
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Bauru - SP – 03 a 05/07/2013

Jornal Nacional e a Construção da Realidade: O Caso Mensalão1

Guilherme Pereira Vanzela2

Florentina das Neves Souza3

Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR

RESUMO

O artigo aborda a construção simbólica e agendamento por meio de imagem e do texto 
da cobertura do julgamento dos envolvidos no episódio conhecido como “mensalão” em 
duas edições do Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão. O objetivo é identificar e 
analisar a partir da construção simbólica discutida por Pierre Bourdieu o enfoque dado 
pelo telejornal  ao caso.  O corpus empírico foi  construído a partir  da cobertura  pelo 
noticiário nos dias 30 e 31 de julho, onde foram apresentadas duas matérias especiais 
sobre o “mensalão”. O recorte escolhido antecede, em dois dias, o julgamento do caso 
no Supremo Tribunal Federal (STF). 

PALAVRAS-CHAVE:  Comunicação;  Telejornalismo;  Jornal  Nacional;  Poder 
Simbólico; Mensalão

Introdução

No  Brasil,  a  televisão  se  constitui  como  um  veículo  de  comunicação  de 

fundamental importância é a principal fonte de informação dos brasileiros4, além de ser 

considerada agente unificador da sociedade nacional. O telejornalismo se coloca num 

lugar  de  senso  comum,  onde  a  maioria  da  população  se  informa  e  agenda  suas 

discussões, especialmente, pelo Jornal Nacional noticiário televisivo mais assistido do 

país5 e  referência  para  outros  telejornais,  jornais  impressos  e  sites  de  notícia.  A 

constituição  política  e  social  do  brasileiro,  muitas  vezes,  também  se  pauta  pelo 

telejornalismo,  por  meio  da  exibição  de  temáticas  que  envolvem  a  sociedade.  Em 

função do poder exercido pela televisão, os profissionais acabam assimilando o papel de 

1 Trabalho apresentado no IJ 1 – Jornalismo  do XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste 
realizado de 03 a 05 de julho de 2013.
2 Graduando em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e integrante do 
grupo de pesquisa “Telejornalismo e linguagens”.
3 Doutora  em  Comunicação  pela  Universidade  de  São  Paulo  (USP)  e  docente  do  programa  de  mestrado  em 
Comunicação  na  Universidade  Estadual  de  Londrina  (UEL).  Coordena  o  grupo  de  pesquisa  “Telejornalismo  e 
linguagens” do CNPQ.
4 Segundo a pesquisa “Hábitos de Mídia 2011” do Instituto Datafolha, a TV aberta lidera como principal fonte de 
informação, chegando a 94% dos brasileiros. Disponível em: <http://portalimprensa.uol.com.
br/noticias/brasil/45840/pesquisa+datafolha+aponta+que+21+milhoes+de+brasileiros+se+informam+por+meio+de+j
ornais>. Acesso em 02 de maio de 2012.
5 Dados da pesquisa “Hábitos de informação e formação de opinião da população brasileira” realizada pelo Instituto 
Meta  para  a  Federação  Nacional  das  Agências  de  Propaganda  (Fenapro)  em  2010.  Disponível  em: 
<http://www.fenapro.org.br/relatoriodepesquisa.pdf>. Acesso em 27 de julho de 2012.

1

http://www.fenapro.org.br/relatoriodepesquisa.pdf


Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Bauru - SP – 03 a 05/07/2013

investigadores  sociais  e  defensores  públicos  transformando  coberturas  políticas  em 

escândalos midiáticos (LIMA, 2006).

