INSCRIÇÃO: 00296
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT10
 
TÍTULO: Plano de comunicação do curso de jornalismo
 
AUTORES: Thayene Haissa Freitas de Jesus (Centro Universitário FAMETRO); Helder Ronan de Souza Mourão (Centro Universitário Fametro)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O Centro Universitário FAMETRO localizado na Avenida Constantino Nery, 3000 – Chapada - CEP: 69.050-001 foi fundado em maio de 2002, atualmente com 17 anos de existência na área educacional oferta o curso de Jornalismo. Atualmente a cidade de Manaus conta com apenas 6 Instituições de ensino superior que ofertam o curso de jornalismo, sendo que destas instituições, apenas uma é instituição pública a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e as outras cinco são privadas (CEUNI-Fametro, UniNorte, Nilton Lins, Martha Falcão e Boas Novas), não dando conta de ofertar vagas suficientes para a demanda latente. Neste sentido o Ceuni – Fametro pretende formar jornalistas capacitados não só para o município, mas, sobretudo para os interiores do Estado do Amazonas que sofrem pela falta de profissionais na qualidade e quantidade necessários para dar conta das necessidades da região. O presente trabalho fez um levantamento dos pontos positivos e negativos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Fametro no que se refere à área de comunicação interna e externa. ਀ O curso tem como objetivos formar profissionais dotados de competência teórica, técnica, tecnológica, ética e estética para atuar criticamente na profissão, de modo responsável, contribuindo para o seu aprimoramento no gerenciamento, planejamento e execução da atividade jornalística com sólidos conhecimentos de jornalismo e no domínio da teoria e das 51 práticas envolvidas na atuação como profissional de responsabilidade social na formação da opinião pública cercado de um conjunto de competências e habilidades, que os tornem aptos a exercer a profissão.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㜀愀㘀 ㌀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 琀攀瘀攀 椀渀挀椀漀 攀洀 ㈀ ㄀㌀Ⰰ 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 昀漀爀洀愀爀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 渀愀 爀攀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 渀漀 攀猀琀愀搀漀 搀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀⸀     倀愀爀愀 漀 愀琀甀愀氀 挀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀漀 䌀䔀唀一䤀 ⴀ䘀愀洀攀琀爀漀Ⰰ 䜀甀猀琀愀瘀漀 匀漀爀愀渀稀Ⰰ 漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀漀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 挀漀洀 漀 挀甀爀猀漀  愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀愀 昀漀爀洀愀漀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀 攀洀 搀椀猀挀甀琀椀爀 漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 愀琀甀愀椀猀 搀愀 爀攀愀 攀 愀猀猀甀渀琀漀猀 焀甀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 瀀漀猀猀愀洀 氀攀瘀愀爀 瀀愀爀愀 瘀椀搀愀⸀     伀 挀甀爀猀漀 焀甀攀 攀猀琀 攀洀 猀攀甀 焀甀愀爀琀漀 愀渀漀 攀 焀甀攀 挀漀洀攀愀 愀 最愀爀愀渀琀椀爀 攀猀瀀愀漀 攀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 椀渀琀攀爀渀愀洀攀渀琀攀 攀 