ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #37a603"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00315</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT13</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;FAZARTE: INOVAÇÃO PARA COMUNICAÇÃO DE SERVIÇO FREELANCER</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Matheus de Oliveira Bispo (União das Escolas Superiores de Rondônia); Gilma Santos de Oliveira (União das Escolas Superiores de Rondônia)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #37a603"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este projeto teve como intuito planejar, desenvolver e elaborar um website para serviço freelancer em comunicação do estado de Rondônia. O site denominado Fazarte foi baseado com conteúdos teóricos de autores nacionais e internacionais relacionadas a modelos de negócio, estruturação de website, experiência de usuário e design. O website tem a intenção de conduzir seus usuários de um link para o outro com mais acessibilidade, proporcionando interesse entre aqueles que necessitam de um serviço na área da comunicação, que se aplica a profissionais autónomos junto aos seus clientes (empresas, instituições e empreendedores). A escolha de desenvolver um website para serviço freelancer se deu pela ausência desse tipo de serviço na cidade de Porto Velho e estado. Visto também que existe um ruído de comunicação nas redes sociais, no quesito prestação de serviços online, que se aplica ao contratado e o contratante. Um outro problema foi identificado ao aplicar uma pesquisa com os clientes, dos quais afirmam que não sabem onde encontrar profissionais para realizarem trabalhos em comunicação e quando encontram não sentem segurança ao contratar, isso se aplicando tanto ao profissional quanto ao cliente. O diferencial oferecido pelo website, são as diversas ferramentas que possibilitam maior acessibilidade aos usuários, uma delas é disponibilizar uma área somente para o portfólio dos profissionais e um chat exclusivo para cada perfil, facilitando a visibilidade e procura de quem necessita de um tipo específico de serviço. Tendo como estratégias divulgar esses profissionais nas redes sociais, levando em consideração o modo de patrocínio segmentado a um público de certa idade e empresas de pequeno a grande porte, também tentando fazer com que esses clientes encontrem de maneira mais fácil profissionais autônomos da área de comunicação. O website disponibiliza a visualização do perfil tanto do profissional quanto do cliente, para que ambos possam se avaliar. Serão disponibilizadas tabelas de preços para determinados serviços, sejam eles em pacotes ou itens individuais, isso ficará a critério do profissional. As formas de pagamentos serão realizadas de forma segura, quando um cliente contrata um serviço ele terá um prazo mínimo para pagar a partir da data solicitada de entrega, entretanto o depósito não irá direto para o profissional, o mesmo ficará retido na plataforma do website e assim que o profissional concluir o trabalho e o cliente aprovar, o valor será debitado com o desconto do uso do website dentro da conta do profissional logo depois de ter enviado a arte para o cliente. Os serviços serão acompanhados em tempo real, para que o cliente consiga ter mais confiabilidade no serviço contratado. Esse tipo de serviço serve para se encaixar em um novo modo de comunicação digital, onde serviços são contratados por meio de um aplicativo ou websites, levando maior segurança, acessibilidade e praticidade a quem utiliza.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #37a603"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Existe um problema na cidade de Porto Velho no que se refere a necessidade da promoção do profissional autônomo da comunicação (freelancer) junto aos potenciais clientes (empresas/instituições). Para isso, é importante verificar da viabilidade do desenvolvimento de um website que tenha como finalidade atender aos interesses de quem pretende negociar um trabalho com um profissional freelancer bem como, também atenda às necessidades do profissional autônomo na divulgação de seu nome e portfólio. Para colher os dados necessários, foi aplicado uma pesquisa quantitativa com vinte profissionais autónomos da comunicação, entre eles jornalistas, publicitários (que também praticam serviços freelancers) e freelancers. Foi aplicado do mesmo modo uma pesquisa aos clientes, no total 40 pessoas, 20 profissionais e 20 clientes. A finalidade da pesquisa mercadológica foi a de recolher dados de clientes, as pesquisas online podem contribuir com a obtenção dos dados já que concebe relatórios automáticos que facilitam para quem está aplicando a pesquisa, de acordo