INSCRIÇÃO: 00360
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT05
 
TÍTULO: Acabe com o silêncio que te faz calar
 
AUTORES: João Victor Mamede Silva (Faculdade Martha Falcão - WYDEN); Evelyn Tarcela Takano (Faculdade Martha Falcão - WYDEN); Suzy Elaine da Costa Freitas (Faculdade Martha Falcão - WYDEN)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
Este trabalho discute questões no âmbito de assédio contra a mulher, nas ruas e dentro de ciclos familiares. Lança mão de pesquisas exploratórias, históricas, e relatos pessoais de mulheres que foram vítimas desse crime, coletados durante a fase descritiva da pesquisa. O documentário “Acabe com o silêncio que nos faz calar” foi produzido em 2018 pelos alunos do 3º período do curso de Jornalismo da Faculdade Martha Falcão/Wyden. A obra foi desenvolvida como produto final da disciplina de Produção Audiovisual. Assim, o objetivo principal da obra é destacar a mulher, dando-as informações que as permitam identificar situações de assédio e como denunciá-las. O documentário visa mostrar as maneiras de assédio, reforçando ao espectador que o corpo da mulher não é uma vitrine ou um objeto, e salientando a importância da denúncia e da busca por profissionais capacitados quando os casos demandam intervenção policial, jurídica e psicológica.਀䄀漀 愀渀愀氀椀猀愀爀 搀愀搀漀猀 搀攀 洀愀琀爀椀愀猀 挀漀洀漀 伀 䜀氀漀戀漀 ⠀㈀ ㄀㘀⤀Ⰰ 搀椀瘀甀氀最愀搀漀猀 瀀攀氀愀 䄀挀琀椀漀渀䄀椀搀 ⠀㈀ ㄀㘀⤀Ⰰ 渀漀琀愀ⴀ猀攀 焀甀攀 漀 渀搀椀挀攀 搀攀 愀猀猀搀椀漀 挀漀渀琀爀愀 愀 洀甀氀栀攀爀 愀甀洀攀渀琀愀 愀 挀愀搀愀 愀渀漀⸀ 䔀猀猀攀 渀切洀攀爀漀 猀攀爀椀愀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 愀氀愀爀洀愀渀琀攀Ⰰ 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀攀 挀愀猀漀猀 焀甀攀 渀漀 猀漀 搀攀渀甀渀挀椀愀搀漀猀 瀀攀氀愀猀 瘀琀椀洀愀猀⸀ 䄀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 琀漀爀渀愀洀ⴀ猀攀 愀氀瘀漀 搀漀 愀琀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 搀攀猀爀攀猀瀀攀椀琀愀搀愀猀 洀漀爀愀氀洀攀渀琀攀 攀Ⰰ 渀漀 爀愀爀漀Ⰰ 挀愀氀愀渀搀漀ⴀ猀攀 瀀漀爀 愀挀爀攀搀椀琀愀爀攀洀 焀甀攀 漀 愀猀猀搀椀漀  愀氀最漀 渀漀爀洀愀氀 攀 愀琀 洀攀猀洀漀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀渀搀漀ⴀ猀攀 猀攀 猀攀爀椀愀 洀攀爀攀挀椀搀漀⸀  Segundo Cunha; Silva; Giovanetti (2008), o efeito devastador do assédio afeta comportamento feminino, bloqueia sentimentos e cria medos, aspectos que são apresentados ao longo documentário. Muitas deixam de fazer o que mais gostam, com receio de julgamento e assédios alheios, afinal alguns dos registros de assédio contra a mulher acontecem dentro de seus lares, em situações abafadas por questões emotivas e familiares. O documentário “Acabe com o silêncio que te faz calar” mostra que mulheres devem falar abertamente sobre o assunto, cobrando e incentivando outras mulher à denunciar e exigir punições eficazes em casos de assédio.