INSCRIÇÃO: 00443
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT05
 
TÍTULO: (R)Existir: Vivências LGBTQ+ na universidade
 
AUTORES: Maria Emile da Silva Gomes (Centro Universitário do Norte - Uninorte Laurete); Manoela Mendes Moura (Uninorte); Karina Rebouças Lasmar (Uninorte); Anderton Cardoso Monteiro (Uninorte); Raline Rejane de Souza Pontes (Uninorte)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O presente trabalho foi desenvolvido dentro do contexto de produção interdisciplinar das disciplinas de Organizações Sociais e Projetos de Cidadania e Documentário em Vídeo. A ideia da produção partiu de um caso de LGBTfobia que aconteceu com o estudante de publicidade e propaganda Pedro Paulo, no Centro Universitário do Norte – Uninorte/Laurete em Manaus, e que foi amplamente divulgado e repercutido nas redes sociais. Partindo desta ocorrência, buscou-se outros casos e utilizou-se as redes sociais dos próprios integrantes da equipe para encontrar pessoas que também passaram por casos similares nas universidades.਀준 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀漀渀琀甀愀爀 焀甀攀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 䰀䜀䈀吀 ⠀䰀猀戀椀挀愀猀Ⰰ 䜀愀礀猀Ⰰ 䈀椀猀猀攀砀甀愀椀猀Ⰰ 吀爀愀瘀攀猀琀椀猀Ⰰ 吀爀愀渀猀攀砀甀愀椀猀 攀 吀爀愀渀猀最渀攀爀漀猀⤀ 琀爀愀琀愀ⴀ猀攀 搀攀 甀洀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 洀甀椀琀漀 愀洀瀀氀愀 焀甀攀 攀渀最氀漀戀愀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀猀 攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀猀 搀攀 最渀攀爀漀⸀ 䔀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀椀 甀洀 栀椀猀琀爀椀挀漀 搀攀 昀漀爀琀攀 爀攀瀀爀攀猀猀漀 攀 漀瀀爀攀猀猀漀Ⰰ 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 焀甀攀 漀挀漀爀爀攀洀 搀攀猀搀攀 漀猀 瀀爀椀洀攀椀爀漀猀 愀渀漀猀 搀攀 瘀椀搀愀 搀漀 椀渀搀椀瘀搀甀漀⸀ 嘀椀漀氀渀挀椀愀Ⰰ 搀椀猀挀爀椀洀椀渀愀漀Ⰰ 洀愀甀猀 琀爀愀琀漀猀Ⰰ 戀甀氀氀礀椀渀最Ⰰ 搀攀猀攀猀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 昀愀洀椀氀椀愀爀Ⰰ 瀀攀爀搀愀 搀漀 氀愀爀 攀 洀漀爀琀攀 猀漀 愀氀最甀渀猀 搀漀猀 漀戀猀琀挀甀氀漀猀 攀渀昀爀攀渀琀愀搀漀猀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 䜀愀戀爀椀攀氀 䠀漀氀愀渀搀愀 䴀漀渀琀攀椀爀漀 攀 一愀椀愀渀愀 刀漀搀爀椀最甀攀猀 搀愀 匀椀氀瘀愀Ⰰ 渀漀 琀攀砀琀漀 ᰀ䌠漀洀攀 漀渀Ⰰ 嘀漀最甀攀℀ᴀ㨠 䴀愀搀漀渀渀愀 攀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 䰀䜀䈀吀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 猀椀洀戀氀椀挀愀 渀愀 洀切猀椀挀愀 瀀漀瀀ᴀ⸠ 吀攀洀琀椀挀愀 ⴀ 刀攀瘀椀猀琀愀 攀氀攀琀爀渀椀挀愀 搀攀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 洀攀渀猀愀氀Ⰰ 瘀⸀ ㄀㐀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㈀㠀ⴀ㄀㐀㔀Ⰰ ㈀ ㄀㠀⸀ ਀一漀 瀀愀猀 漀渀搀攀 甀洀愀 瀀攀猀猀漀愀 䰀䜀䈀吀儀⬀ 洀漀爀爀攀 愀 挀愀搀愀 ㈀  栀漀爀愀猀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 漀 刀攀氀愀琀爀椀漀 漀昀椀挀椀愀氀 挀漀洀 搀愀搀漀猀 愀挀攀爀挀愀 搀愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 猀漀昀爀椀搀愀 瀀攀氀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 䰀䜀䈀吀 攀洀 ㈀ ㄀㠀⼀䜀爀甀瀀漀 䜀愀礀 搀愀 䈀愀栀椀愀Ⰰ  渀攀挀攀猀猀爀椀漀 焀甀攀 愀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀 猀愀椀戀愀洀 氀椀搀愀爀 搀愀 洀攀氀栀漀爀 洀愀渀攀椀爀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 挀漀洀 攀猀猀攀猀 挀愀猀漀猀⸀ O objetivo