INSCRIÇÃO: 00287
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO07
 
TÍTULO: BOM DIA, VILHENA!: ESPECIAL MULTIMÍDIA SOBRE O AMANHECER DE UMA CIDADE DO INTERIOR
 
AUTORES: Mileide Queiroz Dourado (Fundação Universidade Federal de Rondônia); Maria Victória Ferreira Silva (Fundação Universidade Federal de Rondônia); Allysson Viana Martins (Fundação Universidade Federal de Rondônia)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
BOM DIA, VILHENA!: ESPECIAL MULTIMÍDIA SOBRE O AMANHECER DE UMA CIDADE DO INTERIOR਀ DESCRIÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO਀ O especial multimídia “Bom dia, Vilhena!” tem o intuito de mostrar ao leitor o que acontece em Vilhena, município do interior de Rondônia, enquanto o sol está nascendo. Para isso, foram entrevistados moradores que levantam de madrugada, antes mesmo da cidade acordar, para realizar as suas atividades rotineiras, cuidar da alimentação, dos compromissos e das atividades físicas. Para contar a história dessas pessoas, enfatizamos no especial a características da multimídia, contendo textos, vídeos e imagens em todas as seções, dedicando maior atenção à linguagem audiovisual. ਀伀 琀攀洀愀 搀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 猀甀爀最椀甀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀愀 猀甀最攀猀琀漀 昀攀椀琀愀 瀀攀氀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀 焀甀攀 洀椀渀椀猀琀爀愀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 瀀愀爀愀 焀甀愀氀 攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 昀攀椀琀漀 挀漀洀漀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀漀 昀椀渀愀氀⸀ 䄀 椀搀攀椀愀 猀攀 猀漀洀愀 愀漀 昀愀琀漀 搀攀 焀甀攀 洀甀椀琀漀 猀攀 昀愀氀愀 猀漀戀爀攀 愀 戀攀氀攀稀愀 搀漀 挀甀 搀攀 刀漀渀搀渀椀愀Ⰰ 椀渀挀氀甀猀椀瘀攀 攀洀 琀爀攀挀栀漀猀 搀漀 栀椀渀漀 搀漀 攀猀琀愀搀漀㬀 瀀漀爀洀Ⰰ 瀀漀爀 猀攀爀 甀洀 琀攀洀愀 瀀漀甀挀漀 挀漀洀甀洀Ⰰ 渀甀渀挀愀 昀漀爀愀 愀戀漀爀搀愀搀漀 瀀攀氀愀 洀搀椀愀 氀漀挀愀氀⸀ 䔀洀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀 搀椀猀琀漀Ⰰ 愀瀀猀 愀猀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 昀攀椀琀愀猀 攀渀琀爀攀 愀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 昀漀爀洀愀搀愀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀洀 挀甀爀猀愀渀搀漀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀Ⰰ 挀栀攀最愀洀漀猀 愀漀 挀漀渀猀攀渀猀漀 搀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀Ⰰ 愀氀最漀 琀愀洀戀洀 渀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 爀漀琀椀渀攀椀爀愀洀攀渀琀攀 渀愀 爀攀最椀漀Ⰰ 猀漀戀爀攀 漀 渀愀猀挀攀爀 搀漀 猀漀氀 攀洀 嘀椀氀栀攀渀愀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 愀 挀椀搀愀搀攀 搀 甀洀 戀漀洀 搀椀愀 愀漀猀 猀攀甀猀 栀愀戀椀琀愀渀琀攀猀⸀ O jornalismo digital está em constante desenvolvimento desde seus primeiros passos na internet e, especialmente, na web. No início deste século, a pesquisadora Luciana Mielniczuk (2003) observou três gerações do que chamou webjornalismo, com a primeira fase de transposição, a segunda de metáfora e, por último, a própria fase do webjornalismo. Em produções mais atuais, contabilizando até uma década depois, Suzana Barbosa (2009, 2013) acrescentou duas fases evolutivas do jornalismo digital. O surgimento de uma nova etapa, por outro lado, não descartaria a anterior, e também não excluiria a possibilidade de que ambas aconteçam simultaneamente, seja em um mesmo site, empresa ou até no jornalismo brasileiro.