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INSCRIÇÃO: | 00294 |
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CATEGORIA: | RT |
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MODALIDADE: | RT07 |
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TÍTULO: | Amazoom: Agência de comunicação na Amazônia e Caribe |
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AUTORES: | Bryan Chrystian da Costa Araújo (Universidade Federal de Roraima); Juliana Dama da Costa (Universidade Federal de Roraima); Vilso Junior Chierentin Santi (Universidade Federal de Roraima) |
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PALAVRAS-CHAVE: | , , , , |
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RESUMO |
O Amazoom é um site de comunicação e pesquisa que atua na promoção da cultura, diversidade e ciência na Amazônia e Caribe. A plataforma utiliza o ciberespaço e as ferramentas do webjornalismo como forma de veiculação dos conteúdos e abarca a diversidade das expressões culturais dessa região em suas numerosas condições: usos sociais, apropriações, políticas, práticas, técnicas e metodologias. O projeto transcende trabalhos anteriores realizados em comunicação apresentando, além das produções jornalísticas convencionais, narrativas culturais transdisciplinares: informativas, artísticas, fotográficas, cinematográficas, literárias, científicas e educacionais.伀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 渀漀 愀渀漀 搀攀 ㈀ 㠀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 搀漀 䌀甀爀猀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 ⴀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀洀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 挀漀洀 漀猀 搀椀猀挀攀渀琀攀猀Ⰰ 搀漀挀攀渀琀攀猀 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀攀猀 搀漀 最爀甀瀀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀 攀砀琀攀渀猀漀 伀戀猀攀爀瘀愀琀爀椀漀 䌀甀氀琀甀爀愀氀 搀愀 䄀洀愀稀渀椀愀 攀 䌀愀爀椀戀攀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 刀漀爀愀椀洀愀 ⴀ 唀䘀刀刀⸀
As atividades do portal possuem a pretensão de desenvolver e coletivizar material jornalístico, científico e transdisciplinar acerca dos espaços sociais e culturais pertencentes às regiões da Amazônia e do Caribe. E, da mesma maneira, funcionar como ferramenta de experimentação jornalística para os acadêmicos do Curso. Utilizando os recursos disponíveis no Ciberespaço, a equipe criou uma plataforma digital que permite a participação do internauta nas notícias publicadas, além da interação com as redes sociais. Para isso, a página dispõe de diversos espaços integrados aos meios digitais visando ampliar seu contato com a recepção, expansão, divulgação e democratização de seu conteúdo. Por conseguinte, os consecutivos movimentos interacionais dos usuários com os produtos jornalísticos do site oportunizam a ressignificação de suas representações culturais acerca de ambas as regiões (HALL, 2003). 䄀 攀焀甀椀瀀攀 搀漀 猀椀琀攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 搀攀 挀漀渀昀爀漀渀琀漀 挀漀洀 愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 搀愀 洀搀椀愀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀渀搀漀 愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 甀洀 挀愀洀瀀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 愀挀攀猀猀瘀攀氀 攀 焀甀攀 爀攀猀瀀攀椀琀攀 攀 攀瘀椀搀攀渀挀椀攀 愀 瀀氀甀爀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀猀 搀漀猀 瀀漀瘀漀猀 搀愀 爀攀最椀漀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀 漀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 瀀攀氀愀 瀀最椀渀愀 瀀漀猀猀甀攀洀 挀漀洀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 猀甀愀 昀漀爀愀 搀攀 愀瀀漀椀漀 愀漀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 猀漀挀椀漀挀甀氀琀甀爀愀椀猀⸀ 䔀渀琀爀攀 漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 樀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 瀀攀氀漀 最爀甀瀀漀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀ⴀ猀攀 愀爀琀椀最漀猀 挀椀攀渀琀昀椀挀漀猀Ⰰ 氀椀瘀爀漀猀Ⰰ 渀漀琀挀椀愀猀Ⰰ 瘀搀攀漀猀Ⰰ 最愀氀攀爀椀愀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀猀 焀甀攀 攀昀攀琀椀瘀愀洀 愀 瀀爀漀洀漀漀 攀 爀攀挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀猀 攀砀瀀爀攀猀猀攀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 搀愀猀 爀攀最椀攀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀 瀀爀漀搀甀漀 攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀漀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀洀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀
O site têm como finalidade construir uma rede de comunicação e pesquisa para o levantamento, sistematização, divulgação e democratização das informações acerca da produção e patrimônio sociocultural, científico e comunicacional da Amazônia e Caribe. O projeto trabalha na perspectiva da pluralidade de enfoques para a produção de conhecimento em diversas áreas como: arte, cinema, literatura e educação. 䐀攀猀猀攀 洀漀搀漀Ⰰ 漀 瀀漀爀琀愀氀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 愀 昀椀洀 搀攀 猀攀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀爀 挀漀洀漀 甀洀 挀愀洀瀀漀 搀攀 洀攀搀椀愀漀Ⰰ 挀漀渀昀椀最甀爀愀渀搀漀 漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 猀攀渀琀椀搀漀猀 搀愀 爀攀挀攀瀀漀 攀 椀渀琀攀最爀愀渀搀漀 猀攀甀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 ⠀匀䄀一吀䤀Ⰰ ㈀ 㘀⤀⸀ 匀攀最甀攀 漀 瀀爀攀猀猀甀瀀漀猀琀漀 愀挀漀爀搀愀搀漀 瀀漀爀 吀栀漀洀瀀猀漀渀 ⠀㤀㤀㠀⤀ 猀攀最甀渀搀漀 漀 焀甀愀氀 愀漀 甀琀椀氀椀稀愀爀 漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 ᰀ漠猀 猀攀爀攀猀 栀甀洀愀渀漀猀 昀愀戀爀椀挀愀洀 琀攀椀愀猀 搀攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀漀 瀀愀爀愀 猀椀 洀攀猀洀漀猀ᴀ†⠀吀䠀伀䴀倀匀伀一Ⰰ 㤀㤀㠀Ⰰ 瀀⸀㈀ ⤀⸀
Isto posto, o site possibilita a existência de um campo comunicacional democratizador de informações acerca dos mais distintos aspectos sociais e culturais das regiões amazônicas e caribenhas. E, logo, evidencia e torna as diversidades destas localidades protagonistas em seu próprio espaço de comunicação. |
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INTRODUÇÃO |
A equipe do site é formada por acadêmicos do curso de Comunicação Social - Jornalismo e outros discentes da UFRR que desejam colaborar com a produção e administração de conteúdo veiculado na plataforma. Durante as aulas de experimentação do curso de jornalismo, os estudantes matriculados são orientados dentro das respectivas disciplinas a desenvolver material para posterior publicação. A produção gerada nas disciplinas de experimentação se distinguem de acordo com as características e critérios das mesmas, desta maneira podemos estabelecer uma maior segmentação de produtos midiáticos. Como exemplo, as redes sociais virtuais do portal, importantes ferramentas para estabelecer a conexão com os usuários, além de promover a divulgação do site de forma gratuita e contínua – uma divulgação muito mais eficaz do que a promovida pelos provedores de pesquisa. Como evidencia Ferrari (2015, p.21) "Hoje, o provedor não importa, o que importa é achar o que procuro e ser achado nas redes sociais". A multimidialidade da página e sua conexão com outros portais são pontos fortes da ferramenta, possibilitando, deste modo, a disponibilização de conteúdo em diversos formatos, expandido as atividades jornalísticas possíveis e criando a necessidade de experimentação em amplas redes, com o intuito de alcançar um grande e diverso público. Como uma página integrada e multimídia o site, permite o surgimento e posterior adaptação de seu conteúdo visando, sobretudo, a democratização da informação de qualidade. O site foi hospedado no provedor WIX, em razão de ser um portal que permite a criação de domínio próprio, ser intuitivo e de fácil manejo, além de dispor de ferramentas que facilitam e flexibilizam a adaptação e criação de um espaço virtual interativo, permitindo a inserção de características padrões e inerentes ao exercício do ciberjornalismo. Estas caraterísticas transpostas para o projeto são: hipertextualidade, multimidialidade, interatividade, memória, instantaneidade, personalização e ubiquidade (CANAVILHAS et al, 2014). O grupo considerou o ciberespaço como o meio mais adequado para divulgação do conteúdo trabalhado, considerando sua proximidade muito maior com o consumidor, em especial públicos jovens, a fácil adaptação para distintos meios, no caso das redes sociais virtuais e sua rápida capacidade de expansão. E, em consequência do meio utilizado, o mapeamento da recepção e sua consequente significação, ferramenta não encontrada em outras mídias. Desta maneira, reforçamos a ideia de Jenkins (2009. p. 29). sobre cultura da convergência como um espaço no qual "o poder do produtor de mídia e do consumidor interagem de maneiras imprevisíveis". A partir dos estudos desenvolvidos nas disciplinas de experimentação atreladas aos métodos e teorias aprofundadas em salas de aula, assim como os debates propostos no grupo de pesquisa, o Amazoom estabelece estratégias de confronto com a abordagem da mídia tradicional, identificando a possibilidade de reconstruir um espaço de comunicação com artigos, reportagens e notícias, além dos conteúdos próprios e característicos de outras redes capazes de democratizar, evidenciar e solidificar a pluralidade inerente aos povos e culturas da região amazônica, caribenha e da América Latina. Os primeiros trabalhos produzidos pelo Amazoom possuem como particularidade sua força social e cultural. Com a construção de conteúdos muito mais próximos de perspectivas sociais e culturais da Amazônia, estabelecemos na atividade jornalística a experiência de alteridade, permitindo uma reconstrução de nossa própria individualidade em relação a diversidade regional. Apesar da complexidade da construção deste espaço, a produção jornalística do portal buscou seguir tanto quanto possível a adoção de linguagem de fácil compreensão, interação ativa com todos os grupos potenciais de leitores e, sobretudo, o contexto sociocultural dos conteúdos divulgados. |
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OBJETIVO |
O Amazoom é um projeto que objetiva sistematizar e democratizar e o vasto e pouco explorado espaço sociocultural da Amazônia e Caribe. Para isso, o site molda as ferramentas disponíveis no ciberespaço, não se contentando em manipular um único meio, idioma ou plataforma, mas dinamizando e adaptando seus produtos e atingindo diferentes camadas da rede mundial de computadores. 䄀 瀀最椀渀愀 渀漀 猀攀 氀椀洀椀琀愀 猀漀洀攀渀琀攀 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 攀氀愀 甀琀椀氀椀稀愀 漀 挀椀戀攀爀攀猀瀀愀漀 挀漀洀漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瀀愀爀琀椀搀愀 瀀愀爀愀 琀爀愀渀猀瀀漀爀 猀攀甀 瘀椀猀 漀甀琀爀愀猀 洀搀椀愀猀 攀 洀攀椀漀猀 愀戀愀爀挀愀渀搀漀 愀洀瀀氀愀洀攀渀琀攀 愀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀愀猀 攀砀瀀爀攀猀猀攀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 攀洀 猀甀愀猀 洀切氀琀椀瀀氀愀猀 搀椀洀攀渀猀攀猀㨀 甀猀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 愀瀀爀漀瀀爀椀愀攀猀Ⰰ 瀀漀氀琀椀挀愀猀Ⰰ 瀀爀琀椀挀愀猀Ⰰ 琀挀渀椀挀愀猀 攀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀猀⸀
A identidade visual do projeto foi desenvolvida em reuniões realizadas presencialmente pelos integrantes do grupo, formado majoritariamente por acadêmicos e professores do curso de Comunicação Social - Jornalismo e presentemente responsável pela administração e curadoria da página. Outros discentes, docentes e demais servidores do Centro de Comunicação, Letras e Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima -UFRR, foram posteriormente consultados para apreciação da identidade visual do site. 伀 猀椀琀攀 挀漀渀琀愀 挀漀洀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 瘀椀爀琀甀愀椀猀 挀漀洀漀㨀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 吀眀椀琀琀攀爀Ⰰ 䤀渀猀琀愀最爀愀洀 攀 夀漀甀琀甀戀攀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 渀漀 猀椀琀攀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀Ⰰ 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 挀漀洀 漀猀 甀猀甀爀椀漀猀 攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀攀渀琀漀 搀攀 琀攀洀琀椀挀愀猀 焀甀攀 搀椀愀氀漀最愀洀 挀漀洀 愀猀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀 搀漀 䄀洀愀稀漀漀洀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 渀漀 愀渀漀 搀攀 ㈀ 㔀 瀀攀氀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 圀攀 䄀爀攀 匀漀挀椀愀氀Ⰰ 漀 䈀爀愀猀椀氀 漀 瀀愀猀 焀甀攀 洀愀椀猀 瀀愀猀猀愀 琀攀洀瀀漀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 攀 漀 猀攀最甀渀搀漀 焀甀攀 洀愀椀猀 愀挀攀猀猀愀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 䤀猀猀漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀 焀甀攀 甀洀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 最愀猀琀愀 攀洀 洀搀椀愀 琀爀猀 栀漀爀愀猀 攀 ㈀ 洀椀渀甀琀漀猀 瀀漀爀 搀椀愀 渀愀瘀攀最愀渀搀漀⸀
