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INSCRIÇÃO: | 00331 |
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CATEGORIA: | CA |
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MODALIDADE: | CA02 |
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TÍTULO: | Educomunicação: documentário como ferramenta para disseminação dos direitos constitucionais à educação das crianças do 5 ano da Escola Municipal Profa. Rosina Araújo Moura |
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AUTORES: | Matheus Aquino de Morais (Martha Falcão | Wyden); Macri Elaine Colombo (Martha Falcão | Wyden) |
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PALAVRAS-CHAVE: | , , , , |
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RESUMO |
O Brasil avançou no que diz respeito a legislação dos direitos constitucionais da criança desde o século XX. Entretanto, na prática, o país ainda é extremamente desigual, sobretudo quando pensamos em Educação Básica de alunos que nasceram em famílias mais pobres e ricas, perpassando por milhões de meninos e meninas em extrema pobreza, consequentemente, sem educação. Isto posto, é de suma relevância que esses estudantes adquiram senso crítico sobre seus direitos à educação, exercendo sua voz como cidadão e propagando-a à sociedade. Assim sendo, as ferramentas da propaganda, como o documentário, tornam-se um instrumento pedagógico importantíssimo para disseminar essas ideias e mudanças de atitude. Por meio dessa pesquisa, objetiva-se produzir e averiguar como esse instrumento pode e pôde proporcionar conscientização dos direitos constitucionais da criança, tanto para si mesmos, quanto para a sociedade. |
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INTRODUÇÃO |
Uma educação pública estelar deve ser levada em consideração como base fundamental para a criação de um futuro menos medíocre. Apesar do forte estereótipo em relação a Publicidade e Propaganda, ligando-a puramente ao sentido comercial, essa pesquisa tentará mostrar a importância da propaganda como uma ferramenta social. Ela surge como um mecanismo de funcionamento, mas seu poder é à prova de qualquer defesa ou contra-ataque, o que mostra sua utilidade no processo de conscientização de crianças e da sociedade.伀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 甀洀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 攀砀琀爀攀洀愀洀攀渀琀攀 瀀攀爀猀甀愀猀椀瘀愀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 焀甀愀渀搀漀 瀀攀渀猀愀洀漀猀 搀攀猀搀攀 猀甀愀 挀漀渀挀攀瀀漀⸀ 伀猀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 挀洀攀爀愀Ⰰ 洀椀挀爀漀昀漀渀攀Ⰰ 挀攀渀爀椀漀猀Ⰰ 猀漀 昀愀渀琀猀琀椀挀漀猀 瀀愀爀愀 愀甀砀椀氀椀愀爀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀渀猀椀渀漀ⴀ愀瀀爀攀渀搀椀稀愀最攀洀 搀愀猀 挀爀椀愀渀愀猀⸀
Diante disto, este projeto busca constatar de que modo o documentário poderia disseminar os direitos constitucionais à educação para crianças do 5º ano do Ensino Básico da Escola Municipal Professora Rosina Araújo Moura. 匀攀爀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 挀爀椀愀渀愀猀 搀漀 㔀먀 愀渀漀Ⰰ 甀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀ⴀ猀攀 搀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 䔀搀甀挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 焀甀攀 琀爀愀琀愀爀 猀漀戀爀攀 猀攀甀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 挀漀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀椀猀 攀搀甀挀愀漀⸀ 匀攀爀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀搀漀 愀 爀攀氀愀漀 搀愀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀Ⰰ 䔀搀甀挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 挀漀洀漀 