ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #37a603"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00334</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Redesign de Embalagem: biscoitos Vegano Vegetariano</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;MARCOS EVANDRO ROSSAS MORAES (CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ); FABIO DOS SANTOS ASSUNÇÃO (CESUPA); ANNA BEATRIZ PIRES DA PAZ (CESUPA); AISLAN DE PAULA FERREIRA DA SILVA (CESUPA)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #37a603"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Vegano Vegetariano é uma empresa paraense que atua há mais de 9 anos no mercado local, tendo como foco a produção de biscoitos saudáveis. Iniciou sua história com uma produção familiar, liderada pela empreendedora Ina Pantoja, após se encontrar em um período com dificuldades financeiras. O objetivo da empresária ao investir nesse mercado era de adicionar a alimentação saudável no cotidiano, já que ela é, há muitos anos, persistente na luta pela melhora da alimentação da população local. Aproveitando o momento de ascensão do mercado, a empresa profissionalizou-se para melhor inserir-se no cenário mercadológico, colocando em destaque diferenciais do seu produto diante a concorrência. Partindo desse contexto, alguns problemas foram identificados pela própria empresa acerca da comunicação da marca com o cliente, que acabava dificultando a compra de seus produtos. Dentre eles, a limitação por perfil de público consumidor, pois, por mais que o seu objetivo seja focado em alimentação saudável, o nome da marca em questão segrega os clientes em somente pessoas veganas e vegetarianas, diminuindo assim, o montante de nichos que a empresa possa atingir pelo motivos deles não se identificarem com o produto. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo o redesign das embalagens dos biscoitos da Vegano e Vegetariano para rótulos com menos destaque para o nome da empresa, deixando o produto em si mais evidente por meio da categorização dos biscoitos em duas linhas de produto. Além de abordar cores e design referente ao nicho de mercado, as novas embalagens terão em destaque os diferenciais do biscoito, para que seja facilmente identificado pelo consumidor. As linhas foram definidas em: cookies (biscoitos doces) e os snacks (biscoitos salgados) que passariam a ser chamadas Frutus e Tratus, respectivamente. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #37a603"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Foi dado início a um processo de pesquisas com o intuito de identificar as problemáticas da empresa, começando por um briefing, no qual, por meio de conversas com a cliente, conseguimos compreender todos os dados e possíveis estratégias para repararmos seu principal obstáculo. Posteriormente, fizemos uma pesquisa comparativa para identificar a funcionalidade e o poder de atração que as embalagens da Vegano Vegetariano possuía. Após isso, foi realizado um formulário no Google Forms para entender melhor a imagem da marca e como ela era vista pelos consumidores, além de descobrir as necessidades e desejos do consumidor. Passamos então para uma análise SWOT no qual podemos perceber as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que a empresa se encontrava, dando, assim, um norte para identificar as melhores abordagens. Com os dados do Google Forms e as compreensões obtidas pela SWOT, finalizamos com um brainstorm no qual se ampliou as nossas possibilidades criativas e nos levaram a estratégia de redesign de embalagem. O grande foco foi o novo design das embalagens, que contribuem para atender a deficiência da comunicação entre empresa e público alvo, que seria feito através da criação de duas linhas de produto para que houvesse uma maior aceitação dos consumidores. Como diria Lautenschläger, na dissertação Avaliação De Embalagem De Consumo Com Base Nos Requisitos Ergonômicos Informacionais (Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós- Graduação em Engenharia de Produção, 2001): A embalagem de consumo é um componente essencial para a vida moderna. Além de contribuir para preservação, distribuição e comercialização dos produtos, também é um importante veículo de comunicação, informação e sedução, refletindo diretamente na economia e no comportamento da sociedade. (LAUTENSCHLÄGER, 2001) Como o foco do brainstorm é estimular o encadeamento de ideias, este processo auxiliou no planejamento inicial do conceito criativo. A partir desse ponto conseguimos elaborar o mote do redesign que é  Alimentação saudável para todos . Sendo assim, a estética, cores, traços e