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INSCRIÇÃO: | 00280 |
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CATEGORIA: | CA |
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MODALIDADE: | CA02 |
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TÍTULO: | Recomendadores de Almas |
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AUTORES: | Yandrei Souza Farias (Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia); Helon da Silva Coelho (Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia); Adelson da Costa Fernando (Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia) |
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PALAVRAS-CHAVE: | , , , , |
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RESUMO |
O videodocumentário “Recomendadores de Almas” faz um registro sobre a prática de recomendação de almas feita por católicos no município de Parintins. O interesse em produzir o documentário sobre os recomendadores de almas é documentar essa prática, uma vez que o ritual é pouco conhecido e está se adaptando para sobreviver na sociedade contemporânea.匀攀最甀渀搀漀 䔀甀昀爀猀椀漀 攀 刀漀挀栀愀 ⠀㈀ 㘀⤀Ⰰ 愀 爀攀挀漀洀攀渀搀愀漀 搀愀猀 愀氀洀愀猀 甀洀 爀椀琀甀愀氀 爀攀氀椀最椀漀猀漀Ⰰ 焀甀攀 攀猀琀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀 猀 瀀爀琀椀挀愀猀 挀愀琀氀椀挀愀猀 搀愀 䔀甀爀漀瀀愀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 䤀搀愀搀攀 䴀搀椀愀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀 愀琀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀椀渀搀愀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀愀 攀渀琀爀攀 愀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 渀漀 挀愀琀漀氀椀挀椀猀洀漀 瀀漀瀀甀氀愀爀 攀洀 瘀爀椀愀猀 爀攀最椀攀猀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 伀 愀琀漀 搀攀 攀渀挀漀洀攀渀搀愀爀 漀甀 爀攀稀愀爀 瀀愀爀愀 愀猀 愀氀洀愀猀 甀洀愀 瀀爀琀椀挀愀 搀攀 昀 琀爀愀稀椀搀愀 瀀攀氀漀猀 挀漀氀漀渀椀稀愀搀漀爀攀猀 瀀漀爀琀甀最甀攀猀攀猀Ⰰ 愀琀甀愀氀洀攀渀琀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀愀 搀椀猀瀀攀爀猀愀 瀀攀氀漀 䈀爀愀猀椀氀 愀椀渀搀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 戀愀猀琀愀渀琀攀 猀椀洀椀氀愀爀 愀漀 洀漀搀漀 挀漀洀漀 愀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀漀 漀挀漀爀爀攀 攀洀 倀漀爀琀甀最愀氀⸀
. O processo de recomendação das almas no município de Parintins, segundo o relato do recomendador de almas Manuel Mota, inicia com orações para as almas escolhidas – três Pai-Nosso e três Ave-Maria e, por último, uma Salve-Rainha. Em seguida, para encaminhar as almas são recitadas ladainhas em formato de cantos fúnebres para que elas saiam do purgatório e encontrem o seu caminho para o céu ou inferno.一漀 瘀椀搀攀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 爀攀猀瀀漀渀搀攀洀漀猀 愀 猀攀最甀椀渀琀攀 瀀攀爀最甀渀琀愀㨀 挀漀洀漀 攀猀猀攀 最爀甀瀀漀 洀愀爀最椀渀愀氀椀稀愀搀漀 挀漀渀猀攀最甀攀 洀愀渀琀攀爀 瘀椀瘀愀 愀 瀀爀琀椀挀愀 搀攀 爀攀挀漀洀攀渀搀愀漀 搀愀猀 愀氀洀愀猀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀㼀 倀漀爀 洀攀椀漀 搀攀猀猀攀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 猀攀爀 瀀漀猀猀瘀攀氀 攀渀琀攀渀搀攀爀 焀甀攀洀 猀漀 漀猀 刀攀挀漀洀攀渀搀愀搀漀爀攀猀 搀攀 䄀氀洀愀猀Ⰰ 焀甀愀氀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀漀 爀椀琀甀愀氀Ⰰ 挀漀洀漀 愀挀漀渀琀攀挀攀 攀 焀甀攀洀 瀀漀搀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀⸀
Também a partir da questão buscamos atingir os nossos objetivos que são: Produzir um videodocumentário sobre o ritual de Recomendação das Almas praticada por esse grupo de católicos no município de Parintins (AM); descrever os significados da prática realizada na semana santa, mostrar como acontece esse ritual, quem pratica e quem pode participar; discutir acerca da sobrevivência desses rezadores na sociedade contemporânea.伀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀攀 愀戀漀爀搀愀爀 漀 琀攀洀愀 猀甀爀最攀 挀漀洀 愀 瘀漀渀琀愀搀攀 搀攀 爀攀琀爀愀琀愀爀 挀漀猀琀甀洀攀猀 爀攀氀椀最椀漀猀漀猀 愀洀愀稀渀椀挀漀猀Ⰰ 挀甀洀瀀爀椀渀搀漀 甀洀 搀漀猀 瀀愀瀀椀猀 猀漀挀椀愀椀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 焀甀攀 搀愀爀 瘀漀稀 愀猀 洀椀渀漀爀椀愀猀⸀ 䄀 昀愀氀琀愀 搀攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 昀愀稀 挀漀洀 焀甀攀 挀攀爀琀愀猀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀攀猀 猀攀樀愀洀 搀攀猀挀漀渀栀攀挀椀搀愀猀 愀漀猀 漀氀栀漀猀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 挀爀椀愀渀搀漀 甀洀愀 攀猀瀀挀椀攀 搀攀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 攀 攀猀琀攀爀攀琀椀瀀漀 愀漀猀 愀搀攀瀀琀漀猀 搀攀猀琀愀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀⸀
Para Adelmo Genro Filho (1987) o jornalismo é uma prática social de conhecimento. O autor aponta que a prática jornalística pode ser uma forma social para conhecer e apreender a realidade. Nós, enquanto jornalistas, achamos importante registrar por meio dessa profissão a prática de recomendar almas, pois esse ritual é pouco compreendido.ऀ伀 瘀椀搀攀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 猀攀爀瘀椀爀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 愀 昀甀琀甀爀漀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀攀猀 焀甀攀 愀氀洀攀樀愀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 爀攀氀椀最椀漀Ⰰ 愀 最爀甀瀀漀猀 洀愀爀最椀渀愀氀椀稀愀搀漀猀 漀甀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀攀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀 焀甀攀 爀攀昀氀椀琀愀洀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 攀 挀漀猀琀甀洀攀猀 搀攀 甀洀 瀀漀瘀漀⸀
