|
INSCRIÇÃO: | 00317 |
|
CATEGORIA: | PT |
|
MODALIDADE: | PT04 |
|
TÍTULO: | A beleza que maltrata: O rio Amazonas e suas tóxicas nuances |
|
AUTORES: | Addan Oliveira de Araújo Vieira (Universidade Federal do Amapá); Marina de Jesus Guedes Melo (Universidade Federal do Amapá); Jeanne Heloísa Pereira (Universidade Federal do Amapá); Cláudia Maria Arantes de Assis Saar (Universidade Federal do Amapá) |
|
PALAVRAS-CHAVE: | , , , , |
|
RESUMO |
O presente trabalho, desenvolvido na matéria de Fotojornalismo da Universidade Federal do Amapá procura retratar o descaso maçante e explícito quanto à preservação do Rio Amazonas, que banha a orla da cidade de Macapá. Através da fotografia artística que é um conceito que busca expressar emoções e passar mensagens na visão do fotógrafo, produto final deste memorial, buscou-se narrar visualmente a poluição de um dos principais rios do Brasil, a fim de resgatar a conscientização ambiental. Para a realização do mesmo foi necessário entrar no rio amazonas enquanto a maré se encontrava baixa e ficar um período aproximado de uma hora e meia fotografando. 䄀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䴀愀挀愀瀀Ⰰ 氀漀挀愀氀椀稀愀搀愀 渀漀 攀猀琀愀搀漀 搀漀 䄀洀愀瀀Ⰰ 愀 切渀椀挀愀 挀愀瀀椀琀愀氀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀 戀愀渀栀愀搀愀 瀀攀氀漀 爀椀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀椀 愀 瘀椀猀琀愀 搀漀 爀椀漀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀漀搀攀渀搀漀 猀攀爀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀搀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 漀爀氀愀 搀愀 挀愀瀀椀琀愀氀Ⰰ 漀渀搀攀 渀漀猀 昀椀渀愀椀猀 搀攀 猀攀洀愀渀愀 栀 甀洀 最爀愀渀搀攀 昀氀甀砀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 渀愀 爀攀最椀漀⸀ 䄀瀀猀 漀戀猀攀爀瘀愀攀猀 昀攀椀琀愀猀 瀀漀爀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 挀漀渀猀琀愀琀漀甀ⴀ猀攀 焀甀攀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 漀挀甀瀀愀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 栀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 氀椀砀漀 搀攀椀砀愀搀漀 渀愀猀 挀愀氀愀搀愀猀Ⰰ 攀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 渀漀 爀攀琀椀爀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 瀀爀攀昀攀椀琀甀爀愀 漀甀 瀀攀氀漀猀 栀愀戀椀琀愀渀琀攀猀Ⰰ 愀挀愀戀愀洀 椀渀搀漀 瀀愀爀愀 漀 爀椀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 瘀攀渀琀漀Ⰰ 挀愀甀猀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 漀 昀攀渀洀攀渀漀 搀漀 氀椀砀漀 愀挀甀洀甀氀愀搀漀 渀漀 焀甀愀氀 昀漀椀 爀攀最椀猀琀爀愀搀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀⸀ 倀愀爀愀 漀 瀀爀攀猀椀搀攀渀琀攀 搀愀 䄀猀猀漀挀椀愀漀 搀攀 䘀漀琀最爀愀昀漀猀 搀愀 一愀琀甀爀攀稀愀 ⠀䄀昀渀愀琀甀爀愀⤀ 䜀甀猀琀愀瘀漀 倀攀搀爀漀 搀攀 倀愀甀氀愀 攀洀 洀愀琀爀椀愀 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀 渀漀 猀椀琀攀 眀眀眀⸀攀挀礀挀氀攀⸀挀漀洀⸀戀爀 ⠀ 䔀挀礀挀氀攀Ⰰ ㈀ ㌀⤀Ⰰ ∀昀漀琀漀最爀愀昀愀爀 愀 渀愀琀甀爀攀稀愀 瀀漀搀攀 猀攀爀瘀椀爀 挀漀洀漀 甀洀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 愀 攀搀甀挀愀漀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 甀洀愀 愀爀洀愀 瀀愀爀愀 搀攀渀切渀挀椀愀猀Ⰰ 攀 琀爀愀稀攀爀 氀甀稀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀漀 搀攀 爀攀愀猀 攀洀 爀椀猀挀漀 搀攀 搀攀最爀愀搀愀漀ᴀ⸠