爀攀愀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 愀甀砀椀氀椀愀爀 渀愀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀漀 搀漀 搀椀爀攀椀琀漀 搀愀 挀爀椀愀渀愀 攀搀甀挀愀漀⸀ 吀愀洀戀洀 愀挀栀愀爀ⴀ猀攀ⴀ 挀漀洀漀 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 瀀搀攀 愀甀砀椀氀椀愀爀 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 搀漀 㔀먀 愀渀漀 搀漀 䔀渀猀椀渀漀 䈀猀椀挀漀 搀愀 䔀猀挀漀氀愀 䴀甀渀椀挀椀瀀愀氀 倀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 刀漀猀椀渀愀 䄀爀愀切樀漀 䴀漀甀爀愀 渀愀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀漀 搀漀 搀椀爀攀椀琀漀 挀漀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 攀搀甀挀愀漀⸀
Para chegar a tal análise, a metodologia de pesquisa explicativa será usada, utilizando-se dos estudos de caso e de campo, com o objetivo de verificar as ideias das crianças, educadores e dos publicitários, assim, buscando sustentar respostas à pergunta desenvolvida. Com suporte no método indutivo, ou seja, partindo do particular para o geral, será observado como as crianças se apropriam dos seus direitos e utilizam ferramentas da propaganda.䄀 愀渀氀椀猀攀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 瀀愀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 愀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀 搀漀猀 搀愀搀漀猀 挀漀氀栀椀搀漀猀 渀漀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀 猀攀洀椀愀戀攀爀琀漀Ⰰ 挀漀洀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 昀攀挀栀愀搀愀猀 攀 愀戀攀爀琀愀猀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 挀愀琀攀最漀爀椀稀愀渀搀漀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀渀搀漀 愀 搀攀猀挀爀椀漀 攀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀渀搀漀Ⰰ 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 猀椀渀琀攀琀椀稀愀爀 漀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 攀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀猀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀渀搀漀 甀洀愀 瘀攀爀椀昀椀挀愀漀 瀀爀漀昀甀渀搀愀 搀愀 愀渀氀椀猀攀 渀愀猀 挀愀琀攀最漀爀椀愀猀 洀愀椀猀 挀椀琀愀搀愀猀⸀
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OBJETIVO |
Durante os meses de outubro e novembro, o autor acompanhou os alunos do 5º ano do Ensino Básico da Escola Municipal Professora Rosina Araújo Moura. A escolha de pesquisar apenas uma escola e apenas uma turma, foi por conta da complexidade do desenvolvimento do produto. Foram 4 (quatro) encontros, tendo duração de 5 horas cada, totalizando 20 horas. ऀ䄀漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 攀渀挀漀渀琀爀漀Ⰰ 渀漀 搀椀愀 ㈀㔀 搀攀 漀甀琀甀戀爀漀 搀攀 ㈀ 㠀Ⰰ 搀愀猀 ㈀栀㌀ 猀 㜀栀㌀ Ⰰ 栀漀甀瘀攀 愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 愀漀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 漀猀 焀甀愀椀猀 猀攀 洀漀猀琀爀愀爀愀洀 攀渀琀甀猀椀愀猀洀愀搀漀猀 挀漀洀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀攀洀 甀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 猀漀戀爀攀 漀 焀甀攀 䔀搀甀挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 猀攀甀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 䔀搀甀挀愀漀 攀 愀 猀椀琀甀愀漀 搀愀 䔀搀甀挀愀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 漀 猀攀最甀渀搀漀 攀渀挀漀渀琀爀漀Ⰰ 渀漀 搀椀愀 㤀 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ 㠀Ⰰ 搀愀猀 ㈀栀㌀ 猀 㜀栀㌀ Ⰰ 栀漀甀瘀攀 甀洀愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀 攀渀琀爀攀 漀 愀甀琀漀爀 攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 猀漀戀爀攀 漀 焀甀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 攀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀⼀瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀Ⰰ 昀漀椀 瀀攀搀椀搀漀 愀漀猀 愀氀甀渀漀猀 焀甀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀猀攀洀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀漀猀 ㈀ ⠀搀漀椀猀⤀ 琀攀爀洀漀猀Ⰰ 漀 焀甀愀氀Ⰰ 愀 洀愀椀漀爀椀愀 爀攀愀氀椀稀漀甀⸀