Na história  política  recente  do Brasil,  várias coberturas  se transformaram em 

escândalos  políticos  midiáticos  em função  do  abuso  de  poder  nas  abordagens.  Um 

exemplo foi o “mensalão”, nome dado pela mídia ao escândalo político denunciado em 

junho  de  2005.  A  denúncia  partiu  do  ex-deputado  federal  pelo  Partido  Trabalhista 

Brasileiro (PTB) Roberto Jefferson. Emaranhado por acusações de corrupção, o político 

acusou o governo federal, na época, presidido por Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido 

dos trabalhadores (PT), de pagar um valor mensal aos deputados da base aliada para 

votarem a favor dos projetos governamentais.  Esta  denúncia gerou a maior  crise da 

história  do  PT  e  abalou  profundamente  o  primeiro  mandato  do  governo  Lula.  De 

imediato, foi comprovada a existência de Caixa 2 para a campanha eleitoral do PT em 

2002 e, ainda em 2005, os deputados Roberto Jefferson (deputado federal e, na época, 

presidente do partido) e José Dirceu (chefe da Casa Civil até o escândalo e também 

deputado federal) tiveram seus mandatos cassados. Mais recentemente o julgamento das 

pessoas  envolvidas  no  esquema,  chamado  por  muitos  órgãos  midiáticos  como  “o 

julgamento do século”, tornou-se um marco no campo político e jurídico do Brasil.

Neste  artigo,  numa  tentativa  de  compreender  como  se  deu  o  processo  de 

construção da imagem dos envolvidos no caso e levantando a hipótese de que em um 

julgamento, como o caso do “mensalão”, o que está em jogo vai além do que o futuro 

dos envolvidos no processo. A cobertura feita pelo telejornal agendou um cenário de 

forte pressão pública para a condenação dos envolvidos levando a agenda midiática para 

a  agenda pública.  Na busca de demonstrar  este  cenário  selecionamos  duas  matérias 

apresentadas pelo Jornal Nacional às vésperas do julgamento. Elas recapitulam o caso e 

realizam uma construção histórica pouco favorável aos acusados, reforçando ainda mais 

o apelo midiático e a formação da opinião pública para a condenação dos envolvidos.  

A análise do corpus é realizada sob a perspectiva do conceito de poder simbólico 

desenvolvida por Pierre Bourdieu (2007). Segundo Bourdieu é um poder invisível que 

para existir é necessário haver cumplicidade das pessoas envolvidas, que ignoram sua 

existência  ou  simplesmente  o  desconhecem.  Os  estudos  desenvolvidos  por  Pierre 

Bourdieu (2007) em relação ao poder simbólico apresentam como conceito a construção 

da realidade  e  a  crença  do imaginário  proposto  pelo  enunciador  como realidade.  O 

2



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Bauru - SP – 03 a 05/07/2013

poder simbólico,  na concepção de Bourdieu está no poder de constituir  o dado pela 

enunciação, de fazer ver e fazer crer, de confirmar ou de transformar a visão de mundo. 

, deste modo, a ação sobre o mundo, portanto o mundo; poder quase 
mágico  que permite  obter  o  equivalente  daquilo  que é  obtido pela 
força  (física  ou  econômica),  graças  ao  efeito  específico  de 
mobilização,  só  se  exerce  se  for  reconhecido,  quer  dizer,  ignorado 
como arbitrário. (BOURDIEU, 2007, p. 14).

Mensalão

Denunciado em junho de 2005, pelo, então, deputado federal Roberto Jefferson 

(PTB), o “mensalão” acarretou na maior crise da história do Partido dos Trabalhadores 

(PT). No entanto, o esquema possui raízes anteriores à chegada do PT ao poder, mais 

especificamente no estado de Minas Gerais com Eduardo Azeredo do PSDB. 

 Para  conseguir  recursos  para  a  campanha  ao  governo  do  Estado  de  Minas 

Gerais, Azeredo utilizou-se de mecanismos irregulares para a obtenção de verbas, o que 

é comumente denominado como caixa 2. Neste contexto, surgiu a figura do publicitário 

Marcos  Valério  que,  por  meio  de  agências  de  propaganda,  obtinha  empréstimos 

irregulares. “Só há uma certeza: na campanha de Azeredo em 1998, o dinheiro jorrou. 

Sobretudo  por  meio  das  contas  bancárias  das  empresas  de  Marcos  Valério.” 

(FIGUEIREDO, 2006, p. 68).

