O fotodocumentário "Com Fé" surgiu como atividade desenvolvida na disciplina de Fotojornalismo do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá, na qual pôde-se praticar os conceitos teóricos trabalhados em sala de aula. Tendo por objeto de estudo a cobertura fotográfica do Cirio de Nazaré em Macapá, tentou-se evidenciar a manifestação artística e emocional da festividade, assim como os seus aspectos sociais. 䌀漀渀猀椀搀攀爀愀搀愀 愀 洀愀椀漀爀 昀攀猀琀愀 爀攀氀椀最椀漀猀愀 搀漀 渀漀爀琀攀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 漀 䌀爀椀漀 搀攀 一愀稀愀爀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 渀漀 攀猀琀愀搀漀 搀漀 倀愀爀 栀 瀀攀氀漀 洀攀渀漀猀 搀漀椀猀 猀挀甀氀漀猀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 䤀最爀攀樀愀 挀愀琀氀椀挀愀Ⰰ 攀 琀漀洀漀甀 最爀愀渀搀攀猀 瀀爀漀瀀漀爀攀猀Ⰰ 瀀愀猀猀愀渀搀漀 愀 猀攀爀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 攀洀 漀甀琀爀漀猀 洀甀渀椀挀瀀椀漀猀 搀漀 倀愀爀 攀 洀椀最爀愀渀搀漀 瀀愀爀愀 漀 攀猀琀愀搀漀 搀漀 䄀洀愀瀀Ⰰ 漀渀搀攀 漀 攀瘀攀渀琀漀 漀挀漀爀爀攀 搀攀猀搀攀 㤀㌀㐀⸀ 䔀搀最愀爀 刀漀搀爀椀最甀攀猀 ⠀㈀ 㜀⤀ 攀洀 猀攀甀 愀爀琀椀最漀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀 渀漀 猀椀琀攀 漀昀椀挀椀愀氀 搀漀 匀愀渀琀甀爀椀漀 搀攀 䘀琀椀洀愀 搀攀 䴀愀挀愀瀀 爀攀氀愀琀愀 挀漀洀漀 漀 挀爀椀漀 挀栀攀最漀甀 渀漀 攀猀琀愀搀漀⸀ ∀䄀 䌀漀渀最爀攀最愀漀 搀愀猀 䘀椀氀栀愀猀 搀漀 䌀漀爀愀漀 䤀洀愀挀甀氀愀搀漀 搀攀 䴀愀爀椀愀Ⰰ 愀漀 挀漀洀愀渀搀漀 搀愀 猀攀渀栀漀爀愀 䔀猀琀攀爀 䈀攀渀漀渀椀攀氀 䰀攀瘀礀Ⰰ 攀猀瀀漀猀愀 搀漀 攀渀琀漀 椀渀琀攀渀搀攀渀琀攀 洀愀樀漀爀 䴀漀椀猀猀 䔀氀椀攀稀攀爀 䰀攀瘀礀Ⰰ 爀攀猀漀氀瘀攀甀 漀爀最愀渀椀稀愀爀 愀 昀攀猀琀愀 攀洀 䴀愀挀愀瀀⸀ ⠀刀伀䐀刀䤀䜀唀䔀匀Ⰰ ㈀ 㜀⤀⸀
O Círio amapaense é marcado por uma agenda que perdura por todo o mês de outubro e conta com carreatas, passeatas, celebrações em percursos do rio Amazonas e romarias por todo o estado. A maior romaria acontece na cidade de Macapá e reúne milhares de pessoas todos os anos no segundo domingo de outubro. Sob o sol de mais de trinta e cinco graus do verão macapaense, milhares de católicos vão às ruas participar da maior demonstração de fé do estado e atraem centenas de vendedores ambulantes, que vêm na festividade a oportunidade de lucrar com fitas, leques, guarda-sóis, brinquedos, água, entre tantos outros produtos. 伀 昀漀琀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 ✀䌀漀洀 昀✀ 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀砀瀀爀攀猀猀愀爀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 愀猀 攀洀漀攀猀 攀 栀椀猀琀爀椀愀猀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀愀 瀀爀漀挀椀猀猀漀 搀漀 挀爀椀漀 搀攀 一愀稀愀爀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀甀 渀漀 搀椀愀 㐀 搀攀 漀甀琀甀戀爀漀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䴀愀挀愀瀀Ⰰ 愀戀漀爀搀愀渀搀漀 漀 愀猀瀀攀挀琀漀 愀渀琀爀漀瀀漀氀最椀挀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 攀 猀漀挀椀愀氀 搀漀 洀愀椀漀爀 攀瘀攀渀琀漀 爀攀氀椀最椀漀猀漀 搀漀 攀猀琀愀搀漀⸀ 䔀猀瀀攀爀愀ⴀ猀攀 焀甀攀 攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 猀攀樀愀 甀洀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 搀攀 瀀爀漀洀漀漀 搀愀 挀漀渀猀挀椀渀挀椀愀 猀漀挀椀愀氀 攀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀 攀猀琀椀洀甀氀愀爀 愀 挀爀椀愀漀 搀愀 洀攀洀爀椀愀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀 攀 搀攀猀瀀攀爀琀愀爀 渀漀 瀀切戀氀椀挀漀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀攀氀愀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 挀爀椀漀 搀攀 一愀稀愀爀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㜀愀㘀 ㌀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀戀樀攀琀椀瘀愀渀搀漀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀 渀愀爀爀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 䌀爀椀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 瀀攀渀猀漀甀ⴀ猀攀 攀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀 昀漀琀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 栀愀樀愀 瘀椀猀琀愀 焀甀攀 攀猀琀 愀 洀漀搀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 昀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 漀渀搀攀 瀀漀搀攀ⴀ猀攀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 漀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀 搀漀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 洀愀椀猀 猀攀渀猀瘀攀氀⸀ 䄀琀爀愀瘀猀 搀攀氀攀 瀀漀猀猀瘀攀氀 琀攀爀 渀漀 猀漀洀攀渀琀攀 愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 搀愀 攀砀椀猀琀渀挀椀愀 搀攀 甀洀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 搀攀 猀攀 爀攀昀氀攀琀椀爀 猀漀戀爀攀 攀氀愀 攀 猀攀甀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 猀漀挀椀漀挀甀氀琀甀爀愀椀猀⸀
Para Lombardi (2008, p.35) o fotojornalismo é a técnica de "narrar uma história por meio de uma sequência de imagens. Com sua especificidade centrada na aliança do registro documental com a estética ela assume a função de fazer a mediação entre o homem e seu entorno". O fotodocumentário por sua vez, é uma modalidade dentro do fotojornalismo que potencializa esta troca, em outras palavras, o fotógrafo que registra as mudanças sociais, ecológicas, econômicas e culturais através do fotodocumentário, podese valer de um olhar artístico mais livre e independente dos limites impostos pelo fotojornalismo comercial. 䐀甀爀愀渀琀攀 漀猀 爀攀最椀猀琀爀漀猀Ⰰ 漀猀 昀漀琀最爀愀昀漀猀 愀最甀愀爀搀愀爀愀洀 猀攀洀瀀爀攀 漀 椀渀猀琀愀渀琀攀 搀攀挀椀猀椀瘀漀Ⰰ 焀甀攀 最攀爀愀氀洀攀渀琀攀 挀栀攀最愀瘀愀 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 攀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀愀爀愀瘀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀 匀愀渀琀愀 爀攀挀攀戀攀猀猀攀 栀漀洀攀渀愀最攀渀猀Ⰰ 挀漀洀漀 昀攀椀琀漀 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀 琀爀愀樀攀琀漀⸀ 䄀猀 昀漀琀漀猀 琀椀爀愀搀愀猀 渀攀猀猀攀 洀漀洀攀渀琀漀 攀砀瀀爀攀猀猀愀爀愀洀 攀洀漀攀猀 攀 爀攀琀爀愀琀愀爀愀洀 漀猀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀猀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀洀 椀洀攀爀猀愀猀 渀漀 挀甀氀琀漀 爀攀氀椀最椀漀猀漀⸀ 伀甀琀爀漀 洀琀漀搀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 昀漀椀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 漀猀 瀀漀渀琀漀猀 攀猀琀爀愀琀最椀挀漀猀 瀀漀爀 漀渀搀攀 漀 挀爀椀漀 瀀愀猀猀愀爀椀愀 攀 猀攀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀爀 渀攀氀攀 瀀愀爀愀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 甀洀 洀攀氀栀漀爀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀⸀ 伀 猀漀氀 搀攀 ㌀㤀 最爀愀甀猀 昀漀椀 甀洀 昀愀琀漀爀 焀甀攀 瀀爀攀漀挀甀瀀漀甀 漀猀 昀漀琀最爀愀昀漀猀Ⰰ 瀀漀爀焀甀攀 瀀漀搀椀愀 瀀爀攀樀甀搀椀挀愀爀 愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 攀 愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 瀀漀搀攀爀椀愀洀 昀椀挀愀爀 戀愀猀琀愀渀琀攀 攀砀瀀漀猀琀愀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 攀猀琀攀 昀愀琀漀 愀挀愀戀漀甀 愀甀砀椀氀椀愀渀搀漀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 攀 搀愀渀搀漀 琀漀渀猀 搀攀 挀漀爀 攀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀 焀甀攀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀爀愀洀 愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀愀猀 昀漀琀漀猀⸀