Uma fotografia é criada de acordo com a visão do fotógrafo, e manifesta uma emoção, uma impressão pessoal e uma visão única de um assunto pelo qual tem paixão. Há uma vertente chamada fotografia Fine Art, também conhecido como fotografia artística ou fotografia autoral, feita para ser mostrada em galerias de arte ou pendurado na casa de alguém, por isso pode ser apreciado por sua beleza e ser considerada uma obra de arte em que junto a essa preocupação estéticas muitos fotógrafos defendem a interferência no processo de fotografia afirmando que isso ajuda a passar sua visão. Ramos no texto “Um breve ensaio sobre a fotografia e a leitura do discurso fotográfico” (studium) Sabe-se que, por trás da câmera, via de regra, está um observador que decide o que enquadrar, o que merece ter destaque [...], valendo-se, portanto, do código imagético com uma intenção. Pode-se afirmar que as decisões tomadas no ato de enquadrar pessoas ou objetos são provenientes de valores culturais [...]. A posição da câmera [...], a iluminação, a cor, certamente são decisões tomadas pelo fotógrafo nos momentos anteriores ao disparo do obturador[...]. Isso pode destituir a imagem fotográfica de significados 攀 琀愀洀戀洀 瀀漀搀攀 挀栀愀洀愀爀 愀 愀琀攀渀漀 瀀愀爀愀 甀洀愀 挀愀甀猀愀 猀漀挀椀愀氀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀猀琀愀 昀漀琀漀 瀀爀漀挀甀爀愀 愀琀攀渀琀愀爀 猀漀戀爀攀 漀 椀洀瀀愀挀琀漀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀 渀漀 猀攀最甀渀搀漀 洀愀椀漀爀 爀椀漀 搀漀 洀甀渀搀漀⸀
|
|
INTRODUÇÃO |
Ao longo dos anos o impacto gerado pelo lixo em rios e oceanos vem sendo discutido de maneira incansável por ambientalistas e pesquisadores, sendo os detritos plásticos um dos principais agentes causadores de emaranhamento e ingestão dos animais aquáticos. De tal modo, o Rio Amazonas também sofre com o acúmulo de agentes poluidores causados pela ação do homem, o que fica bem explícito na orla da cidade de Macapá, onde é usado para despejo de esgoto clandestino e depósito de lixo. Plásticos, metais e até móveis são descartados no rio, materiais que levam de meses à anos para se decompor e mesmo sendo retirado aproximadamente 50 toneladas de lixo de dentro do rio, antes da foto ser tirada, podia notar que ainda havia grande quantidade de lixo segundo matéria publicada no dia 17/09/2018 no site do G1Amapá, . Mucelin e Bellini no artigo “Lixo e impactos ambientais perceptíveis no ecossistema urbano” (2008) falam sobre vivência habitual, quando os moradores se “acostumam” com a paisagem e já não percebem a gravidade do problema.
Segundo Kossoy em seu livro Os tempos da fotografia: o efêmero e o perpétuo, (ateliê editorial, 2007) toda fotografia resulta de um processo de criação; ao longo desse processo, a imagem é elaborada, construída técnica, cultural, estética e ideologicamente. A produção da foto artística “A beleza Que Maltrata: O Rio Amazonas e Suas Tóxicas Nuances” surgiu como forma de apontar, com sensibilidade, para o descaso e falta de consciência ambiental, construindo um olhar crítico diante do tema abordado, seguindo o pressuposto de que a fotografia contemporânea, tal como a pintura, tem na sua essência a criação de metáforas, de conotações, de analogias diversas, conseguindo converter a objetividade em subjetividade como explica Tavares no artigo “ A fotografia artística e o seu lugar na arte contemporânea (2009) . Cabe a fotografia, ferramenta que pode ser entendida mundialmente, fazer essa abordagem, uma fotografia não deixa de ser, ao mesmo tempo, objeto e fonte, posto que se refere sempre a um mesmo início, a uma gênese única: sua criação e materialização se deram em determinado local e num preciso momento como explica Kossoy na obra citada anteriormente. 