ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #37a603"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00385</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT12</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;REVISTA A LUTA DA MULHER INDÍGENA: DESIGN EDITORIAL APLICADO À ARTE PÓS MODERNA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;José Rodrigues Ramos Neto (FACULDADE INTERAMERICANA DE PORTO VELHO); Maria Angela de Lima (UNIRON - União das Escolas Superiores de Rondônia); Viviane Cristina Camelo (UNIRON - União das Escolas Superiores de Rondônia)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #37a603"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A pesquisa aqui trazida em Trabalho de Conclusão de Curso compreende a criação de uma revista impressa que tem o tema "A luta da mulher indígena" com fundamentação no design editorial aplicado a arte pós-moderna, para alcançar esse objetivo foi desenvolvido uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa científica. A pesquisa bibliográfica expõe o nascimento do termo Design e o definição de vigências estilísticas da História da Arte ligadas à pós-modernidade, que se decorreram a partir do o final do século XIX ao século XX. Salienta as ações dessas diferentes e atuais estéticas no design gráfico. Na pesquisa científica foi utilizado os métodos qualitativo e quantitativo para verificar o nível de conhecimento do público-alvo em relação à mulher indígena e a sua preferência de modelo de revista. Em 2003, foi constatado que a participação das mulheres cresceu muito, ela passou a ter voz e opinião, em algumas etnias essa voz foi conscientizadora para os homens em questões como retirar os garimpeiros ilegais e tomar posse das terras indígenas, em outras, ela passou a ter voz como representante do seu povo na luta pela garantia dos direitos constitucionais indígenas, desta forma, este projeto tem a responsabilidade de passar ao leitor valores e conceitos culturais, possibilitando o leitor assumir uma nova postura sobre o tema. O arte moderna e pós-moderna surgiu nos séculos passados, na maioria das vezes, como forma de expressão artística para protestar e dar voz ao protesto com várias linguagens visuais, dessa forma também será produzido neste projeto com o propósito de estimular uma nova postura ao leitor e alertar a sociedade sobre a importância dos indígenas para o Brasil e a luta pela garantia de seus direitos, e também quebrar paradigmas e os estereótipos que a sociedade adquiriu sobre os povos indígenas. O objetivo desse projeto de pesquisa na UNIRON é exercer técnicas de comunicação usando o design gráfico e alcançar uma linguagem visual que desperte o leitor para uma nova forma de mentalidade sobre o tema proposto, assim, atingindo o público alvo por meio de uma revista impressa. O design gráfico foi retratado como chave frente á inevitabilidade e eficiência dessas comunicações. A evolução da produção com a prensa cilíndrica de emanação, dos métodos de litografia e a caída do valor do papel possibilita: a elaboração em larga escala e de custo pequeno de impressos para essa nova massa urbana. Contudo as tecnologias, a ocupação de designer gráfico só se elevou no século XX. Até aí haviam os "artistas comerciais", que se segmentavam em: criadores (artistas de layout) ilustradores, retocadores, design de pôsteres, tipógrafos, letristas e entre diversas denominações (HOLLIS,2000). O design e a arte estão ligados, uma vez que artistas são os designers e estão na estética da atualidade, logo não existe influências entre os campos, fundamentada pela não asserção da ocupação de design gráfico no século XIX. Entretanto com o decorrer dos séculos do momento nota-se essa separação, pois o design gráfico está consistente na sociedade, mas, ainda que afastadas, existe ainda um contato, transferências de informações e efeitos entre design e a arte. Bem como a pós-modernidade, vivida nos meados do século XX, há alargamento das possibilidades nas áreas desenvolvimento desses campos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #37a603"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Luta da Mulher Indígena nos ambientes políticos da sociedade tem sido muito necessária e vem trazendo resultados para a sua cultura, dessa forma, se torna cada vez mais importante a sua atuação em meio a sociedade urbana. Grande parte da população urbana não compreende essas lutas e o direitos dos povos indígena, e acabam promovendo discursos preconceituosos. A