A realização deste projeto passou pelo estudo teórico do conceito de fotodocumentário como denúncia social e como forma de compreender a característica de patrimônio cultural imaterial do maior evento religioso do Brasil, que acontece simultaneamente em algumas cidades do norte do país, entre elas Macapá, sendo responsável pela movimentação da economia dos estados da região através da culinária, turismo, artesanato e comercio formal e informal de produtos e serviços. As fotografias revelam expressões de emoção e sacrifício compartilhadas entre os romeiros, marcado por demonstrações de solidariedade e fé. |
Para a elaboração do fotodocumentário 'Com Fé' a equipe decidiu que dois membros fariam as imagens e um membro faria as pesquisas necessárias para dar a assistência à execução do projeto. Após a cobertura do círio, a equipe decidiu selecionar as fotos e colocar o filtro preto e branco por entender que essa técnica é capaz de dar um caráter histórico e emocional ao círio. O nome 'Com fé' foi escolhido para representar a disposição das pessoas em ajudar umas às outras e também para expressar o olhar do fotógrafos em relação ao evento. 伀 昀漀琀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 ∀䌀漀洀 䘀∀ 挀漀洀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀 漀椀琀漀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀㨀
Vendedor de Sonhos - Fotografia produzida pela Nubia Pacheco com a câmera Canon T3I, lente 50mm. Esta foto foi tirada na frente do Santuário de N S de Fátima antes da missa começar, na qual a fotógrafa buscou retratar a forma com algumas pessoas ganham uma renda extra na festa do Círio, e de como até mesmo as crianças participam deste mercado. O nome "Vendedor de Sonhos" evidencia o ato de compra e venda das fitas que os romeiros costumam usar para fazer pedidos ao amarrá-las no braço. 䄀氀椀洀攀渀琀漀 倀愀爀愀 愀 䄀氀洀愀 ጀ†䘀漀琀漀最爀愀昀椀愀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 瀀攀氀愀 一甀戀椀愀 倀愀挀栀攀挀漀 挀漀洀 愀 挀洀攀爀愀 䌀愀渀漀渀 吀㌀䤀Ⰰ 氀攀渀琀攀 㔀 洀洀⸀ 䔀猀猀愀 昀漀琀漀 琀愀洀戀洀 昀漀椀 琀椀爀愀搀愀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 洀椀猀猀愀 攀洀 昀爀攀渀琀攀 愀漀 匀愀渀琀甀爀椀漀Ⰰ 渀愀 栀漀爀愀 搀愀 挀漀洀甀渀栀漀⸀ 伀 挀氀椀挀欀 愀挀漀渀琀攀挀攀甀 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀挀椀猀椀瘀漀 攀 爀攀琀爀愀琀漀甀 愀 瀀攀爀猀椀猀琀渀挀椀愀 搀攀 甀洀愀 猀攀渀栀漀爀愀 焀甀攀 渀漀 洀攀搀攀 攀猀昀漀爀漀猀 瀀愀爀愀 愀氀椀洀攀渀琀愀爀 猀甀愀 愀氀洀愀 挀漀洀 漀 焀甀攀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 猀甀愀 挀爀攀渀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 漀 挀漀爀瀀漀 搀攀 䌀爀椀猀琀漀⸀
