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INSCRIÇÃO: | 00437 |
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CATEGORIA: | RT |
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MODALIDADE: | RT01 |
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TÍTULO: | Política em pauta |
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AUTORES: | Nina Maria de Sousa Veras (Universidade Federal do Acre); Jaine Araújo da Silva (Universidade Federal do Acre); Tatyana Sá de Lima (Universidade Federal do Acre) |
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PALAVRAS-CHAVE: | , , , , |
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RESUMO |
O programa de rádio Política em pauta foi produzido em âmbito acadêmico, sendo produto final da disciplina de Produção e Difusão em Radiojornalismo 2 do curso de Comunicação Social com habilitação para Jornalismo da Universidade Federal do Acre (UFAC). A disciplina tem como objetivo geral desenvolver um estudo teórico-prático do radiojornalismo. Já no que diz respeitos aos objetivos específicos, visa permitir aos alunos conhecer os métodos e técnicas de planejamentos, elaboração e produção de programas jornalísticos radiofônicos através de práticas laboratoriais e trabalho de campo; aprofundar conhecimentos práticos sobre roteiro radiofônico; transmitir noções básicas da linguagem de rádio, procedimentos, arte e técnica da produção e difusão do material radiofônico; administrar habilidade e competências para a produção do material radiofônico; e, por fim, possibilitar produção de programas radiojornalísticos. As aulas expositivas e dialogadas aconteceram ao longo do semestre e foram divididas em quatro unidades temáticas: radiojornalismo: conceito geral, características e linguagem radiofônica; produção, roteiro, texto e edição no rádio e locução para AM e FM; programação: programas de informação geral e especializados; e planejamento, produção e realização de uma série de programas para veiculação na Ufac Rádio Web. Diante da liberdade de escolha de temática para a produção do programa, optou-se pela que estava/está em voga no momento: a situação política do Brasil. Nos últimos anos o Brasil tem experimentado intensa movimentação política. Desde o impeachment da primeira presidente mulher do país, Dilma Rousseff, em 2016, passando pelo governo de Michel Temer até a chegada de Jair Bolsonaro ao mais alto cargo do Executivo nacional, muito tem se ouvido falar sobre política. Diante de tanta repercussão, a ideia de produzir o programa sobre essa temática era levar para os ouvintes a noção de que, por mais que pareça tedioso e até de difícil entendimento, política é um assunto que deve ser compreendido por todos, visto que afeta a vida de todos. Partindo dessa premissa, buscou-se falar sobre política de uma forma geral, para, então, focar no Brasil e no aspecto prático de tal temática, que diz respeito a todos os cidadãos, inclusive ao público-alvo do programa. O cliente em questão é a Ufac Rádio Web, logo, o público-alvo do programa é composto por jovens universitários. Conforme Dalmo de Abreu Dallari em seu livro O que é participação política? (Editora Brasiliense, 2010), a palavra política é de origem grega, tendo sido