INSCRIÇÃO: 00303
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT12
 
TÍTULO: Revista Hora de Sujar as mãos
 
AUTORES: ISABELLE VALOIS CORTEZ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas); Everton Moura Arruda ( Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas); Leomara da Conceição Duarte (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas do Amazonas); Débora Ketlin de Queiroz Vale (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas do Amazonas)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O presente trabalho é uma experiência de prototipagem para o desenvolvimento de um projeto publicitário, utilizando como abordagem o Design Thinking (DT). Trata-se do projeto de uma revista infantil customizada intitulada "Hora de sujar as mãos", voltada para sensibilizar alunos da Rede Municipal de Ensino de Manaus sobre a importância de preservação das árvores na cidade. O material é resultado de uma atividade em sala de aula, a partir do uso das fases, conceitos e valores do DT. Detalharemos o passo a passo para a construção da protótipo, bem como a validação feita por meio de captura de feedbacks e as melhorias sugeridas visando a implementação da ideia. O objetivo é desenvolver um projeto publicitário para ser divulgado em mídia não convencional, que desperte as crianças sobre a importância de plantar uma árvore, pois o meio ambiente vem sofrendo um grande impacto devido a falta de arborização. Por isso, produzimos a revista infantil customizada intitulada de "Hora de sujar as mãos" que tem como objetivo sensibilizar alunos da Rede Municipal de Ensino de Manaus sobre a importância de preservação da Arborização Urbana na cidade. Para criação do produto. O material é resultado de uma atividade em sala de aula, a partir do uso das fases, conceitos e valores do Design Thinking. Um relatório da fundação britânica City Mayos, instituição especializada em estudo urbano, diz que até o ano de 2020, Manaus será o segundo centro do país que mais crescerá. Isso torna-se uma grande preocupação para os especialistas em arborização, pois o crescimento desordenado deverá afetar muito mais a cidade que já está no antepenúltimo lugar do ranking das cidades menos arborizadas. Manaus está na 69ª posição mundial, no Brasil perdendo somente para Brasília. A falta da conscientização da população sobre a importância da arborização é muito grave. Por isso, é necessário investir na educação das crianças alertando para a importância de preservar a cidade arborizada. O problema da pouca arborização da cidade de Manaus, nos levou às seguintes observações: - Há projetos para solucionar o problema da arborização em Manaus, que funcionam e estão andamento; Falta de planejamento urbano na cidade; Falta de manutenção e vandalismo destroem o trabalho realizado; Existe a necessidade de transformar a comunidade em geral em apoiadora desses projetos.
 
INTRODUÇÃO
Devido à falta de arborização em Manaus, o propósito do projeto é sensibilizar crianças sobre a importância da preservação das árvores na via urbana. Nossa ideia foi elaboramos uma cartilha educativa para alunos da Rede Municipal de Ensino de Manaus que ensina sobre a preservação das árvores na cidade. Para chegarmos até esse conceito realizamos uma pesquisa qualitativa aplicando a abordagem Design Thinking (DT) através das fases e conjunto de ferramentas apresentado por Vianna et al (2012) que mostram o DT em três fases: imersão, ideação e prototipação, para assim solucionamos este problema. Design Thinking é a habilidade de pensar e interpelar problemas. É uma abordagem que busca solucionar problemas de forma coletiva e colaborativa. O termo quer dizer "pensamento do design", ou pensar como designer. Design Thinking vem sendo muito utilizado em instituições de vários segmentos no mundo, por ser contínuo e interativo, com um progresso no nível de conhecimento. "[...] que vê na multidisciplinaridade, colaboração e tangibilização de processos e pensamentos, caminhos que levam a soluções inovadoras para negócios" (VIANNA, 2012, p. 12). As fases do Design Thinking dirigem-se para um método coerente, que chegam a modificar-se em número. Para o projeto, foi escolhido a versão de Vianna et al (2012), que revela três fases do DT: imersão, ideação e prototipação.
 
