INSCRIÇÃO: 00283
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT01
 
TÍTULO: Manual de Gêneros Jornalísticos
 
AUTORES: Jhonatan Adriano Castro Natividade (Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia); Luana Costa Dray (Universidade Federal do Amazonas); Karliane Macedo Nunes (Universidade Federal do Amazonas); Wando Luis Costa e Costa (Universidade Federal do Amazonas); Jaqueline Tiago Ribeiro (Universidade Federal do Amazonas); Marcilene Conceição dos Santos (Universidade Federal do Amazonas); Gilson Matos Nunes (Universidade Federal do Amazonas); Lorena Fonseca de Souza (Universidade Federal do Amazonas); Luana de Souza Mendonça (Universidade Federal do Amazonas); Raaby Ribeiro Cativo (Universidade Federal do Amazonas); José Igor Menezes Ferreira (Universidade Federal do Amazonas); José Mário Trindade do Prado (Universidade Federal do Amazonas); Liliane Gama Santos (Universidade Federal do Amazonas); Ana Cristina Ferreira Machado (Universidade Federal do Amazonas); Ináraly Serrão da Costa (Universidade Federal do Amazonas); Dyelem Pinto Rodrigues (Universidade Federal do Amazonas); Kamilly Luana Barbosa Novo (Universidade Federal do Amazonas); Josiane Cruz da Silva (Universidade Federal do Amazonas); Kellen Cruz da Silva (Universidade Federal do Amazonas)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
INTRODUÇÃO José Marques de Melo e Francisco de Assis (2016), na obra "Gêneros e formatos jornalísticos: um modelo classificatório" trazem uma classificação de gêneros e formatos jornalísticos a partir de análises bibliográficas e análises da imprensa brasileira. A classificação propõe que só é conteúdo jornalístico aquilo que é produzido por jornalistas. Diante do desenvolvimento dessa pesquisa, os autores estabelecem uma classificação que a turma utilizou como base para a produção do livreto. O "Manual de Gêneros Jornalísticos" foi produzido pelos acadêmicos do terceiro período do curso de Comunicação Social – Jornalismo de 2018 pela Instituição de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia, para a disciplina de "Introdução aos Gêneros Jornalísticos" ministrada pela professora Karliane Macedo Nunes. Os organizadores do livro são os alunos Jhonatan Adriano Castro Natividade e Luana Costa Dray. A produção do trabalho se destaca por ser um dos primeiros do tipo produzidos por alunos ainda em processo de formação acadêmica jornalística no ICSEZ. A ideia de produção do livro foi sugerida pela professora e pensada em conjunto com os alunos a partir dos estudos de obras de José Marques de Melo. OBJETIVO O trabalho produzido pelos alunos para a disciplina de Introdução aos Gêneros Jornalísticos tem como objetivo principal fazer uma abordagem sintética dos conceitos de gêneros dentro das pesquisas de Marques de Melo, trazendo, além dos conceitos, exemplos de cada gênero e formato publicados em jornais impressos pulicados brasileiros. A intenção do trabalho é mostrar de forma clara, objetiva e exemplificada para alunos ou a quem interessar como Marques de Melo conceitua gênero jornalístico e como estes se apresentam nos veículos midiáticos. DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO Elaborado pelos alunos do 3º período do Curso de Comunicação Social/Jornalismo do ICSEZ, o livro teve organização dos alunos Jhonatan Castro e Luana Dray, com a revisão da professora Karliane Nunes, sendo responsável pela diagramação e projeto gráfico o técnico Wando Luis Costa e Costa. A produção em forma de manual proposto pela professora deu-se com o intuito de que o produto final pudesse auxiliar futuros acadêmicos de jornalismo no entendimento acerca dos gêneros jornalísticos, além de promover a atividade didática entre nós. O livro é composto por 54 páginas, possui o sumário onde constam 7 tópicos a contar da apresentação, os demais estão divididos entre os gêneros jornalísticos e as referências. O livro está composto da seguinte forma: Sumário - Apresenta ao leitor o título, autor de paginação de cada capítulo, Apresentação. O primeiro tópico a partir da apresentação é do Gênero Informativo, localizado na página 7, ele está subdivido nas páginas seguintes a partir de seus formatos que são: nota, notícia, reportagem e entrevista pingue-pongue. Prosseguindo, temos o capítulo do Gênero Opinativo localizado a partir da página 17, nas páginas seguintes deste tópico estão distribuídos os formatos do gênero os quais são: editorial, artigo, coluna, crônica, caricatura, carta, comentário e resenha. Continuando, temos na página 41 o gênero diversional, o qual possui apenas a descrição no manual. Na página 47 temos o último gênero jornalístico que é o utilitário, seus formatos distribuem-se nas páginas seguintes, são eles: indicador, roteiro, serviço e cotação. Todo o processo de elaboração do manual teve como base de pesquisa a classificação de gêneros jornalísticos elaborada por José Marques de Melo.
 