伀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀砀攀爀挀攀洀 甀洀愀 昀甀渀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀 挀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀氀愀Ⰰ 漀戀琀洀ⴀ猀攀 挀漀渀搀椀攀猀 搀攀 挀漀渀瘀攀爀琀攀爀 漀 漀氀栀愀爀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 䄀漀 愀戀漀爀搀愀爀 愀 攀猀琀琀椀挀愀 搀漀 挀甀椀搀愀搀漀Ⰰ 漀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 愀漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 攀 漀 瘀愀氀漀爀 搀攀 挀愀搀愀 攀氀攀洀攀渀琀漀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 琀攀椀愀 搀愀 瘀椀搀愀 漀猀 䴀䌀䴀 愀戀爀攀洀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 洀漀猀琀爀愀爀 愀漀 栀漀洀攀洀 漀猀 戀攀渀攀昀挀椀漀猀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 搀愀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀漀Ⰰ 愀 挀甀氀琀甀爀愀 搀漀 攀挀漀氀漀最椀挀愀洀攀渀琀攀 挀漀爀爀攀琀漀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀攀猀琀愀 昀漀琀漀 愀爀琀猀琀椀挀愀⸀
|
|
OBJETIVO |
No que se refere aos métodos e técnicas utilizados no desenvolvimento, buscou-se trabalhar a fotografia como arte, expressando percepções e emoções, fazendo uma representação além da objetividade. Para a realização da foto foi necessário esperar a maré do rio baixar para descer até a encosta, no período da tarde, fazendo uso de uma câmera Nikon semiprofissional coolpix p510. Na pós produção foram utilizados os programas adobe lightroom cc para editar o contraste e a sombra da fotografia, escurecendo-a afim de dar um ar mais dramático. 䄀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 洀漀猀琀爀愀 甀洀愀 猀愀挀漀氀愀 瀀爀攀猀愀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 爀椀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀⸀ 䔀猀猀愀 昀漀琀漀 昀漀椀 琀椀爀愀搀愀 猀 洀愀爀最攀渀猀 搀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀 渀愀 漀爀氀愀 搀攀 䴀愀挀愀瀀Ⰰ 攀 琀攀洀 甀洀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 洀甀椀琀漀 瀀爀漀昀甀渀搀漀 樀 焀甀攀 漀 洀愀椀漀爀 昀氀甀瘀椀愀氀 搀漀 洀甀渀搀漀 攀 挀漀洀漀 昀漀椀 洀漀猀琀爀愀搀漀 渀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 攀氀攀 攀猀琀 猀攀渀搀漀 攀砀琀爀攀洀愀洀攀渀琀攀 瀀漀氀甀搀漀 攀 渀攀最氀椀最攀渀挀椀愀搀漀 瀀攀氀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀⸀ 䔀渀琀漀 愀 昀漀琀漀 琀攀洀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀攀 瀀愀猀猀愀爀 琀漀渀猀 搀爀愀洀琀椀挀漀猀 攀 猀漀洀戀爀椀漀猀 戀甀猀挀愀渀搀漀 甀洀愀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀 渀漀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 愀 洀漀爀琀攀 最爀愀搀甀愀氀 搀漀 爀椀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀 攀 搀攀 瘀爀椀漀猀 攀猀瀀挀椀洀攀猀 焀甀攀 漀 栀愀戀椀琀愀洀 攀 渀攀挀攀猀猀椀琀愀洀 搀攀氀攀 瀀愀爀愀 愀 猀甀愀 猀漀戀爀攀瘀椀瘀渀挀椀愀 愀氀洀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 渀愀猀 焀甀愀椀猀 漀 攀猀琀椀氀漀 搀攀 瘀椀搀愀 攀 猀甀猀琀攀渀琀漀 琀漀搀漀 瘀漀氀琀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀 爀椀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀 攀 漀猀 昀爀甀琀漀猀 焀甀攀 攀氀攀 漀昀攀爀攀挀攀⸀
Os habitantes de Macapá são privilegiados por terem contato direto com a maior bacia hidrográfica do mundo, o rio Amazonas, porém o descaso com a preservação do mesmo é apavorante. O despejo de lixo no rio se tornou algo do cotidiano de quem mora ou trabalha próximo à área onde se encontra o mesmo, a orla. Considerando a imagem como uma comunicação imediata que chama a atenção do público, a fotografia de natureza foi trabalhada como ferramenta para denunciar esses fenômenos antrópicos nos rios da cidade de Macapá. A finalidade dessa foto artística foi aproximar a população da natureza, para proporcionar e resgatar o sentimento de cuidado e mudança.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|