utilizada por muitos pensadores da Grécia Antiga, dentre os quais se destaca Aristóteles. Este filósofo dizia que o homem é um animal político, compreendido como alguém que não pode viver sozinho, precisa de companhia. E é neste contexto que a palavra política recebe o significado de vida na pólis, nome dado às cidades, ao local onde as pessoas vivem juntas. Esse lugar onde se partilham interesses também é marcado por conflitos de interesses. Neste sentido, política pode ser compreendida como "arte e ciência de governo". Conforme o autor, "arte porque comporta e exige muita invenção e uma sensibilidade especial para conhecer os seres humanos, suas necessidades, suas preferências, seus caprichos, suas virtudes, visando encontrar o modo mais conveniente de conseguir a concordância de muitos e promover o bem comum" e "ciência porque hoje existem várias ciências que estudam os comportamentos humanos e assim se torna possível estabelecer cientificamente algumas regras sobre a vida em sociedade e sobre como os seres humanos devem reagir em cada situação" (DALLARI, 2010, p.5). Assim, o programa Política em pauta foi pensado como instrumento de reflexão e educação política, levando em conta o público-alvo formado por estudantes universitários. |
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INTRODUÇÃO |
Antes de qualquer pesquisa externa, os encontros presenciais na universidade foram de fundamental importância para a compreensão de conceitos do rádio. Para o embasamento teórico do programa foram utilizadas principalmente as considerações de Luiz Artur Ferraretto, no livro Rádio: teoria e prática (Summus, 2014). Na obra, o autor destaca as definições de segmento, formato e tipo de programa. A segmentação é "um processo em que, a partir da conciliação entre os anseios interesses, necessidades e/ou objetivos do emissor ou do receptor, além da identidade construída pelo primeiro, foca-se o rádio, em qualquer uma de suas manifestações comunicacionais, em dada parcela do público" (FERRARETTO, 2014, p.49). O formato, por sua vez, serve para definir um modelo que fixa a estrutura do programa, conforme o autor. Assim, mesmo que haja alterações no conteúdo do programa, sua identidade não será comprometida: "Seus conteúdos, estabelecidos com precisão, vão variar de uma edição para a próxima, mas a estrutura e o estilo serão sempre essencialmente os mesmos [...]" (HENDY, 2000, apud FERRARETTO, 2014, p.58). Por fim, o tipo de programa é "a forma mais comum de divisão do conteúdo da programação" (FERRARETTO, 2014, p.72) Após leitura do livro base da disciplina, foi feita a definição de cada um dos itens conceituados anteriormente. No caso do programa Política em pauta, optou-se pelo segmento cultural, já que este possui uma vertente educativa tendo como objetivo formar o ouvinte (FERRARETTO, 2014). No que diz respeito ao formato, a escolha foi pelo Talk and news, pois este mistura elementos jornalísticos como notícias e reportagens a uma programação combinada a diálogos entre as locutoras. Por último, no que tange o tipo de programa optou-se por mesa-redonda e programa de entrevista, já que o Política em pauta carrega características de jornalismo e também recebe convidados para falarem dos temas. A