INSCRIÇÃO: 00318
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT03
 
TÍTULO: Descobrindo a capital
 
AUTORES: Camila Rafaela Duarte de Oliveira (Faculdade Martha Falcão); Luiza Maria Reis Queiroz (Faculdade Martha Falcão); Carlos Fábio Morais Guimarães (Faculdade Martha Falcão)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
Essa radionovela foi produzida no ano de 2018 pelos alunos do 4° período do curso de Jornalismo da Faculdade Martha Falcão/Wyden. O projeto da disciplina de Radiojornalismo, ministrada pela Professora Macri Colombo, tratou-se de uma atividade para avaliação final da matéria. O objetivo principal da obra foi retratar, de forma descontraída, as aventuras do personagem “Brayan Marcolino”: um jovem do interior, recém chegado à capital. Para contar essa história, foi necessário explorar ditos populares do Estado do Amazonas, por meio do dialeto denominado como “Amazonês”, que revela a diversidade cultural na região. Além disso, foi possível mostrar a importância da radionovela para enriquecer o entretenimento midiático. ਀䄀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 瀀攀爀洀椀琀椀甀 焀甀攀 漀猀 最爀愀搀甀愀渀搀漀猀 攀砀瀀氀漀爀愀猀猀攀洀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀 椀渀挀漀爀瀀漀爀愀渀搀漀 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀⸀ 䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀 昀漀椀 戀愀猀攀愀搀愀 渀愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 漀戀琀椀搀愀 搀甀爀愀渀琀攀 愀猀 愀甀氀愀猀 搀攀 刀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 攀 挀漀洀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 攀猀琀甀搀愀搀漀猀 攀洀 猀攀洀攀猀琀爀攀猀 愀渀琀攀爀椀漀爀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀 攀洀 䌀甀氀琀甀爀愀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀Ⰰ 刀攀搀愀漀 䨀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 瀀愀爀愀 䴀攀椀漀猀 䤀洀瀀爀攀猀猀漀猀 攀 刀攀搀愀漀 䨀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 瀀愀爀愀 䄀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀⸀  䄀搀攀洀愀椀猀Ⰰ 愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 漀昀攀爀攀挀攀甀 愀漀猀 愀氀甀渀漀猀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 攀砀攀爀挀椀琀愀爀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 琀挀渀椀挀漀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 漀瀀攀爀愀漀 搀攀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 挀漀洀瀀漀猀椀漀 攀 攀搀椀漀 搀攀 猀漀渀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 猀挀爀椀瀀琀 瀀愀爀愀 爀搀椀漀⸀ O regionalismo no Amazonas é tão forte, que os amazonenses utilizam no dia a dia expressões singulares, de difícil entendimento para estrangeiros. O “amazonês”, pode ser classificado como uma série de gírias da terra. A autora do estudo “A gíria comum na interação em sala de aula”, Luciene Maria Patriota (2009, p.14-15) esclarece que “apesar de todo o preconceito que sempre a cercou (e cerca!), a gíria é um fenômeno