Apesar  do  dinheiro  e  todos  os  recursos  irregulares  obtidos,  a  reeleição  de 

Azeredo fracassou. Porém, consolidou o esquema nocivo de caixa 2 para campanhas 

eleitorais de Marcos Valério. Em 2002 o publicitário aproximou-se do então tesoureiro 

do PT, Delúbio Soares,  e apresentou seu esquema de obtenção de recursos.  Atraído 

pelas  facilidades  apresentadas,  Delúbio  envolveu  o  PT  no  esquema  e,  com  o 

conhecimento  de  outros  integrantes  da  cúpula  partidária,  tornou-se  prática  comum 

empréstimos irregulares para o partido (FIGUEIREDO, 2006).

Mesmo  tendo  início  muito  antes  de  2005,  as  denúncias  do  “mensalão”  só 

surgiram após a divulgação de um vídeo pela revista  Veja em que Maurício Marinho, 

então chefe do Departamento de Contratação e Administração de Material de Empresa 

Brasileira de Correios e Telégrafos, apareceu recebendo uma propina de três mil reais, 

dizendo-se respaldado por Roberto Jefferson. Pressionado, Jefferson decidiu por revelar 

ao jornal  Folha de São Paulo o  esquema do que ele  denominou  como “mensalão” 

(DELMANTO, 2012).

3



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Bauru - SP – 03 a 05/07/2013

Segundo Jefferson, deputados de partidos da base aliada recebiam uma mesada 

para votarem em projetos favoráveis ao governo. Ele também disse que o esquema tinha 

sido montado pelo até  então tesoureiro  do partido,  Delúbio Soares,  e  que informou 

diversos membros dirigentes do PT, como José Dirceu e o próprio presidente Lula.

No dia 2 de agosto de 2012, após forte pressão da mídia e de parte da sociedade, 

o julgamento do “mensalão” iniciou-se no Supremo Tribunal Federal  (STF). Porém, 

foram julgados apenas os réus do esquema petista. O “mensalão” mineiro, mesmo tendo 

ocorrido antes do esquema petista e de guardar grandes semelhanças,  ainda aguarda 

julgamento. Após mais de 40 sessões, foram condenados um total de 25 réus e concluiu-

se que houve compra de votos de parlamentares durante o primeiro mandato do governo 

Lula.

Jornal Nacional

A importância  em se estudar  a  cobertura  de um evento político  na televisão 

justifica-se pelo grau de poder e capacidade de influência  que a televisão exerce no 

Brasil. Há casos evidentes da construção de capital simbólico por meio do JN, como 

ocorreu no ano de 1989, na primeira eleição direta para presidente, pós-ditadura militar. 

Na época, houve a cobertura enviesada das campanhas culminando com a exibição de 

um debate, pelo Jornal Nacional, com predileção para o candidato Fernando Collor, que 

acabou eleito  Presidente  da  República.  A Rede Globo de televisão,  que  cresceu  de 

maneira  extraordinária  durante  o  regime  militar,  tinha  como  presidente  Roberto 

Marinho, que nutria grande simpatia por Collor (NEVES, 2008).

Mas o que pode ter decidido mesmo a eleição de 1989 é o que se 
considerou como “manipulação” na edição do Jornal Nacional do dia 
16 de dezembro,  véspera do segundo turno da eleição. O que mais 
prendeu a atenção da maioria dos telespectadores não foi o debate, 
mas a forma como os editores do Jornal  Nacional  apresentaram no 
último telejornal antes das eleições as imagens e os discursos de Lula 
e Collor (NEVES, 2008, p. 54).

Outro fato no campo político que envolve o JN tange as duas candidaturas à 

presidência  da  república  de  Fernando  Henrique  Cardoso  (PSDB).  Segundo  Neves 

(2008)  na  primeira  eleição,  em  1994,  houve  pouca  cobertura  por  parte  do  JN  das 

eleições  e  os  assuntos  discutidos  eram  somente  aqueles  favoráveis  a  Fernando 

Henrique.  Em  1998  ocorreu  algo  semelhante,  com  o  telejornal  agendando  temas 

4



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Bauru - SP – 03 a 05/07/2013

favoráveis a ele e evitando questões problemáticas ao candidato do PSDB (NEVES, 

2008).

