INSCRIÇÃO: 00409
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA06
 
TÍTULO: Roteiro do documentário 'Sem Censura Pará: 30 anos de informação na casa dos paraenses'
 
AUTORES: Thais Belem Rosa (Faculdade Estacio do Pará); Ana Cassia Sousa da Silva (Faculdade Estácio do Pará); Enderson Geraldo de Souza Oliveira (Faculdade Estácio do Pará)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
Música, política, teatro, comportamento, saúde, humor, educação. Esses são alguns dos temas abordados pelo programa Sem Censura Pará (SCP), que faz parte da grade de programação da TV Cultura está há 31 anos no ar no Estado do Pará.਀ O roteiro que apresentamos aqui, e que a priori pensamos que deva gerar um vídeo de cerca de 6 minutos, visa justamente mostrar um panorama mais amplo e também em relação aos bastidores do programa. A ideia surgiu a partir de um trabalho da disciplina de Produção Audiovisual, no segundo semestre de 2018. A vontade de criar um roteiro sobre o Sem Censura Pará (SCP) veio por estarmos, na época, estagiando neste programa. Lá, víamos e vivíamos de perto a rotina da produção de uma exibição no estúdio e ao vivo, e também notávamos o consumo e mesmo “carinho” e proximidade por parte dos telespectadores. Como até hoje não foi criado um material em audiovisual sobre o SCP, resolvemos investir nessa ideia, iniciando pelo plano de um roteiro que mostrasse várias perspectivas sobre o Sem Censura Pará.਀ A partir daí, partimos para a organização de ideias e produção do roteiro aberto, é verdade, que lembra S.PUCCINI (2009, p. 177) de que “a impossibilidade da escrita, na etapa de pré-produção, de um roteiro fechado, detalhando cena a cena, para filmes documentários ocorre ou em função do assunto ou da forma de tratamento escolhida para a abordagem do assunto. Documentários de arquivo, históricos ou biográficos, podem ser ‘escritos’ antes do início das filmagens”.਀ Assim, no roteiro, planejamos discuti como o Sem Censura Pará marcou não apenas a vida de quem trabalhou diretamente com o programa, como também, a vida de seus telespectadores, mostrando imagens de como o público assiste o programa no dia a dia, como o SCP acrescenta na história de cada pessoa envolvida, além de resgatar imagens de arquivo da Tv Cultura dos primeiros programas para analisar a evolução do mesmo.਀ Vale ressaltar que no roteiro também vamos encontrar entrevistas com as seguinte pessoas: a idealizadora do Sem Censura Pará, que teve a ideia junto com o falecido Afonso Klautau, Professora Regina Alves; a apresentadora que ficou por mais tempo no programa (16 anos), Renata Ferreira; a professora universitária Jússia Carvalho Ventura, que por anos viveu o SCP de diversas formas, seja pesquisando, como apresentadora substituta, produtora ou até mesmo assumindo a direção do programa; o Tim Penner que por anos foi diretor do SCP, e também o cinegrafista José Carlos Raiol, mais conhecido como Grelha, o qual registrou desde o primeiro programa que foi ao ar, em 1988.
 
INTRODUÇÃO
O Sem Censura Pará (SCP) é um programa ao vivo, transmitido de segunda a sexta de 14h às 16h, pela Tv Cultura - Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa). Ele foi idealizado pelos jornalistas Regina Alves e Afonso Klautau, e contou com a direção de José Carlos Godim (Gonda), e de apresentadoras como Linda Ribeiro e Renata Ferreira. Atualmente, é apresentado por Vanessa Vasconcelos.਀ Assim como sua maior inspiração, o programa do Rio de Janeiro também denominado de Sem Censura o qual foi criado pelo jornalista Fernando Lima, o SCP trata do mesmo modo, sobre diversos temas, como: saúde, teatro, música, economia, meio ambiente e entre outros assuntos; prestando serviço ao público, formando opiniões, sem favorecer elos políticos e oferecendo facilidade na comunicação e interação com os telespectadores e convidados.