INSCRIÇÃO: 00274
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO13
 
TÍTULO: Série de reportagens Descaminhos da Educação
 
AUTORES: Luiza Nobre de Menezes Melo (Universidade Federal do Amapá); Laura de Oliveira Machado (Universidade Federal do Amapá ); Roberta Scheibe (Universidade Federal do Amapá )
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
'Descaminhos da educação' é uma série de reportagens de narrativa longform, no estilo literário, para a web sobre as memórias de quatro professores da rede pública de ensino básico da cidade de Macapá. Desenvolvido na disciplina livro-reportagem, o trabalho é dividido em três capítulos de reportagens perfis dos docentes, sendo eles: Adriana Carvalho, Jodoval da Costa e Josiani Nascimento. A plataforma está disponível no link: https://blogdaluzap.wixsite.com/descaminhos O produto tem como temática central as trajetórias e experiências de professores que atuam na rede estadual de ensino. Inseridos em um contexto de desvalorização deste setor de base, o Amapá enfrenta problemáticas comuns a todo o sistema de educação pública do país, como o baixo investimento na estrutura física de escolas e compra de materiais permanentes. Tendo empenhado um valor superior a 10 milhões para a educação em 2018, o governo do estado do Amapá liquidou apenas 1.937.695,66, sendo essa quantia inferior a 20% da estimativa anual, segundo dados do Portal da Transparência, referentes ao ano de 2018, consultados pelas estudantes no dia 23 de abril de 2019. Para além disso, o parcelamento dos salários, a aplicabilidade falha do ensino integral e a ascensão da violência nesses espaços são enfrentamentos cotidianos dos servidores na capital ao extremo norte do Brasil. Nesse sentido, a narrativa busca retratar a realidade do espaço da sala de aula sob a perspectivas de profissionais que dedicam suas vidas à formação de pessoas. A pergunta que se buscamos responder aqui é: de que maneira os acontecimentos na vida dos professores refletem nas perspectivas que os mesmos têm sobre o exercício da educação? Em 'Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa', Paulo Freire (Paz e Terra, 2002) defende que o papel do professor é de ensinar e não apenas transmitir conhecimento, sendo o espaço da sala de aula um lugar para a manifestação de indagações, inquietudes, pensamentos críticos que possibilitem não somente o despertar do estudante, mas a produção e construção do próprio professor. O objetivo desta série de reportagens é oportunizar aos docentes o protagonismo de suas próprias narrativas diante das adversidades, em uma reflexão dos caminhos e descaminhos que a educação perpassa, e assim, e ressignificar o sentido do ofício em suas vidas ao longo do tempo.
 
INTRODUÇÃO
Mesmo tendo um papel elementar na base de uma sociedade, a educação enfrenta um período de crise em seu sistema e sua aplicabilidade, levando o Brasil a um cenário atual de falência do sistema educacional do país. Em 2017, a taxa de analfabetismo entre pessoas acima de 18 anos no Amapá cresceu 1,83% em relação ao ano anterior, sendo essa, uma das responsáveis pela queda do desenvolvimento regional segundo o levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dado retirado do portal G1 Amapá (28 de agosto de 2017).