Estes exemplos realçam o poder simbólico pertinente ao telejornal. Em ambos 

citados  a  construção  da  realidade  feita  pelo  telejornal  teve  forte  influência  para  o 

cenário  político  futuro.  Isto,  também,  realça  a  importância  de  se  estudar  coberturas 

feitas pelo JN, visto seu forte poder de influência na sociedade.

O "mensalão" no JN

Nos dias 30 e 31 de julho de 2012 o JN dedicou 19 minutos e 27 segundos em 

um especial com a recapitulação do caso do "mensalão". Em ambos os dias o programa 

foi apresentado pelos jornalistas William Bonner e Patrícia Poeta. Logo na apresentação 

do especial,  o jornalista William Bonner, também editor-chefe do JN, deixou clara a 

intenção do telejornal. 

W. B.: Hoje e amanhã o Jornal Nacional vai relembrar o surgimento e 
a evolução do caso, os fatos que ajudam a entender tanto as acusações 
quanto  os  argumentos  dos  advogados  de  defesa  dos  36  réus. 
(JORNAL NACIONAL, 30/07/12)

No dia 30, logo de início, a reportagem relata o modo de como o escândalo veio 

à  tona.  Apontam  que  após  denúncias  de  uma  gravação  revelada  pela  revista  Veja 

prejudicial ao deputado Roberto Jefferson, o mesmo deu uma entrevista ao jornal Folha 

de São Paulo dizendo que deputados do Partido Progressista (PP) e do Partido Liberal 

(PL), atual Partido Republicano (PR), recebiam mesadas em troca de apoio político ao 

PT. Também enfatizou diversas falas de Jefferson como as que ele inocenta o presidente 

Lula e que diz ter avisado o até então ministro da Casa Civil, José Dirceu, do esquema 

bem antes de ele vir à tona. Relata-se que após ataques de Jefferson o ex-ministro José 

Dirceu deixou o governo. 

O estilo teatral de Roberto Jefferson, denominado como o personagem central da 

história pelo próprio telejornal no dia 30, é extremamente explorado. Recordam que ele 

apontou que o dinheiro recebido pelos deputados vinha do Banco Rural e destacam o 

saque feito pela esposa do deputado federal João Paulo Cunha (PT) no valor de 60 mil 

reais.  Depois  colocam  a  figura  de  Marcos  Valério  no  esquema,  apontado  como  o 

responsável por obter os recursos para o “mensalão”. 

5



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Bauru - SP – 03 a 05/07/2013

Logo  depois  citam  outras  figuras  centrais  do  PT  envolvidos  no  esquema  e 

destaca-se a justificativa de José Genoíno (PT) que afirmou ter assinado documentos de 

empréstimos sem ler, em confiança a Delúbio Soares. Outros personagens petistas que 

se destacam na reportagem são Silvio Pereira e Luis Gushiken. Do primeiro relembrou-

se  o  fato  de  ele  ter  ganhado  um  carro  importado  da  construtora  GDK,  que  tinha 

negócios com a Petrobrás. Já do segundo que houve uma acusação de ele ter mandado o 

Banco do Brasil assinar contrato de publicidade, sem licitação, com a empresa DNA de 

Marcos  Valério.  No  entanto,  depois  relatam que  o  Procurador-Geral  da  República, 

Roberto  Gurgel,  havia  pedido  a  absolvição  dele,  por  não  haver  provas  suficientes. 

Falam também da alegação da defesa feita pelo PT, dizendo que o dinheiro circulado 

irregularmente era para a prática de Caixa 2 e não de “mensalão”. 