O videodocumentário é um gênero que possibilita a discussão, por meio de áudio e vídeo, de questões sociais, fatos da atualidade, problemáticas do cotidiano e suas possíveis soluções. Não há, entretanto, conceitos precisos sobre o que seria um documentário. Todavia, Bill Nichols (2005) apresenta um caminho para seguir ao afirmar que o documentário “não é uma reprodução da realidade, é uma representação do mundo em que vivemos”. Entende-se, assim, que há certa liberdade quanto às escolhas dos argumentos, de como representar este mundo.伀 瘀椀搀攀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 昀漀椀 挀漀渀猀琀爀甀搀漀 挀漀洀 爀攀氀愀琀漀猀 搀攀 刀攀挀漀洀攀渀搀愀搀漀爀攀猀 搀攀 䄀氀洀愀猀 焀甀攀 愀椀渀搀愀 爀攀愀氀椀稀愀洀 挀甀氀琀漀猀 渀漀猀 昀攀爀椀愀搀漀猀 猀愀渀琀漀猀⸀ 䄀瀀爀攀猀攀渀琀愀 甀洀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀猀琀愀 洀愀椀猀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀漀Ⰰ 椀渀昀漀爀洀愀渀搀漀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 瀀爀漀戀氀攀洀愀琀椀稀愀渀搀漀 漀 琀攀洀愀Ⰰ 猀攀爀瘀椀渀搀漀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 愀猀 昀甀琀甀爀愀猀 最攀爀愀攀猀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 攀渀琀攀渀搀攀爀攀洀 攀 瀀爀攀猀琀椀最椀愀爀攀洀 挀漀猀琀甀洀攀猀 挀愀戀漀挀氀漀猀 焀甀攀 瀀攀氀愀 昀愀氀琀愀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 猀漀昀爀攀洀 挀漀洀 愀漀 搀漀 琀攀洀瀀漀⸀
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INTRODUÇÃO |
Em Parintins o ritual de recomendação das almas acontece da seguinte forma, os rezadores, durante os dias da semana santa, iniciam o ritual de Recomendação das Almas a partir das 18h, trajados de seus uniformes (camisa branca, calça preta e com um manto sobre a cabeça). Com um sino em suas mãos, o Padre, como é chamado pelos recomendadores vai até o cemitério e toca a sineta, sinal que segundo eles serve para chamar as almas dos falecidos que estão ali no cemitério para dar início a procissão dos mortos. 䔀氀攀猀 猀攀最甀攀洀 攀洀 挀愀洀椀渀栀愀搀愀 猀攀最甀爀愀渀搀漀 瘀攀氀愀猀 愀挀攀猀愀猀 爀甀洀漀 愀猀 爀攀猀椀搀渀挀椀愀猀 搀攀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀Ⰰ 愀洀椀最漀猀 漀甀 愀 焀甀攀洀 猀漀氀椀挀椀琀愀 猀甀愀猀 漀爀愀攀猀Ⰰ 氀漀最漀 椀渀椀挀椀愀洀 愀猀 氀愀搀愀椀渀栀愀猀 挀漀洀 漀猀 猀攀琀攀 戀攀渀搀椀琀漀猀 攀 愀 挀愀搀愀 戀攀渀搀椀琀漀 猀漀 漀昀攀爀攀挀椀搀漀猀 甀洀 瀀愀椀 渀漀猀猀漀 攀 甀洀愀 愀瘀攀ⴀ洀愀爀椀愀⸀ 䄀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀愀 䴀愀爀椀愀渀愀 匀漀愀爀攀猀 ⠀㈀ ㌀⤀ 愀昀椀爀洀愀 焀甀攀 愀 瘀攀氀愀 甀洀 猀洀戀漀氀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 渀漀 爀椀琀甀愀氀Ⰰ 瀀漀椀猀 栀 甀洀 爀攀稀愀搀漀爀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀 攀洀 挀愀搀愀 最爀甀瀀漀 焀甀攀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀漀爀 挀漀氀漀挀愀爀 攀 愀挀攀渀搀攀爀 攀猀猀攀 漀戀樀攀琀漀 愀漀 瀀 搀漀 挀爀甀稀攀椀爀漀 攀 渀愀 瀀漀爀琀愀 搀愀猀 挀愀猀愀猀⸀ 伀 瀀愀瀀攀氀 搀攀猀猀攀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 爀攀稀愀爀Ⰰ 挀愀爀爀攀最愀爀 愀猀 瘀攀氀愀猀 攀 漀 椀猀焀甀攀椀爀漀 渀愀猀 渀漀椀琀攀猀 搀攀 爀椀琀甀愀氀⸀ 䔀氀愀 琀攀爀椀愀 愀 昀甀渀漀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀 氀甀稀 瀀愀爀愀 愀猀 愀氀洀愀猀 搀漀猀 洀漀爀琀漀猀⸀ 䌀漀洀漀 樀 搀椀稀椀愀 䌀洀愀爀愀 䌀愀猀挀甀搀漀 ⠀㈀ ㈀⤀Ⰰ ᰀ愠 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀愀 瘀椀搀愀 栀甀洀愀渀愀 瀀漀爀 瘀攀氀愀猀Ⰰ 氀洀瀀愀搀愀猀 甀渀椀瘀攀爀猀愀氀ᴀ⸠