INTRODUÇÃO
JUSTIFICATIVA Em meios aos avanços tecnológicos e com a popularização da internet, notou-se a necessidade de se trabalhar com um produto que pudesse valorizar um meio de comunicação tão tradicional como o impresso. Não é difícil perceber que o manuseio nas folhas de um jornal vem sendo substituído pelo simples toque na tela de um smartphone. É bem verdade que estamos totalmente vulneráveis às inovações tecnológica, mas para um jornalista, mesmo em formação, é difícil pensar numa possível extinção do jornal impresso. Por isso a produção deste livreto surge como uma forma de valorizar e disseminar conhecimento no que tange o jornalismo impresso.
 
OBJETIVO
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADAS A abordagem de Marques de Melo traz a seguinte classificação: 1. Gênero informativo 1.1. Nota 1.2. Notícia 1.3. Reportagem 1.4. Entrevista 2. Gênero opinativo 2.1. Editorial 2.2. Comentário 2.3. Artigo 2.4. Resenha 2.5. Coluna 2.6. Caricatura 2.7. Carta 2.8. Crônica 3. Gênero interpretativo 3.1. Análise 3.2. Perfil 3.3. Enquete 3.4. Cronologia 3.5. Dossiê 4. Gênero diversional 4.1. História de interesse humano 4.2. História colorida 5. Gênero utilitário 5.1. Indicador 5.2. Cotação 5.3. Roteiro 5.4. Serviço O método utilizado pela turma foi o de destacar alguns formatos, considerados mais utilizados e relevantes de cada um dos gêneros classificados, buscando atribuições que enriquecessem o texto, mas sem fugir da classificação segundo Marques de Melo. Para tanto, foram realizadas leituras e discussões em sala de aula e debate em torno dos exemplos que foram escolhidos. A ideia de produção de um manual que trouxesse resumidamente um conceito, suas características básicas e um exemplo de cada formato jornalístico partiu da professora Karliane, que orientou a classe. A turma foi dividida em grupos por gêneros e depois por formatos. O número de pessoas no grupo variava de acordo com a necessidade textual ou grau de dificuldade de discorrer sobre alguns temas. Os textos foram produzidos e orientados em sala pela professora, que dedicou aulas para produção e correção do conteúdo, que foram analisados pela orientadora. Os trabalhos foram entregues pelos grupos de forma digital e separados. A professora fez todo processo de correção, revisão do texto e junção do conteúdo que contava com um exemplo em imagem de cada formato apresentado.਀ CONSIDERAÇÕES ਀䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 氀椀瘀爀漀 ᰀ䴠愀渀甀愀氀 搀攀 䜀渀攀爀漀猀 䨀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀ᴀ†戀甀猀挀愀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 甀洀 搀椀氀漀最漀 攀渀琀爀攀 漀 愀爀琀椀最漀 ᰀ䜠渀攀爀漀猀 攀 昀漀爀洀愀琀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀㨀 甀洀 洀漀搀攀氀漀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀琀爀椀漀ᴀ†攀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 焀甀攀 焀甀攀椀爀愀洀 挀漀渀栀攀挀攀爀 愀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀漀 瀀爀攀琀攀渀搀椀搀愀 瀀攀氀漀猀 愀甀琀漀爀攀猀⸀ 伀 甀猀漀 搀攀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 猀椀洀瀀氀攀猀 攀 搀攀 甀洀愀 搀椀渀洀椀挀愀 搀攀 琀攀砀琀漀 攀 攀砀攀洀瀀氀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 瀀攀氀愀 琀甀爀洀愀 氀栀攀 琀漀爀渀愀 切琀椀氀 攀 愀挀攀猀猀瘀攀氀 瀀愀爀愀 愀氀甀渀漀猀 焀甀攀 瘀攀渀栀愀洀 愀 挀漀渀猀甀氀琀ⴀ氀漀⸀ 䄀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀漀 搀攀 䴀愀爀焀甀攀猀 搀攀 䴀攀氀漀  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀漀爀 琀爀愀稀攀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 洀愀椀猀 愀戀爀愀渀最攀渀琀攀 甀洀愀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀漀 焀甀攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 渀漀琀愀搀愀 攀洀 焀甀愀氀焀甀攀爀 洀攀椀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 氀攀爀 漀 洀愀渀甀愀氀 攀 猀攀爀 挀愀瀀愀稀 搀攀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 攀猀猀愀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀漀  漀 焀甀攀 椀渀琀攀渀挀椀漀渀愀 攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