ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #37a603"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00448</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Projeto Fotográfico - Negligência na gravidez</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Raline Rejane de Souza Pontes (Centro Universitário do Norte- Uninorte); Karina Rebouças Lasmar (Centro Universitário do Norte- Uninorte); Maria Emile da Silva Gomes (Centro Universitário do Norte- Uninorte); Anderton Cardoso Monteiro (Centro Universitário do Norte- Uninorte); Edilene Mafra Mendes de Oliveira (Centro Universitário do Norte- Uninorte)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #37a603"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Projeto Fotográfico  Negligência na Gravidez Maria Emile Gomes Raline Rejane de Souza Pontes Anderton Cardoso Monteiro Karina Rebouças Lasmar Edilene Mafra Mendes de Oliveira Centro Universitário do Norte- Uninorte Laureate RESUMO Este trabalho apresenta uma peça de comunicação visual no formato 'fotografia artística'. Tem como intuito alertar sobre o uso de álcool e drogas durante a gravidez buscando conscientizar sobre as consequências que esses vícios podem acarretar para a mãe e o bebê. Entre os objetivos visa esclarecer sobre as complexidades do cuidado com gestantes dependentes de álcool e drogas ilícitas. O tratamento consiste em acompanhamento multidisciplinar durante as consultas de pré-natal. O uso de drogas ilícitas durante a gravidez tem aumentado em todo o mundo, e mulheres que consomem essas substâncias em seu período gestacional podem contrair muitas doenças, comprometendo a vida e a saúde da mãe e do feto. A fotografia traz uma reflexão e comunica visualmente sobre os riscos como parte de uma estratégia comunicacional de intervenção social. PALAVRAS-CHAVE: Comunicação Visual; Fotografia Artística; Semiótica; Dependência Química; Negligência na Gravidez. INTRODUÇÃO Este trabalho laboratorial de fotografia apresenta a proposta da criação de um produto artístico de cunho social. Surgiu da demanda de atividades na disciplina de Fotojornalismo II, que teve como objetivo a produção de um ensaio fotográfico com temáticas de impacto público. De acordo com os números divulgados, no ano de 2018, pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), o uso de álcool e drogas por mulheres grávidas pode resultar em significativa morbidade e mortalidade materna, fetal e neonatal. Em geral, as mulheres grávidas drogaditas (que dependem física e/ou psicologicamente do consumo de drogas) são menos propensas a procurar cuidado pré-natal e têm taxas mais elevadas de HIV, hepatite e outras infecções sexualmente transmissíveis. A utilização de drogas ilícitas ocorre em 5 a 8 % das gestantes, sendo a maconha a mais utilizada seguida da cocaína. Diante desse cenário, escolheu-se abordar o uso de álcool e drogas durante a gravidez, visto que é um tema pouco abordado, apesar de muito presente na sociedade. Buscou-se traduzir esses elementos em uma mensagem visual por meio do ensaio fotográfico. Na composição da peça fotográfica, o conceito explorou o uso da semiótica visando provocar inquietação nas pessoas, evidenciando os malefícios físicos e mentais que o uso dessas substâncias traz para a mulher no período da gestação. OBJETIVO Retratar as consequências do uso de álcool e drogas ilícitas, a fim de alertar a sociedade sobre esse problema social. Para tanto, a fotografia foi utilizada como um elemento simbólico que evidencia os malefícios que afetam muitas mulheres gestantes. A imagem transmite a mensagem de forma efetiva objetivando espelhar a realidade de muitas mulheres que sofrem com os vícios e o perigo que acarretam para a vida, ideia central do projeto visual. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #37a603"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">JUSTIFICATIVA O presente trabalho justifica-se pela necessidade da conscientização das mulheres sobre as graves consequências do uso de álcool e drogas durante a gravidez. Convida os espectadores a uma reflexão profunda sobre os pilares das negligencias que ocorrem na gravidez e como afeta a vida do bebê e da mãe. A fotografia foi produzida para trazer da maneira mais real e impactante possível esse tema pouco abordado na grande imprensa, mesmo que esteja tão presente na sociedade. O plano fotográfico projetou a imagem em primeiro plano para dar mais ênfase ao personagem, evidenciando-o em meio ao cenário, buscando destacar as características, intenções e atitudes do mesmo. Sendo considerado um plano mais dramático e expressivo, porque causa um impacto maior e traz uma interpretação do real aos receptores. Roland Barthes, na obra  A câmera clara: nota sobre a fotografia , publicada em 1980, ressalta que  a fotografia é uma representação necessariamente do real, sendo inclusive testemunha dele (BARTHES,1980, p.128). Lúcia Santaella e Winfried Nöth, em seu livro  Imagem - Cognição, Semiótica, Mídia , de 2005, afirmam que o objeto fotografia pode ser legi-signo enquanto matriz e sin-signo como cópias, é portanto uma mensagem sem