que tem cada vez mais, invadido a sociedade em seus mais diversos segmentos e níveis – etários, sociais, econômicos e culturais”. A autora ainda define a gíria como “fenômenos chamados de linguagens especiais: formas e expressões linguísticas que, motivadas por fatores como idade, sexo, profissão, condição social, escolaridade, surgem como variações próprias de grupos que compartilham uma forma particular de comunicação” (PATRIOTA, 2009, p.31). ਀䌀漀渀昀漀爀洀攀 攀猀琀甀搀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 瀀攀氀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀  匀爀最椀漀 䘀爀攀椀爀攀Ⰰ 搀漀甀琀漀爀 攀洀 䰀椀渀最甀猀琀椀挀愀 瀀攀氀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䔀猀琀愀搀甀愀氀 搀攀 䌀愀洀瀀椀渀愀猀  ⠀唀渀椀挀愀洀瀀⤀Ⰰ 攀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀搀漀 渀愀 漀戀爀愀 氀椀琀攀爀爀椀愀 ᰀ䄠洀愀稀漀渀猀㨀 攀砀瀀爀攀猀猀攀猀 攀 琀攀爀洀漀猀 甀猀愀搀漀猀 渀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀ᴀⰠ 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 搀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀 琀攀洀 漀爀椀最攀洀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 樀甀渀漀 搀攀 琀爀猀 瀀漀瘀漀猀㨀 漀猀 瀀漀爀琀甀最甀攀猀攀猀Ⰰ 搀攀 漀渀搀攀 昀漀椀 栀攀爀搀愀搀愀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 瀀愀搀爀漀 攀 漀 猀漀琀愀焀甀攀㬀 漀猀 渀漀爀搀攀猀琀椀渀漀猀Ⰰ 焀甀攀 瘀椀攀爀愀洀 愀漀 渀漀爀琀攀 搀漀 瀀愀猀 渀漀 猀攀最甀渀搀漀 挀椀挀氀漀 搀愀 戀漀爀爀愀挀栀愀 ⠀㄀㤀㐀㈀ 愀 ㄀㤀㐀㔀⤀Ⰰ 攀 攀洀戀爀攀渀栀愀爀愀洀 瀀攀氀漀猀 猀攀爀椀渀最愀猀Ⰰ 琀爀愀稀攀渀搀漀 愀猀 最爀椀愀猀 搀愀 爀攀最椀漀 渀漀爀搀攀猀琀椀渀愀㬀 攀 漀猀 椀渀搀最攀渀愀猀Ⰰ 漀 瀀漀瘀漀 焀甀攀 栀愀戀椀琀愀瘀愀 愀 爀攀最椀漀 搀攀猀搀攀 愀渀琀攀猀 搀漀 搀攀猀挀漀戀爀椀洀攀渀琀漀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 漀 愀甀琀漀爀Ⰰ ᰀ䄠 氀渀最甀愀  漀 渀搀椀挀攀 搀攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 甀洀 瀀漀瘀漀Ⰰ 攀  瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀氀愀 焀甀攀 攀猀猀攀 瀀漀瘀漀 猀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀ᴀ⸠
 
INTRODUÇÃO
No Brasil, as décadas de 40, 50 e 60 foram o auge das radionovelas, que eram programas de maior audiência em todo o país. Os atores consagrados nos palcos dos teatros eram convidados a atuarem nos estúdios das rádios para entreter o público. A primeira Radionovela transmitida no Brasil foi ao ar em 05 de junho de 1941, pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, intitulada “Em Busca da Felicidade”, a trama ocupava o horário matinal da rádio, e por mais que os programas noturnos obtivessem um grande percentual de ouvintes, a obra radiofônica conquistou fãs de diferentes idades.਀匀攀最甀渀搀漀 䜀愀猀琀漀渀 䈀愀挀栀攀氀愀爀搀Ⰰ ᰀ传 爀搀椀漀 攀猀琀 瘀攀爀搀愀搀攀椀爀愀洀攀渀琀攀 搀攀 瀀漀猀猀攀 搀攀 攀砀琀爀愀漀爀搀椀渀爀椀漀猀 猀漀渀栀漀猀 愀挀漀爀搀愀搀漀猀⸀ᴀ†⠀㄀㤀㠀㔀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㠀㄀⤀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 愀猀 渀漀瘀攀氀愀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀愀洀 漀猀 漀甀瘀椀渀琀攀猀 渀攀猀猀攀猀 猀漀渀栀漀猀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 愀猀 漀戀爀愀猀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀猀 挀漀渀猀琀爀甀愀洀 甀洀愀 爀攀氀愀漀 渀琀椀洀愀 