com Pinho, no livro  Publicidade e vendas na Internet , pesquisa mercadológica é um registro de fatos relacionados na transferência de bens do produtor ou consumidor (Summus Editorial, 2000). O tipo de pesquisa que foi utilizado, é o modelo quantitativo, por elaborar dados gráficos que distinguem falhas e respostas. Sua aplicação é mais simples em comparação a qualitativa. A pesquisa teve como objetivo, identificar os eminentes obstáculos de um profissional autônomo para comercializar seu trabalho, apresentar a proposta do website para serviço freelancer, identificar as dificuldades que um cliente tem ao contratar um serviço freelancer, avaliar o grau de satisfação de um cliente ao contratar um serviço freelancer.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #37a603"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com base nas informações coletadas, todo o projeto foi levado a plataforma de criação de sites o Wix.com, que oferece melhor desempenho e facilidade para criação de formas e links entre páginas. Para a identificação do site, o nome Fazarte foi criado para facilitar a lembrança e legibilidade do tipo de negócio oferecido. No desenvolvimento da logomarca foi utilizado o Adobe Illustrator, programa do suíte adobe utilizado para elaboração de formas em vetor. Como parte do objetivo do site, de realizar entregas seguras por meio de uma comunicação sem ruídos, foi escolhido o pássaro como símbolo de  entrega e para formar a logomarca foi feita a junção dos dois itens, formando um pássaro em um formato de  F , na visão da semiótica a logo junto das cores escolhidas, significa a  entrega por meio de comunicação . Para separar as páginas do website, foi criado um mapa mental que estruturasse o website de forma simples e legível. Durante o processo de criação de cada aba do site, foi estruturada com base nos métodos do UI (User Interface - interface de usuário) e UX (User Experience - experiência de usuário), para que cada função funcione de forma simples. No mercado digital alguns métodos são utilizados para captar a atenção de seus consumidores, sendo eles essenciais para a elaboração da estrutura e acessibilidade de um site. Segundo Lowdermilk (2013) a forma como uma interface é elaborada deve estar de acordo com o que o aplicativo deve oferecer, sendo assim pode ser um sucesso ou mesmo um fracasso. Uma boa estrutura de um software é determinada por suas cores, imagens, interações e o layout em geral, buscando sempre ter maior dinamismo e compreensão na hora da leitura de determinada informação (Pressman e Maxim, 2016). A paleta de cores do site ao todo, foi definido a partir da criação da logomarca, como o intuito do site é a de facilitar a comunicação entre profissionais, foram utilizadas quatro cores predominantes para todo o site, as duas cores principais são o laranja e o vermelho. O laranja por representar comunicação, fidelização e alegria, já o vermelho por incentivar ações e confiança. A página inicial contém diversas funções, porém todas elas estão bem divididas para melhorar o dinamismo e navegação do membro ou visitante do site. Para que o usuário não se sinta cansado ao navegar no website, toda a página inicial tem as funções essências para uma possível dúvida, essas funções estão disponíveis do cabeçalho ao rodapé do website, como por exemplo, uma chamada de início junto ao GIF que diz exatamente para que serve o site, seguido dos botões  contrate ,  quem somos ,  ajuda e suporte e  como funciona . O cabeçalho está voltado para que os usuários se conheçam, tendo a função do perfil do cliente, dos profissionais e o fórum. Os clientes podem contratar os profissionais de acordo com os requisitos que lhe atendem a partir das características do perfil, o sistema de avaliação estará somente disponível após o serviço. Dentro de cada perfil terá um botão para que entre em contato com a pessoa, assim abrindo um chat em tempo real, para que profissionais e clientes possam conversar entre si, caso ambos tenham interesse de realizar um serviço. Para os profissionais está disponível a área de portfólio para que os mesmos possam inserir seus projetos para visualização e avaliação antes de uma contratação, evitando qualquer tipo de frustração. No rodapé do website contém as informações para auxiliarem os usuários caso tenham dúvidas, deixando especificamente os botões  como funciona ,  quem somos ,  política de privacidade ,  fale conosco e  ajuda e suporte . O website dispõe as funções de  fórum e  membros , o intuito de se colocar um fórum dentro do website é fazer com que os profissionais possam tirar dúvidas entre si, assim gerando mais confiabilidade entre os membros.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>