਀䐀攀猀搀攀 ㈀ ㄀㈀Ⰰ 愀瀀漀渀琀愀ⴀ猀攀 瀀愀爀愀 漀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 愀 焀甀椀渀琀愀 最攀爀愀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 挀漀洀 愀 挀漀渀挀攀瀀漀 搀攀 攀猀瀀攀挀椀愀椀猀 攀洀 洀漀搀攀氀漀 搀攀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀猀Ⰰ 洀愀椀猀 戀攀洀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 搀攀瀀漀椀猀 搀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 匀渀漀眀 䘀愀氀氀 搀漀 吀栀攀 一攀眀 夀漀爀欀 吀椀洀攀猀 攀 最愀渀栀愀渀搀漀 搀攀猀琀愀焀甀攀 渀愀猀 瀀爀攀洀椀愀攀猀 渀愀挀椀漀渀愀椀猀 攀 椀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀椀猀 ⠀一漀爀洀愀渀搀攀Ⰰ ㈀ ㄀㐀㬀 䈀愀爀戀漀猀愀㬀 一漀爀洀愀渀搀攀㬀 䄀氀洀攀椀搀愀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⤀⸀ 䔀氀愀猀 猀漀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀椀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 瀀愀爀攀猀 ጀ†樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 攀 搀攀洀愀椀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 ጀ†挀漀洀漀 愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 搀攀 洀攀氀栀漀爀 攀猀琀 猀攀渀搀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 渀漀 洀戀椀琀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀椀最椀琀愀氀⸀ 一漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 爀攀最甀氀愀爀洀攀渀琀攀 愀 䘀漀氀栀愀 瀀甀戀氀椀挀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀猀 渀愀 猀攀漀 搀攀渀漀洀椀渀愀搀愀 吀甀搀漀 匀漀戀爀攀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 漀 䔀猀琀愀搀漀 漀猀 瀀爀漀搀甀稀 猀漀戀 愀 愀氀挀甀渀栀愀 搀攀 䤀渀昀漀最爀昀椀挀漀猀⸀ 伀 娀攀爀漀 䠀漀爀愀 攀 漀 䨀漀爀渀愀氀 搀漀 䌀漀洀洀攀爀挀椀漀Ⰰ 愀氀洀 搀漀 樀 挀椀琀愀搀漀 䜀㄀Ⰰ 琀愀洀戀洀 爀攀愀氀椀稀愀洀 攀猀瀀攀挀椀愀椀猀 渀攀猀猀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀洀攀渀琀攀⸀ 준 挀漀洀 戀愀猀攀 渀攀猀猀愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 洀愀椀猀 爀攀挀攀渀琀攀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 漀 琀攀砀琀漀 瀀漀猀猀甀椀 洀愀椀猀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 攀 漀猀 漀甀琀爀漀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀 洀椀搀椀琀椀挀漀猀 瀀漀搀攀洀 琀愀洀戀洀 瀀爀攀瘀愀氀攀挀攀爀Ⰰ 焀甀攀 渀愀猀挀攀甀 漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 ᰀ䈠漀洀 䐀椀愀Ⰰ 嘀椀氀栀攀渀愀℀ᴀⰠ 挀漀洀 琀攀洀琀椀挀愀 攀 昀漀爀洀愀琀漀猀 椀渀漀瘀愀搀漀爀攀猀 渀愀 爀攀最椀漀⸀
 
INTRODUÇÃO
DESCRIÇÃO DAS PESQUISAS REALIZADAS਀ Para além dos referenciais teóricos apresentados durante a disciplina em que este produto experimental se originou, analisamos produções da grande mídia premiadas nacionalmente e no Expocom dos últimos anos, nas categorias “Produção em Jornalismo Digital” de “Website”, de modo que pudéssemos nos inspirar para a criação do site “Bom dia, Vilhena!”, uma vez que as premiações conferem um grau de qualidade e de reconhecimento aos produtos. Em nosso especial, devido à temática proporcionar uma maior flexibilidade para a produção, trabalhamos com um tom mais leve e subjetivo nos textos, nas imagens e nos vídeos, além de apresentarmos uma abertura e um expediente mais poético, chegando a fazer o uso, inclusive, de trechos do hino do estado de Rondônia.