topo

ISSN 1806-3500

APRESENTAÇÃO

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), o Serviço Social do Comércio (SESC) e a Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) realizaram a V Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro, Pensacom Brasil 2018.

Essa é a primeira edição do Pensacom Brasil que acontece sem a presença do seu criador e principal entusiasta, Professor José Marques de Melo. Ele que sempre acreditou no potencial e nas habilidades de todos, especialmente dos mais jovens, propôs ainda em vida que refletíssemos neste evento a temática das juventudes, como um fenômeno que precisamos compreender e valorizar cada vez mais. Gratidão eterna ao Professor Marques de Melo que sempre nos apontou caminhos ricos de reflexão.

O Pensacom Brasil 2018 aconteceu no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, em São Paulo de 10 a 11 de dezembro, reunindo pesquisadoras e pesquisadores de diversos estados brasileiros que estão envolvidos diretamente nos principais eixos de pesquisa em Comunicação no Brasil e também em países da América Latina refletindo a temática: ‘Comunicação, Conexão e Juventudes’.

Para o Pensacom 2018 foram constituídos 9 Grupos de Trabalho (GTs): 1) Pensamento Comunicacional; 2) Comunicação Popular e Alternativa; 3) Comunicação Digital e Tecnologias; 4) Folkcomunicação; 5) Comunicação e Religiões;  6) Comunicação e Saúde; 7) Comunicação e Mercado; 8) Comunicação e Política; 9) Comunicação e Juventudes, coordenados por professores que são referência em suas áreas de pesquisa.

Reunimos neste espaço os textos apresentados nos Grupos de Trabalho (GTs) e autorizados pelos autores para compor os anais do evento. Trata-se de trabalhos oriundos de diversas universidades do Brasil. Nosso desejo é que os trabalhos que estão disponibilizados na íntegra nesses anais possam colaborar nas reflexões do nosso campo da comunicação. Compartilhemos!

Ricardo Alvarenga
Coordenador dos GTs do Pensacom 2018


topo
©2018 - Todos os direitos reservados a INTERCOM