INSCRIÇÃO: 00421
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO14
 
TÍTULO: Jornal Mural: Um Pedaço da París dos Trópicos
 
AUTORES: Andre Souza Correa (FACULDADE BOAS NOVAS); Raphael Henrique Cortezao (Faculdade Boas Novas); Iris Nayana Sena da Silva e Silva (Faculdade Boas Novas); Matheus Cagy Andrade (Faculdade Boas Novas)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
A cidade de Manaus possui ruas, praças e monumentos que recebem nomes de pessoas em relação às quais a maioria da população pouco ou nada conhece. Para um país como o Brasil, em que a diversidade cultural é imensa, saber a história de uma nação significa retratar e preservar tradições daqueles que contribuíram para que chegássemos ao ponto em que nos encontramos. Quem foram essas personagens que participaram da construção de nossa história? Qual seu legado?਀伀 䨀漀爀渀愀氀 䴀甀爀愀氀 ᰀ传 倀攀搀愀漀 搀愀 倀愀爀椀猀 搀漀猀 吀爀瀀椀挀漀猀ᴀ†琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 爀攀猀瀀漀渀搀攀爀 愀氀最甀洀愀猀 搀攀猀猀愀猀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 攀Ⰰ 挀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀爀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 挀漀渀栀攀挀攀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䴀愀渀愀甀猀⸀ 倀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀 愀瀀氀椀挀愀搀愀猀 愀漀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 樀漀爀渀愀氀 洀甀爀愀氀Ⰰ 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 猀攀 瀀爀漀瀀攀 愀 爀攀猀最愀琀愀爀 攀猀猀愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 搀愀爀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀  搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 挀甀氀琀甀爀愀猀 焀甀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀爀愀洀 䴀愀渀愀甀猀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 琀漀搀漀 漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 攀洀 甀洀愀 琀攀爀爀愀 搀攀 洀椀猀琀甀爀愀猀 猀椀渀最甀氀愀爀攀猀⸀ Com base nos estudos históricos de ilustres estudiosos do desenvolvimento da região amazônica como Márcio Souza (2003), Oliveira (2000, 2003) e Monteiro (1987), entre outros, buscou-se retratar, por meio dos processos de apuração, redação e divulgação jornalísticas aprendidos na disciplina Fundamentos de Jornalismo e da Notícia, importantes capítulos da história da capital amazonense, de modo atrativo e interativo.
 
INTRODUÇÃO
A produção do Jornal Mural, de acordo com a proposta da disciplina Fundamentos de Jornalismo e da Notícia, iniciou com o levantamento de assuntos de interesse da equipe e coleta de informações que poderiam ajudar na decisão das pautas. Com base nos critérios de noticiabilidade apontados por Erbolato (1991), foi definido o roteiro da apuração das pautas.਀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 挀漀氀攀琀愀搀漀 渀愀猀 瘀椀猀椀琀愀猀Ⰰ 渀漀猀 氀椀瘀爀漀猀 攀 渀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 椀渀椀挀椀漀甀ⴀ猀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 猀攀氀攀漀 搀攀 焀甀愀椀猀 洀愀琀爀椀愀猀 攀渀琀爀愀爀椀愀洀 渀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀Ⰰ 焀甀攀 渀漀 琀漀琀愀氀 昀漀爀愀洀 焀甀愀琀爀漀㨀 愀猀 爀甀愀猀 䔀瀀愀洀椀渀漀渀搀愀猀Ⰰ 搀愀 䤀渀猀琀愀氀愀漀Ⰰ 䘀氀漀爀椀愀渀漀 倀攀椀砀漀琀漀 攀 䄀瘀攀渀椀搀愀 䔀搀甀愀爀搀漀 刀椀戀攀椀爀漀㬀 漀猀 洀漀渀甀洀攀渀琀漀猀㨀 吀攀爀爀攀椀爀漀 䄀爀愀渀栀愀Ⰰ 漀 刀攀氀最椀漀 䴀甀渀椀挀椀瀀愀氀 攀 漀 伀戀攀氀椀猀挀漀㬀 愀猀 瀀爀愀愀猀㨀 㔀 搀攀 匀攀琀攀洀戀爀漀 ⠀匀愀甀搀愀搀攀⤀Ⰰ 吀攀爀爀攀椀爀漀 䄀爀愀渀栀愀 攀 ㄀㔀 搀攀 一漀瘀攀洀戀爀漀㬀 攀 漀 瀀漀爀琀漀 搀攀 䴀愀渀愀甀猀Ⰰ 琀漀搀漀猀 氀漀挀愀氀椀稀愀搀漀猀 渀漀 䌀攀渀琀爀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀⸀ A partir dos conceitos de produção de jornal mural abordados por Mereu (2006) e das técnicas de apuração e redação jornalística apontados por Bahia (1990), a equipe produziu os textos que compõem o produto. Para o desenvolvimento do Jornal Mural, foram utilizados como fonte e material de pesquisa histórica os livros “História das ruas de Manaus” de Oyama César Ituassú, “Manaus entre o passado e o presente” de Durango Duarte, “O Amazonas na época imperial – Antônio Loureiro”, “Fundação de Manaus – Mário Ypiranga Monteiro”, “Manaus: História e Arquitetura – Otoni Moreira Mesquita”. iniciado na praça 5 de setembro(saudade), no qual tenreiro Aranha está localizado, passando pela igreja da Matriz na Praça Oswaldo Cruz, chegando até o relógio municipal finalizado no Obelisco do Porto de Manaus, ambas localizadas na mesma praça, a XV de Novembro (Matriz).
 
OBJETIVO
O Jornal Mural é constituído por 4 tópicos informativos acerca de assuntos relacionados as ruas e pontos turísticos do centro da cidade de Manaus, em relação à disposição hierárquica do jornal, o primeiro tópico é constituídos por quatro textos informativos que apresentam ruas do Centro da cidade. São elas: Av. Epaminondas, Rua da Instalação, Floriano Peixoto e Avenida Eduardo Ribeiro. O segundo tópico é composto por três textos referentes aos monumentos “Tenreiro Aranha, Relógio Municipal e Obelisco”. O terceiro tópico é composto por 3 textos relacionados as principais praças da cidade “5 de Setembro ou Praça da Saudade”, Tenreiro Aranha e XV de Novembro”. Por fim, o quarto tópico aborda aspectos relacionados ao Porto da Cidade de Manaus, considerado o maior porto da Amazônia por sua importância para a economia da região.਀伀 樀漀爀渀愀氀 洀甀爀愀氀 昀漀椀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 攀洀 氀漀渀愀 瘀椀渀氀椀挀愀Ⰰ 愀昀椀砀愀搀漀 攀洀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 挀甀猀琀漀洀椀稀愀搀愀 攀洀 䴀䐀䘀 挀漀洀 椀氀甀洀椀渀愀漀 瀀爀瀀爀椀愀⸀ 䘀椀猀椀挀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀猀琀 椀渀猀琀愀氀愀搀漀 渀漀 挀漀爀爀攀搀漀爀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀攀 甀洀 搀漀猀 戀氀漀挀漀猀 搀愀 䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 䈀漀愀猀 一漀瘀愀猀Ⰰ 攀洀 䴀愀渀愀甀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