攀渀琀爀攀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 瘀椀搀愀 挀漀琀椀搀椀愀渀愀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀Ⰰ 愀 琀爀愀洀愀 攀洀漀挀椀漀渀愀氀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀搀愀 攀猀瀀攀氀栀愀瘀愀ⴀ猀攀 渀愀 瘀椀搀愀 爀攀愀氀 挀漀洀漀 甀洀 ᰀ洠攀氀漀搀爀愀洀愀 搀漀洀猀琀椀挀漀ᴀⰠ 昀愀稀攀渀搀漀 挀漀洀 焀甀攀 漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 氀椀最愀爀 漀 爀搀椀漀 瀀愀爀愀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀爀 洀愀椀猀 甀洀 挀愀瀀琀甀氀漀 瀀攀氀愀 洀愀渀栀 昀漀猀猀攀 甀洀 愀琀漀 昀爀攀焀甀攀渀琀攀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 愀猀 搀漀渀愀猀 搀攀 挀愀猀愀 爀攀愀氀椀稀愀瘀愀洀 漀猀 愀昀愀稀攀爀攀猀 搀漀洀猀琀椀挀漀猀⸀ 䄀猀 漀甀瘀椀渀琀攀猀 猀攀 椀渀猀瀀椀爀愀瘀愀洀Ⰰ 猀漀渀栀愀瘀愀洀 攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀瘀愀洀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀⸀ 준 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 焀甀攀 愀琀 洀攀猀洀漀 渀漀猀 挀漀洀攀爀挀椀愀椀猀Ⰰ 漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 攀爀愀 漀 昀攀洀椀渀椀渀漀⸀ 䄀猀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 攀爀愀洀 瘀漀氀琀愀搀漀猀  攀氀愀猀Ⰰ 琀愀椀猀 挀漀洀漀㨀 昀愀爀洀愀挀甀琀椀挀愀Ⰰ 攀氀攀琀爀漀搀漀洀猀琀椀挀漀猀Ⰰ 爀漀甀瀀愀猀 渀琀椀洀愀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀⸀ A radionovela possui um gênero próprio inspirado no melodrama e proporciona a criação de sensações internas aos ouvintes, pois não são feitas de imagens concretas como uma telenovela, mas da imagem idealizada de cada interpretante, levando o público a imaginar a cena. Para Fábio Martins, por ser impossível “reproduzir uma ação externa visível”, o ator radiofônico conta somente “com a possibilidade de comover interiormente.” (MARTINS, 1999, p.50). ਀䄀氀椀渀栀愀渀搀漀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 猀漀戀爀攀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀椀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 攀 瘀椀瘀渀挀椀愀猀 搀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䴀愀渀愀甀猀Ⰰ 攀 漀猀 挀漀猀琀甀洀攀猀 攀 琀爀愀搀椀攀猀 搀漀猀 洀甀渀椀挀瀀椀漀猀 搀漀 椀渀琀攀爀椀漀爀 搀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀⸀  䄀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀 ᰀ䐠攀猀挀漀戀爀椀渀搀漀 愀 挀愀瀀椀琀愀氀ᴀ†挀漀渀琀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 甀洀 樀漀瘀攀洀 搀漀 椀渀琀攀爀椀漀爀 搀漀 攀猀琀愀搀漀Ⰰ 焀甀攀 瘀攀椀漀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 渀愀 挀愀瀀椀琀愀氀⸀ 匀漀 爀攀琀爀愀琀愀搀漀猀 漀猀 搀攀猀愀昀椀漀猀 搀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 搀椀愀 攀洀 猀漀氀漀 洀愀渀愀甀愀爀愀Ⰰ 搀攀猀搀攀 焀甀愀渀搀漀 漀 戀愀爀挀漀 ᰀ愠琀爀愀挀愀ᴀ†⠀愀瀀漀爀琀愀⤀ 攀洀 䴀愀渀愀甀猀Ⰰ 愀琀 漀 瀀攀爀挀甀爀猀漀 搀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 愀漀 搀攀猀琀椀渀漀 昀椀渀愀氀⸀  Ao longo da novela, são apresentadas expressões típicas que o personagem principal, e os coadjuvantes da trama, utilizam em suas falas. Popularmente conhecido como “Amazonês”, os ditos estão presentes no vocabulário do povo amazonense, embora a circulação das “gírias amazônicas’’ sejam de maior alcance nos municípios do interior do estado, por manterem a tradição e não fugirem da regionalidade. De acordo com Freire (2011), já foram catalogadas 1.500 gírias faladas pelos amazonenses. “Essas gírias variam do interior para a capital. Toda essa mistura se dá por conta da miscigenação na região. Todo esse neologismo faz parte da identidade cultural do Amazonas”, esclareceu Freire em contato com a equipe. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㜀愀㘀 ㌀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 挀爀椀愀漀 搀愀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀 䐀攀猀挀漀戀爀椀渀搀漀 愀 䌀愀瀀椀琀愀氀 搀攀甀ⴀ猀攀 攀洀 洀攀椀漀 愀 搀攀戀愀琀攀猀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀 猀漀戀爀攀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 爀攀最椀漀渀愀氀 搀攀 挀愀搀愀 攀猀琀愀搀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀⸀ 匀甀爀最攀 攀渀琀漀 漀 搀攀猀攀樀漀 搀攀 瀀爀攀瘀愀氀攀挀攀爀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 渀漀爀琀椀猀琀愀 攀 愀洀愀稀漀渀攀渀猀攀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 瀀爀瀀爀椀漀 攀猀瀀愀漀 搀攀洀漀最爀昀椀挀漀⸀ 䄀氀洀 搀攀 樀 挀漀渀栀攀挀攀爀 愀猀 昀愀氀愀猀 瀀漀瀀甀氀愀爀攀猀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 琀攀瘀攀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 渀漀 猀 搀攀 愀瀀爀攀渀搀攀爀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 猀漀戀爀攀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 搀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 琀愀洀戀洀 搀攀 猀攀 猀攀渀琀椀爀 愀猀 爀愀稀攀猀 愀洀愀稀漀渀攀渀猀攀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 最爀愀瘀愀漀 搀愀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀⸀  O personagem principal Brayan Marcolino foi criado a partir de uma postagem na Internet de um detento foragido do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), situado na zona rural de Manaus. Ele ficou popular nas redes sociais, após publicar fotos durante uma fuga em massa do presídio, em 2017਀一愀 琀爀愀洀愀Ⰰ 䈀爀礀愀渀Ⰰ 瘀椀渀搀漀 搀漀 椀渀琀攀爀椀漀爀 搀漀 攀猀琀愀搀漀Ⰰ 琀攀洀 挀漀洀漀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 愀 昀愀氀愀 挀栀椀愀搀愀 渀漀 昀椀渀愀氀 搀攀 挀愀搀愀 昀爀愀猀攀 攀 瘀漀挀愀戀甀氀爀椀漀 挀漀洀 搀椀琀漀猀 瀀漀瀀甀氀愀爀攀猀 搀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀⸀ 䐀攀渀琀爀攀 愀猀 昀愀氀愀猀 渀愀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀Ⰰ 搀攀猀琀愀挀愀洀ⴀ猀攀㨀 ᰀ䄠挀栀漀  瀀漀甀挀漀ᴀ㨠 猀椀渀渀椀洀漀 搀攀 愀挀栀愀爀 焀甀攀 愀氀最漀 氀漀渀最漀 漀甀 洀甀椀琀漀㬀 ᰀ䄠琀 漀 吀甀挀甀瀀椀ᴀ㨠 愀氀最漀 焀甀攀 攀猀琀 挀栀攀椀漀 漀甀 氀漀琀愀搀漀㬀 ᰀ䈠愀椀砀愀 搀愀 준最甀愀ᴀ㨠 氀甀最愀爀 搀椀猀琀愀渀琀攀㬀 ᰀ䈠漀搀ᴀ㨠 瀀攀椀砀攀 琀瀀椀挀漀 搀愀 爀攀最椀漀㬀 ᰀ䈠爀漀挀愀搀漀ᴀ㨠 焀甀愀渀搀漀 漀 椀渀搀椀瘀搀甀漀 猀攀渀琀攀 洀甀椀琀愀 昀漀洀攀㬀 ᰀ䌠愀爀愀瀀愀渀ᴀ㨠 挀漀洀漀 猀漀 挀栀愀洀愀搀漀 漀猀 洀漀猀焀甀椀琀漀猀 攀 瀀攀爀渀椀氀漀渀最漀猀㬀 ᰀ䘠椀氀ᴀ㨠 焀甀愀渀搀漀 愀氀最漀  洀甀椀琀漀 戀漀洀㬀 ᰀ删漀氀ᴀ㨠 猀椀渀渀椀洀漀 搀攀 昀攀猀琀愀㬀 ᰀ吠漀瀀ᴀ㨠 焀甀愀渀搀漀 愀氀最漀  戀漀洀⸀ ᰀ쨠 挀愀爀漀漀ᴀ㨠 攀砀瀀爀攀猀猀漀 甀猀愀搀愀 焀甀愀渀搀漀 愀氀最甀洀 猀攀 猀甀爀瀀爀攀攀渀搀攀㬀 ᰀ吠爀漀漀ᴀ㨠 猀椀渀渀椀洀漀 搀攀 漀戀樀攀琀漀㬀  ᰀ䴠漀愀搀愀ᴀ㨠 最爀甀瀀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀㬀 ᰀ䔠椀琀愀ᴀ㨠 攀砀瀀爀攀猀猀漀 搀攀 攀猀瀀愀渀琀漀 漀甀 愀搀洀椀爀愀漀㬀 ᰀ䤠渀琀ᴀ㨠 猀椀渀渀椀洀漀 搀攀 琀挀栀愀甀⸀ Tudo foi pensado de maneira clara e objetiva para retratar a realidade da cidade manauara, desde a chegada do personagem, que viajou por meio de transporte fluvial, uma vez que o sistema hidroviário é o mais utilizado no estado, até o embarque no transporte público lotado na cidade. Brayan Marcolino embarca em uma aventura quando chega na região central de Manaus. A movimentação e o barulho de diversos comerciantes vendendo produtos é comum naquela área.