O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de mostrar modelos de Telejornais por meio da execução, apresentação e produção dos acadêmicos do 6º período de jornalismo da Faculdade Boas Novas – Manaus AM. O Amazonas na TV é uma produção independente, voltada para o público raiz. O nome é regional, e acaba sendo objetivo para quem o assiste e acompanha. A equipe utilizou técnicas de pesquisas, locução, entrevistas e bibliografias para desenvolver um tema segmentado para o público-alvo, que seriam os moradores nortistas em geral. O telejornal Amazonas na TV tem um segmento mais despojado, mas sem perder a seriedade e o compromisso que é o de informar. As reportagens abordam temas de interesse da população, tanto em geral, quanto acadêmica. |
Antes de qualquer iniciativa prática na elaboração do projeto, o grupo pensou em trabalhar em cima de três quesitos que são essenciais para a realização de qualquer produto, no caso, o telejornal, cujos quesitos são: ideia; conhecimento científico através de pesquisa e análises; produção. Segundo o filósofo Platão, "a ideia que fazemos de uma coisa provém do princípio geral, do mundo inteligível, que constitui a Ideia Universal, categoria que está na base da sua filosofia, o idealismo". Foi feita uma reunião com todos os integrantes da equipe a fim de reunir o senso comum de cada um, para que de certa forma todos chegassem à conclusão de qual ideia seria elaborada e o que seria transmitido através do Telejornal, até então não nomeado. Na ocasião, foi determinado através de sugestões baseadas no ponto de vista de cada integrante, que o programa em questão seria uma proposta central de mostrar aspectos como história, turismo e principalmente cultura característicos da região norte, em especial a capital amazonense, Manaus.Consecutivamente a utilização do conhecimento científico, método que também foi imprescindível para a realização do produto, foi aplicado com base em pesquisas e análises. De acordo com Squirra: Fatiam extremamente consideráveis da população tomam conhecimento das notícias da sua cidade, da sua região, do seu país, bem como do resto do mundo, assistindo diariamente a um dos programas de jornalismo veiculados pelas emissoras de televisão existentes (SQUIRRA, 1989, p 11). Seguindo essa ideia, toda equipe realizou um trabalho de pesquisa voltada ao tema que foi estabelecido. Foram feitas análises culturais e principalmente históricas para cada matéria que compõe o espelho do programa, entre elas podemos citar a que fala do Amazon Bus, onde buscamos informações com um historiador e com a própria assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas, para termos acesso ao passeio e curiosidades, estabelecendo assim mais credibilidade com o telespectador. Após ser definido o tema central do programa, e em seguida ser realizado um trabalho de pesquisa em cima do segmento e da definição. Por fim o método que leva à prática, que é a produção.Segundo Olga Curado "notícia é a informação que tem relevância para o público. A importância de um acontecimento é avaliada pelo jornalista, que julga se o fato é notícia e deve ser divulgado" (CURADO, 2002, p.15). A sociedade toma conhecimento da notícia através dos meios de comunicação, com seus furos de reportagens e coberturas dos eventos. Essa interação com os acontecimentos serve não apenas para ter o relatório dos fatos do dia, mas, principalmente, para situar o receptor da notícia no contexto histórico, além de mostrar em que proporções a realidade será afetada pelo acontecimento. A princípio foi feita uma divisão de funções, onde foi definido quem seriam os repórteres, produtores, cinegrafistas e editores de vídeo. Em seguida, o brainstorming com a definição de cada pauta e suas edição das reportagens. Cada repórter acompanhou a ilha de edição e auxiliou na montagem do conteúdo o qual era responsável. Por fim, montou-se o telejornal com a vinheta de abertura do programa, apresentação dos âncoras e exibição das reportagens, notas e demais conteúdos, finalizando com a ficha técnica da equipe. Cada aluno teve o crédito devido a sua função. Frisamos que os acadêmicos exerceram todas as atividades, da pauta à cinegrafia. |