As vestimentas são importantes para o andamento da cerimônia: camisa branca, calça preta e uma toalha branca sobre a cabeça. Segundo Alberto de Oliveira “o branco significa a paz e os mortos se enterram de branco.” O aposentado ressalta que o último item citado acima é indispensável, pois a toalha sobre a cabeça evita que se possam visualizar os espíritos que estejam em volta, mantendo a concentração nas orações para não sofrer ataques de almas, já que elas agridem as pessoas desavisadas que não respeitam o bom andamento da recomendação.伀猀 爀椀琀甀愀椀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 攀洀 倀愀爀椀渀琀椀渀猀 瀀爀椀漀爀椀稀愀洀 愀猀 漀爀愀攀猀 挀愀琀氀椀挀愀猀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 爀攀挀漀洀攀渀搀愀漀Ⰰ 猀漀 爀攀挀椀琀愀搀愀猀 猀攀琀攀 漀爀愀攀猀 搀漀 瀀愀椀 渀漀猀猀漀 攀 洀愀椀猀 猀攀琀攀 氀愀搀愀椀渀栀愀猀 挀漀洀 氀攀琀爀愀猀 焀甀攀 琀爀愀琀愀洀 搀攀 洀漀爀琀攀 攀 爀攀猀猀甀爀爀攀椀漀⸀
Além do ritual de recomendação das almas que ocorre no feriado da semana santa, a prática também acontece durante o dia de finados. Os dois rituais não são realizados da mesma maneira, eles diferem em alguns aspectos que serão listados a seguir.ऀ伀 爀椀琀甀愀氀 渀漀 搀椀愀 搀攀 昀椀渀愀搀漀猀 琀攀洀 椀渀挀椀漀 渀愀 挀愀瀀攀氀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀漀 挀攀洀椀琀爀椀漀 匀漀 䨀漀猀Ⰰ 渀漀 挀攀渀琀爀漀 搀攀 倀愀爀椀渀琀椀渀猀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 氀椀搀攀爀愀搀漀 瀀漀爀 䴀爀椀漀 䨀漀爀最攀 攀 漀甀琀爀漀猀 瀀攀渀椀琀攀渀琀攀猀 猀攀 爀攀切渀攀洀 渀漀 挀攀渀琀爀漀 搀愀 挀愀瀀攀氀愀 瀀愀爀愀 椀渀椀挀椀愀爀 愀猀 漀爀愀攀猀Ⰰ 漀 猀椀渀漀 琀漀挀愀搀漀 椀渀搀椀挀愀渀搀漀 焀甀攀 漀 爀椀琀甀愀氀 瘀愀椀 挀漀洀攀愀爀Ⰰ 漀 猀椀渀漀 挀栀愀洀愀 渀漀 猀 漀猀 攀猀瀀爀椀琀漀猀 焀甀攀 攀猀琀漀 渀漀 氀漀挀愀氀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 瘀椀猀椀琀愀洀 猀攀甀猀 攀渀琀攀猀 昀愀氀攀挀椀搀漀猀⸀
Os sete benditos são entoados, oferecidos às almas de recém-falecidos que buscam encontrar seu caminho, bem como orações católicas que são cantadas no intervalo de cada bendito. A capela onde é realizado o ritual, além de ser um espaço privilegiado no cemitério, também abriga os restos mortais de padres e bispos que morreram seguindo suas vocações na cidade.ऀ䔀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 ᰀ䌠愀洀椀渀栀愀渀搀漀 挀漀洀 漀 䔀猀瀀爀椀琀漀 匀愀渀琀漀ᴀ†猀愀椀 搀愀 挀愀瀀攀氀愀 漀渀搀攀 攀猀琀漀 漀猀 爀攀猀琀漀猀 洀漀爀琀愀椀猀 搀攀 瀀愀搀爀攀猀 攀 戀椀猀瀀漀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 攀 猀攀最甀攀洀 攀洀 搀椀爀攀漀 愀漀 琀切洀甀氀漀 搀攀 焀甀攀洀 猀漀氀椀挀椀琀愀 愀猀 漀爀愀攀猀 瀀愀爀愀 猀攀甀猀 攀渀琀攀猀 昀愀氀攀挀椀搀漀猀⸀ 준 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 挀渀琀椀挀漀猀 攀 漀爀愀攀猀 焀甀攀 攀氀攀猀 爀攀挀漀洀攀渀搀愀洀 愀猀 愀氀洀愀猀 搀漀猀 洀漀爀琀漀猀Ⰰ 瀀攀搀椀渀搀漀 瀀攀爀搀漀 漀甀 爀攀渀搀椀漀 搀漀猀 猀攀甀猀 瀀攀挀愀搀漀猀 攀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀 昀愀洀氀椀愀 搀漀猀 昀愀氀攀挀椀搀漀猀 猀攀 猀椀渀琀愀 戀攀洀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 搀攀猀琀椀渀漀 昀椀渀愀氀 搀愀猀 愀氀洀愀猀⸀
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OBJETIVO |