਀䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 䈀爀愀礀愀渀Ⰰ 猀愀 攀洀 戀甀猀挀愀 搀攀 甀洀 渀椀戀甀猀 搀漀 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀攀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 搀愀 氀椀渀栀愀  ㄀㐀Ⰰ 瀀愀爀愀 挀栀攀最愀爀 愀琀 愀 挀愀猀愀 搀愀 琀椀愀 焀甀攀 瘀愀椀 爀攀挀攀戀ⴀ氀漀⸀ 䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 攀猀琀攀  甀洀 渀椀戀甀猀 洀甀椀琀漀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀 渀愀 爀攀最椀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 琀攀洀 漀 洀愀椀漀爀 瀀攀爀挀甀爀猀漀 渀愀 挀椀搀愀搀攀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 䨀漀爀渀愀氀 䄀 䌀爀琀椀挀愀Ⰰ 漀 ✀瀀愀猀猀攀椀漀✀ 搀甀爀愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀搀愀洀攀渀琀攀 ㌀栀 攀洀 甀洀 搀椀愀 搀攀 琀爀渀猀椀琀漀 挀愀氀洀漀⸀  Bryan encontra com figurantes durante o passeio, como é o caso de uma senhora que lhe indica o ponto de parada do ônibus 014, e diz uma palavra do vocabulário amazonense: “Bala de Mangarataia”: em outras regiões denominada como gengibre. Ele também conhece dois personagens importantes para a trama, o primeiro é um morador do bairro Jorge Teixeira, localizado na zona leste da cidade, popularmente conhecido como “Jorge Texas”. O outro personagem também mora no mesmo bairro, e acaba se aproximando do protagonista da radionovela. Após uma conversa dentro do ônibus, os dois jovens trocam os números de telefone, para manter contato. Nesse momento, o personagem coadjuvante convida Bryan para uma aventura no “Remulos”, casa conhecida por ser frequentada por garotas de programas. ਀䄀 瀀爀漀搀甀漀 漀挀漀爀爀攀甀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 刀搀椀漀Ⰰ 渀愀 䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 䴀愀爀琀栀愀 䘀愀氀挀漀⼀圀礀搀攀渀Ⰰ 攀 琀攀洀 ㌀ 洀椀渀甀琀漀猀 攀 ㄀㄀ 猀攀最甀渀搀漀猀 搀攀 搀甀爀愀漀⸀ 䘀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 漀猀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 挀漀洀漀 洀椀挀爀漀昀漀渀攀猀Ⰰ 挀漀洀瀀甀琀愀搀漀爀攀猀 攀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 攀搀椀漀⸀ 䄀漀猀 瀀漀甀挀漀猀Ⰰ 愀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀 昀漀椀 最愀渀栀愀渀搀漀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀猀 昀愀氀愀猀 猀攀最甀椀爀愀洀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 爀漀琀攀椀爀漀 攀 愀漀 昀椀渀愀氀 搀愀 最爀愀瘀愀漀Ⰰ 漀猀 甀搀椀漀猀 昀漀爀愀洀 攀搀椀琀愀搀漀猀 渀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀  䄀搀漀戀攀 䄀甀搀椀琀椀漀渀⸀ 䌀漀洀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀Ⰰ 䐀攀猀挀漀戀爀椀渀搀漀 愀 䌀愀瀀椀琀愀氀 猀甀瀀攀爀漀甀 愀猀 攀砀瀀攀挀琀愀琀椀瘀愀猀 攀 昀攀稀 挀漀洀 焀甀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀ⴀ猀攀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 搀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