਀䔀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 琀漀爀渀愀洀ⴀ猀攀 愀猀 戀愀猀攀猀 瀀愀爀愀 琀攀渀琀愀爀 洀漀猀琀爀愀爀 愀 猀攀爀椀攀搀愀搀攀 搀愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 瘀攀洀 愀挀漀渀琀攀挀攀渀搀漀Ⰰ 攀 愀挀愀戀愀 瀀愀猀猀愀渀搀漀 搀攀猀瀀攀爀挀攀戀椀搀漀 搀椀愀渀琀攀 愀 琀愀渀琀漀猀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀猀 洀愀椀猀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀⸀ 䈀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 琀愀洀戀洀 椀渀猀瀀椀爀愀漀 渀漀 昀椀氀洀攀Ⰰ 挀愀琀攀最漀爀椀愀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ ᰀ倠爀攀挀椀猀愀洀漀猀 昀愀氀愀爀 搀攀 愀猀猀搀椀漀ᴀⰠ 搀椀爀椀最椀搀漀 瀀漀爀 倀愀甀氀愀 匀愀挀挀栀攀琀琀愀 ⠀㈀ ㄀㘀⤀⸀ 伀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 瀀愀猀猀漀甀 瀀攀氀愀猀 琀攀氀愀猀 搀攀 愀氀最甀渀猀 搀漀猀 洀愀椀漀爀攀猀 昀攀猀琀椀瘀愀椀猀 渀愀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 挀栀愀洀愀渀搀漀 愀琀攀渀漀 瀀攀氀漀猀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 樀 栀愀瘀椀愀洀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀搀漀 愀氀最甀洀 挀愀猀漀 搀攀 愀猀猀搀椀漀⸀ 䄀 洀愀椀漀爀椀愀 搀攀氀愀猀 渀漀 焀甀椀猀 洀漀猀琀爀愀爀 漀 爀漀猀琀漀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀爀 愀 椀洀愀最攀洀⸀ Desde 1998, a fim de assegurar um atendimento de qualidade às vítimas de violência sexual, o Ministério da Saúde do Brasil padronizou o atendimento multidisciplinar para as vítimas por meio da Norma Técnica. Em casos mais graves, onde houve estupro, a Norma Técnica também prevê atendimento às mulheres que solicitam interrupção legal da gestação nos casos de gravidez decorrente de estupro, situação prevista no Código Penal Brasileiro desde 1940 (Brasil, 2012)਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㜀愀㘀 ㌀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 氀攀椀 ㄀㌀Ⰰ㜀㄀㠀⼀㈀ ㄀㠀 攀渀琀攀渀搀攀 漀 愀猀猀搀椀漀 猀攀砀甀愀氀 挀漀洀漀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 椀洀瀀漀爀琀甀渀愀漀 猀攀砀甀愀氀Ⰰ 挀漀渀猀椀猀琀椀渀搀漀 攀洀 ᰀ瀠爀愀琀椀挀愀爀 挀漀渀琀爀愀 愀氀最甀洀 攀 猀攀洀 猀甀愀 愀渀甀渀挀椀愀 愀琀漀 氀椀戀椀搀椀渀漀猀漀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 猀愀琀椀猀昀愀稀攀爀 愀 瀀爀瀀爀椀愀 氀愀猀挀瘀椀愀 漀甀 搀攀 漀甀琀爀攀洀ᴀ⸠ 䄀渀琀攀猀 搀攀 ㈀ ㄀㠀Ⰰ 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 愀猀猀搀椀漀Ⰰ 瀀攀爀愀渀琀攀 愀 氀攀椀Ⰰ 攀爀愀 洀攀渀漀猀 愀戀爀愀渀最攀渀琀攀Ⰰ 猀攀渀搀漀 瀀爀攀瘀椀猀琀愀 氀攀最愀氀洀攀渀琀攀 愀瀀攀渀愀猀 愀 瀀甀渀椀漀 搀攀 愀猀猀攀搀椀愀搀漀爀攀猀 挀愀猀漀 漀 挀爀椀洀攀 漀挀漀爀爀攀猀猀攀 渀漀 氀漀挀愀氀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ Índices apresentados pelo O Globo (2016) mostram mais de 50% das mulheres já foram perseguidas e 44% tiveram parte do seu corpo tocada sem permissão. Os lugares que elas têm mais medo de andar são as ruas com 70%, 69% ao sair de casa e voltar tarde e ser assediada e 68% têm receio em transporte público. Segundo a pesquisa, feita pelo instituto Yougov, no Brasil, divulgada pela Organização Internacional em Combate a Pobreza, ActionAid, em maio de 2016, mostra que 86% das entrevistadas já foram assediadas. A pesquisa ouviu 503 mulheres de todas as regiões do Brasil, a partir de 16 anos.