ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #37a603"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00386</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT08</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;História em quadrinhos - Cybercaboclo</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Karolyne Pantoja Marinho (Faculdade Boas Novas); Rita Rayana dos Santos Barros (Faculdade Boas Novas); Cledione Moura (Faculdade Boas Novas); Carla Martins (Faculdade Boas Novas)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #37a603"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A história em quadrinhos é uma narrativa contada em quadros que une a imagem, e produção textual para estruturar sua composição. A primeira história em quadrinhos foi criada pelo artista norte americano Richard Outcault, em 1895. A linguagem das HQs, como personagens fixos, balões de texto e ação fragmentada em quadros, surgiu nos jornais de Nova York com o  Yellow kid que foi a primeira história em quadrinhos a fazer sucesso em todo o Estados Unidos. O objetivo da História em quadrinhos é proporcionar uma visão dos impactos tecnológicos e críticas sociais, por exemplo: Um pai alcoólatra que impede seu filho de estudar e o obriga ao trabalho infantil. Conforme visto em GUARESCHI (2002) a comunicação constrói a realidade, um acontecimento pode causar imensa comoção na população de todo um país pela natureza de sua crueldade, mas se este é silenciado, é como se deixasse de existir, pois a força da comunicação está muitas vezes, mais em silenciar do que em comunicar. Isto posto, fica evidente a necessidade de transmitir histórias como a do HQ que iremos abordar aqui O CYBERCABLOCO, uma vez que seu objetivo seja a aproximação de uma realidade distante da nossa, sensibilizando o público, ainda que de forma descontraída e dramática. A relevância social do produto consiste em trazer tanto para o espaço acadêmico quanto para a sociedade uma visão de impactos da tecnologia na sociedade rural. A proposta do HQ é apresentar um conjunto de questões contemporâneas como impactos tecnológicos positivos e negativos, utilizar a história em quadrinhos como transmissor da mensagem desse produto com intuito de mostrar ao leitor de forma dinâmica os privilégios da tecnologia na vida social rural, proporcionando uma assimilação do objeto estudado e a característica da história em quadrinhos como um elemento de comunicação objetivo, no qual se apresentou como uma alternativa apropriada para transmitir de forma crítica e direta a questões tecnológicas. A história em quadrinhos relata sobre o trabalho infantil e mostra como ele está presente diariamente em suas diversas formas, tanto em ambientes privados quanto públicos. Em áreas rurais, os trabalhos mais comuns são em torno de atividades agrícolas, mineração e carvoarias, além do trabalho doméstico, isso acontece devido a baixa renda, baixa escolaridade dos pais, grande quantidade de filhos, má qualidade da educação, busca de mão-de-obra barata e falta de fiscalização. Assim, podendo afetar o desenvolvimento da criança e/ou adolescente, o indivíduo perde a infância e gera diversos problemas sociais, e tem o objetivo de conscientizar que primeiro, crianças e adolescentes devem ter garantidos os direitos de acesso à educação, lazer e esporte, e também a cuidados por parte de um responsável. O trabalho pode ser um impeditivo para que esses direitos se concretizem. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #37a603"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O ponto inicial desse projeto partiu das disciplinas de História da Comunicação e História da Arte e Cultura, foi designado a turma a missão de fazer um trabalho sobre tecnologia, o grupo se reuniu em sala de aula e decidiram falar sobre a falta de tecnologia na região do Amazonas. Um dos acadêmicos que morava no município de Borba à 208 km de Manaus, relatou aos colegas sobre as dificuldades das pessoas que vivem nessas regiões distantes e o que elas enfrentam para ter acesso as redes sociais. Os alunos escolheram o município de Borba como local da história. A acadêmica voltou a sua cidade natal para coletar informações fundamentais para a realização do trabalho, onde a mesma passou 5 dias com os agricultores e teve a permissão para que fosse fotografado o local e as pessoas. Através de fotos e vídeos coletados, os alunos iniciaram a montagem dos desenhos e falas, o personagem principal da história chamado Juca foi inspirado em um menino que é filho de agricultores e mora em uma área rural, distante da cidade. Um ponto chave desse projeto, foi a colocação das gírias adotadas pelos Borbenses, e como ele faz parte do processo de comunicação entre pessoas de determinado círculo social daquela região, deixando o trabalho mais real possível, os acadêmicos estudaram sobre os ribeirinhos e agricultores como também o modo que eles se vestem. Cada quadro foi pensado e desenhado a mão para dar mais realidade a história. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #37a603"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As Revistas em quadrinhos têm exemplos que evidenciam uma bem sucedida ferramenta de longo alcance entre o público, em especial entre o jovem. Em atenção a isto, a equipe avaliou que seria de extrema importância irmos ao local citado na história, para colheita de melhores informações. Com uma análise nos desenhos dos quadrinhos da Marvel, os integrantes da equipe se reuniram para discutir suas impressões sobre o livro e construir uma história cômica, dramática e crítica, baseados, em certas partes, na história real da estudante de jornalismo e integrante da equipe Karolyne Pantoja Marinho, que nasceu e foi criada em Borba onde passou por algumas dificuldades na vida e vivenciou na pele a falta da tecnologia e internet na sua cidade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>