ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #37a603"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00323</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA08</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Manaus Cabra da Peste - Vinheta</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Adriano de Sá de Assis (Faculdade Boas Novas); Karina Macedo Xavier dos Santos (Faculdade Boas Novas); Carla Santos Torres Chagas (Faculdade Boas Novas); André Bernardo Vasconcelos (Faculddade Boa Novas)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #37a603"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> DESCRIÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO Foi utilizado como recurso para dar identidade a obra, a criação de uma vinheta, baseados em histórias, o objetivo de produzir vinheta para o documentário  Manaus Cabra da peste: a influência da migração nordestina na cultura manauara onde retrata a migração dos nordestino para região norte em busca de uma vida melhor ao explorar a borracha, de forma a representar o trabalho apresentado. O presente trabalho acadêmico tem por característica apresentar abertura do documentário de cunho jornalístico, do qual foram exigido para dar credibilidade e mais que isso, ética e moral. O documentário  Manaus Cabra da peste: A influência da migração nordestina na cultura manauara foi pensado e analisado pelos discente que viram a necessidade de produzir um produto que abordasse o tema da migração através de reuniões de pauta. A partir de então, definido o tema, a equipe de direção e produção roteirizou com possíveis temas, perfis de personagens, cenários, pesquisa de contexto histórico e curiosidades sobre o assunto proposto. Em seguida a equipe e a professora orientadora auxiliou na estrutura do documentário, visto que seria necessário de uma abertura, ou seja vinheta. Segundo o dicionário Aurélio vinheta (2.Rád. Telev.) É uma chamada de curta duração utilizada em abertura, encerramento ou reinício de programa de rádio ou TV, com o objetivo de identificar o programa, a estação ou o patrocinador. O curso de Jornalismo, requer companheirismo e dedicação, e a grande motivação da caminhada é o sonho. No caminho é possível encontrar o quanto a criatividade é de suma importância durante a formação, podem ser um dos motivos para se perguntar o porquê da escolha dessa profissão, temos que ser criativos, dentro de qualquer programa televiso requer uma abertura, e no documentário apresentado não foi diferente, a vinheta criada pelos alunos da Faculdade Boas Novas (FBN) para obtenção da nota parcial do 5º semestre, através da disciplina Questões da Amazônia, ministrada pela professora Carla Santos. Os programas televisivos divulgam as principais manchetes, prestam serviços, além de tornar público às mensagens governamentais e publicitárias. Para organizar tantas informações os programas recorreram a um recurso chamado vinheta, uma forma de linguagem capaz de dar suporte e de organizar o material televisivo. Machado 1997 explica que:  A evolução da imagem analógica para uma linguagem digital pode ser definida como a transformação de uma televisão predominantemente figurativa em uma televisão predominantemente gráfica (Machado p.158, 1997). Os assuntos do roteiro giram em torno de um personagem nordestino que veio para Manaus com o objetivo de mudar de vida, bandas de forró tradicionais para mostrar a influencia na música e dança, pesquisadores que expliquem e embase toda a pesquisa apresentada pelo documentário, Linguistas para explicar a linguagem do manauara e do nordestino e em que momento elas se misturam, além de um grupo folclórico que apresentam aspectos e modos da cultura em suas apresentações. Houve a organização das pautas e estudos dos possíveis locais de captação das imagens, locais das entrevistas com os personagens e imagens de apoio. Durante toda elaboração utilizamos imagens para compor a vinheta, encerrada essa etapa começamos a montagem do projeto, edição do conteúdo e escolher o que faria parte do documentário. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #37a603"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">DESCRIÇÃO DA PESQUISA REALIZADA A vinheta tem vários cargos e recebe indicação própria: vinheta de abertura, de encerramento, de identidade, de chamada, e de passagem. Um conceito legítimo de vinheta é: vídeos curtos, constituída de algum tipo de significado ou representação, composta de elementos de ilustração, de sonoridade e mensagem de expressão verbal, usada com finalidade de informar, decorar, ilustrar, de um fim, de chamada, de passagem, de identificar uma instituição e de organização do espaço televisivo. (Aznar, p. 24, 1997) apresenta uma genealogia, considerando-se, claro, esta expressão como uma metáfora de etimologia do termo vinheta: estabelece a origem ao