਀䄀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 愀猀猀搀椀漀 猀漀昀爀椀搀愀猀 攀洀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀攀氀愀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀猀 瘀漀 搀攀 愀猀猀漀戀椀漀猀  攀猀琀甀瀀爀漀Ⰰ 攀 渀漀猀 洀愀椀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 氀漀挀愀椀猀 昀爀攀焀甀攀渀琀愀搀漀猀 瀀漀爀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 瀀攀氀愀 伀一䜀 吀栀椀渀最 伀氀最愀 ⠀㈀ ㄀㌀⤀Ⰰ 漀猀 搀愀搀漀猀 猀漀 愀氀愀爀洀愀渀琀攀猀⸀ 㜀Ⰰ㜀 洀椀氀 洀甀氀栀攀爀攀猀 昀漀爀愀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀猀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 攀 㤀㤀Ⰰ㘀─ 愀昀椀爀洀愀爀愀洀 樀 琀攀爀攀洀 猀漀昀爀椀搀漀 愀猀猀搀椀漀 攀洀 愀氀最甀洀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 猀甀愀猀 瘀椀搀愀猀㨀 㤀㠀─ 猀漀昀爀攀甀 愀猀猀搀椀漀 渀愀猀 爀甀愀猀Ⰰ 㘀㐀─ 渀漀猀 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀攀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀Ⰰ ㌀㌀─ 渀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 㜀㜀─ 渀愀猀 戀愀氀愀搀愀猀 攀 㠀 ─ 攀洀 瀀愀爀焀甀攀猀Ⰰ 猀栀漀瀀瀀椀渀最猀 攀 挀椀渀攀洀愀猀⸀ Os números apurados focam no crime mais extremo que o assédio sexual pode descambar: o estupro. De acordo com o Panorama da violência contra as mulheres no Brasil: indicadores nacionais e estaduais (2016), em 2014 o estado do Amazonas apresentou um número de ocorrências de estupros para cada grupo de 100 mil mulheres superior à taxa de estupros registrada no país. O Atlas da Violência 2018 informa que, no Amazonas, o número de municípios com ao menos uma notificação de crime de estupro apresentou uma alta entre 2011 a 2015: foi de 59,7% (2011) para 81% (2016), com um pico de 83,9% em 2016.਀䄀氀洀 搀愀 挀愀瀀椀琀愀氀 搀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀Ⰰ 䴀愀渀愀甀猀Ⰰ 漀猀 搀愀搀漀猀 猀漀戀爀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 猀攀砀甀愀氀 挀漀渀琀爀愀 洀甀氀栀攀爀攀猀 猀漀 攀猀挀愀猀猀漀猀 攀 渀漀 琀漀 愀挀攀猀猀瘀攀椀猀Ⰰ 爀攀昀氀攀琀椀渀搀漀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 愀洀愀稀渀椀挀愀 搀攀 洀攀渀漀爀 猀甀瀀漀爀琀攀 愀漀猀 洀甀渀椀挀瀀椀漀猀 椀渀琀攀爀椀漀爀愀渀漀猀⸀ 䔀洀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 愀漀 倀漀爀琀愀氀 䄀洀愀稀渀椀愀 ⠀㈀ ㄀㘀⤀Ⰰ 愀 瘀椀挀攀ⴀ瀀爀攀猀椀搀攀渀琀攀 搀漀 䌀漀渀猀攀氀栀漀 䔀猀琀愀搀甀愀氀 搀漀猀 䐀椀爀攀椀琀漀猀 搀愀 䌀爀椀愀渀愀 攀 搀漀 䄀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀 ⠀䌀攀搀挀愀⤀Ⰰ 䄀渀愀 倀愀甀氀愀 䄀渀最椀漀氀攀Ⰰ 爀攀瀀漀爀琀漀甀 焀甀攀 攀洀 ㈀ ㄀㔀Ⰰ ㌀  搀漀猀 㘀㄀ 洀甀渀椀挀瀀椀漀猀 搀漀 椀渀琀攀爀椀漀爀 搀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀 爀攀最椀猀琀爀愀爀愀洀 ㄀㌀㈀ 挀愀猀漀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 焀甀攀 䤀琀愀挀漀愀琀椀愀爀愀 ⠀㈀㐀⤀Ⰰ 䴀愀渀愀挀愀瀀甀爀甀 ⠀㄀㄀⤀ 攀 倀爀攀猀椀搀攀渀琀攀 䘀椀最甀攀椀爀攀搀漀 ⠀㄀ ⤀ 琀椀瘀攀爀愀洀 洀愀椀漀爀 椀渀挀椀搀渀挀椀愀⸀ Para embasar o documentário, foi necessário compreender a Teoria Espiral do Silêncio. Segundo Wolf (2008), que começou a ser estudada na década de 1960, com base nas pesquisas sobre