਀伀 琀攀洀愀 猀甀爀最椀甀 搀甀爀愀渀琀攀 甀洀愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 昀攀椀琀愀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀 攀渀琀爀攀 漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 焀甀攀 挀甀爀猀愀爀愀洀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 攀 漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 焀甀攀 洀椀渀椀猀琀爀愀瘀愀 愀 洀愀琀爀椀愀⸀ 䄀 椀搀攀椀愀 搀攀猀猀愀 琀攀洀琀椀挀愀 昀漀椀 猀甀最攀爀椀搀愀 瀀攀氀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀 攀 攀猀琀愀瘀愀 攀洀 瘀漀琀愀漀 樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 愀漀 愀猀猀甀渀琀漀 搀漀猀 椀洀椀最爀愀渀琀攀猀 攀洀 嘀椀氀栀攀渀愀Ⰰ 挀漀洀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 栀椀猀琀爀椀挀愀 瀀攀氀愀 昀漀爀洀愀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 攀 搀漀 瀀爀瀀爀椀漀 攀猀琀愀搀漀⸀ 䄀瀀猀 甀洀愀 猀攀洀愀渀愀 搀攀 愀瀀甀爀愀漀Ⰰ 昀漀椀 搀攀挀椀搀椀搀漀 愀戀漀爀搀愀爀 漀 愀洀愀渀栀攀挀攀爀 攀洀 嘀椀氀栀攀渀愀⸀ 䄀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀 猀甀爀最椀爀愀洀 洀甀椀琀愀猀 搀切瘀椀搀愀猀 攀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀 挀漀洀漀 猀攀爀椀愀 挀漀渀猀琀爀甀搀漀 漀 猀椀琀攀 攀 攀洀 挀漀洀漀 猀攀爀椀愀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 攀 猀甀愀猀 挀愀琀攀最漀爀椀愀猀⸀ 䰀漀最漀 愀瀀猀 愀氀最甀洀愀猀 爀攀甀渀椀攀猀Ⰰ 栀漀甀瘀攀 甀洀 挀漀渀猀攀渀猀漀 搀攀 挀漀洀漀 猀攀爀椀愀洀 挀漀渀猀琀爀甀搀愀猀 愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 琀攀洀愀 猀攀爀椀愀 漀爀最愀渀椀稀愀搀漀Ⰰ 攀洀 挀愀琀攀最漀爀椀愀猀 攀 猀甀戀挀愀琀攀最漀爀椀愀猀Ⰰ 攀 焀甀愀氀 渀漀洀攀 猀攀爀椀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀⸀ 䄀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 攀 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀漀 猀椀琀攀 琀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀愀猀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀猀 攀砀攀洀瀀氀漀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀⸀ As novas formas de produção do jornalismo digital não apenas usam os formatos midiáticos de modo complementar, mas estruturam todo seu especial com maior inovação ao conjugar interação, multimídia e hipermídia, ou hipertexto. Essas três características cumprem o que Daniela Bertocchi (2006) chama de tríplice exigência para qualificação de uma produção jornalística digital, que deve explorar o recurso de “multilinguagem” para incorporar essas especificidades de maneira funcional. Ainda assim, o conteúdo dessas produções deve trabalhar mais propriamente com as especificidades do hipertexto e da multimídia. A hipertextualidade se refere à possibilidade de interligação de materiais digitais por meio dos hiperlinks. Essas ligações agem de maneira informativa, alterando e intensificando, sobretudo, a lógica estrutural da produção no jornalismo digital, permitindo uma maior contextualização, organização e estruturação do assunto inicialmente abordado (CANAVILHAS, 2014a; SALAVERRÍA, 2014). A estruturação das narrativas se transforma a fim de permitir um aprofundamento das abordagens numa produção principal.਀䄀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 䴀椀攀氀渀椀挀稀甀欀 ⠀㈀  ㌀⤀ 攀 倀愀氀愀挀椀漀猀 ⠀㈀  ㈀Ⰰ ㈀  ㌀⤀Ⰰ 瀀漀搀攀 猀攀爀 甀洀 猀椀渀渀椀洀漀 搀攀 挀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀Ⰰ 渀漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀琀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 爀攀昀攀爀攀洀ⴀ猀攀 愀 搀漀椀猀 昀愀琀漀爀攀猀 搀椀猀琀椀渀琀漀猀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 䴀愀爀琀椀渀猀 ⠀㈀ ㄀㄀⤀⸀ 䔀渀焀甀愀渀琀漀 愀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 琀爀愀琀愀 搀愀 樀甀渀漀 搀攀 昀漀爀洀愀琀漀猀 洀椀搀椀琀椀挀漀猀Ⰰ 愀 挀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀Ⰰ 瀀漀爀 漀甀琀爀漀 氀愀搀漀Ⰰ  攀渀琀攀渀搀椀搀愀 愀焀甀椀 挀漀洀漀 愀 搀椀最椀琀愀氀椀稀愀漀 攀 琀爀愀渀猀瀀漀猀椀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 焀甀攀 渀漀 昀漀爀愀洀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 