O publicitário  Duda Mendonça foi  outro envolvido  que recebeu destaque  na 

matéria. Lembrou-se que ele afirmou que, a mando de Marcos Valério, abriu contas no 

exterior  para  receber  dinheiro  que  o  PT  lhe  devia  da  campanha  eleitoral.  Outro 

momento enfatizado foi quando Roberto Jefferson e José Dirceu ficaram frente a frente 

no congresso. São destacados momentos em que Jefferson realizou ataques a Dirceu, 

enquanto Dirceu se defendia. 

Ao final da matéria do primeiro dia mostra-se o posicionamento do presidente 

Lula  com  relação  as  escândalo.  Revelam  que  após  nove  semanas  do  início  das 

denúncias ele falou pela primeira vez do assunto e, sem citar  a palavra “mensalão”, 

afirmou que o PT havia errado e que os culpados deveriam ser punidos. A reconstrução 

histórica do primeiro dia termina apontando os deputados que renunciaram para evitar a 

perca dos direitos políticos e os que foram cassados à época. 

Já no dia 31 a segunda parte da matéria foi ao ar. De início destacam que o 

julgamento político, realizado no congresso nacional, terminou em dezembro de 2006 

após o trabalho de três CPIs. Enfatizam que diversas horas de depoimentos ocorreram 

na busca de comprovar o “mensalão”. Mostram que três deputados foram cassados: José 

Dirceu  (PT),  Pedro  Corrêa  (PMDB)  e  Roberto  Jefferson  (PTB).  E  diz  que  doze 

acusados mantiveram os mandatos. 

Relata-se que em abril de 2006 a denúncia do “mensalão” chegou ao Supremo 

Tribunal  Federal  (STF)  e  que  o  Procurador-Geral  da  República  à  época,  Antonio 

Fernando de Souza, denunciou 40 envolvidos e disse que o esquema havia sido dividido 

em três núcleos – político, operacional e financeiro. Relembram que em agosto de 2006 

6



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Bauru - SP – 03 a 05/07/2013

todos puderam se manifestar acerca do julgamento e apontam que o procurador aceitou 

a denúncia do “mensalão”. É enfatizada a caracterização feita por Antonio Fernando de 

Souza acerca de José Dirceu, José Genoíno e Delúbio Soares - todas negativas para com 

os envolvidos - mostrando supostos detalhes de suas funções no esquema.

A reportagem mostra que em 2011 a procuradoria geral da República apresentou 

as alegações finais, que revelavam que o “mensalão” existiu e que foi comandado por 

José  Dirceu.  Diz  que  Roberto  Gurgel  pediu  a  condenação  de  36  réus  e  que  Sílvio 

Pereira,  para  se  livrar  do processo,  fez  um acordo e  prestou  serviços  comunitários. 

Recordam que outro réu, José Janene, morreu em 2010 e que não há provas suficientes 

contra Luiz Gushiken e Antônio Lamas. Uma sonora de Roberto Gurgel aparece com 

ênfase, no especial. 

R.  G.:  Há  provas  suficientes  para  que  o  STF  os  condene  como 
requerido  pelo  ministério  público  federal.  (JORNAL  NACIONAL, 
31/07/12)

Com relação aos crimes cometidos pelos envolvidos, a reportagem destaca o fato 

de que a maior parte deles são acusados de formação de quadrilha. O telejornal, que 

havia apontado no dia anterior Roberto Jefferson como personagem central da história, 

mudou e disse que o personagem central  era  José Dirceu.  O ex-ministro  também é 

apontado  como  o  chefe  da  quadrilha  e  que  ele  e  outras  pessoas  são  acusados  de 

corrupção ativa. Falam que outros réus são acusados de corrupção passiva e que a pena 

é a mesma dos envolvidos na ativa. 

A caracterização dos outros crimes em que os envolvidos são acusados também 

aparece.  O primeiro  foi  o peculato,  que é  descrito  pelo telejornal  como quando um 

funcionário público age sozinho para desviar dinheiro ou obter vantagem e quem se 

beneficia  deste  esquema.  Outros  crimes  descritos  são os  de  evasão  de  divisas  e  de 

gestão fraudulenta. Em todas as descrições aparecem imagens dos envolvidos e a pena 

que condenados pelos crimes podem receber.