਀ Tamanho alcance fez com que o programa já tenha sido objeto de pesquisa de alguns estudos, como “Sem Censura Pará e a interatividade no ar: a participação do público no site e em redes sociais do programa”, de Elaide Martins e Jussia Carvalho Ventura, onde podemos encontrar diversos dados sobre a história e evolução da interatividade no SCP.਀ Há ainda “Comunicação, Identidade e TV pública no Pará”, de Fábio Fonseca de Castro; - Um estudo sobre a Tv Cultura do Pará, que discute o viés mais regionalista da emissora e que acaba também alcançando o programa. Para esclarecer, entendemos aqui o “regionalismo propriamente dito como a tendência que consagra o regional e não o universal, como medida de valor e conhecimento, da arte e da literatura”, como explica Benedito Nunes (Universidade e Regionalismo, UFPA, 1999, p. 03).਀ Por fim, encontramos também o trabalho “Da Ditadura Militar ao Sem Censura Pará: um olhar para as interações afetivas entre público e programa”, de Jússia Carvalho, Célia Trindade Amorim e Elaide Martins, que diz respeito aos laços sentimentais abordado por Maffesoli (1998) entre o telespectador e o programa, no decorrer da fase pós ditatorial, restaurada pela democracia.਀ Partindo destes trabalhos e percebendo que não há documentário produzido sobre o programa, percebemos que o roteiro apresentado é importante para registrar uma memória sobre o SCP no Pará e, mais especificamente, em Belém, ressaltando não apenas sua produção durante o ao vivo, como também a forma como o SCP influenciou a vida de telespectadores, como os que são citados no decorrer do roteiro.਀ É aí que (s)urge a necessidade de tal roteiro, em que devemos notar ainda que tal texto da proposta é resultado de uma primeira etapa de pesquisa e que sua função é garantir condições para o aprofundamento dessa pesquisa para que só então possa ser iniciada a etapa de filmagem, como afirma Sérgio Puccini “Roteirizar significa recortar, selecionar e estruturar eventos dentro de uma ordem que necessariamente encontrará seu começo e seu fim. O processo de seleção se inicia já na escolha do tema, desse pedaço de mundo a ser investigado e trabalhado na forma de um filme documentário” (S.PUCCINI, 2007, p.21). A partir dessa busca mostra-se a necessidade a qual pretendo de registrar um produto em audiovisual baseado em telespectadores reais e suas experiências ao assistir e mesmo participar do programa.
 
OBJETIVO
O roteiro incia com o Professor Paraguassú sentado assistindo o programa tomando açaí na tigela; Na panorâmica/ TILT - da esquerda para a direita em primeiríssimo plano (PPP).਀䘀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 攀猀猀攀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 搀愀爀 渀昀愀猀攀 渀愀 愀漀 搀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀⸀ Após isso, Regina Alves - Idealizadora do programa é apresentada em Plano americano, com movimentos dentro do quadro. A escolha deste plano se deu principalmente por causa da altura durante o enquadramento filmado.਀䰀漀最漀 愀 猀攀最甀椀爀Ⰰ 刀攀渀愀琀愀 䘀攀爀爀攀椀爀愀 ⴀ 䄀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀愀 攀 搀椀爀攀琀漀爀愀 最攀爀愀氀 搀漀 匀䌀倀 愀瀀愀爀攀挀攀 搀椀爀椀最椀渀搀漀 猀攀甀 挀愀爀爀漀 攀 昀愀氀愀渀搀漀 ⠀䜀漀 倀爀漀 ⴀ 昀椀氀洀愀渀搀漀 愀漀 氀愀搀漀 搀攀氀愀Ⰰ 渀漀 戀愀渀挀漀 搀攀 挀愀爀漀渀愀⤀⸀ A ideia aqui, é fazer Imagens de perfil, há grande possibilidade da câmera se mover por estar em um automóvel, entretanto a intenção seria do movimento ser dentro do quadro, com a finalidade de trazer uma sensação de aproximação com quem estiver assistindo਀一愀 猀攀焀甀渀挀椀愀Ⰰ 瘀攀洀漀猀 漀 瘀搀攀漀 攀洀 琀椀洀攀 氀愀瀀猀攀 搀愀 刀攀渀愀琀愀 䘀攀爀爀攀椀爀愀 搀椀爀椀最椀渀搀漀 猀攀甀 挀愀爀爀漀Ⰰ 攀渀琀爀愀渀搀漀 渀愀 吀嘀 䌀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 愀挀攀渀愀渀搀漀 瀀愀爀愀 愀猀 爀攀挀攀瀀挀椀漀渀椀猀琀愀猀Ⰰ 攀渀琀爀愀渀搀漀 渀漀 攀氀攀瘀愀搀漀爀⸀ Para não ficar uma linha monótona de documentário, trazer o time lapse veio como uma ferramenta de chamar a atenção da pessoa que assiste o documentário, por se tratar de um recurso que impressiona e traz dinâmica ao vídeo.