攀砀琀攀爀渀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 琀攀洀 愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 攀洀 昀漀爀洀愀爀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 挀漀洀瀀爀漀洀攀琀椀搀漀猀 挀漀洀 愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀⸀     伀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀漀 䌀攀渀琀爀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 䘀愀洀攀琀爀漀 愀琀攀渀搀攀 ㈀㜀㔀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 渀漀猀 琀甀爀渀漀 䴀愀琀甀琀椀渀漀 攀 一漀琀甀爀渀漀⸀ 䔀 渀愀 最爀愀搀攀 瀀漀猀猀甀椀 ㄀㜀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 㜀 搀攀氀攀猀 搀愀 爀攀愀 搀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 搀漀椀猀 攀猀琀愀最椀爀椀漀猀 焀甀攀 挀甀椀搀愀洀 搀漀猀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀猀 攀 愀甀砀椀氀椀愀洀 渀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀           㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㜀愀㘀 ㌀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 挀甀爀猀漀 渀漀 瀀漀猀猀甀椀 甀洀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀昀椀渀椀搀漀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀漀 瀀愀爀愀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 挀漀洀 愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 漀 挀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀 搀漀 挀甀爀猀漀Ⰰ 䜀甀猀琀愀瘀漀 匀漀爀愀渀稀Ⰰ 攀砀椀猀琀攀 甀洀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀洀 搀愀爀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 漀 挀甀爀猀漀Ⰰ 瀀漀爀洀Ⰰ 愀 爀攀氀愀漀 攀渀琀爀攀 挀甀爀猀漀 攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 漀挀漀爀爀攀 搀攀 昀漀爀洀愀 攀猀瀀漀渀琀渀攀愀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 愀攀猀Ⰰ 瀀愀氀攀猀琀爀愀猀Ⰰ 挀甀爀猀漀猀 攀 攀瘀攀渀琀漀猀 漀爀最愀渀椀稀愀搀漀猀 瀀攀氀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 漀渀搀攀 愀 洀搀椀愀 瘀愀椀 愀琀 愀 昀愀挀甀氀搀愀搀攀 攀 昀愀稀 甀洀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 洀愀琀爀椀愀猀⸀  ਀ऀᰀ吠攀渀琀愀爀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 攀猀瀀愀漀 攀猀瀀漀渀琀渀攀漀 焀甀攀 搀椀瘀甀氀最甀攀 愀猀 愀攀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 瀀攀氀漀 挀甀爀猀漀  攀猀猀攀渀挀椀愀氀Ⰰ 攀 愀瀀攀猀愀爀 搀攀 渀漀 琀攀爀洀漀猀 甀洀 瀀氀愀渀漀 搀攀昀椀渀椀搀漀Ⰰ 渀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀洀漀猀 渀攀猀猀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀Ⰰ 愀琀 洀攀猀洀漀 焀甀愀渀搀漀 猀漀甀 挀漀渀瘀椀搀愀搀漀 瀀愀爀愀 攀瘀攀渀琀漀猀 挀漀洀漀 挀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 䘀愀洀攀琀爀漀⸀ᴀⰠ 攀猀挀氀愀爀攀挀攀甀 䜀甀猀琀愀瘀漀 匀漀爀愀渀稀⸀  ਀ O Curso Superior em Jornalismo pretende alcançar e satisfazer um público heterogêneo de pessoas que se interessam pela área de comunicação. Seja dentro da imprensa ou se relacionando com ela.਀ऀ䔀 焀甀攀爀 昀漀爀洀愀爀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 挀愀瀀愀挀椀琀愀搀漀猀 挀漀洀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀椀猀 焀甀攀 猀甀瀀爀愀洀 愀 搀攀洀愀渀搀愀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 渀漀 䔀猀琀愀搀漀⸀ Elevar os números estatísticos que se referem a quantidade e qualidade dos profissionais de comunicação e ser um curso de referência no Estado do Amazonas.