Para a produção de um videodocumentário, é necessário traçar algumas estratégias, conforme estabelece Sérgio Puccini (2012), ele delimita três percursos essenciais para a construção do produto: Pré-produção, produção e pós-produção.一攀猀琀攀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀漀 渀漀猀猀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 氀攀瘀愀渀琀愀洀漀猀 搀愀搀漀猀 猀漀戀爀攀 漀猀 刀攀挀漀洀攀渀搀愀搀漀爀攀猀 搀攀 䄀氀洀愀猀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀 昀椀稀攀洀漀猀 甀洀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 琀攀爀椀挀漀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 焀甀攀 攀猀挀氀愀爀攀挀攀爀愀洀 搀切瘀椀搀愀猀 猀漀戀爀攀 漀 爀椀琀甀愀氀 搀攀 爀攀挀漀洀攀渀搀愀漀 搀愀猀 愀氀洀愀猀⸀ 䘀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀爀ⴀ攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 愀氀最甀渀猀 爀攀挀漀洀攀渀搀愀搀漀爀攀猀 搀攀 倀愀爀椀渀琀椀渀猀 焀甀攀 渀漀 愀樀甀搀愀爀愀洀 渀漀 攀猀挀氀愀爀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 愀氀最甀洀愀猀 搀切瘀椀搀愀猀 瀀攀爀琀椀渀攀渀琀攀猀 愀漀 爀椀琀甀愀氀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 猀甀爀最椀洀攀渀琀漀Ⰰ 瀀爀琀椀挀愀猀 搀攀 挀漀洀漀 愀挀漀渀琀攀挀攀 攀 焀甀愀氀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀氀攀猀 挀漀洀 愀猀 愀氀洀愀猀⸀
A primeira entrevista foi feita com o chefe do grupo, popularmente conhecidos por ele como padre, com ele foi possível estabelecer contato com o resto do grupo e também conhecer mais do ritual, uma vez que ele é o que mais conhece dessa prática milenar. A segunda pré-entrevista foi feita com o recomendador Alberto de Oliveira, o homem que faz a segunda voz do grupo de oração, ele nos esclareceu dúvidas principalmente em relação às vestimentas e apetrechos que eles usam no ritual.䄀氀最甀洀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 琀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 挀漀洀 搀漀椀猀 爀攀挀漀洀攀渀搀愀搀漀爀攀猀 焀甀攀 渀漀 昀椀稀攀爀愀洀 瀀愀爀琀攀 搀漀 瘀椀搀攀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀 愀樀甀搀愀爀愀洀 洀甀椀琀愀 渀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 焀甀攀 渀愀焀甀攀氀愀 瀀漀挀愀 渀漀 猀愀戀愀洀漀猀 瀀爀愀琀椀挀愀洀攀渀琀攀 渀愀搀愀 猀漀戀爀攀 漀 爀椀琀甀愀氀⸀ 唀洀 搀攀氀攀猀Ⰰ 挀漀渀栀攀挀椀搀漀 挀漀洀漀 䴀甀渀搀椀挀漀 䰀愀甀爀攀愀渀漀Ⰰ 洀漀爀愀搀漀爀 搀愀 稀漀渀愀 爀甀爀愀氀 搀攀 倀愀爀椀渀琀椀渀猀 ⠀倀愀爀愀渀愀渀攀洀愀⤀ 猀漀昀爀攀甀 䄀挀椀搀攀渀琀攀 嘀愀猀挀甀氀愀爀 䌀攀爀攀戀爀愀氀 ጀ†䄀嘀䌀 琀爀猀 瘀攀稀攀猀 攀 瀀漀爀 椀猀猀漀 猀甀愀 瘀漀稀 攀洀 猀甀愀猀 猀漀渀漀爀愀猀 昀椀挀愀瘀愀洀 椀渀挀漀洀瀀爀攀攀渀猀瘀攀椀猀 渀漀 瘀搀攀漀⸀ 伀 漀甀琀爀漀Ⰰ 洀漀爀愀搀漀爀 渀漀 戀愀椀爀爀漀 搀攀 匀愀渀琀愀 刀椀琀愀 琀愀洀戀洀 渀漀猀 愀樀甀搀漀甀 戀愀猀琀愀渀琀攀 渀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 渀漀 攀渀琀愀渀琀漀 攀猀琀愀瘀愀 搀漀攀渀琀攀 渀愀 瀀漀挀愀 攀 愀氀最甀渀猀 洀攀猀攀猀 搀攀瀀漀椀猀 昀愀氀攀挀攀甀⸀
A pesquisa de campo foi importante para coleta de dados e para a escolha dos materiais e equipamentos adequados para a construção do documentário, isso contribuiu para que tivéssemos o máximo de material para recontar a história proposta, além disso fizemos a coleta de entrevistas e imagens relacionadas à essa crença com personagens residentes no município de Parintins e em sua zona rural, como na comunidade de Binado, localizado no interior do município.