攀猀琀攀 昀漀爀洀愀琀漀 攀 瀀愀爀愀 攀猀琀攀 洀攀椀漀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䄀渀琀椀欀愀椀渀攀渀 攀琀 愀氀⸀ ⠀㈀  㐀⤀Ⰰ 愀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 漀甀 洀甀氀琀椀洀攀椀漀猀  渀漀爀洀愀氀洀攀渀琀攀 攀渀琀攀渀搀椀搀愀 挀漀洀漀 愀 樀甀渀漀 搀攀 昀漀爀洀愀琀漀猀 洀椀搀椀琀椀挀漀猀㨀 琀攀砀琀漀Ⰰ 椀洀愀最攀洀Ⰰ 甀搀椀漀Ⰰ 瘀搀攀漀Ⰰ 椀渀昀漀最爀昀椀挀漀Ⰰ 愀渀椀洀愀漀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀⸀ 匀愀氀愀瘀攀爀爀愀 ⠀㈀ ㄀㐀⤀ 愀瀀漀渀琀愀 琀爀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀㨀 挀漀洀漀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 ጀ†焀甀愀渀搀漀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 甀洀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 爀攀愀氀椀稀愀洀 瀀爀漀搀甀攀猀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀攀猀㬀 挀漀洀漀 瀀漀氀椀瘀愀氀渀挀椀愀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 甀洀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 爀攀愀氀椀稀愀 琀漀搀愀猀 愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀㬀 攀 挀漀洀漀 挀漀洀戀椀渀愀漀 搀攀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀猀琀愀 切氀琀椀洀愀 愀 焀甀愀氀 渀漀猀 爀攀昀攀爀椀洀漀猀⸀ 䌀愀戀攀 搀攀猀琀愀挀愀爀 焀甀攀 愀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀  攀渀琀攀渀搀椀搀愀 瀀漀爀 渀猀 挀漀洀漀 甀洀愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀 搀攀猀猀攀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀 洀椀搀椀琀椀挀漀猀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀
 
OBJETIVO
DESCRIÇÃO DA PRODUÇÃO਀ Todo o processo de produção do site, desde a escolha de pauta até a finalização, foi feito com base nos referenciais teóricos apresentados durante a disciplina optativa. Na divisão da equipe, cada estudante ficou responsável por realizar alguma função, como: montagem do site e criação da identidade visual, produção e edição de texto, imagem e vídeo e uma editora geral. Ao total, a construção do site contou com a ajuda de sete acadêmicos, sob supervisão do professor que ministrava a matéria.਀䄀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 猀椀琀攀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 瀀漀爀 甀洀 愀氀甀渀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 愀甀砀椀氀椀愀搀漀 瀀攀氀愀 攀搀椀琀漀爀愀 最攀爀愀氀 攀 漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀⸀ 䌀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 搀攀瀀漀椀猀 搀攀 愀氀最甀渀猀 搀攀戀愀琀攀猀 搀攀 挀漀洀漀 昀椀挀愀爀椀愀 愀 猀甀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀Ⰰ 漀 氀愀礀漀甀琀 昀漀椀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀漀 搀攀瘀椀搀漀  猀甀愀 洀攀氀栀漀爀 愀搀攀焀甀愀漀 瀀愀爀愀 愀 搀椀瘀椀猀漀 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀愀猀 琀攀洀琀椀挀愀猀 攀 搀愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 愀戀漀爀搀愀搀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 琀愀洀戀洀 最爀愀愀猀  猀甀愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 猀甀瀀漀爀琀愀爀 漀 琀椀洀攀ⴀ氀愀瀀猀攀Ⰰ 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀愀 瀀最椀渀愀 椀渀椀挀椀愀氀⸀ 倀愀爀愀 愀氀洀 搀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 猀椀琀攀Ⰰ 攀猀琀攀 愀氀甀渀漀 昀椀挀漀甀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 搀漀猀 琀攀砀琀漀猀Ⰰ 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 攀 搀漀 瘀搀攀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 挀漀氀漀挀愀爀 漀 猀椀琀攀 渀漀 愀爀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 琀椀瘀攀猀猀攀 愀挀攀猀猀漀⸀ Ao acessar o especial, na página inicial do site estão