਀䄀瀀爀漀瘀愀搀愀 攀洀 樀甀渀栀漀 搀攀 ㈀ ㄀㐀Ⰰ 愀 䰀攀椀 䘀攀搀攀爀愀氀 渀먀 ㄀㌀⸀  㔀 椀渀猀琀椀琀甀椀甀 漀 倀氀愀渀漀 䔀猀琀愀搀甀愀氀 搀攀 䔀搀甀挀愀漀Ⰰ 焀甀攀 瀀爀漀瀀攀 洀攀琀愀猀 攀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 攀搀甀挀愀漀 戀猀椀挀愀 攀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 渀漀 䄀洀愀瀀 攀渀琀爀攀 ㈀ ㄀㔀 攀 ㈀ ㈀㔀⸀ 䄀瀀漀渀琀愀搀愀 挀漀洀漀 愀 㘀ꨀ 洀攀琀愀Ⰰ 漀 瀀氀愀渀漀 戀甀猀挀愀 ᰀ传昀攀爀攀挀攀爀 攀搀甀挀愀漀 攀洀 琀攀洀瀀漀 椀渀琀攀最爀愀氀 愀琀 漀 昀椀渀愀氀 搀愀 瘀椀最渀挀椀愀 搀攀猀琀攀 倀氀愀渀漀Ⰰ 攀洀 渀漀 洀渀椀洀漀 㔀 ─ ⠀挀椀渀焀甀攀渀琀愀 瀀漀爀 挀攀渀琀漀⤀ 搀愀猀 攀猀挀漀氀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 愀琀攀渀搀攀爀 瀀攀氀漀 洀攀渀漀猀 ㈀㔀─ ⠀瘀椀渀琀攀 攀 挀椀渀挀漀 瀀漀爀 挀攀渀琀漀⤀ 搀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀愀 䔀搀甀挀愀漀 䈀猀椀挀愀⸀ᴀ Acresce que, esta proposta de ensino tem tido uma baixa adesão da classe de professores. Com 394 instituições de ensino básico no estado, apenas 12 escolas, entre os municípios Macapá, Santana e Porto Grande foram adequadas a este modelo, atendendo, ao todo, 4 mil estudantes.਀䔀洀 猀攀甀 琀攀砀琀漀 ᠀传 焀甀攀  一愀爀爀愀琀椀瘀愀㼀ᤀⰠ 䌀漀爀椀渀渀攀 匀焀甀椀爀攀 ⠀䐀漀猀猀椀 一愀爀爀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 洀愀椀漀⼀愀最漀猀琀漀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⤀ 搀攀昀椀渀攀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 挀漀洀漀 ᰀ甠洀愀 挀愀搀攀椀愀 搀攀 猀椀最渀漀猀 挀漀洀 猀攀渀琀椀搀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 攀⼀漀甀 栀椀猀琀爀椀挀漀猀 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀攀猀Ⰰ 攀 渀漀 最攀爀愀椀猀ᴀ⸠ 倀愀爀愀 攀氀攀Ⰰ 漀 攀渀挀愀搀攀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 昀愀琀漀猀 瀀漀搀攀 猀攀 搀愀爀 瀀攀氀愀 琀攀洀瀀漀爀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀攀氀愀 挀愀甀猀愀氀椀搀愀搀攀 攀 琀漀搀愀 昀漀爀洀愀 猀漀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀搀愀 搀愀 愀漀 栀甀洀愀渀愀Ⰰ 攀 瀀漀爀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀攀洀 搀攀 昀漀爀洀愀 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀Ⰰ 渀漀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 最攀渀攀爀愀氀椀稀愀搀愀猀 挀漀洀漀 愀氀最漀 焀甀攀 猀攀 愀瀀氀椀挀愀 愀 琀漀搀漀 漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 洀愀猀 猀椀洀Ⰰ 挀漀洀漀 攀氀攀洀攀渀琀漀 搀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 瘀椀最攀渀琀攀 渀漀 焀甀愀氀 攀氀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀甀⸀ 一攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 猀攀 愀猀猀漀挀椀愀洀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 焀甀攀  挀漀洀甀洀 愀 琀漀搀漀猀 漀猀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀㨀 昀爀甀猀琀爀愀攀猀Ⰰ 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 昀漀爀洀愀漀Ⰰ 爀攀氀愀漀 挀漀洀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 攀 漀甀琀爀漀猀Ⰰ 攀 猀攀 搀椀昀攀爀攀 渀漀 攀砀琀爀愀漀爀搀椀渀爀椀漀 搀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀⸀ Em reflexões que alinham a teoria e a prática sobre as formas de produzir conteúdo jornalístico, Cremilda Medina em ‘A arte de tecer o presente: narrativa e cotidiano’ (Summus, 2003), diz que o jornalista assume o papel de mediador que articula as histórias fragmentadas no cotidiano da sociedade, ajudando a traçar as narrativas contemporâneas e suas poéticas. Tendo como base os conceitos de Lima em ‘Páginas Ampliadas: O livro-reportagem como extensão do jornalismo e da literatura (Unicamp, 1995), as vozes principais deste trabalho são as de professores que narram suas trajetórias no ofício. Recursos narrativos como a observação participante, microcenas e descrição foram empregados na estrutura dos textos para a reconstrução dos fatos com uso da linguagem literária.