A proposta idealizada na produção de um Telejornal, no caso o Amazonas na TV foi com ênfase em produzir algo com características de entretenimento, baseando-se no programa Regional “Magazine”, visando à proximidade da sociedade em geral com a cultura regional. O programa mostra assuntos do cotidiano do nortista, e entre eles estão os mais conhecidos e aclamados de programas que tem o mesmo tipo de segmento, como por exemplo: esporte, turismo, cultura, segurança, saneamento básico e muito mais.倀愀爀愀 愀 攀砀攀挀甀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 爀攀愀氀椀稀漀甀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀 攀洀 氀椀瘀爀漀猀 搀攀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 琀攀渀搀漀 倀愀琀攀爀渀漀猀琀爀漀 ⠀㈀ 㘀⤀ 挀漀洀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 攀猀琀甀搀愀搀愀 攀洀 猀愀氀愀㨀 一漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 漀 琀攀砀琀漀 攀 椀洀愀最攀洀 挀愀洀椀渀栀攀洀 樀甀渀琀漀猀Ⰰ 猀攀洀 挀漀洀瀀攀琀椀爀 甀洀 挀漀洀 漀 漀甀琀爀漀㨀 漀甀 漀 琀攀砀琀漀 琀攀洀 愀 瘀攀爀 挀漀洀 漀 焀甀攀 攀猀琀 猀攀渀搀漀 洀漀猀琀爀愀搀漀 漀甀 渀漀 琀攀洀 爀愀稀漀 搀攀 攀砀椀猀琀椀爀Ⰰ 瀀攀爀搀攀 愀 猀甀愀 昀甀渀漀⸀ ⠀倀䄀吀䔀刀一伀匀吀刀伀Ⰰ ㈀ 㘀⤀⸀ 一愀 瀀愀爀琀攀 瀀爀琀椀挀愀Ⰰ 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀愀猀猀漀 昀漀椀 昀愀稀攀爀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀猀 瀀愀甀琀愀猀⸀ 䈀甀猀挀愀洀漀猀 昀漀渀琀攀猀 漀昀椀挀椀愀椀猀 瀀愀爀愀 搀愀爀 瀀攀猀漀 猀 洀愀琀爀椀愀猀 攀 琀愀洀戀洀 昀漀渀琀攀猀 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀猀Ⰰ 氀椀瘀爀攀猀 搀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 爀攀氀愀漀 挀漀洀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀猀 漀甀 爀最漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀⸀ 一攀猀猀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 挀漀洀漀 漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 搀攀 挀愀洀瀀漀 攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 搀攀 最爀愀渀搀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀漀⸀ 䄀 攀焀甀椀瀀攀 琀愀洀戀洀 昀漀椀 愀 挀愀洀瀀漀 瀀愀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 愀猀 最爀愀瘀愀攀猀⸀ 䔀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 挀漀洀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 琀愀椀猀 挀漀洀漀 挀洀攀爀愀Ⰰ 氀攀渀琀攀猀 攀 洀椀挀爀漀昀漀渀攀⸀ 䔀洀 愀氀最甀洀愀猀 漀挀愀猀椀攀猀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀 愀搀椀挀椀漀渀愀氀 瀀爀瀀爀椀漀Ⰰ 挀漀洀漀 挀攀氀甀氀愀爀Ⰰ 洀椀挀爀漀昀漀渀攀猀Ⰰ 挀洀攀爀愀 攀 氀攀渀琀攀猀 愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀⸀ 䄀猀 洀愀琀爀椀愀猀 昀漀爀愀洀 最爀愀瘀愀搀愀猀 攀洀 氀漀挀愀椀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 挀愀搀愀 琀攀洀琀椀挀愀⸀ 䨀 愀 最爀愀瘀愀漀 挀漀洀 漀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀攀猀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 渀漀 攀猀琀切搀椀漀 搀攀 甀洀愀 攀洀椀猀猀漀爀愀 搀攀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 氀漀挀愀氀⸀ 吀椀瘀攀洀漀猀 漀 甀猀漀 搀攀 挀洀攀爀愀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 攀 椀氀甀洀椀渀愀漀 愀瀀爀漀瀀爀椀愀搀愀⸀ 䄀瀀猀 愀 攀砀攀挀甀漀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 洀愀琀爀椀愀猀Ⰰ 椀渀椀挀椀漀甀ⴀ猀攀 漀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 攀搀椀漀 搀愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀⸀ 䌀愀搀愀 爀攀瀀爀琀攀爀 愀挀漀洀瀀愀渀栀漀甀 愀 椀氀栀愀 搀攀 攀搀椀漀 攀 愀甀砀椀氀椀漀甀 渀愀 洀漀渀琀愀最攀洀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 漀 焀甀愀氀 攀爀愀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀⸀ 倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 洀漀渀琀漀甀ⴀ猀攀 漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀 挀漀洀 愀 瘀椀渀栀攀琀愀 搀攀 愀戀攀爀琀甀爀愀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀猀 渀挀漀爀愀猀 攀 攀砀椀戀椀漀 搀愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀Ⰰ 渀漀琀愀猀 攀 搀攀洀愀椀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀Ⰰ 昀椀渀愀氀椀稀愀渀搀漀 挀漀洀 愀 昀椀挀栀愀 琀挀渀椀挀愀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀⸀ 䌀愀搀愀 愀氀甀渀漀 琀攀瘀攀 漀 挀爀搀椀琀漀 搀攀瘀椀搀漀 愀 猀甀愀 昀甀渀漀⸀ 䘀爀椀猀愀洀漀猀 焀甀攀 漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 攀砀攀爀挀攀爀愀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 搀愀 瀀愀甀琀愀 挀椀渀攀最爀愀昀椀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|