ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #37a603"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00462</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA08</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Vinheta  Minuto da Extensão da Faculdade Estácio Pará</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Adrielle de Nazaré Brito da Silva (Faculdade Estácio do Pará); Wellington Luiz da Silva Frazão (Estácio Fap); Enderson Geraldo de Souza Oliveira (Estácio Fap)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #37a603"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #37a603"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A vinheta aqui apresentada foi pensada para colaborar na divulgação das ações dos projetos de Extensão da Faculdade Estácio do Pará, de Belém, se tornando a abertura dos vídeos do  Minuto da Extensão . Com uma estrutura simples, mas leve, curta e dinâmica, o objetivo era atrelar algumas das discussões teóricas vistas em sala de aula com algo mais  prático , relacionado a uma das ações desenvolvidas na instituição. A produção, feita na disciplina Arquitetura da Informação, começa com círculos e pequenos raios, que ao girarem em ambos os sentidos em volta do círculo azul que é estático, a tornam mais rápida e podem aumentar a sensação de movimento por parte de quem observa, sugerindo assim que os projetos da faculdade estão em pleno funcionamento e podem modificar outras realidades. Para produzí-la, primeiramente fizemos uma pesquisa na internet, onde encontramos diversos modelos de layout de outras vinhetas. Logo depois, com o auxílio do programa de edição Vegas Pro 15, o material foi produzido em Full HD (1920 x 1080 pixels), com uma taxa de 30 quadros por segundo e 2 segundos de duração. Além disso, o áudio é estéreo e com taxa de amostragem de 48.000Hz. Pensada para ser veiculada nas redes sociais e compartilhada em aplicativos de mensagens, a vinheta foi montada da seguinte forma: layout com círculo azul (umas das cores da faculdade), onde em seu interior observamos o nome do programa e da própria instituição. Em volta, vemos um movimento de raios, pequenos círculos e, no final, a inserção de uma claquete encerrando a vinheta e dando início aos demais vídeos que poderiam ser apresentados. A vinheta foi criada porque, no ano de 2018, a Faculdade Estácio do Pará - FAP ofereceu vinte e dois projetos de Extensão, em que os alunos da instituição puderam exercitar habilidades aprendidas no espaço universitário em ações consideradas mais  práticas e que visavam alguma melhoria em comunidades de Belém, região metropolitana e, em alguns casos, municípios do interior do Estado. Para isto, a Extensão também contou com canais de comunicação, como página no Facebook ((https://www.facebook.com/extensaoestaciofap/) e blogs, especificamente em alguns projetos, para estreitar os laços entre a comunidade acadêmica e as comunidades beneficiárias das ações. A divulgação das ações de cada um dos vinte e dois projetos da extensão da Universidade junto à comunidade possibilitou o compartilhamento, com o público externo através do Facebook, do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos na instituição. Como de praxe, as ações do Programa de Extensão só devem ser produzidas por estudantes da instituição, com o auxílio/ orientação dos professores e coordenadores. No entanto, a então coordenadora de tal área na época, professora Vivianne Menna Barreto, também decidiu criar uma página no Facebook, para alcançar outros públicos além dos muros da faculdade. Para ajudar a fortalecer isto foi então criada a vinheta também, visando dar maior identidade visual às ações desenvolvidas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #37a603"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A criação da vinheta obviamente não foi aleatória. Livyson Saymon no texto  A influência das redes sociais na comunicação humana (2018), afirma que para a maioria dos usuários das redes em escala mundial, o acesso a elas passou a ser uma necessidade constante. Mais que isso: a autora aponta ainda para o fato de que a quantidade de acessos por dia demonstra que as redes sociais deixaram de ser apenas uma forma de manter contato, passando a ser fonte de informação, publicidade, oportunidade e também lazer. Foi justamente levando em conta este panorama que o Programa de Extensão da Estácio Pará passou a estar presente no meio virtual, também contando com a vinheta por nós criada e aqui apresentada e, a seguir, uma série de  programas minuto , que reuniam informações de cada projeto. Isto é importante porque Antonio Silva, Carlos Ribeiro e Silva Júnior, no texto Pensando extensão universitária como campo de formação em saúde (2013), afirmam que tanto os discentes como também os docentes apontam a extensão como "campo de formação, enquanto espaço para se vivenciar diferentes práticas sociais", uma espécie de "canal de articulação da academia com a sociedade, pelo qual a universidade exercita o seu compromisso social". Diante desse compromisso social, a produção da vinheta na disciplina Arquitetura da Informação buscou colaborar com os vídeos e outras formas de divulgação foram pensados para buscar maior alcance dos projetos, tendo em vista a diversidade dos mesmos. No total, os projetos de Extensão foram: O perfil empreendedor dos feirantes do complexo do ver o peso; Primeiras palavras; Inclusão digital; Comunicar