਀倀愀爀愀 愀 椀洀攀爀猀漀 搀漀 氀攀椀琀漀爀 渀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀Ⰰ 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 琀攀砀琀甀愀椀猀Ⰰ 瘀椀猀甀愀椀猀 攀 搀攀 甀搀椀漀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 氀漀渀最昀漀爀洀⸀ 刀愀焀甀攀氀 刀椀琀琀攀爀 䰀漀渀最栀椀Ⰰ 攀洀 猀攀甀 愀爀琀椀最漀 ᠀䄠 最爀愀渀搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 挀漀洀漀 最渀攀爀漀 攀砀瀀爀攀猀猀椀瘀漀 渀漀 挀椀戀攀爀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀ᤀ†⠀㈀ ㄀㔀⤀Ⰰ 搀攀昀攀渀搀攀 焀甀攀 攀猀猀攀 昀漀爀洀愀琀漀  挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀搀漀 瀀漀爀 猀攀爀 瘀椀猀甀愀氀洀攀渀琀攀 愀琀爀愀攀渀琀攀 攀 愀最爀攀最愀爀 愀漀猀 琀攀砀琀漀猀 氀漀渀最漀猀Ⰰ 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 搀攀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀  焀甀攀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀稀愀洀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 挀漀洀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀猀Ⰰ 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀Ⰰ 甀搀椀漀猀 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 ⠀䰀伀一䜀䠀䤀Ⰰ ㈀ ㄀㔀Ⰰ 瀀⸀  㤀⤀⸀ Com relação à metodologia e técnicas desta pesquisa, nos propusemos a fazer uma pesquisa bibliográfica qualitativa. Ida Regina Stumpf em ‘Métodos e técnicas da pesquisa em Comunicação’ (Atlas, 2014) diz que a pesquisa bibliográfica é “um conjunto de procedimentos para identificar, selecionar, localizar e obter documentos de interesse para a realização de trabalhos acadêmicos e de pesquisa”. Já a pesquisa qualitativa, segundo Córdova e Silveira em "A Pesquisa Científica" (UFRGS, 2009), se debruça sobre “aspectos da realidade que não podem ser quantificados, centrando-se na compreensão e explicação da dinâmica das relações sociais”.਀
 
OBJETIVO
A série de reportagens ‘Descaminhos da Educação’ é um produto da disciplina Livro-reportagem, ministrada pela professora Roberta Scheibe no sexto semestre do curso de jornalismo da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).਀䄀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀漀甀ⴀ猀攀 攀猀琀甀搀漀猀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀漀猀 愀 昀椀洀 搀攀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀爀 漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 攀洀瀀爀椀挀漀猀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 攀搀甀挀愀挀椀漀渀愀氀 搀漀 䄀洀愀瀀Ⰰ 焀甀攀 瀀愀爀琀椀爀愀洀 搀愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀椀猀 搀愀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀⸀ 䔀猀琀攀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 琀攀爀椀挀漀 瀀攀爀洀椀琀椀甀 愀 猀攀氀攀漀 搀攀 最渀攀爀漀猀 攀 昀漀爀洀愀琀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀 愀 猀攀爀攀洀 甀猀愀搀漀猀 渀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀渀搀漀 愀 搀攀氀椀洀椀琀愀漀 搀漀 琀攀洀愀 攀 愀渀最甀氀愀漀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀㨀 愀猀 洀攀洀爀椀愀猀 搀漀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 搀愀 爀攀搀攀 攀猀琀愀搀甀愀氀 搀攀 攀渀猀椀渀漀⸀ As entrevistas foram realizadas entre 23 de setembro e 4 de dezembro de 2018. As locações foram definidas a partir da disponibilidade das fontes e eixo temático das reportagens, em que duas delas aconteceram no ambiente de trabalho dos docentes (Jodoval e Josiani), e Adriana em sua residência. Com estrutura semiaberta, os diálogos tinham como predefinição três perguntas, sendo elas: “O que lhe levou à docência?”, “Quais memórias lhe marcaram positivamente e negativamente em sala de aula?” e “Quais suas perspectivas para a educação no Amapá?”.