efeitos dos meios de comunicação em massa e foram elaborados pela socióloga e cientista política alemã Elizabeth Noelle-Neuman (1977), que mostra o quanto a mídia e suas interpretações podem transformar ou muitas vezes silenciar a opinião daquele que faz uso dos meios de comunicação. “O resultado é um processo em espiral que incita os indivíduos a perceber as mudanças de opinião e a segui-las até que uma opinião se estabelece como atitude prevalecente, enquanto as outras opiniões são rejeitadas ou evitadas por todos, à exceção dos duros de espírito” (NOELLE-NEUMANN, 1977 apud SOUSA, 1999).਀倀攀氀愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 攀 愀氀挀愀渀挀攀 搀愀 琀攀洀琀椀挀愀Ⰰ 搀攀挀椀搀椀甀ⴀ猀攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 ᰀ䄠挀愀戀攀 挀漀洀 漀 猀椀氀渀挀椀漀 焀甀攀 琀攀 昀愀稀 挀愀氀愀爀ᴀ⸠ 䈀甀猀挀愀洀漀猀 愀氀挀愀渀愀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 瀀爀ⴀ愀搀漀氀攀猀挀渀挀椀愀Ⰰ 洀漀洀攀渀琀漀 攀洀 焀甀攀 甀洀愀 樀漀瘀攀洀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 洀愀琀甀爀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀爀 攀 搀攀渀甀渀挀椀愀爀 猀椀琀甀愀攀猀 搀攀 愀猀猀搀椀漀⸀ 吀爀愀稀ⴀ猀攀 甀洀愀 瘀椀猀漀 挀爀琀椀挀愀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀搀椀漀 挀漀洀漀 甀洀愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 猀攀渀琀椀搀愀 瀀攀氀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 攀 焀甀攀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 猀攀最甀攀 猀攀洀 瀀甀渀椀攀猀 猀攀瘀攀爀愀猀⸀ ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㜀愀㘀 ㌀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀搀漀琀漀甀ⴀ猀攀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀㨀 ⠀䤀⤀ 愀氀椀愀爀 漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 琀攀爀椀挀漀猀 愀瀀爀攀攀渀搀椀搀漀猀 渀愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 搀攀 倀爀漀搀甀漀 䄀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 挀漀洀 漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 瀀爀琀椀挀漀猀 瀀漀猀琀漀猀 攀洀 愀漀 渀攀猀猀愀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 攀 ⠀䤀䤀⤀ 攀砀攀爀挀椀琀愀爀 愀 瀀爀漀搀甀漀 瘀椀猀甀愀氀 愀漀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 挀漀洀 愀猀 渀漀瘀愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀猀猀攀 昀漀爀洀愀琀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 挀漀氀漀挀愀渀搀漀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 漀 焀甀攀 昀漀椀 洀椀渀椀猀琀爀愀搀漀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 渀愀猀 愀甀氀愀猀⸀ O norte básico para a elaboração do roteiro do documentário foram os modos expositivo, participativo e performático de documentário descritos por Nichols (2005). O primeiro consiste na defesa de argumentos a partir do audiovisual documental, procurando uma narrativa clara e didática ao espectador. Já o segundo refere-se a formas mais livres de uso das técnicas cinematográficas, cabendo algumas encenações. Em alguns momentos, vê-se e ouve-se a repórter, o que remete ao modo participativo definido por Nichols (2005).