ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #37a603"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00370</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Programa A tarde é nossa</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Ana Carolina Corrêa Nunes (Faculdade Boas Novas); Karina Macedo (Faculdade Boas Novas); Cledione Moura (Faculdade Boas Novas)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #37a603"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> O Programa A Tarde é Nossa é um programa de rádio que mistura a informação e o entretenimento. Mostra que há uma interação entre o locutor e o ouvinte. De acordo com as aulas sobre Pauta e Apuração Jornalísticas da Docente Carla Castello Branco, o produto conta com uma elaboração semelhante á de um rádio ao vivo. Chamada de Gênesis FM, dentro compôs uma programação de quase sete (7) minutos, contendo música, ouvinte ao vivo via telefone e celular, notícias em destaque do dia e previsão do tempo. O produto é uma simulação do que se passa por trás das vozes ouvidas em programas populares e mostra a capacidade do rádio em se adaptar aos avanços tecnológicos com alta qualidade para todos os tipos de público. A Tarde é Nossa é um programa de rádio bem diferente. Oferece informação e entretenimento ao mesmo tempo, com uma programação diversificada e especial. O entretenimento é uma forma de levar a alegria ao ouvinte, pois, sente-se abraçado e acolhido pelo locutor. Sobre a locução no Programa faz-se necessário que os envolvidos dominem as técnicas de apresentação para cativar os ouvintes. Para ser um bom apresentador, é indispensável que o comunicador seja interativo, tendo a relação necessária entre os termos abordados e os interesses imediatos dos ouvintes, baseados em suas atividades cotidianas para conquistar o público. Para se trabalhar com as pessoas que lhe ouvem de perto ou a quilômetros de distância exige sempre muita atenção na forma de falar. Manter o bom humor durante a fala, a ética e a postura são elementos essenciais. O rádio é uma mídia que agrega uma adversidade de gêneros textuais com variedades de formatos, levando o mais de importante o conhecimento e a informação. Observa-se que estes dois elementos da comunicação social, a informação junto com o entretenimento, estão inerentes ao processo de produção, emissão e recepção das programações radiofônica. Barbosa Filho diz que a informação tem finalidades noticiosas, mantendo o ouvinte a par do que aconteceu de interesse e atual no mundo, e o entretenimento tem a finalidade de proporcionar uma companhia, uma distração ao ouvinte. Dentro do universo jovem e adulto contemporânea das rádios FM´s (frequências moduladas), não há como negar o entretenimento, e neste caso, a programação musical tem maior espaço de tempo na grade de programação diária. A programação musical predomina na maior parte das grades das emissoras de frequência modulada. A seleção do estilo musical e dos artistas a serem apresentados depende da proposta da emissora e do público que a rádio atingir. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #37a603"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Todo o processo de construção de um programa radiofônico de apelo popular é baseado na premissa do locutor Cyro César, para quem a comunicação via ondas sonoras é composta por três fatores: a inspiração, a emoção e a transpiração. A inspiração é algo que atrai a pessoa ao aparelho de rádio e estimula sua imaginação. A emoção é resultado da ligação afetiva entre o locutor e o ouvinte. E a transpiração é esforço e responsabilidade do locutor e dos operadores de som para segurar a audiência de uma transmissão. Uma condição que estimula a criatividade do radialista. Estes são três fatores que contribuem para o bom funcionamento da radiofonia. O professor Antônio Carlos Xavier descreve as estratégias verbais de um comunicador no livro "A Linguagem do Rádio". Para tal tarefa, ele analisou em detalhes a composição e produção do programa do radialista Paulo Lopes na Rádio Globo de São Paulo, onde a estratégia de sucesso é demonstrar que um programa de rádio é tão interessante quanto à conversa face a face. O bom humor e a capacidade do locutor de atender às expectativas do mercado e dos ouvintes também ajudam na busca pela audiência e pelo prestígio. O que se concretiza com a inserção de variadas atrações, notícias, análises, entrevistas, músicas e momentos cômicos. Os debates também são relativamente importantes, tendo em vista a necessária relação entre os temas abordados e os interesses imediatos dos ouvintes, baseados em suas atividades cotidianas. São ótimas estratégias para que o radialista consiga conquistar o público. Marcuschi define oralidade como o protagonismo de dois ou mais interlocutores na comunicação presencial, mas ressalta a diferença entre a língua falada e a língua escrita: enquanto uma permite mais envolvimento, outra exige estrito distanciamento. Xavier reconhece a importância do rádio para o estabelecimento dos contatos entre indivíduos, especialmente entre os que moram em grandes metrópoles e, ao mesmo tempo, vivem em constante solidão. Além de ser uma distração saudável, mais barata e acessível às pessoas, permite uma relação mais íntima com os locutores, como dito antes, resguardada pelo anonimato. O mestre em Letras garante a possibilidade de encontrar o rádio em todos os lugares possível, desde metrópoles até comunidades ribeirinhas, e a capacidade do meio de influenciar o estilo de vida e a cosmovisão de seus ouvintes; compara-o com a televisão em termos de recursos técnicos e realça a agilidade na transmissão de informações em ondas sonoras, o que se consegue simplesmente por meio de telefonia móvel ou fixa, sendo, portanto, considerado um ótimo propagador de informações, conhecimentos e ideologias, isto é, muito importante para executar ações educativas e unir as diversas classes sociais. Pensando nas facilidades e vantagens do radialismo, acadêmicos da Faculdade Boas Novas, orientados pela mestra Carla Castello Branco, foram incentivados a produzir um programa radiofônico, voltado ao público geral, composto de diversas atrações, entre as quais música, notícias, entrevistas, comentários e interação com os ouvintes, preferencialmente via telefone. A proposta não é meramente simular os programas populares, mas ressaltar que a capacidade do rádio de adaptar-se aos avanços tecnológicos e, ainda assim, prevalecer como alternativa de alta qualidade a todos os púbicos, por ser um veículo que compreende e utiliza a linguagem do povo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #37a603"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Programa de Radio  A tarde é nossa é um produto jornalístico, informativo e de entretenimento, desenvolvido, produzido e realizado por acadêmicos do curso de jornalismo da Faculdade Boas Novas (FBN). Criado em 2018 e produzido exclusivamente por esses acadêmicos. O programa foi uma solicitação na disciplina de Pauta e Apuração e passou por alguns ajustes desde sua formulação inicial até a sua finalização para ir a estúdio. É um programa com apresentação diária de segunda a sábado, produto com duração de 6 13 minutos, com a intuito de chegar ao numero maior de ouvintes em públicos diversificados , abrangendo além de noticias , interação com o publico, fatos do dia, previsão do tempo. A produção mostra a desenvoltura dos acadêmicos desde da criação e apresentação de um programa de radio com estilo de ao vivo, feito em estúdio de uma radio comunitária , com mesa de 10 canais e apoio de um operador de áudio. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>