䘀漀椀 渀攀猀琀愀 攀琀愀瀀愀 琀愀洀戀洀 焀甀攀 攀氀愀戀漀爀愀洀漀猀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀漀猀 愀漀猀 刀攀挀漀洀攀渀搀愀搀漀爀攀猀 搀攀 䄀氀洀愀猀 攀 愀漀 渀漀猀猀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀猀琀愀 渀漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 渀漀 挀愀猀漀 漀 倀爀漀昀⸀ 䴀匀挀⸀ 䐀椀攀最漀 伀洀愀爀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀琀攀洀瀀氀愀猀猀攀洀 漀猀 渀漀猀猀漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀Ⰰ 最攀爀愀氀 攀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀⸀ 䔀猀猀愀猀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 昀漀爀愀洀 瀀攀渀猀愀搀愀猀 搀攀 琀愀氀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 攀氀攀猀 爀攀猀瀀漀渀搀攀猀猀攀洀 猀漀戀爀攀 愀 瀀爀琀椀挀愀 搀攀 爀攀挀漀洀攀渀搀愀漀 搀攀 愀氀洀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀挀漀渀琀攀挀攀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 愀挀漀渀琀攀挀攀Ⰰ 焀甀攀洀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀 攀 猀漀戀爀攀 猀甀愀 猀漀戀爀攀瘀椀瘀渀挀椀愀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀⸀
Além das pré-entrevistas e elaboração de perguntas foi feita também a organização dos equipamentos que íamos utilizar durante as externas no ritual de recomendação, nas entrevistas com eles, assim como também na viagem pra a comunidade do Binado, no interior de Parintins. Nesse caso estabelecemos que o equipamento básico para iniciar esse trabalho seria de pelos menos uma câmera filmadora ou DSLR, microfones boom para captação de som ambiente, microfones lapela para captação de sonoras individuais, iluminadores LEDs, já que o ritual acontece durante a noite e também para sonoras em ambientes escuros e por ultimo um tripé para estabilização de imagens para gravação das entrevistas.䄀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 洀愀爀挀愀搀愀猀 渀攀猀琀愀 攀琀愀瀀愀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 椀爀椀愀洀漀猀 爀攀愀氀椀稀愀爀 愀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 琀漀搀漀 攀猀猀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀 昀漀椀 愀挀漀爀搀愀搀漀 挀漀洀 挀愀搀愀 甀洀 搀漀猀 爀攀挀漀洀攀渀搀愀搀漀爀攀猀 愀猀 搀愀琀愀猀 攀 栀漀爀爀椀漀猀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀 瀀愀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 攀猀猀攀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀⸀
E, por último, e mais importante foi feita a construção do roteiro, uma vez que esse elemento é de fundamental importância para conduzir o videodocumentário. Sérgio Puccini (2012) esclarece que o roteirista deve atentar-se nas ideias, argumentos e o tratamento que o roteiro deve seguir, para que o editor não se perca em relação a montagem e argumentos do produto final.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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