OBJETIVO
O problema da pouca arborização da cidade de Manaus, nos levou às seguintes observações: Há projetos para solucionar o problema da arborização em Manaus, que funcionam e estão em andamento. Há falta de planejamento urbano na cidade; há falta de manutenção e o vandalismo destrói o trabalho realizado; existe a necessidade de transformar a comunidade em geral em apoiadora desses projetos; apenas a longo prazo é possível contornar a questão da pouca arborização na cidade de Manaus.਀ Ao observarmos isso, e com as pesquisas que realizamos diante das estratégias do Design Thinking (DT), concluímos que seguiríamos com um projeto de criação educacional, algo relacionado com uma revista com material informativo, recreativo e que diante desta revista, seria possível a elaboração de um vaso e incentivar a plantação de uma semente com a ideia de incentivar a plantação de futuras novas árvores.਀ Durante o processo de criação do projeto, decidimos que o nosso público alvo seriam as crianças, pois se envolvem mais com atividades recreativas de plantio, estão em um estágio importante de aprendizagem, imitam as atitudes dos mais próximos e estão suscetíveis a qualquer tipo de influências externas. Procuramos os grupos voluntários em Manaus que realizam atividades de plantios e distribuição de mudas para saber como eram realizadas as atividades. Em processo de brainstorm conhecemos de perto as atividades do grupo Jardinagem Literária Manaus, coordenado pelo ativista Roni Lagoa.਀ A partir da experiência do Jardinagem Literária Manaus, comprovamos que diante desse tipo de atividades, as mais impactadas com o processo são as crianças. No caso da atividade do grupo, se destinava diretamente para ações de plantios diretos na comunidade. Conforme, a coordenação do grupo, a ação até funcionou no primeiro momento, mas por não haver voluntários suficiente para acompanhar as manutenções, não se sabe se ocorreu a continuidade do desenvolvimento das mudas. Um dos grandes desafios, segundo o grupo de ações de plantio, se destina a esta demanda como também a ausência de voluntários para auxiliar com as demandas e os materiais.਀䌀漀洀 攀猀猀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀Ⰰ 愀 挀漀漀爀搀攀渀愀漀 搀漀 䨀愀爀搀椀渀愀最攀洀 愀昀椀爀洀漀甀 焀甀攀 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 猀漀 愀猀 洀愀椀猀 椀洀瀀愀挀琀愀搀愀猀 挀漀洀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ ਀䄀瀀猀 挀漀氀攀琀愀爀洀漀猀 攀猀猀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀 挀漀洀 戀愀猀攀 渀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀愀猀猀漀 愀 瀀愀猀猀漀 搀漀 䐀攀猀椀最渀 吀栀椀渀欀椀渀最 ⠀䐀吀⤀ 挀漀渀挀氀甀洀漀猀 焀甀攀 漀 洀攀氀栀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀琀椀氀椀稀愀爀洀漀猀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 瀀愀爀愀 愀琀椀渀最椀爀 愀猀 洀攀琀愀猀 猀攀爀椀愀 挀漀洀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 椀渀昀愀渀琀椀氀 搀攀猀琀椀渀愀搀愀 愀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 攀渀猀椀渀漀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 搀愀猀 攀猀挀漀氀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 搀愀 瀀爀攀昀攀椀琀甀爀愀 搀攀 䴀愀渀愀甀猀⸀伀 瀀爀漀樀攀琀漀 渀漀 猀攀爀瘀椀爀椀愀 愀瀀攀渀愀猀 瀀愀爀愀 愀 氀攀椀琀甀爀愀猀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀 琀愀洀戀洀 琀椀瘀攀猀猀攀 甀洀愀 昀甀渀漀 洀愀椀猀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀愀 挀漀洀 愀 挀爀椀愀渀愀 攀 焀甀攀 洀漀猀琀爀愀猀猀攀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 攀 戀攀渀攀昀挀椀漀猀 搀愀 愀爀戀漀爀椀稀愀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䴀愀渀愀甀猀⸀ 䐀攀渀琀爀漀 搀攀 挀愀搀愀 挀愀爀琀椀氀栀愀 栀愀瘀攀爀 甀洀愀 猀攀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 瀀氀愀渀琀椀漀Ⰰ 愀 瀀最椀渀愀 焀甀攀 挀漀渀琀洀 愀 猀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 瘀攀洀 挀漀洀 漀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀 搀愀 攀猀瀀挀椀攀 爀攀挀攀戀椀搀愀⸀ 䄀瀀猀 猀攀爀 爀攀琀椀爀愀搀愀Ⰰ 愀 挀爀椀愀渀愀 瀀漀搀攀 甀猀愀爀 愀 昀漀氀栀愀 挀漀洀漀 甀洀愀 瘀愀猀漀 瀀愀爀愀 瀀氀愀渀琀椀漀⸀ 唀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 琀攀猀漀甀爀愀Ⰰ 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 猀椀洀瀀氀攀猀 搀攀 搀漀戀爀愀搀甀爀愀 攀 挀漀氀愀  戀愀猀攀 搀ᤀ最甀愀㬀 愀 挀爀椀愀渀愀 爀攀愀氀椀稀愀 愀 琀愀爀攀昀愀⸀ 伀 洀愀琀攀爀椀愀氀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀  搀攀 瀀愀瀀攀氀 爀攀挀椀挀氀瘀攀氀⸀ Diante do material, a criança será conscientizada para a atuação situação de como se encontra a cidade de Manaus (capital do Amazonas) localizado dentro da Floresta Amazônica, mas uma das capitais menos arborizada. Iríamos conscientizar a futura sociedade de Manaus, além de incentivar o plantio de futuras novas árvores, em que os alunos iriam acompanhar o desenvolvimento e adquirir responsabilidade pela planta.਀ Durante todo o processo de criação da revista, a equipe buscou ter o contato mais próximo possível da realidade da arborização na cidade, conhecer as principais dificuldades que existem no centro urbano. A arborização urbana permite diversos benefícios a cidade, entre ele à melhoria nas condições climáticas locais, possibilitando um bem-estar ambiental. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