਀䄀 挀漀漀爀搀攀渀愀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 攀猀瀀攀爀愀 愀氀挀愀渀愀爀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀愀爀愀 琀漀搀漀猀 漀猀 瀀攀爀漀搀漀猀⸀ ਀匀攀最甀渀搀漀 漀 挀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀 搀漀 挀甀爀猀漀Ⰰ 䜀甀猀琀愀瘀漀 匀漀爀愀渀稀Ⰰ 愀 洀愀椀漀爀 攀砀瀀攀挀琀愀琀椀瘀愀  搀攀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 瀀爀攀攀渀挀栀攀爀 甀洀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀攀爀漀搀漀Ⰰ 瀀漀椀猀  攀猀猀攀渀挀椀愀氀 猀攀洀瀀爀攀 琀攀爀 渀漀瘀漀猀 椀渀最爀攀猀猀愀渀琀攀猀 渀漀 挀甀爀猀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀猀猀椀洀Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 栀愀瘀攀爀 挀漀渀琀椀渀甀椀搀愀搀攀⸀  ਀ Sugerir ou Buscar junto ao CEUNI- FAMETRO oportunidades de estágio na área de comunicação dentro própria faculdade, trabalhando nos canais de comunicação interna e externa a instituição. Promover mais eventos na área de comunicação; ਀ Proporcionar aos alunos a experiência de participar das produções de propaganda e assessoria da instituição;਀ ਀䔀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 焀甀攀 挀甀爀猀愀洀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀漀 䌀䔀唀一䤀 ጀ†䘀愀洀攀琀爀漀Ⰰ 昀甀琀甀爀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 焀甀攀 瀀爀攀琀攀渀搀攀洀 椀渀最爀攀猀猀愀爀 渀愀 爀攀愀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 渀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 焀甀攀 猀攀樀愀洀 挀甀爀椀漀猀漀猀Ⰰ 椀渀琀攀爀攀猀猀愀搀漀猀 瀀漀爀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀 攀 甀猀甀爀椀漀猀Ⰰ 瀀漀椀猀Ⰰ 愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 焀甀攀 猀愀攀洀 搀漀 攀渀猀椀渀漀 洀搀椀漀 挀漀洀 瀀爀攀琀攀渀猀漀 搀攀 猀攀爀攀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀Ⰰ 猀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀洀 瀀攀氀愀猀 爀攀氀愀攀猀 焀甀攀 攀猀猀愀猀 洀搀椀愀猀 漀昀攀爀攀挀攀洀⸀  ਀唀洀 瀀切戀氀椀挀漀 樀漀瘀攀洀Ⰰ 攀洀 甀洀愀 昀愀椀砀愀 攀琀爀椀愀 搀攀 ㄀㜀 愀 ㌀㔀 愀渀漀猀Ⰰ 焀甀攀 瀀爀攀琀攀渀搀攀 猀攀爀 昀甀琀甀爀漀猀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀搀漀爀攀猀 搀攀 渀漀琀挀椀愀猀⸀  ਀伀 挀甀爀猀漀 琀攀瘀攀 椀渀挀椀漀 攀洀 ㈀ ㄀㌀ 攀 琀攀洀 搀甀爀愀漀 搀攀 㐀 愀渀漀猀Ⰰ 攀 猀甀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 琀甀爀洀愀 猀攀 昀漀爀洀愀 渀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ ㄀㤀 攀 愀琀 漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 洀漀洀攀渀琀漀 漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 焀甀攀 漀 挀甀爀猀漀 琀攀洀 洀漀猀琀爀愀搀漀 琀洀 猀椀搀漀 昀愀瘀漀爀瘀攀椀猀⸀  A busca pelo melhoramento está em continuo andamento e conta com a dedicação dos professores e alunos para a obtenção da excelência no ensino.਀ O presente trabalho fez um levantamento dos pontos positivos e negativos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Fametro no que se referia à área de comunicação interna e externa. E no decorrer de um ano, muitos dos tópicos apresentados no plano de comunicação foram realizados pela instituição e o curso teve um ótimo crescimento tanto na parte dos conteúdo acadêmicos, quanto na questão de aulas práticas que tanto precisávamos. ਀䌀漀洀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 渀漀 瀀氀愀渀漀 焀甀攀 栀漀甀瘀攀猀猀攀洀 愀氀甀渀漀猀 渀愀 攀焀甀椀瀀攀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 椀猀猀漀 樀 猀攀 攀昀攀琀椀瘀漀甀 挀漀洀 漀猀 攀猀琀愀最椀爀椀漀猀 搀漀猀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀猀 焀甀攀 猀漀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 瀀爀瀀爀椀漀 挀甀爀猀漀 攀 琀愀洀戀洀 渀愀 攀焀甀椀瀀攀 搀攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 搀漀 䌀攀渀琀爀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 䘀愀洀攀琀爀漀⸀   ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