Por esse motivo optou-se por utilizar as redes como plataforma de divulgação do conteúdo publicado, ajudando a multiplicar os acessos de uma forma gratuita e muito mais interativa (FERRARI, 2015). As postagens nas redes virtuais incluem chamadas com links para os posts publicados na página, fotos de divulgação, memes de entretenimento que alternam-se diante da dinâmica estabelecida na cibercultura, interação em tempo real com os usuários, vídeos, áudios e uma diversidade de conteúdo midiático empregando a “suspensão do cotidiano”, distinguindo-se em muito dos métodos de abordagem tradicionalmente utilizados pela imprensa de pedigree e proporcionando maior interação entre produtor e consumidor (MORETZSCHON, 2007). 䔀猀猀愀 洀攀搀椀愀漀 琀漀爀渀愀ⴀ猀攀 瀀漀猀猀瘀攀氀 瀀攀氀愀 琀爀愀渀猀洀椀搀椀愀漀Ⰰ 愀 焀甀愀氀 䨀攀渀欀椀渀猀 ⠀㈀ 㤀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㤀⤀ 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀 挀漀洀漀 愀 猀甀瀀氀愀渀琀愀漀 搀愀猀 氀椀洀椀琀愀攀猀 攀洀瀀爀攀最愀搀愀猀 愀漀猀 洀攀椀漀猀 攀 昀漀爀洀愀琀漀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 搀攀昀椀渀椀搀愀 瀀漀爀 攀氀攀 挀漀洀漀 ᰀ甠洀 昀氀甀砀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 洀切氀琀椀瀀氀愀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 搀攀 洀搀椀愀Ⰰ 挀漀漀瀀攀爀愀漀 攀渀琀爀攀 洀切氀琀椀瀀氀漀猀 洀攀爀挀愀搀漀猀 洀椀搀椀琀椀挀漀猀 攀 愀漀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 洀椀最爀愀琀爀椀漀 搀漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 搀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀ᴀ⸠ 䄀搀攀洀愀椀猀Ⰰ 漀 眀攀戀猀椀琀攀 瀀漀猀猀甀椀 攀猀瀀愀漀猀 爀攀猀攀爀瘀愀搀漀猀 椀渀琀攀最爀愀漀 搀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 挀漀洀 愀 瀀爀漀搀甀漀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 漀猀 氀椀渀欀猀 焀甀攀 最愀爀愀渀琀攀洀 愀挀攀猀猀漀 搀漀 洀攀猀洀漀 瀀愀爀愀 漀甀琀爀漀猀 猀椀琀攀猀 焀甀攀 搀攀 愀氀最甀洀愀 昀漀爀洀愀 挀漀氀愀戀漀爀愀洀 挀漀洀 愀猀 椀搀攀椀愀猀 攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 搀漀 䄀洀愀稀漀漀洀⸀
Essa é uma das características essenciais do webjornalismo que termina por rememorar outra singularidade presente no exercício da profissão na web: memória. Empregada de forma automática quando utilizamos as ferramentas da web, a memória está presente em muitas das atividades do site e sempre expõe ao leitor, materiais anteriores armazenados no portal. 一漀 猀椀琀攀 愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 猀漀 挀漀渀挀攀戀椀搀愀猀 猀攀最甀椀渀搀漀 愀猀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀猀 猀漀挀椀漀挀甀氀琀甀爀愀椀猀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀愀猀 瀀爀攀氀椀洀椀渀愀爀洀攀渀琀攀 攀洀 爀攀甀渀椀攀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀攀氀漀 最爀甀瀀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀⸀ 吀漀搀愀瘀椀愀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀搀漀爀愀 搀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 漀瀀琀漀甀 瀀漀爀 氀椀搀愀爀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 洀愀椀猀 攀洀瀀琀椀挀愀 挀漀洀 愀猀 瀀愀甀琀愀猀Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 戀甀猀挀愀渀搀漀 漀甀瘀椀爀 漀猀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 搀愀猀 挀氀愀猀猀攀猀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀椀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 猀漀挀椀愀氀 漀甀 愀猀 猀甀最攀猀琀攀猀 搀愀 爀攀挀攀瀀漀Ⰰ 渀漀 猀攀 昀椀砀愀渀搀漀 攀洀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 漀甀 挀愀爀琀攀爀 攀渀最攀猀猀愀搀漀 愀挀攀爀挀愀 搀愀 洀甀氀琀椀挀甀氀琀甀爀愀氀椀搀愀搀攀 愀洀愀稀渀椀挀愀Ⰰ 攀砀瀀愀渀搀椀渀搀漀 愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 愀戀愀爀挀愀搀愀猀 瀀攀氀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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