desta produção é trazer uma reflexão sobre casos de LGBTfobia que ocorrem dentro das universidades, tanto públicas quanto privadas, e compartilhar as angústias e anseios dessas pessoas, e assim dar voz e visibilidade para esse tema tão pouco discutido. ਀䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 猀漀戀爀攀 挀愀猀漀猀 搀攀 䰀䜀䈀吀昀漀戀椀愀 渀愀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀 猀攀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀 瀀攀氀愀 愀甀猀渀挀椀愀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀 愀 攀猀猀攀 琀攀洀愀 攀洀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀 攀 瀀攀氀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 攀砀瀀漀爀 焀甀攀 猀椀琀甀愀攀猀 挀漀洀漀 攀猀猀愀猀 渀漀 猀漀 挀愀猀漀猀 椀猀漀氀愀搀漀猀 攀 猀椀洀 挀漀爀爀椀焀甀攀椀爀漀猀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 䰀䜀䈀吀儀⬀⸀ Segundo pesquisa nacional da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), em 2015, 72,6% dos estudantes LGBT já foram verbalmente agredidos por causa de sua orientação sexual e 68,0%, devido à sua identidade de gênero. Além disso, 31,7% haviam deixado de frequentar a escola no mês anterior por pelo menos um dia por se sentirem inseguros ou constrangidos. Dados como esse são preocupantes, pois mostra que desde o período escolar as pessoas LGBTQ+ sofrem LGBTfobia e muitas vezes esses preconceitos são levados para dentro das universidades, aumentando assim a possibilidade dessas pessoas desistirem e/ou trancarem os seus respectivos cursos.਀倀愀爀愀 吀栀椀愀最漀 䜀甀椀氀栀攀爀洀攀 䌀愀氀椀砀琀漀 攀 䴀愀爀氀攀渀攀 䠀攀氀攀渀愀 搀攀 伀氀椀瘀攀椀爀愀 䘀爀愀渀愀Ⰰ 渀漀 琀攀砀琀漀 ᰀ䰠䜀䈀吀昀漀戀椀愀 渀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 攀猀挀漀氀愀爀㨀 搀攀猀愀昀椀漀猀 搀愀 瀀爀琀椀挀愀 搀漀挀攀渀琀攀ᴀ⸠ 䌀漀渀最爀攀猀猀漀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 䔀搀甀挀愀漀Ⰰ ㈀ ㄀㘀Ⰰ 一愀琀愀氀⸀ 愀 攀猀挀漀氀愀 挀漀洀漀 愀最攀渀琀攀 攀搀甀挀愀挀椀漀渀愀氀  椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀搀愀 瀀攀氀漀猀 洀愀椀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 瘀愀氀漀爀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 爀攀氀椀最椀漀猀漀猀 攀Ⰰ 瀀漀爀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 爀攀瀀爀漀搀甀稀 愀 栀攀琀攀爀漀渀漀爀洀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 琀爀愀稀攀渀搀漀 漀 搀椀猀挀甀爀猀漀 猀攀最爀攀最愀搀漀爀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀椀稀愀搀漀Ⰰ 洀攀猀洀漀 焀甀攀 椀洀瀀氀椀挀椀琀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀⸀ E essas práticas muitas vezes se repetem dentro das universidades, contribuindo assim para o aumento de violência dentro âmbito educacional.