ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #37a603"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00293</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT13</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Infográfico a partir da experiência contada na evolução dos Memes</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;MARIA DO SOCORRO MAIA MACHADO (Faculdade Martha Falcão Wyden); Beatriz Silva Goes (Faculdade Martha Falcão-Wyden )</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #37a603"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> O estudo intitulado Infográfico a partir da experiência contada na evolução dos Memes, foi produzido no ano de 2018 e faz parte da disciplina Cibercultura de curso de Jornalismo da Faculdade Martha Falcão-Wyden. Neste sentido o objetivo deste estudo é analisar o conceito dos memes a partir de sua história e evolução da Cultura Digital, através da produção de um infográfico descrevendo a  História dos Memes , abordando sua origem, conceito, efeitos, influências, reflexo cultural reproduzido pela internet, com embasamentos teóricos de Castells (2003) e Dawkins (2006). Assim, propões-se uma nova maneira de comunicar e inovar, pensando na  Comunicação e Inovação do jornalismo através do infográfico, que trata a criatividade das pessoas como uma nova forma de criação da evolução da comunicação. Desta forma buscar entender  Os fluxos comunicacionais e a crise da democracia um assunto pertinente para discutir o jornalismo contemporâneo que vem se produzindo na região norte .O termo meme, é derivado do grego foi denominado pelo biólogo evolucionista Richard Dawkins (2006) em seu livro  O Gene Egoísta , originalmente publicado em 1976. Ele afirma que memes são ideias, signos, valores, imagens, teorias e todos aqueles elementos simbólicos que participam dos processos de transmissão cultural  um gene replicador de cultura, ou melhor, uma  unidade de imitação . Os temas abordados variam entre crítica política, cultural e social, denúncias de violência dos mais diversos tipos, sátiras de filmes, músicas, seriados ou celebridades, mas são as conhecidas  indiretas para alfinetar os desafetos e lamentar os amores não correspondidos que melhor definem essa forma de comunicação contagiosa caracterizada por um apelo predominantemente sensacional e emotivo . Da mesma maneira que os memes podem ser instantâneos, eles podem sofrer vários efeitos. Isso ocorre porque podem ser direcionados para diferentes contextos. Como hoje em dia a circulação é mais frequente na internet, as pessoas inovaram a forma de comunicação, optando por algo mais interativo. Para o meme exercer uma certa influência é necessário que os autores estudem o seu público-alvo, assim a escolha da utilização do Infográfico justifica-se por ser uma representação visual unindo textos breves com figuras e esquemas a fim de explicar um conteúdo para o leitor. Essa combinação torna a leitura muito mais fácil do que a compreensão dos elementos isolados. São representações visuais de informações que cada vez mais vem se firmando como um importante recurso da linguagem jornalística, sendo usado em jornais impressos ou digitais, revistas e portais de noticias. É um dos recursos que ganhou mais espaço nos veículos de comunicação. O primeiro infográfico foi publicado no jornal O Estado de S. Paulo no dia 18 de agosto de 1909. Ele ilustrava o aumento do tráfego marítimo brasileiro, relacionando-o com o crescimento das relações comerciais com outros países. Teixeira (2011) diz que 1990, a publicação de infográficos se disseminou sobretudo em redações de jornais do circuito São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Nesta década, um dos principais marcos foi a reforma gráfica do jornal O Dia. Ele foi, inclusive, o primeiro a criar um departamento de infografia e ilustração, em 1994. A internet é um meio de comunicação que permite, pela primeira vez a comunicação de muitos com muitos, o poder de visibilidade e propagação de informações que a internet tem, pode ser uma das razões para que cada vez mais, narrativas simples passem para outras plataformas. As mídias sociais são parte integrante da sociedade moderna o que entendemos hoje como mídia social nada mais é do que a forma moderna de se praticar uma das principais necessidades do homem: a socialização. Em  A Galáxia da Internet , Castells (2003) já compreende o avanço da internet como forma de comunicação e traça um parâmetro do que seria o surgimento de mídias sociais na troca de informações entre os indivíduos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #37a603"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho foi realizado através de uma pesquisa do tipo aplicada e natureza qualitativa. Utilizou-se a pesquisa exploratória como um guiar para a produção do infográfico, e para um melhor entendimento do tema: Infográfico a partir da experiência contada na evolução dos Memes. Inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográficas usando fontes de pesquisas em sites especializados no assunto, livros, teses e publicações alusivos ao tema abordado. De acordo com Fontelles (2009) a pesquisa bibliográfica busca os resultados baseada em material já publicado. Também se fez necessário uma pesquisa documental, Gil (2008) diz que a pesquisa mencionada baseia-se em materiais que não receberam ainda um tratamento analítico ou que podem ser reelaborados de acordo com os objetivos da pesquisa. Quanto ao nível de profundidade propomos a pesquisa explicativo. Gil (2010) afirma que a pesquisa explicativa tem como objetivo identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Aprofunda, então, o conhecimento da realidade pelo fato de explanar a razão, o  porquê do fenômeno. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #37a603"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com a evolução das tecnologias da informação e comunicação, os infográficos sofreram mudanças devido ao processo de produção de imagens que foi facilitado. Estudos realizados pela We Live In a Visual World (2006) revelaram que os recursos visuais são processados pelo cérebro 6 mil vezes mais rápido; os infográficos podem aumentar o tráfego dos site em 12%, os conteúdos visuais estão 40 vezes mais suscetível a ser compartilhado nas redes sociais que os demais tipos de conteúdo, 90% da informação enviada ao cérebro é visual. Na parte prática do trabalho, foi desenvolvido um infográfico para expor o assunto de maneira mais objetiva, pois ele é uma ferramenta de informação que contém imagens e textos curtos. É um resumo mais voltado para a linguagem não-verbal, por esse motivo é essencial que a apresentação gráfica esteja de acordo com o contexto para facilitar a interpretação, principalmente, entre os leitores que não conhecem a temática. No primeiro momento foi desenvolvido um rafe, ou seja um esboço do trabalho a ser realizado, para que seja possível o entendimento visual do resultado do final. O programa utilizado para fazer o infográfico, foi o aplicativo Adobe Illustrator, um editor de imagem voltado para a criação de programas e ilustrações vetoriais. Seu uso permite a criação avançada de ilustrações, elementos de texto e efeitos especiais. Pode ser usado tanto para fins de impressão como visualização em monitores e dispositivos moveis. Suas áreas de atuação envolvem design gráfico, publicidade , elementos para websites , editoração , dentre outros. Após a pesquisa bibliográfica e documental, de posse de todos os dados, foi realizado o processo de produção do infográfico, para uma melhor disposição dos elementos na edição do layout foram projetados figuras retangulares através da ferramenta Pen tool, para um fluxo mais leve e natural da informação, as imagens utilizadas foram retiradas da internet, com o objetivo de ilustrar melhor a história dos memes, e por sua popularidade e viralização na internet, sendo que são lembrados com troladores de pessoas , uma gíria da internet que significa zoar, chatear, tira o sarro. Na história dos memes existe um meme bastante famoso que é o troll face, ele foi criado para representar um troll, sendo assim bastante popular na internet. Um outro elemento importante é o plano de fundo que foi criado através de uma mistura de cores e efeitos do programa. Um dos principais fatores para o sucesso do infográfico é usar poucos textos. Isso força o conteúdo a apresentar apenas as informações essenciais. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>