ressaltar simbologia da uva, a sequência vinha, vinheta. A vinheta compõe algumas características que podem deixar uma marca, não da empresa, mas dos programas que foram exibidos. Estas marcas são a credibilidade e a veracidade, que é o principal papel da vinheta. Independente do meio que a comunicação é transmitida o objetivo do documentário deve ser com a verdade, seja na divulgação ou na informação. A vinheta é um dos assuntos trabalhado dentro do documentário no âmbito da disciplina Questões da Amazônia, tem duração de vinte dois (22) segundos, para identificar o Documentário  Manaus Cabra da peste: a influência da migração nordestina na cultura manauara da Faculdade Boas Novas. A vinheta dá unidade, tem como papel destacar e valorizar o trabalho principal, buscando mostrar a preocupação estética, com uma abertura original e irreverente ao tema proposto. A vinheta é a expressão de um desafio de aprendizagem dos alunos que buscaram dar ao trabalho uma integração completa e criativa ao tema. A tecnologia tem função primordial na elaboração das vinhetas, pois estas são feitas a partir da junção da arte e do vídeo, formada por câmeras (videoteipe) e arte design, identificada por desenhos ou figuras geométricas. O design auxilia os softwares da computação gráfica. Logo, as vinhetas, por serem infográficas, são em parte, imagens artificiais, como diz (Bettetini p 65, 1993)  são imagens sintéticas fruto de elaborações digitais regidas por procedimentos lógico-matemáticos . Por meio da história fica comprovado que as vinhetas desempenham um papel significativo para os programas televisivo, pois traz consigo não apenas identidade, como faz os programas a serem marcados pela sua abertura. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #37a603"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">DESCRIÇÃO DA PRODUÇÃO Segundo a produção de elaboração proposta pela professora Carla Santos para a obtenção de nota para a disciplina Questões da Amazônia a presente vinheta tem cunho interpretativo referente ao tema. A vinheta que apresentamos tem duração de vinte dois (22) segundos e usa a computação gráfica como um programa de uso para mostrar o enredo do documentário que é a identificação do público. O percurso é composto por trilha sonora nordestina, aliando conteúdo de migração e cidadania com as técnicas audiovisuais, mostra fotografia do passado e presente com a capital amazonense e a dança contagiante o cangaço com cores em amarelo, trazendo um dos cartões postais da cidade, o Teatro Amazonas. O vídeo (documentário) foi finalizado com aproximadamente 21 minutos em arquivo mp4 h264, resolução 1920x1080 full HD, e foi editado nos programas da ADOBE: Photoshop CC 2018, Premiere CC 2018 e After Effects CC 2018. Foram utilizadas dois equipamentos para a captura das imagens: " Câmera EOS CANON 70 D com lente de 55/ 185mm " Câmera EOS T5i com lente de 50mm " Microfones de Lapela Shure " Gravadores de voz LG As vinhetas funcionam como primeiro contato do público, seguido do contexto que é tratado no documentário. Neste trabalho, foram utilizados conceitos básicos e funções de vinheta no Adobe After Effect. As motivações para a criação consiste no tema proposto pela orientadora da disciplina a professora Carla Santos, mas o eixo da questão está a intenção de abrir as possibilidades de interpretação. Os fenômenos acústicos não-verbais, que constituem os sujeitos da linguagem musical, fazem parte do plano de comunicação da televisão. O som é caracterizado pela intensidade, acimento e acento, ligados, por sua vez, às propriedades físicas das vibrações sonoras regulares que caracterizam um efeito estético. Ruído é o som sem harmonia, produzido por vibrações irregulares e não-periódicas. No plano das intuições, o som é mais propenso a causar emoções agradáveis e o ruído, sensações desagradáveis. A música desempenha um papel relativo à estimulação emocional, daí sua importância na composição das vinhetas. Ela, articulada com a imagem, seguindo certos princípios. Na TV, a imagem ganha destaque no imaginário coletivo dos indivíduos, explorando todas as potencialidades, por conseguir unir os mais diferentes discursos em um mesmo texto assim, a linguagem corporal, a sonora e a visual são capazes de produzirem uma sintaxe que pode levar os indivíduos a darem respostas agindo com a emoção e não com a razão. Assim, constitui-se em um processo que está sempre em constantes mudanças e modelando ao novo, ao atual e à moda. Ao interpretar as vinhetas por teorias relacionadas à comunicação, às artes, à imagem e ao som, por força da mesma, é possível afirmar que elas, como resultado da formação acadêmica para criação e animações de filmes, não devem fugir à regra, isto é, carregam consigo as forças dos elementos que dão suporte à sua existência. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>