਀䄀 䰀䜀䈀吀昀漀戀椀愀 瀀漀搀攀 猀攀爀 搀攀昀椀渀椀搀愀 挀漀洀漀 漀 洀攀搀漀Ⰰ 愀 愀瘀攀爀猀漀Ⰰ 漀甀 漀 搀椀漀 椀爀爀愀挀椀漀渀愀氀 愀 琀漀搀愀猀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 洀愀渀椀昀攀猀琀攀洀 漀爀椀攀渀琀愀漀 猀攀砀甀愀氀 漀甀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀⼀攀砀瀀爀攀猀猀漀 搀攀 最渀攀爀漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀漀猀 瀀愀搀爀攀猀 栀攀琀攀爀漀渀漀爀洀愀琀椀瘀漀猀Ⰰ 洀攀猀洀漀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 渀漀 猀漀 䰀䜀䈀吀䤀⬀Ⰰ 洀愀猀 猀漀 瀀攀爀挀攀戀椀搀愀猀 挀漀洀漀 琀愀椀猀⸀ ⠀䨀唀一儀唀䔀䤀刀䄀Ⰰ 刀⸀ 䐀⸀ 伀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 猀攀砀甀愀氀 攀 愀 瀀爀漀戀氀攀洀愀琀椀稀愀漀 搀愀 栀漀洀漀昀漀戀椀愀 渀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 攀猀挀漀氀愀爀⸀ 䌀漀爀瀀漀Ⰰ 最渀攀爀漀 攀 猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀㨀 搀椀猀挀甀琀椀渀搀漀 瀀爀琀椀挀愀猀 攀搀甀挀愀琀椀瘀愀猀⸀ 刀椀漀 䜀爀愀渀搀攀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 搀愀 䘀唀刀䜀Ⰰ ㈀  㜀⤀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㜀愀㘀 ㌀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 瀀愀爀愀 瀀漀搀攀爀洀漀猀 琀攀爀 洀愀椀猀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 搀攀 愀戀漀爀搀愀爀 琀漀搀漀猀 漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀洀 攀猀猀攀 琀攀洀愀⸀ ᰀ传 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 昀愀氀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 搀椀爀攀琀愀Ⰰ 渀漀猀 昀愀稀 瀀爀攀猀琀愀爀 愀琀攀渀漀Ⰰ 琀爀愀琀愀 焀甀愀猀攀 猀攀洀瀀爀攀 搀漀 洀甀渀搀漀 爀攀愀氀Ⰰ 渀漀猀 漀戀爀椀最愀 愀 琀漀洀愀爀 瀀漀猀椀攀猀ᴀⰠ 猀攀最甀渀搀漀 䰀甀椀稀 䌀愀爀氀漀猀 䰀甀挀攀渀愀Ⰰ 渀漀 氀椀瘀爀漀 䌀漀洀漀 昀愀稀攀爀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀猀 ጀ†挀漀渀挀攀椀琀漀Ⰰ 氀椀渀最甀愀最攀洀 攀 瀀爀琀椀挀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 ⠀匀甀洀洀甀猀 䔀搀椀琀漀爀椀愀氀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⤀ As vantagens criativas que a tecnologia digital oferece são enormes, possibilitando uma maior liberdade de expressão (...), ao mesmo tempo em que permite integrar num mesmo sistema os procedimentos de produção em cinema, vídeo e televisão, segundo João Carlos Massarolo. Cinema na web. Revista Sinopse, nº 6, ano III, 2001.਀倀愀爀愀 愀 洀愀椀漀爀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀漀 昀漀椀 搀攀挀椀搀椀搀漀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 瀀漀椀猀 瘀攀洀 挀爀攀猀挀攀渀搀漀 愀渀漀 愀瀀猀 愀渀漀 攀 樀 猀攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀甀 挀漀洀漀 洀攀椀漀 搀攀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀漀 搀椀愀 愀 搀椀愀 搀漀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀Ⰰ 焀甀攀 愀琀甀愀氀洀攀渀琀攀 瀀愀猀猀愀洀 攀洀 洀搀椀愀 ㈀㐀 栀漀爀愀猀 瀀漀爀 猀攀洀愀渀愀 愀挀攀猀猀愀渀搀漀 愀 䤀渀琀攀爀渀攀琀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 瀀攀爀洀椀琀攀 甀洀愀 爀攀猀瀀漀猀琀愀 椀洀攀搀椀愀琀愀 攀 愀甀洀攀渀琀漀 搀漀 愀氀挀愀渀挀攀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 挀漀洀 焀甀攀 攀猀猀攀 愀猀猀甀渀琀漀 瀀愀猀猀攀 愀 琀攀爀 瘀漀稀 攀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀⸀  O principal método utilizado para a produção de trabalho foram os depoimentos por meio de entrevistas, colocando os personagens como protagonistas e condutores desta trama não ficcional, trazendo suas vivências e anseios. ਀匀攀最甀椀渀搀漀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 䔀搀甀愀爀搀漀 䌀漀甀琀椀渀栀漀 攀洀 漀 ᰀ传 䌀愀戀爀愀 搀攀 ㄀㤀㠀㐀ᴀ†焀甀攀  甀洀 昀椀氀洀攀 愀戀攀爀琀漀 攀 昀漀挀愀搀漀 攀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀⸀ 䌀漀甀琀椀渀栀漀 愀瀀漀猀琀愀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 昀椀氀洀愀最攀洀 挀漀洀漀 愀焀甀攀氀攀 焀甀攀 瀀爀漀搀甀稀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 愀瀀漀猀琀愀 渀漀 攀渀挀漀渀琀爀漀 攀渀琀爀攀 焀甀攀洀 昀椀氀洀愀 攀 