produção do programa consistiu em duas etapas avaliativas: a primeira foi a entrega do roteiro, no meio do semestre. O primeiro passo para a elaboração dele foi a realização de uma pesquisa bibliográfica para alcançar o objetivo de explicar de forma didática e direta o conceito de política, bem como o de democracia. Para isso, as pesquisadores recorreram a diversas fontes de pesquisa entre livros como O que é participação política?, do jurista Dalmo de Abreu Dallari (2010), e fontes mais práticas como vídeos que tratam do assunto na plataforma youtube, a exemplo do canal Jout Jout Prazer e do site Politizando. O programa deveria ter uma linguagem mais informal. Com a possibilidade de utilização de músicas durante os intervalos, as escolhas recaíram sobre canções com temáticas que se aproximavam da política de uma forma ou de outra. A escolha das músicas para os intervalos se deu devido às suas letras fortemente críticas e relacionadas à política. O foco era causar reflexão nos ouvintes trazendo uma aproximação à realidade da cidade de Rio Branco, mas sem perder a possibilidade de fazer jornalismo. Então, foram utilizados reportagem e boletim. |
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OBJETIVO |
Após a correção e devolutiva do roteiro, feitas pela professora orientadora, partiu-se para a busca de fontes. Tendo em vista a temática e a proposta de quadros do programa, optou-se por entrevistar a professora Márcia Meireles, do curso de Ciências Sociais, para a reportagem Ele não. Para ela foram feitas perguntas mais voltadas a questões históricas e atuais, buscando traçar um panorama didático da realidade política brasileira. Enquanto, para a mesma reportagem, a militante Mara Mattero foi questionada sobre sua percepção pessoal com base na sua participação nas manifestações contra o então candidato à presidência, Jair Bolsonaro. Já os participantes da mesa-redonda, Ana Montysuma e Mateus Oliveira, responderam a questões tendo como base suas vivências enquanto militantes filiados a partidos políticos. Entre eles haviam algumas divergências de posicionamento, mas de modo geral a partir da fala deles foi possível compreender basicamente o processo de militância, sobretudo com foco no protagonismo jovem. Na gravação, foram utilizados dois recursos. Na primeira reportagem foram utilizados celulares, tanto para a gravação do off, quanto das sonoras de ambas as entrevistadas. Já para a gravação do boletim sobre dicas de filmes e livros sobre política, bem como da mesa-redonda com os entrevistados militantes e a apresentação do programa, os recursos do estúdio de radiojornalismo da Ufac foram utilizados ― durante a mesa-redonda foram utilizados quatro microfones, nas demais partes do programa, apenas dois. A reportagem foi a única parte do programa gravada separadamente e em outro dia. O software Adobe Audition CC foi utilizado para a edição da versão final do programa, momento em que as músicas escolhidas foram adicionadas aos intervalos entre os blocos. O software foi também utilizado para a construção da abertura, em que as vozes das locutoras se repetem e se sobrepõem, ao dizer o nome do programa, como também a adição de uma música de fundo para esse momento, originária da Audio Library do youtube. Do mesmo banco, foram adicionadas músicas para os backgrounds (BGs) ― sons colocados em segundo plano ― entre as entradas e saídas dos blocos.