código, ou o oposto, uma mensagem multicodificada, na qual mostra através de uma foto uma interpretação que generaliza o foco principal do assunto, fazendo a relação da imagem com a realidade atual de uma forma visual. Neste contexto, a peça promove a reflexão de que existem muitas gestantes que vivem nessa situação de riscos, tendo a imagem de uma gestante segurando um cigarro animadamente e que não se importa em fazer o uso de drogas. Com vistas de trazer a conscientização por se tratar de um assunto tão pouco falado em meio a sociedade, retratando e comunicando através de uma imagem o que reflete na situação de muitas gestantes que colocam em risco sua vida e de seu bebê de forma negligente. MÉTODO E TÉCNICAS UTILIZADAS Com base nas técnicas abordadas por Ducila Buitoni, em seu livro  Fotografia e Jornalismo , a foto foi produzida em meio primeiro plano (MPP), com o propósito de dar destaque na barriga da gestante. A seleção da modelo tinha critérios bem definidos: estar grávida e ter traços muito expressivos. O fato da personagem estar sorrindo e fazendo alusão ao fumo deu a noção de que se encontrava em estado de embriaguez e alteração cognitiva. O ensaio foi produzido no laboratório de fotografia do curso e o processo de composição da imagem teve a duração de duas horas. Foram utilizados efeitos de iluminação que formaram um cenário sombrio dando a noção da condição obscura de quem se encontra em condição de dependência química, usou-se uma câmera da marca Canon, modelo T5i e com uma lente 18-55mm, a fim de resultar em uma foto de boa definição. A fotografia ainda passou pelo processo de pós-produção para tratamento dos detalhes com o programa Adobe Photoshoop CC 2015. O conceito preto e branco foi escolhido para sobressaltar os traços de expressão, elementos corporais, olheiras e a barriga. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #37a603"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO O processo de concepção do produto teve como objetivo transmitir uma mensagem por meio da comunicação visual com a produção de um ensaio fotográfico, abordando uma temática social. Kenneth Kobré, em seu livro  Fotojornalismo: uma abordagem profissional , edição de 2011, explica que a fotografia possui em si uma multiplicidade indissociável por sua natureza material e técnica, e em sua filosofia de representar o mundo, já que sua linguagem inspira uma emoção, provoca o leitor a ter um sentimento sobre o assunto tratado.  Fotos emocionalmente atraentes adicionam dimensão a uma matéria em vez de repetir o que está escrito (KOBRÉ, 2011, p.130). Partindo do exposto, o tema foi definido com base em uma demanda social, a fim de alertar sobre o uso de álcool e drogas ilícitas na gravidez e promover um impacto na sociedade. A escolha foi fundamentada na pesquisa realizada pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, que apontava um número expressivo de mulheres grávidas dependentes de substâncias químicas. O processo foi orientado por uma pauta de uma fotografia que gerasse impacto e tivesse relevância social. Ao todo foram produzidas uma média de 15 fotos no decorrer do ensaio. Desse total, 6 foram escolhidas para transmitir a mensagem esperada. A escolha pela foto em estúdio se deu para dar maior visibilidade à modelo, deixando o cenário em segundo plano. A iluminação lateral, usada na composição, posicionada à esquerda, deu destaque ao cigarro e à expressão facial da personagem. Após a escolha das fotografias foi necessário tratar o material por meio da edição das imagens. Para compor a mensagem do ensaio era necessário a utilização do filtro em preto e branco que ressaltou as características, expressões e traços da modelo. CONSIDERAÇÕES O desenvolvimento deste trabalho foi um grande desafio e ao mesmo tempo uma enorme satisfação, pois permitiu criar uma peça que retrata a realidade de muitas mulheres em seu período gestacional, que se tornou um sério problema social. A realização de todo o processo de produção das imagens gerou aprendizado e mostrou detalhes de um campo muito relevante para o jornalismo que é a fotografia. O conhecimento das técnicas fotográficas também proporcionou que se conhecesse mais sobre os perigos que o uso de álcool e drogas ilícitas causam na gravidez. Poder vivenciar a práxis jornalística promoveu o crescimento acadêmico e maior visão crítica sobre o papel do jornalista em questões sociais, abrindo lugar para discussão e a conscientização sobre o tema proposto e seus impactos na sociedade. Concluiu-se que a linguagem fotográfica pode se configurar em uma espécie de espelho da realidade vivida em dias atuais e a informação passada por meio da comunicação visual permite que a sociedade reflita sobre temas que são raramente abordados. REFERÊNCIAS https://www.febrasgo.org.br/pt/ http://revistas.uninorteac.com.br/index.php/DeCienciaemFoco0/article/view/77/33 https://www.ebah.com.br/content/ABAAAA2HgAL/que-semiotica-lucia-santaella?part=2 SANTELLA, Lucia. Imagem- Cognição, semiótica, mídia. BARTHES, Roland. A câmera clara: nota sobre a fotografia. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>