਀䔀氀椀愀渀攀 䈀爀甀洀 攀洀 ᠀传 漀氀栀漀 搀愀 爀甀愀㨀 甀洀愀 爀攀瀀爀琀攀爀 攀洀 戀甀猀挀愀 搀愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀 搀愀 瘀椀搀愀ᤀ†⠀䄀爀焀甀椀瀀氀愀最漀Ⰰ ㈀ ㄀㜀⤀ 愀漀 挀漀洀攀渀琀愀爀 猀漀戀爀攀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀漀 搀攀猀瀀爀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 瀀爀ⴀ搀攀昀椀渀椀搀愀Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 焀甀攀 瀀漀猀猀瘀攀氀Ⰰ 攀氀愀 愀瀀攀渀愀猀 搀椀稀 ᰀᠠ䴠攀 挀漀渀琀愀☀⸠ᤀ†준 猀甀爀瀀爀攀攀渀搀攀渀琀攀 瀀漀爀 漀渀搀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀攀愀洀 愀 挀漀渀琀愀爀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ 匀攀 攀甀 琀椀瘀攀猀猀攀 昀椀渀挀愀搀漀 甀洀 瀀漀渀琀漀 搀攀 椀渀琀攀爀爀漀最愀漀 最椀最愀渀琀攀 愀氀椀Ⰰ 攀洀 瘀攀稀 搀攀 爀攀琀椀挀渀挀椀愀猀 愀戀攀爀琀愀猀 攀 愀挀漀氀栀攀搀漀爀愀猀Ⰰ 樀愀洀愀椀猀 猀愀戀攀爀椀愀 搀漀 愀氀最漀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 搀愀焀甀攀氀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀ᴀ⸠ 䔀猀猀愀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 最愀爀愀渀琀攀 甀洀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 瀀愀爀愀 愀 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀椀搀愀搀攀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀Ⰰ 愀氀挀愀渀愀渀搀漀 愀 猀甀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀⸀ Para maior embasamento, foram feitas consultas às Leis Federais nº 13.005, referente ao Plano Estadual de Educação, a Lei Brasileira de Inclusão n°13.146 e a lei de n°746 que prevê a criação de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este conhecimento permitiu estabelecer conexões entre as narrativas dos personagens e o cenário estadual e nacional da educação no Brasil, todas acessadas através do SEED - Secretaria Estadual de Educação.਀䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀猀 琀攀砀琀漀猀 昀攀稀 甀猀漀 搀漀 洀琀漀搀漀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀攀爀昀椀氀Ⰰ 挀漀洀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 瀀漀渀琀甀愀椀猀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 搀攀 洀攀洀爀椀愀Ⰰ 愀漀 愀挀椀漀渀愀爀 愀猀 氀攀洀戀爀愀渀愀猀 搀漀猀 椀渀琀攀爀氀漀挀甀琀漀爀攀猀Ⰰ 攀 挀漀洀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀洀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀⸀ 䔀渀焀甀愀搀爀愀搀愀猀 渀漀 最渀攀爀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀Ⰰ 愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 昀漀爀愀洀 攀猀挀爀椀琀愀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀猀 爀攀氀愀琀漀猀Ⰰ 爀攀挀漀渀琀愀搀漀猀 攀洀 ㌀뀀 瀀攀猀猀漀愀Ⰰ 攀洀 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 搀攀猀挀爀椀琀椀瘀愀 焀甀攀 漀戀樀攀琀椀瘀愀 猀漀洀愀爀 愀漀 琀攀砀琀漀 愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 昀猀椀挀愀猀 搀漀 氀漀挀愀氀 攀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀⸀ 倀攀爀洀椀琀椀渀搀漀 漀 氀攀椀琀漀爀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 洀愀椀猀 瀀爀攀挀椀猀愀洀攀渀琀攀 漀猀 昀愀琀漀猀 焀甀攀 爀攀最攀洀 挀愀搀愀 琀爀愀樀攀琀爀椀愀⸀ A série é dividida em três capítulos: ‘Os olhos do afeto’, ‘Entre mapas e destinos: as aventuras de ensinar sobre o mundo’ e ‘A colecionadora de palavras’, referente aos docentes Jodoval da Costa, Adriana Carvalho e Josiani Dias, respectivamente. Para manter a particularidade de cada personagem dentro da produção do material, os capítulos se apresentam de maneira independente, sendo feita uma página para cada um dentro da plataforma, apresentadas em perfis clicáveis no menu horizontal da página inicial. O estilo longform possibilitou o uso de ilustrações e colagens autorais para a construção visual do site, com um estilo lúdico das pinturas em aquarela e cartela de cores em tons terrosos, feitas com papéis envelhecidos, remetendo assim, aos álbuns de memória. Alguns áudios com fragmentos de entrevistas foram incorporados na estrutura, com o objetivo de transmitir o tom de cada conversa e a maneira como cada história foi contada, dando destaque aos pontos altos das entrevistas. Por fim, realizou-se a diagramação da série de reportagens para web, usando a plataforma Wix, para a divulgação do material produzido.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