਀伀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 渀漀猀 洀攀猀攀猀 搀攀 漀甀琀甀戀爀漀 攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀ 䤀渀椀挀椀愀搀愀 愀 昀愀猀攀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 漀戀琀椀搀漀猀 搀愀搀漀猀 攀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 渀搀椀挀攀猀 搀漀 琀攀洀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 搀攀氀椀洀椀琀愀爀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀洀 猀攀洀椀ⴀ攀猀琀爀甀琀甀爀愀搀愀猀⸀  Após esse processo, foram buscadas opiniões mais específicas e profissionais, tais como: advogado e psicóloga, para assim entender ainda mais o que acontece em lados opostos de um mal único, esclarecemos muitos pontos importantes para o entendimento da lei e das vítimas. Foi utilizado o plano médio para os especialistas, buscando valorizar a dramatização neste tipo de enquadramento, exaltando a função narrativa privilegiando a ação. Para as filmagens das mulheres vítimas do assédio foi usada pouca iluminação, para que seus rostos fossem preservados, close-up para desempenhar a função mais emocional, cortando totalmente o ambiente ao redor, enfatizando determinados pontos, como mãos, olhos e lágrimas, alcançando a máxima intensidade dramática e o desfoque gaussiano no rosto de uma das alunas que encenou um depoimento relevante, mas que a vítima não aceitou gravar em hipótese nenhuma.਀䄀猀 挀攀渀愀猀 攀砀琀攀爀渀愀猀 攀渀挀攀渀愀搀愀猀 瀀漀爀 挀漀氀攀最愀猀Ⰰ 昀椀渀愀氀椀稀愀爀愀洀 愀 漀戀爀愀Ⰰ 琀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 愀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀 搀攀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 栀漀洀攀渀猀 焀甀攀 愀挀攀椀琀愀猀猀攀洀 愀琀甀愀爀 搀椀愀渀琀攀 愀猀 挀洀攀爀愀猀⸀ 一愀 攀搀椀漀 昀漀椀 甀猀愀搀漀 戀愀氀愀渀漀 搀攀 挀漀爀攀猀 渀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 愀瀀漀椀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 瀀攀爀洀椀琀椀爀 焀甀攀 攀氀愀猀 昀椀挀愀猀猀攀洀 戀爀愀渀挀漀 攀 瀀爀攀琀漀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 攀昀攀椀琀漀猀 瀀愀爀愀 渀漀 爀攀瘀攀氀愀爀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀愀猀 瘀琀椀洀愀猀 挀漀洀漀 䜀愀甀猀猀椀愀渀 䈀氀甀爀 攀 䐀爀漀瀀 䈀氀愀挀欀⸀ 伀 樀漀最漀 搀攀 氀甀稀 昀漀椀 洀甀椀琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 攀猀挀甀爀攀挀攀爀 愀猀 挀攀渀愀猀 攀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀爀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 搀愀猀 瘀琀椀洀愀猀⸀ Com duração de 10 minutos e 21 segundos, foi necessário cortar ideias e frear em meio a tanto assunto envolvido, definindo um rígido roteiro frente a um tema tão complexo e extenso com vistas de possibilitar a edição em tempo hábil. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