localizados o menu principal, um time-lipse do nascer do sol em Vilhena e, ao rolar um pouco a barra, estão disponibilizadas as produções organizadas por temáticas (Compromisso, Exercícios e Alimentação), divididas em três colunas e duas linhas. O menu principal, que fica localizado no canto superior direito, é construído por cinco seções: Início: área que direciona o leitor para a página inicial do site; Alimentação: com as produções referentes às pessoas que cuidam da sua alimentação e de outras pessoas, divididas em: Feira e Padaria; Compromisso: com as produções relacionadas às pessoas que realizam atividades rotineiras, divididas em: Tiro de Guerra e Igreja; Exercícios: com as produções sobre as pessoas que praticam alguma atividade física, divididas em: Academia e Caminhada; Sobre: com o expediente e outras informações.਀儀甀愀渀琀漀  椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 攀 猀 攀搀椀攀猀 搀攀 瘀搀攀漀猀Ⰰ 甀洀 愀氀甀渀漀 昀椀挀漀甀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀Ⰰ 挀漀洀 漀 愀甀砀氀椀漀 搀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 攀 搀愀 攀搀椀琀漀爀愀 最攀爀愀氀⸀ 䄀瀀猀 愀猀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 渀漀洀攀 搀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀Ⰰ 攀渀琀爀攀 愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 猀甀最攀猀琀攀猀 昀攀椀琀愀 瀀攀氀愀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 漀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 昀漀椀 ᰀ䈠漀洀 搀椀愀Ⰰ 嘀椀氀栀攀渀愀℀ᴀ⸠ 䄀 椀搀攀椀愀 搀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 攀爀愀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 挀漀洀 愀猀 挀漀爀攀猀 焀甀攀 爀攀洀攀琀攀猀猀攀洀 漀 渀愀猀挀攀爀 搀漀 猀漀氀⸀ 䨀 渀愀猀 攀搀椀攀猀 搀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 愀猀 瘀椀渀栀攀琀愀猀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 瘀搀攀漀猀 洀漀猀琀爀愀洀 漀 最氀漀戀漀 琀攀爀爀攀猀琀爀攀Ⰰ 焀甀攀 瘀愀椀 瀀甀砀愀渀搀漀 甀洀 稀漀漀洀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀渀搀漀 瀀愀爀愀 漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 瀀愀爀愀 漀 攀猀琀愀搀漀 搀攀 刀漀渀搀渀椀愀 攀 搀攀瀀漀椀猀 瀀愀爀愀 愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 嘀椀氀栀攀渀愀Ⰰ 愀琀 挀栀攀最愀爀 渀漀 挀愀洀瀀甀猀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 刀漀渀搀渀椀愀 攀 洀漀猀琀爀愀爀Ⰰ 攀洀 甀洀 昀甀渀搀漀 戀爀愀渀挀漀Ⰰ 愀 氀漀最漀 搀漀 ᰀ䈠漀洀 搀椀愀Ⰰ 嘀椀氀栀攀渀愀℀ᴀ⸠ As produções das partes específicas do especial trabalham com a exploração de multimídia, conjugando textos, fotos e, especialmente, vídeos, produzidos por quatro estudantes divididos em duplas diferentes entre si. Com a ajuda do professor e da aluna responsável pela edição geral, foram escolhidas as temáticas que seriam abordadas, a construção das produções, os personagens que participariam, como também o local de gravação, entre outros processos de produção. A editora geral do especial ficou responsável por ser uma mediadora entre o professor e os alunos, auxiliando nas dificuldades que surgiram durante o processo de produção, como também na criação do tema, das categorias e das suas subdivisões. Além de desempenhar o trabalho de uma editora, a aluna ficou responsável pela produção do time-lipe do nascer do sol em Vilhena, além de ter escrito o expediente e editado as imagens.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