倀愀爀愀 漀猀 椀渀琀攀爀瘀愀氀漀猀Ⰰ 愀猀 挀愀渀攀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀 挀愀爀爀攀最愀瘀愀洀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 瀀漀氀琀椀挀愀Ⰰ 洀攀猀洀漀 焀甀攀 搀攀 昀漀爀洀愀 洀愀椀猀 瀀漀琀椀挀愀 攀 氀椀琀攀爀爀椀愀⸀ 一漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 戀氀漀挀漀 䐀攀椀砀愀 漀 洀攀渀椀渀漀 樀漀最愀爀Ⰰ 搀愀 戀愀渀搀愀 一愀琀椀爀甀琀猀Ⰰ 搀椀稀 攀洀 甀洀 搀漀猀 琀爀攀挀栀漀猀㨀 ᰀ䄠 挀漀渀猀挀椀渀挀椀愀 搀漀 瀀漀瘀漀 搀愀焀甀椀 漀 洀攀搀漀 搀漀猀 栀漀洀攀渀猀 搀攀 氀ᴀⰠ 攀渀琀攀渀搀椀搀漀 挀漀洀漀 猀攀 爀攀昀攀爀椀渀搀漀 爀攀氀愀漀 攀渀琀爀攀 攀氀攀椀琀漀爀愀搀漀 攀 瀀漀氀琀椀挀漀猀⸀ 䄀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀猀猀愀 洀切猀椀挀愀 愀瀀漀渀琀愀 瀀愀爀愀 漀 猀攀最甀渀搀漀 戀氀漀挀漀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 搀漀椀猀 樀漀瘀攀渀猀 洀椀氀椀琀愀渀琀攀猀 爀攀氀愀琀愀洀 猀甀愀 瘀椀瘀渀挀椀愀 攀 爀攀氀愀漀 挀漀洀 愀 瀀漀氀琀椀挀愀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀⸀ 䄀 猀攀最甀渀搀愀 洀切猀椀挀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 䰀攀瘀愀渀琀愀 攀 愀渀搀愀Ⰰ 搀漀 爀愀瀀瀀攀爀 䔀洀椀挀椀搀愀⸀ 䄀 瘀攀爀猀漀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 琀爀愀稀 洀甀椀琀愀猀 瘀漀稀攀猀Ⰰ 瘀椀猀愀渀搀漀 瀀愀猀猀愀爀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 焀甀攀 瘀爀椀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 猀攀 氀攀瘀愀渀琀愀洀 攀洀 甀洀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀㨀 氀甀琀愀爀 瀀漀爀 猀攀甀猀 猀漀渀栀漀猀 愀瀀攀猀愀爀 搀愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀⸀ 一漀 琀攀爀挀攀椀爀漀 戀氀漀挀漀Ⰰ 䴀愀爀椀愀 䜀愀搀切 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀 愀 洀切猀椀挀愀 倀漀搀爀攀猀 瀀漀搀攀爀攀猀Ⰰ 搀攀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀攀 䌀愀攀琀愀渀漀 嘀攀氀漀猀漀Ⰰ 焀甀攀 昀愀稀 甀洀愀 挀爀琀椀挀愀 愀漀 瀀漀搀攀爀 攀 焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 漀 琀攀洀 攀洀 猀甀愀猀 洀漀猀⸀ 倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 愀 洀切猀椀挀愀 䴀攀渀椀渀漀 䴀椀洀愀搀漀Ⰰ 搀漀 爀愀瀀瀀攀爀 䌀爀椀漀氀漀Ⰰ 戀攀洀 搀椀爀攀琀愀㨀 ᰀ洠攀渀椀渀漀猀 洀椀洀愀搀漀猀 渀漀 瀀漀搀攀洀 爀攀最攀爀 愀 渀愀漀ᴀ⸠䄀 瘀攀爀猀漀 昀椀渀愀氀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 琀攀洀 焀甀愀琀爀漀 戀氀漀挀漀猀⸀ 伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 甀洀愀 戀爀攀瘀攀 挀漀渀挀攀椀琀甀愀漀 搀攀 瀀漀氀琀椀挀愀 攀 搀攀 搀攀洀漀挀爀愀挀椀愀 昀攀椀琀愀 攀洀 甀洀愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀 攀渀琀爀攀 愀猀 搀甀愀猀 氀漀挀甀琀漀爀愀猀⸀ 䄀瀀猀 攀猀猀攀 搀椀氀漀最漀Ⰰ 攀砀椀猀琀攀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 䔀氀攀 渀漀Ⰰ 昀漀挀愀搀愀 渀愀猀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀攀猀 挀漀渀琀爀愀 漀 攀渀琀漀 挀愀渀搀椀搀愀琀漀 瀀爀攀猀椀搀渀挀椀愀Ⰰ 䨀愀椀爀 䈀漀氀猀漀渀愀爀漀⸀ 伀 猀攀最甀渀搀漀 戀氀漀挀漀 搀攀搀椀挀愀搀漀 洀攀猀愀ⴀ爀攀搀漀渀搀愀 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 瀀愀椀渀攀氀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 挀漀洀 攀砀瀀漀猀椀攀猀 搀攀 漀瀀椀渀椀攀猀 渀攀洀 猀攀洀瀀爀攀 挀漀渀瘀攀爀最攀渀琀攀猀Ⰰ 搀攀 猀攀甀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 ⠀䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀吀伀Ⰰ ㈀ 㐀⤀⸀ 伀 琀攀爀挀攀椀爀漀 攀 焀甀愀爀琀漀 戀氀漀挀漀猀 琀爀愀稀攀洀 搀椀挀愀猀 搀攀 挀漀洀漀 琀攀爀 甀洀愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 瀀漀氀琀椀挀愀 洀愀椀猀 攀昀攀琀椀瘀愀 攀 搀攀 挀漀洀漀 挀漀渀琀椀渀甀愀爀 愀瀀爀攀渀搀攀渀搀漀 猀漀戀爀攀 攀猀猀愀 琀攀洀琀椀挀愀Ⰰ 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀⸀ 伀 倀漀氀琀椀挀愀 攀洀 瀀愀甀琀愀 昀攀挀栀愀搀漀 挀漀洀 甀洀 挀漀渀瘀椀琀攀 愀漀猀 漀甀瘀椀渀琀攀猀㨀 瀀攀爀挀攀戀攀爀攀洀 挀漀洀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 焀甀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 挀椀搀愀搀漀猀 攀猀琀攀樀愀洀 挀椀攀渀琀攀猀 搀攀 猀甀愀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀渀焀甀愀渀琀漀 洀漀渀椀琀漀爀攀猀 搀愀 搀攀洀漀挀爀愀挀椀愀 攀 搀愀猀 愀攀猀 瀀漀氀琀椀挀愀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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