elementos visuais foram todos pautados no conceito almejado. Pautando-se na linguagem visual para obtenção do objetivo construído. Como de acordo com Lautenschläger: Assim, mediante uma linguagem visual se estabelece o diálogo entre embalagem e consumidor com objetivo da motivação da compra. Para isso, são usados formas, cores, símbolos e signos que tornam as embalagens objetos semióticos, suportes de informação e veículos de mensagens portadoras de significados. (LAUTENSCHLÄGER, 2001) Além da pesquisa mercadológica e a pesquisa criativa, nos aprofundamos em alguns livros que explicitam a importância de um design bem executado para produtos, mais especificamente, o livro  Design de Embalagem de Fabio Mestriner e o livro  Métodos aplicados no design de embalagens para produtos alimentícios típicos de base artesanal de Carlos Alberto Silva de Miranda. Sobre a psicodinâmica das cores, estudamos a partir do livro  Gestalt do Objeto de João Gomes Filho. Esses estudos contribuíram para a composição das embalagens, no quesito estilo, design, cores e invólucro que desenvolvemos para a empresa Vegano e Vegetariano. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #37a603"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Baseando-se no resultado das pesquisas, o processo de produção se deu inicialmente através de conteúdos que devemos abordar nas embalagens para que ganhe maior destaque em gôndolas e pontos de venda em geral: Cores vivas, estética moderna e diferenciais do produto (informações como a taxa de sódio, lactose, conservante, corante e aromatizante que são 0%). Após discussões realizadas pelos membros da equipe, decidiu-se que os nomes escolhidos seriam: "Tratus", que diz respeito aos snacks e "Frutus" que refere-se aos cookies. Os quais foram elaborados a partir de modificações nas palavras "trato , derivado de tratar, tratamento, para enfatizar a importância que marca tem com o seu tratamento, cuidado com o cliente, e "fruto", evidenciando a consideração que a marca tem para com a sua matéria-prima. Tendo em vista os sabores da linha Frutus (cookies): castanha-do-pará, chia com sal rosa, banana e girassol, as cores foram determinadas de acordo com suas respectivas psicodinâmicas e distribuídas de forma com que houvesse uma rápida associação por parte do consumidor. Cada embalagem conta com duas cores, geralmente complementares, para criar uma sensação de equilíbrio e conforto visual. Sendo assim, as cores ciano com marrom, rosa com verde, amarelo com marrom e, por fim, amarelo com ciano, correspondem respectivamente embalagens da linha Frutus (cookies). A linha Tratus (snacks) seguiu o mesmo padrão de classificação colorimétrico. Essa categoria conta com os sabores: pimenta malagueta, gergelim, cebola e linhaça, cujas embalagens são respectivamente com as cores: verde com vermelho, ciano com amarelo, roxo com verde e marrom com verde. As fontes utilizadas foram selecionadas a partir das nossas pesquisas, na qual compreendemos a necessidade de associar traços mais rígidos para a linha Tratus (sabores salgados), remetendo a algo mais forte, impactante, e traços mais finos para Frutus - pois seus sabores são doces, então optou-se por algo mais delicado. A fonte de apoio foi determinada segundo a proposta abordada pelo marca, logo, traços escolhidos foram importantes para a associação do produto com o nicho de mercado. A estética e os elementos visuais foram direcionados de acordo com a mescla do design proveniente do segmento de mercado da empresa com um design mais moderno e jovial. Criados para causar uma aproximação com o consumidor e auxiliar na identificação e diferenciação dos sabores dos cookies e snacks. Mesmo com a criação da subdivisão das linhas mercadológicas, foi prezado ter-se uma padronização tanto nos elementos gráficos, tanto como nos tamanhos das embalagens, para melhor reconhecimento da marca no ponto de venda. Uma das primeiras mudanças na nova linha de embalagem foi a implantação de ziplock, aplicação foi pensada para maior praticidade no fechamento das embalagens, que por sua vez seriam feitas de material laminado, tamanho 10 x 19,5 cm. A criação das artes foram realizadas no software Adobe Illustrator e posteriormente, teve imagens sobrepostas no Adobe Photoshop. As figuras são correspondentes ao sabor de cada biscoito, algumas foram levemente desfocadas em sentido horizontal para dar a impressão de movimento. Foram realizados também, a criação de imagens em mockups para fácil visualização de aplicação da nova embalagem para usar na apresentação do modelo, executada no Adobe Photoshop. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>