para Educar; Contabilidade pessoal; Agência de comunicação Além Margem; Direito fiscal para todos; Moda em ação; Educar Software; Ações legais e práticas no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres; Laboratório de direitos humanos e comunicação; Capacitação de jovens e adultos para ingresso no mercado de trabalho; Circuito nerd; Mercado Ver-O-Peso na internet; Ação de prevenção de acidente de trabalho com os coletores de açaí da Cooperativa dos Produtores da Ilha (Coppi) na cidade de Barcarena, região nordeste do Pará; Direito do consumidor; Plano de Gestão de Recursos Comunicacionais para o Coletivo Casa Preta; Educação financeira; Núcleo de responsabilidade socioambiental; Festival Universitário de Criação Audiovisual (Fusca) e Cartografias amazônicas. Segundo a professora Viviane Menna Barreto, então coordenadora da Extensão, a articulação do conhecimento científico advindo do ensino e da pesquisa com as necessidades da comunidade onde a universidade se insere foi importante na interação para a transformação da realidade social. As instituições de ensino superior são uma instituição responsável pela geração e gestão do conhecimento a serviço da humanidade. Isto, como vimos e se sabe, se for melhor organizado e divulgado, pode ter um efeito mais amplo e decisivo em algumas realidades e neste processo a sistematização da vinheta pode ser importante. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #37a603"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Em 2016, começamos a produção de alguns vídeos para algumas disciplinas na faculdade e, também sentimos a necessidade de criar um canal para retratar as boas práticas que acontecem na periferia da Grande Belém, já que somos moradores de bairros periféricos da cidade. Percebemos em tal contexto uma oportunidade de colocar em prática o aprendizado adquirido para além dos muros da faculdade. Na disciplina Comunicação Comunitária, por exemplo, trouxemos para a faculdade algumas produções populares, que retratavam de forma diferente, os moradores dos bairros populares, sem o estigma preconceituoso, mas dando visibilidade as boas práticas. A professora da disciplina na época era então também a coordenadora da extensão e, estava criando uma fanpage e nós fez o convite para produzir um vídeo minuto com cada um dos coordenadores e, criar um nome e uma vinheta para esse programa. Aliado à disciplina Arquitetura da Informação, ministrada pelo professor Enderson Oliveira, nasceu então o Minuto da Extensão da Estácio Pará. Após a construção de um breve briefing (em anexo), a pré-produção teve seu início com a produção de um breve storyboard para encontrar a melhor proposta narrativa do vídeo, que se adequasse à disciplina em que foi produzida bem como pudesse colaborar com os projetos de Extensão da faculdade. Para isso, a vinheta deveria ser simples e clara, facilmente se adequando aos projetos e entrevistas com coordenadores dos projetos. Assim, os vídeos teriam o posicionamento da faculdade junto à comunidade, deixando de forma clara a ação que possibilitou o compartilhamento do saber dos acadêmicos e professores, com o público externo, do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos na instituição através de minicursos e cursos livres oferecidos em 2018, ao público com perfil empreendedor. No processo de criação da vinheta no computador, antes de dar movimento, foi preciso trabalhar na construção do layout estático. A fonte da letra com o nome do programa e da faculdade, é Arial Bold, bem definido. As dimensões em pixels são de: 512 de largura por 512 de altura. Já o tamanho do documento é de: 18,06 cm de largura por 18,06 cm de largura, com uma resolução de 72 pixels por polegadas. Toda essa construção foi pensada em algo bem atual, voltado para o mundo contemporâneo. Para isto, levamos em conta que as ferramentas tecnológicas, além de serem instrumentos de informação, são também suportes onde se pode criar verdadeiros espetáculos audiovisuais. Neste sentido, Jaqueline Schiavoni, no texto vinheta: uma questão de identidade na televisão (2008), afirma que a vinheta deixou de ser apenas um suporte de divulgação e passou a desempenhar um importante papel no estabelecimento das marcas que divulga, como uma espécie de embalagem que, por seus atributos e estratégias, é capaz de seduzir e conquistar o consumidor  telespectador, no nosso caso, internauta. Pensamos ainda nas cores utilizadas. Após ter a informação cromática, observamos que ela deve se relacionar à sensação recebida e interpretada na sua materialidade, conforme as indicações de Vanessa Lorscheiter, no texto Análise semiótica para o uso emocional da cor no Design de Superfície (2015). A cor transmite sensações para cada indivíduo que a observa e a sinta. E na vinheta trazemos as cores; amarelo e vermelho, que causam sensações do prazer e calor e, estão nas categorias das cores quentes, conforme afirma, Rafaela Silva, no texto cores: cor e a sua origem (2007). A autora afirma ainda, que na categoria das cores frias, o azul, que causa sensação de calma e tranquilidade. Diante de tudo isto, a vinheta do Minuto da Extensão tem o fundamental papel de dar coesão e identidade para os vídeos, já que é algo que não está  separado , mas que faz parte de um todo, conquistando a atenção nos seus primeiros segundos de exibição da produção e sendo sua marca registrada. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>