焀甀攀洀  昀椀氀洀愀搀漀 挀漀洀漀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 琀漀爀渀愀爀 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 瀀漀猀猀瘀攀氀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 䌀漀渀猀甀攀氀漀 䰀椀渀猀 攀 䌀氀甀搀椀愀 䴀攀猀焀甀椀琀愀Ⰰ 渀漀 氀椀瘀爀漀 䘀椀氀洀愀爀 漀 爀攀愀氀 ጀ†匀漀戀爀攀 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀漀Ⰰ ㈀  㠀⸀ A seleção dos entrevistados se deu por meio das redes sociais, onde as pessoas se voluntariavam a participar e logo após era feito uma pré-entrevista para conhecer mais a história de cada um deles e assim poder verificar se a pessoa se encaixava no perfil que buscávamos. Para, as pré- entrevistas são úteis tanto para fornecer informações, ou mesmo aprofundar informações já coletadas, como para servir de teste para se avaliar os depoentes como possíveis personagens do filme no que tange ao comportamento de cada um diante da câmera (no caso de pré-entrevistas gravadas em vídeo) e a articulação verbal do entrevistado.਀䄀猀 最爀愀瘀愀攀猀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 挀漀洀 愀 挀洀攀爀愀 䠀愀渀搀挀愀洀 匀漀渀礀Ⰰ 挀愀瀀琀愀渀搀漀 渀最甀氀漀猀 愀戀攀爀琀漀猀 攀 昀攀挀栀愀搀漀猀Ⰰ 搀攀渀琀爀漀 搀愀猀 猀愀氀愀猀 搀攀 愀甀氀愀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 甀渀椀搀愀搀攀 㐀Ⰰ 搀愀 唀渀椀渀漀爀琀攀 䰀愀甀爀攀琀攀⸀ 䰀漀最漀 愀瀀猀 漀挀漀爀爀攀甀 愀 搀攀挀甀瀀愀最攀洀 攀 攀搀椀漀⸀
 
OBJETIVO
Na aula de Documentário, ministrada em sala, foi solicitado uma produção de um produto de audiovisual de tema livre, mas com a delimitação que fosse gravada dentro da faculdade. ਀䐀椀愀渀琀攀 搀愀猀 椀渀切洀攀爀愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 琀攀洀愀猀 攀 搀攀 椀搀攀椀愀猀 愀 猀攀爀攀洀 愀 猀攀爀攀洀 愀戀漀爀搀愀搀愀猀Ⰰ 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀攀氀漀 最爀甀瀀漀 爀攀琀爀愀琀愀爀 搀攀 挀愀猀漀猀 搀攀 䰀䜀䈀吀昀漀戀椀愀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀椀愀洀 搀攀渀琀爀漀 搀愀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 瀀漀椀猀 甀洀 瀀漀甀挀漀 愀渀琀攀猀 搀攀 猀攀爀 瀀愀猀猀愀搀漀 攀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 漀挀漀爀爀攀甀 甀洀 挀愀猀漀 搀攀 䰀䜀䈀吀昀漀戀椀愀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 昀愀挀甀氀搀愀搀攀 攀 焀甀攀 挀愀甀猀漀甀 洀甀椀琀漀 椀洀瀀愀挀琀漀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 瀀漀爀 琀攀爀 猀椀搀漀 搀椀瘀甀氀最愀搀漀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 搀愀 瘀琀椀洀愀⸀ O documentário (R)Existir:Vivências LGBTQ+ na universidade teve uma flexibilidade na etapa de produção, pois como afirma Dwight Swain, a produção de um filme documentário é guiada por leis internas próprias que variam de filme para filme ou mesmo de produtor para produtor, fato esse que obriga o roteirista a trabalhar com uma flexibilidade maior: ‘se existe uma coisa que você precisa em seu kit de sobrevivência, essa coisa é flexibilidade’ (SWAIN, Dwight V.. Film scriptwriting. New York, 1976, p.10). ਀匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 昀漀椀 搀椀瘀椀搀椀搀漀 攀洀 焀甀愀琀爀漀 攀琀愀瀀愀猀 焀甀攀 瀀愀猀猀愀洀 瀀攀氀愀㨀 ㄀⤀ 䐀攀昀椀渀椀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀㬀 ㈀⤀ 瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀漀㬀 ㌀⤀ 瀀爀漀搀甀漀 攀 㐀⤀ 瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀⸀  一愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 攀琀愀瀀愀Ⰰ 昀漀椀 搀攀昀椀渀椀搀漀 漀 琀攀洀愀 愀 猀攀爀 愀戀漀爀搀愀搀漀 攀 昀漀爀洀愀琀漀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀⸀ 一愀 瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀漀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 洀愀椀猀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀愀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀Ⰰ 搀椀瘀椀猀漀 搀攀 琀愀爀攀昀愀猀Ⰰ 戀甀猀挀愀 搀攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 爀漀琀攀椀爀漀 攀 搀攀昀椀渀椀漀 搀攀 搀愀琀愀猀Ⰰ 氀漀挀愀椀猀 攀 栀漀爀爀椀漀猀 搀攀 最爀愀瘀愀漀⸀ 一愀 攀琀愀瀀愀 猀攀最甀椀渀琀攀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 愀猀 挀愀瀀琀愀攀猀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 攀 渀愀 瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀 漀挀漀爀爀攀甀 愀 洀漀渀琀愀最攀洀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 椀渀猀攀爀漀 搀愀 琀爀椀氀栀愀 猀漀渀漀爀愀 攀 愀搀椀漀 搀攀 攀昀攀椀琀漀猀 攀猀瀀攀挀椀愀椀猀⸀  Esse produto teve como inspiração os documentários: (Sobre)Vivências, de Leonidas Taschetto e Gabriel Celestino, BICHAS – o documentário, de Marlon Parente e Se Essa Escola Fosse Minha, de Fellipe Marcelino e Letícia Leotti.਀伀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 椀渀椀挀椀愀 挀漀洀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 愀爀愀猀 挀漀洀甀渀猀 搀愀 昀愀挀甀氀搀愀搀攀Ⰰ 猀攀最甀椀渀搀漀 瀀愀爀愀 愀 愀戀攀爀琀甀爀愀Ⰰ 愀瀀猀 漀猀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀 椀渀琀攀爀挀愀氀愀搀漀猀 搀漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀Ⰰ 猀攀最甀椀渀搀漀 愀 漀爀搀攀洀 挀漀洀 䨀愀挀漀戀 匀愀渀琀漀猀Ⰰ 䤀猀愀搀漀爀愀 䰀椀洀愀 攀 倀攀搀爀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 挀漀洀 漀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 瀀漀渀琀漀猀㨀 搀椀昀攀爀攀渀愀Ⰰ 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 洀戀椀琀漀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀Ⰰ 搀攀渀切渀挀椀愀猀 攀 瀀漀猀琀甀爀愀 搀愀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀 攀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀猀 攀 昀椀渀愀氀椀稀愀渀搀漀 挀漀洀 漀猀 挀爀搀椀琀漀猀 Esse trabalho nos permitiu entender um pouco mais sobre LGBTfobia dentro das universidades, tanto públicas quanto privadas, contando os relatos e vivências de pessoas LGBTQ+ e como as instituições se posicionam nesses casos, partindo principalmente da carência de artigos voltados para esse tema. Dessa forma, acreditamos ter feito um trabalho que possibilita as pessoas e as intuições se questionarem quanto a sua forma de agir dentro de ambientes educacionais, possibilitando assim a abertura de diálogos e melhorias para as pessoas LGBTQ+ dentro das universidades. Por fim, esse produto nos possibilitou a trazer visibilidade para essa causa, sendo esse um dos objetivos estabelecidos desde o começo.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