ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #37a603"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00338</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO15</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Educação Ambiental</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;LUCELY CURSINO MONTEIRO (INSTITUTO DE CIENCIAS SOCIAIS E ZOOTECNIA); Girleno Barros Vieira (INSTITUTO DE CIENCIAS SOCIAIS E ZOOTECNIA); Marcos Felipe Rodrigues de Souza (INSTITUTO DE CIENCIAS SOCIAIS E ZOOTECNIA); Lucas Milhomens Fonseca (INSTITUTO DE CIENCIAS SOCIAIS E ZOOTECNIA)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #37a603"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A reportagem intitulada  Educação Ambiental foi desenvolvida na disciplina Jornalismo Científico, no Instituto de Ciências Sociais e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (ICSEZ  UFAM). A equipe que desenvolveu a reportagem é composta por três acadêmicos do curso de Comunicação Social / Jornalismo: Girleno Barros Vieira, Lucely Cursino Monteiro e Marcos Felipe Rodrigues de Souza. A escolha do tema se deu por contas das discussões sobre a temática nos dias atuais. Segundo Tozoni-Reis (2007), a educação pode ser definida por vários conceitos entre os quais está: a educação ambiental centrada na ação para a diminuição dos efeitos predatórios das relações dos sujeitos com a natureza. Em consonância com essa reflexão verificou-se a possibilidade de realizar um trabalho que levasse essa idéia de uma educação integral de relação sujeito / ambiente. Por isso o programa foi desenvolvido com o objetivo de formar, informar e discutir a temática a cerca da educação ambiental com os atores envolvidos no processo educacional. Atualmente diversas ONGs têm se preocupado com a questão ambiental, visto que há inúmeros registros de desastres ambientais ocasionados pelos maus tratos à natureza vivemos em um mundo onde tudo está interligado, quando a escola se propõe a educar considerando os conhecimentos natos de cada indivíduo, pois cada um tem um pouco a ensinar e a aprender, e a escola e professores já não detêm o conhecimento absoluto. Morin, em seu livro  Os Sete Saberes Necessários à Educação do futuro , aborda temas pertinentes para que de fato haja uma educação integral entre as partes, pois a visão que o autor apresenta é justamente a questão do todo, a identidade e valores humanos, nenhum está para ser isolado ambos se completam. (MORIN, 2000). </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #37a603"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A busca pelo tema Educação Ambiental partiu do princípio de que os ambientes educacionais deveriam ser os primeiros a tratar com maior autonomia e incentivar os educandos à educação ambiental. Visto que o professor tem a função ativa na formação do cidadão (LOUREIRO, 2006). Foi feito o levantamento acerca do tema, com as seguintes interrogações: existe a disciplina de educação ambiental para os alunos da rede estadual? Como se trabalha essa temática? O que os órgãos competentes têm a dizer sobre o tema? E a escola como insere a educação ambiental em suas matrizes? Como se dá a formação docente no que diz respeito à educação ambiental? O método de pesquisa escolhido foi a observação, segundo Lakatos é uma técnica para conseguir informações e utiliza os sentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade. Não consiste apenas em ver e ouvir, mas também em examinar fatos ou fenômenos que se deseja estudar (LAKATOS, 2003, p.190). Chegou-se a conclusão que não há no currículo uma disciplina específica para trabalhar o tema, mas a escola procura desenvolver projetos coma referida temática, e na universidade não existe uma obrigatoriedade em ensinar o futuro professor para lidar com a questão e em relação aos órgãos governamentais o que de concreto eles fazem ou estão fazendo para que haja a participação dos mesmos nesse processo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #37a603"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A escolha do tema  Educação ambiental se deu pelo fato da temática ser alvo de discussão nos vários âmbitos da sociedade, e por acreditar que seria importante trazer para o ambiente universitário essa reflexão. Assim, a partir da observação partiu-se para a entrevista com os atores envolvidos no processo de educação para se obter as respostas as questões que nortearam a ideia. O primeiro passo foi a entrevista que é um encontro entre duas pessoas, a fim de que uma delas obtenha informações a respeito de determinado assunto, mediante uma conversação de natureza profissional (LAKATOS, 2003 p.195). Os entrevistados foram o gerente do IBAMA local, órgão responsável pela pasta no que diz respeito ao tema do Meio Ambiente. A gestora da escola onde foi feita a observação e onde se desenvolve o projeto de educação ambiental, um professor universitário que atua na formação docente e duas crianças que participam do projeto na escola. Após as apurações das informações, foi elaborado o roteiro de gravação do rádio documentário, com a inserção dos BGs devidamente escolhido de acordo com o tema, assim como a inserção das entrevistas realizadas com os convidados. O rádio documentário foi gravado na voz dos acadêmicos, assim como sua produção e execução. Tem 13 minutos e 33 segundos, decorrido em um único bloco. Acredita-se que este trabalho é de suma importância para a academia, pois apresenta um conteúdo atual e relevante para todas as pessoas, e para o universo acadêmico um grande aprendizado, sobretudo para os envolvidos, que não serviu apenas para a obtenção de nota, mas para aprender que o jornalismo radiofônico na realidade amazônica continua sendo de grande importância e a reafirmação do compromisso jornalístico. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>