O telejornal  ao final  disse  que caso forem comprovados  desvios de recursos 

públicos os réus poderiam ser condenados a devolver o dinheiro público. Com relação 

ao ponto de vista da defesa dos acusados uma única nota pelada foi dada com a seguinte 

afirmação proferida pelo jornalista Willian Bonner: 

W. B.: Os advogados dos réus afirmam que eles são inocentes, que 
não há provas para condená-los e que esperam um julgamento técnico 
e justo no supremo. (JORNAL NACIONAL, 31/07/12)

7



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Bauru - SP – 03 a 05/07/2013

O poder simbólico na cobertura

Na prática do jornalismo é comum a seleção de fatos e trechos mais importantes 

de determinados assuntos.  No entanto,  para a  realização  de tal  seleção há sempre  a 

dificuldade  de  ter  objetividade.  Diversos  fatores  como  ideologia  e  posicionamento 

político  influenciam  o  trabalho  jornalístico  (ABRAMO,  2003).  A  pretensão  de 

representar  ao  público  neutralidade  pelo  JN  nas  matérias  selecionadas  denota  a 

utilização de poder simbólico, que, para Bourdieu (2007), só ocorre quando há alguma 

assimilação do que é divulgado ou pregado.

Apesar do tom de isenção do telejornal, nota-se que ele utilizou-se de seu poder 

simbólico de modo a prejudicar a imagem dos acusados do esquema petista. Logo de 

início percebe-se que um dado essencial para o entendimento do esquema é deixado de 

lado,  que  são  suas  raízes.  Como  já  comentado  anteriormente,  o  esquema  de 

empréstimos irregulares através das empresas de publicidade de Marcos Valério teve 

início em Minas Gerais, para a obtenção de recursos da campanha de Eduardo Azeredo 

do PSDB (FIGUEIREDO, 2006). Este recorte evidencia que no material  analisado a 

construção simbólica do telejornal ignorou dados prejudiciais ao PSDB, como ocorreu 

nas eleições de 1994 e 1998 (NEVES, 2008). Segundo Pierre Bourdieu (1997) diversos 

fatores  fazem  com  que  ocorram  alguns  recortes  daquilo  que  será  televisionado, 

influenciando diretamente no material final. 

...  a  televisão  pode,  paradoxalmente,  ocultar  mostrando,  mostrando 
uma coisa diferente do que seria preciso mostrar caso se fizesse o que 
supostamente  se  faz,  isto  é,  informar;  ou ainda mostrando o que é 
preciso mostrar, mas de tal maneira que não é mostrado ou se torna 
insignificante, ou construindo-o de tal maneira que adquire um sentido 
que não corresponde absolutamente à realidade.  (BOURDIEU, 1997, 
p. 24)

Outro dado que merece ser destacado é que os políticos dirigentes do PT à época 

foram  os  mais  representados  no  material  selecionado.  Inclusive  o  ex-ministro  das 

comunicações,  Luiz  Gushiken,  que  foi  considerado  inocente  no  relatório  final  de 

Roberto Gurgel, ganhou destaque na cobertura. Outros envolvidos no esquema que não 

pertencem  ao  PT,  como  o  deputado  cassado  Pedro  Corrêa  (PMDB)  ou  os  que 

renunciaram como Valdemar da Costa Neto (PR) e Bispo Rodrigues (PR), são citados 

uma única vez na reportagem. 