No terceiro encontro, no dia 13 de novembro de 2018, das 12h30 às 17h30, o autor deu início ao desenvolvimento do roteiro com os alunos, foram sugeridos 3 (três) temas: Educomunicação, Direito à Educação e Situação da Educação no Brasil. Em seguida, os alunos buscaram informações sobre os temas, e o autor, com o auxílio da professora Tereza Soares, montou o texto para o roteiro.䨀 渀漀 焀甀愀爀琀漀 攀 切氀琀椀洀漀 攀渀挀漀渀琀爀漀Ⰰ 渀漀 搀椀愀 ㈀㌀ 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ 㠀Ⰰ 搀愀猀 ㈀栀㌀ 猀 㜀栀㌀ Ⰰ 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀愀洀 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 䘀漀爀愀洀 搀椀瘀椀搀椀搀漀猀 攀洀 㔀 ⠀挀椀渀挀漀⤀ 最爀甀瀀漀猀 搀攀 㐀 ⠀焀甀愀琀爀漀⤀ 攀 甀洀 最爀甀瀀漀 挀漀洀 ㌀ ⠀琀爀猀⤀ 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 焀甀攀 挀愀搀愀 最爀甀瀀漀 搀攀瘀攀爀椀愀 攀猀挀漀氀栀攀爀 甀洀愀 瀀攀猀猀漀愀 瀀愀爀愀 最爀愀瘀愀爀 漀 瘀搀攀漀Ⰰ 焀甀攀 猀攀爀椀愀 漀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀愀 挀洀攀爀愀Ⰰ 甀洀愀 瀀攀猀猀漀愀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀漀爀 猀攀最甀爀愀爀 愀猀 昀愀氀愀猀 搀攀 挀愀搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 攀 甀洀愀 瀀攀猀猀漀愀 瀀愀爀愀 猀攀最甀爀愀爀 漀 挀攀氀甀氀愀爀Ⰰ 焀甀攀 昀漀椀 甀猀愀搀漀 挀漀洀漀 洀椀挀爀漀昀漀渀攀⸀
O processo todo foi dinâmico, as crianças estavam animadas com a possibilidade de usarem uma câmera e poderem produzir algo. A maioria estava entusiasmada com a ideia de aparecer na vídeo e poder ler as falas, outros já preferiram apenas segurar a câmera ou o celular. ऀ伀 ᰀ䴠甀搀愀渀搀漀 䴀椀渀栀愀 䔀猀挀漀氀愀Ⰰ 䴀甀搀愀渀搀漀 䴀椀渀栀愀 䌀漀洀甀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 䴀攀氀栀漀爀愀渀搀漀 漀 䴀甀渀搀漀℀ᴀ† 甀洀 挀甀爀琀愀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 瘀漀氀琀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀 洀攀椀漀 瘀椀爀琀甀愀氀Ⰰ 挀漀洀 搀甀爀愀漀 搀攀 ㌀ 洀椀渀甀琀漀猀⸀ 䘀漀椀 椀搀攀愀氀椀稀愀搀漀 挀漀洀漀 爀攀愀漀 愀漀 攀渀猀椀渀漀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀 攀 昀漀爀洀愀氀Ⰰ 愀戀漀爀搀愀搀漀 渀漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀搀漀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 愀甀琀漀爀攀猀 猀漀戀爀攀 䔀搀甀挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 䐀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀
Produzido em aproximadamente 2 meses, começou com a articulação do autor com a turma, que se mostrou receptiva ao trabalho. Com isso, foram realizados 4 encontros entre o autor e os alunos, acertados antecipadamente com a professora responsável, Tereza Nascimento. A edição, feita no final de novembro, montou a narrativa a partir das falas dos personagens, que no caso, foram os alunos, sem uso de narrador. ऀ䄀 琀爀椀氀栀愀 猀漀渀漀爀愀Ⰰ 洀漀渀琀愀搀愀 渀愀 瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 挀漀洀瀀漀猀琀愀 瀀漀爀 甀洀愀 洀切猀椀挀愀 挀漀洀 甀洀愀 洀攀氀漀搀椀愀 洀愀椀猀 挀愀氀洀愀Ⰰ 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀爀 漀 爀攀挀攀瀀琀漀爀⸀ 䐀漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀猀琀愀 搀漀 洀攀椀漀 瘀椀爀琀甀愀氀Ⰰ 漀 爀椀琀洀漀 搀愀 洀漀渀琀愀最攀洀 搀椀渀洀椀挀漀 攀 愀 搀甀爀愀漀 挀甀爀琀愀Ⰰ 樀 焀甀攀 瘀椀猀愀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 愀 爀攀昀氀攀砀漀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀愀 昀愀氀愀 搀愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 猀漀戀爀攀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 愀猀猀甀渀琀漀猀 焀甀攀 氀栀攀 搀椀稀攀洀 爀攀猀瀀攀椀琀漀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀 渀攀猀猀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 愀 䔀搀甀挀愀漀⸀
O feedback dos alunos foi fantástico. Para o aluno Diego Emanuel, de 10 anos, foi “muito legal, porque segurei uma câmera e também ajudei segurando o celular, para a gente gravar a voz dos meus colegas”. Já para a aluna Kaline Morais, de 11 anos, “fiquei muito empolgada em me ver no vídeo, apesar de no início ter ficado com vergonha”. ऀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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