meio dos critérios estabelecidos e orientados em sala de aula, por intermédio da disciplina de Questões da Amazônia, ministrada pela professora Geneci Bett, no 5º período do curso de Comunicação Social  Jornalismo, da Faculdade Boas Novas de Ciências Teológicas e Sociais Biotecnológicas, cujo objetivo é enfatizar a importância da Amazônia e aguçar a curiosidade em relação às construções flutuantes dos ribeirinhos. A equipe elaborou um roteiro para melhor ajudar no desenrolar do assunto abordado, que busca mostrar também um pouco mais desse modo de vida curioso de como a Amazônia acolhe seus anfitriões ribeirinhos. A construção do produto foi desenvolvida com base nas discussões feitas pelos integrantes da equipe, relevantes ao tema, colocando no roteiro os possíveis personagens que tínhamos poderíamos ter em mãos a partir da nossa fonte, separando cada área que a Comunidade do Catalão nos personagens, como se fossem blocos, a partir de um roteiro de documentário informativo. Dessa forma, o público não se perderia sobre o que está sendo informado, já que cada personagem apresentado tem uma função na Comunidade do Catalão com diferenças nítidas. O roteiro possui a ficha técnica da produção, passagens, OFF s, sob som, sonoras, imagens de apoio e as declarações dos personagens, construídos em uma sequência que não canse o público, apresentando diferentes histórias, em diferentes áreas, de uma mesma comunidade. Intercalando em duas colunas, o vídeo e o áudio, facilitando para o editor saber qual personagem iria falar primeiro, onde entraria a vinheta e quais cenas seriam cobertas pelas imagens da internet. Tudo isso feito de forma organizacional, colocando as figuras mais importantes do Catalão em primeiro lugar, como a líder da Associação da comunidade ribeirinha. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>