União - Fotografia produzida pelo Iago Fonseca com a câmera Canon 50D, lente 40mm. A imagem retrata o momento que os romeiros se organizam para a saída da corda, no início do círio. A corda costuma perder a direção por causa do movimento e da grande quantidade de pessoas que a segura, dessa forma, os organizadores do Círio necessitam puxar uns aos outros para devolver a corda para a posição correta. 䴀椀渀栀愀 䌀爀甀稀 ⴀ 䘀漀琀漀最爀愀昀椀愀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 瀀攀氀愀 一甀戀椀愀 倀愀挀栀攀挀漀 挀漀洀 愀 挀洀攀爀愀 䌀愀渀漀渀 吀㌀䤀Ⰰ 氀攀渀琀攀 㔀 洀洀⸀ 䄀 昀漀琀漀 搀愀 挀爀甀稀 昀漀椀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 挀愀洀椀渀栀愀搀愀Ⰰ 愀 昀漀琀最爀愀昀愀 愀瘀椀猀琀漀甀 搀攀 氀漀渀最攀 攀 氀栀攀 愀琀爀愀椀甀 愀 愀琀攀渀漀 漀 琀愀洀愀渀栀漀 搀愀 挀爀甀稀⸀ 䔀氀愀 愀挀漀洀瀀愀渀栀漀甀 漀 爀漀洀攀椀爀漀 搀甀爀愀渀琀攀 甀洀 戀漀洀 琀攀洀瀀漀 攀 瀀攀爀挀攀戀攀甀 焀甀攀 攀氀攀 攀猀琀愀瘀愀 猀漀昀爀攀渀搀漀 戀愀猀琀愀渀琀攀Ⰰ 愀 挀爀甀稀 攀爀愀 瘀椀猀椀瘀攀氀洀攀渀琀攀 洀甀椀琀漀 瀀攀猀愀搀愀⸀
Preces - Fotografia produzida pelo Iago Fonseca com a câmera Canon 50D, lente 40mm. A imagem foi produzida em um dos muitos momentos de parada da procissão para orações. Uma pessoa estende a mão em direção aos outros fiéis que puxam a corda. O objetivo desta fotografia foi registrar a demonstração de fé e cumplicidade entre os romeiros. As orações são feitas em vários momentos do percurso e as pessoas aproveitam para demonstrar apoio aqueles que estão pagando suas promessas na corda. 匀漀氀椀搀愀爀椀攀搀愀搀攀 ⴀ 䘀漀琀漀最爀愀昀椀愀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 瀀攀氀漀 䤀愀最漀 䘀漀渀猀攀挀愀 挀漀洀 愀 挀洀攀爀愀 䌀愀渀漀渀 㔀 䐀Ⰰ 氀攀渀琀攀 㐀 洀洀⸀ 䌀攀渀愀猀 挀漀洀漀 愀 搀攀猀琀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 洀甀椀琀漀 挀漀洀甀洀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 挀爀椀漀Ⰰ 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀 戀愀氀搀攀猀 攀猀琀愀瘀愀洀 樀漀最愀渀搀漀 最甀愀 最攀氀愀搀愀 渀漀 愀猀昀愀氀琀漀 焀甀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 攀猀昀爀椀愀爀 攀 琀漀爀渀愀爀 愀 瀀爀漀挀椀猀猀漀 洀攀渀漀猀 搀漀氀漀爀漀猀愀⸀ 䄀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 搀攀 最甀愀 甀洀 搀漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 最攀猀琀漀猀 焀甀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 昀愀稀攀洀 瀀愀爀愀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 挀漀洀 愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 攀猀琀漀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀渀搀漀 漀 䌀爀椀漀⸀
A corda - Fotografia produzida pela Nubia Pacheco com a câmera Canon T3I, lente 50mm. A imagem foi escolhida para mostrar que apesar de todo o cansaço e de ser muito difícil fazer parte da multidão que puxa a corda, muitas vezes descalço e com fome, essas pessoas não desistem e colocam a fé na frente. O filtro preto e branco acentua o visível cansaço no rosto do romeiro. 刀愀猀琀爀漀猀 搀愀 昀 ⴀ 䘀漀琀漀最爀愀昀椀愀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 瀀攀氀漀 䤀愀最漀 䘀漀渀猀攀挀愀 挀漀洀 愀 挀洀攀爀愀 䌀愀渀漀渀 㔀 䐀Ⰰ 氀攀渀琀攀 㐀 洀洀⸀ 䄀瀀猀 漀 攀渀挀攀爀爀愀洀攀渀琀漀 搀漀 䌀爀椀漀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀攀愀洀 愀 椀爀 攀洀戀漀爀愀 攀 瀀漀猀猀瘀攀氀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀爀 漀 焀甀攀 爀攀猀琀愀Ⰰ 搀椀瘀攀爀猀漀猀 挀漀瀀漀猀 搀攀 最甀愀 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀愀猀 攀洀戀愀氀愀最攀渀猀 攀洀 昀爀攀渀琀攀 椀最爀攀樀愀 匀漀 䨀漀猀⸀ 伀 洀漀洀攀渀琀漀 昀漀椀 爀攀最椀猀琀爀愀搀漀 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 搀攀猀瀀攀爀琀愀爀 爀攀昀氀攀砀漀 愀挀攀爀挀愀 搀漀 挀甀椀搀愀搀漀 挀漀洀 漀 攀猀瀀愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 甀洀愀 挀漀渀猀挀椀渀挀椀愀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 昀攀猀琀椀瘀椀搀愀搀攀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|