਀倀爀漀猀猀攀最甀椀渀搀漀Ⰰ 刀攀渀愀琀愀 攀渀琀爀愀渀搀漀 渀漀 攀氀攀瘀愀搀漀爀Ⰰ 攀洀 瀀氀愀渀漀 昀攀挀栀愀搀漀⼀ 挀氀漀猀攀 瀀攀最愀渀搀漀 搀攀琀愀氀栀攀猀 搀攀氀愀㨀 猀攀甀 漀氀栀愀爀Ⰰ 攀氀愀 瀀愀猀猀愀渀搀漀 愀 洀漀 渀漀 挀愀戀攀氀漀Ⰰ 洀攀砀攀渀搀漀 渀漀 挀攀氀甀氀愀爀⸀ Sonora de ela respondendo há quantos ela faz esse mesmo trabalho, nesse mesmo horário etc (há mais de 15 anos); Renata entrando na sala de produção da Tv Cultura [no fundo as produtoras trabalhando, fazendo a pré-produção antes do programa].Enquadramento de nuca, e o movimento da câmera acompanhando os movimentos dela.਀䴀愀椀猀 甀洀愀 瘀攀稀 愀焀甀椀Ⰰ 愀 椀渀琀攀渀漀  琀爀愀稀攀爀 甀洀愀 猀攀渀猀愀漀 搀攀 瀀爀漀砀椀洀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀洀漀 猀攀 漀 瀀爀瀀爀椀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 攀猀琀椀瘀攀猀猀攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀渀搀漀 愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀愀 Quando Jússia Carvalho Ventura - Professora Universitária e Jornalista aparece, está em plano Americano, em uma sala de aula, movimentos dentro do quadro. Este tipo de enquadramento traz uma liberdade maior para o entrevistado onde ele pode movimentar melhor sua mãos, gesticular impor mais seu corpo etc.਀䄀 猀攀最甀椀爀Ⰰ 瘀攀洀漀猀 倀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 䔀甀渀椀挀攀 ጀ†琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀愀 ጀ†攀渀琀爀愀渀搀漀 攀洀 甀洀愀 攀猀挀漀氀愀⸀ 숀渀最甀氀漀 搀攀 渀甀挀愀 挀洀攀爀愀 攀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 猀攀最甀椀渀搀漀 愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀⸀ Entrevista com professora Eunice, sentada em sua sala de aula. Como a professora Eunice é uma senhora com idade avançada, que gosta de se vestir de forma colorida e com vários acessórios, ter uma segunda câmera com objetivo de capturar detalhes consegue transparecer melhor detalhes não apenas de suas vestimentas, mas também dos seus olhares, e gestos com as mãos.਀䰀漀最漀 搀攀瀀漀椀猀Ⰰ 瘀攀洀漀猀 吀椀洀 倀攀渀渀攀爀 ጀ†䔀砀ⴀ搀椀爀攀琀漀爀 搀漀 匀䌀倀 ጀ†渀漀 猀眀椀琀挀栀攀爀⸀ 䔀洀 洀攀椀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀氀愀渀漀Ⰰ 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 焀甀愀搀爀漀⸀ 䄀 猀攀最甀椀爀Ⰰ 䨀漀猀 䌀愀爀氀漀猀 刀愀椀漀氀 ⠀䜀爀攀氀栀愀⤀ ⴀ 䌀椀渀攀最爀愀昀椀猀琀愀 渀漀 攀猀琀切搀椀漀 搀漀 匀䌀倀Ⰰ 攀洀 洀攀椀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀氀愀渀漀 攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 焀甀愀搀爀漀⸀ Nestes casos, ao colocar os entrevistados em primeiro plano, o principal foco é mostrar principalmente o cenário que os mesmos estão inserido, que é o local onde eles já trabalharam, ou trabalham ainda.਀倀爀漀猀猀攀最甀椀渀搀漀 挀漀洀 琀攀洀漀猀 䄀氀攀砀 䈀愀爀愀琀愀 ጀ†吀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀⸀ Como nesta entrevista existe um cunho emocional, é importante ter uma segunda câmera que possa capturar detalhes de sua movimentação, e de sinais que o seu corpo pode transmitir no momento de seu depoimento.਀一漀 攀猀琀切搀椀漀 搀漀 匀䌀倀Ⰰ 瀀氀愀渀漀 挀漀渀樀甀渀琀漀Ⰰ 攀洀 琀椀洀攀 氀愀瀀猀攀 ⠀愀焀甀椀 愀 椀渀琀攀渀漀  愀挀攀氀攀爀愀爀 攀 搀愀爀 愀 椀洀瀀爀攀猀猀漀⼀ 洀漀猀琀爀愀爀 焀甀攀 洀甀椀琀愀猀 挀漀椀猀愀猀 猀漀 昀攀椀琀愀猀⤀Ⰰ 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 焀甀愀搀爀漀⸀ A partir de uma câmera estática, mostrar rapidamente a movimentação no estúdio minutos antes do programa entrar no ar. Há ainda o off da Professora Eunice desejando coisas boas para o programa.਀䄀瀀猀 漀 琀椀洀攀 氀愀瀀猀攀ⴀ 洀漀猀琀爀愀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 渀漀 愀爀 攀 攀洀 猀攀最甀椀搀愀 甀洀愀 挀漀洀瀀椀氀愀漀 搀攀 瘀爀椀愀猀 愀戀攀爀琀甀爀愀猀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 匀攀洀 䌀攀渀猀甀爀愀 倀愀爀Ⰰ 渀漀 攀猀琀切搀椀漀⸀ 倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 栀 愀 猀漀渀漀爀愀 搀愀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀愀猀 昀愀氀愀渀搀漀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