importância de que a população tome consciência dessas questões é essencial, para que haja apoio por parte da sociedade para com essas lutas. A pretensão da pesquisa é identificar o interesse do público alvo no conteúdo proposto, usando pesquisa quantitativa, pois se trata de uma questão cultural e histórica. -Objetivo Geral Identificar o nível de conhecimento do público em relação a luta da mulher indígena e a sua preferência de modelo de revista de acordo com dados obtidos no questionário. - Objetivos Específicos Identificar preferências do leitor; Sexo predominante; Analisar temas propostos; Estabelecer critérios editoriais de acordo com o resultado. -Período e Abrangência Geográfica: A pesquisa será realizada na faculdade UNIRON campus I, entre os dias 23 a 24 de maio de 2018 na cidade de Porto Velho  RO. -Público-alvo Homens e mulheres acima de 18 anos, acadêmicos da faculdade UNIRON campus I. Metodologia e Tipos de pesquisa adotados Quantitativa - A causa da presente pesquisa é mensurar por meio da pesquisa quantitativa fatores como o fluxo de clientes no ambiente, tempo de compra, target, e produtos mais procurados. Qualitativa - analisar detalhes que possam fazer com que o ato da compra seja mais agradável e induzir na decisão de compra. "Com efeito, diversas pesquisas bem-sucedidas utilizam técnicas eminentemente qualitativas em conjunto com outras quantitativas, por exemplo, conduzindo entrevistas ou grupos focais para preparar um questionário ou para ajudar a entender os resultados do survey. Em suma, ambas as abordagens podem ser consideradas complementares muito mais do que antagônicas, a despeito do esforço de alguns para enfatizar a dicotomia" (CANO, 2012, p. 110). - Plano Amostral (caso seja quantitativa) - Tamanho da população (Acadêmicos da UNIRON campus I): 5000. - Grau de confiança 95% Margem de erro: 7% - Tamanho da amostragem: 100 - Método de coleta de dados: Abordagem pessoal no campus da faculdade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #37a603"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O primeiro passo para elaboração da revista foi a busca pelo conteúdo jornalístico referente ao assunto proposto, dois jornalistas disponibilizaram suas matérias para compor a revista, o primeiro foi o Gabriel Uchida e em seguida Maria Fernanda Ribeiro. A matéria "Como o feminismo ajuda indígenas a superar um trauma histórico" e a entrevista com a indígena Walelasoetxeige Paiter Bandeira Suruí foram os textos concedidos pelo jornalista Gabriel Uchida, a matéria "Mulheres indígenas se unem por voz em Rondônia" foi o texto concedido pela jornalista Maria Fernanda Ribeiro. O jornalista Gabriel Uchida ficou responsável por todo o texto em geral e pela revisão da revista. Em uma visita à uma aldeia indígena na cidade de Cacoal, onde acontecia o congresso da Associação de guerreiras indígenas de Rondônia, eu, o autor desse projeto, produzi algumas fotografias para compor o conteúdo da revista. Em porto velho também fotografei a indígena Walelasoetxeige Paiter Bandeira Suruí, as fotos foram utilizadas para capa da revista e outras páginas. Para produzir essas fotografias foi utilizada uma câmera Dslr Canon Eos Rebel T5 com lente Canon Ef 50mm F/1.8. Os programas utilizados para a diagramação da revista foram o Adobe InDesign e Adobe Photoshop. O Adobe Photoshop foi utilizado para a edição das fotografias e parte da diagramação da revista, o Adobe InDesign foi utilizado para diagramação e finalização da revista. Todo o conceito estético da revista foi inspirado em características da arte pós-moderna, como o Vaporwave, Desconstrução, Apropriação, Oposição, Techno. A revista tem duas cores predominantes e as suas variações de tons, a primeira cor se chama "Escarlate" com o código de cor hexadecimal #ff2400, cor escolhida para fazer referência ao sangue indígena. A segunda é a cor "PANTONE 532 C" que é considerada a cor do "Jenipapo" (Elemento produzido e usado por indígenas para pintar seus corpos de acordo com a cultura e o grafismo indígena), cor escolhida para remeter a cultura indígena na sua forma mais estética. Essas duas cores citadas forma um elemento de "Repetição" no projeto gráfico, gerando harmonia nos vários estilos utilizados na diagramação da revista. As tipografias mais usadas na revista foram as famílias de fontes "Montserrat" e cormorant. O conteúdo da revista foi produzido no ano de 2018 e foi projetado para ser lançado no ano de 2019.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>