8



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Bauru - SP – 03 a 05/07/2013

Martino (2003)  diz  que a  reconstituição  de fatos é  uma prática  constante  no 

jornalismo. Porém, tal processo altera substancialmente a realidade, apresentando uma 

seleção  subjetiva  dos  fatos.  A  partir  deste  pressuposto  pode-se  isentar  em partes  a 

seleção do JN, que pode ter considerado mais importante dar enfoque aos envolvidos 

diretamente  no  governo  Lula.  Por  outro  lado,  alguns  termos  utilizados  durante  o 

especial revelam que não houve isenção por parte do telejornal. Para demonstrar isto 

deve-se  destacar  que  em  momento  algum  a  palavra  “inocente”  foi  usada  na 

caracterização  de algum envolvido,  em especial  do Partido dos  Trabalhadores.  Dois 

exemplos reforçam isto: o primeiro quando dizem que doze deputados mantiveram seus 

mandatos.  O  segundo  quando  diz  que  Roberto  Gurgel  pediu  a  absolvição  de  Luís 

Gushiken por  falta  de provas.  Em ambos os  casos  cabia-se perfeitamente  dizer  que 

foram considerados inocentes,  mas isto não ocorreu. Bourdieu (1997) aponta que os 

retratos feitos, de modo geral, pela televisão podem acarretar em sérios desequilíbrios 

para a sociedade. 

Os perigos políticos inerentes ao uso ordinário da televisão devem-se 
ao fato de que a imagem tem a particularidade de poder produzir o que 
os críticos literários chamam  o efeito de real,  ela pode fazer ver e 
fazer  crer  no  que  faz  ver.  Esse  poder  de  evocação  tem efeitos  de 
mobilização. (...) a simples narração, o fato de relatar, to record, como 
repórter, implica sempre uma construção social da realidade capaz de 
exercer  efeitos  sociais  de  mobilização  (ou  de  desmobilização). 
(BOURDIEU, 1997, p. 28)

O tom condenatório presente durante a reportagem também é algo que deve ser 

lembrado. Não há equilíbrio no que tange ao posicionamento dos acusados e daquilo 

que são acusados. Apenas uma nota pelada ao final do especial, no tempo total de dez 

segundos,  traz  o  posicionamento  dos  advogados  de  defesa.  Para  o  jornalista  Paulo 

Moreira Leite (2013) o tom condenatório acompanhou o julgamento por grande parte da 

mídia, que apenas aguardava a sua confirmação. 

A maioria dos meios de comunicação cobriu o julgamento em tom de 
celebração e  cobrança.  Quase todos consideravam que a  culpa dos 
réus já fora demonstrada pela CPI dos Correios e pelas investigações 
posteriores.  A  versão  dos  acusados,  que  sempre  se  declararam 
inocentes, raramente foi levada em consideração. (LEITE, 2013)

Vale citar que Bourdieu (1997) aponta que o tom condenatório feito pela mídia 

em casos de jurisprudência pode acarretar em sérios prejuízos ao sistema judiciário. A 

frase destacada do Procurador Geral da República que afirma haver provas suficientes 

para a condenação dos envolvidos pode servir como um exemplo do perigo que este 

9



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Bauru - SP – 03 a 05/07/2013

tipo de cobertura enviesada pode acarretar no campo jurídico. Bourdieu diz que o apelo 

televisivo  pode  fazer  com  que  decisões  de  juízes  sejam  orientadas  pela  pressão 

televisiva, na ânsia deles em tornarem-se referências para a sociedade. 

Em um número de Actes de La Recherche em Sciences Sociales que 
consagramos ao jornalismo, há um belíssimo artigo de Remi Lenoir 
que mostra como, no universo judiciário, certo número de juízes, que 
nem sempre são os mais respeitáveis do ponto de vista das normas 
internas do campo jurídico, pôde servir-se da televisão para mudar a 
relação  de  forças  no  interior  de  seu  campo  e  provocar  um curto-
circuito nas hierarquias internas. (BOURDIEU, 1997, p. 81)

Considerações finais:

Ao analisarmos o especial sobre o caso do “mensalão” feito pelo Jornal Nacional 

percebe-se  que  o  telejornal  encaixa-se  no  conceito  de  poder  simbólico  de  Pierre 

Bourdieu. O discurso de neutralidade do JN reforça o intuito de mostrar que aquilo que 

é relatado é o real, buscando a assimilação do público de sua construção da realidade. 

A  ausência  de  uma  contextualização  histórica  completa  sobre  o  esquema 

denominado “mensalão”,  sem considerar que ele teve seus primórdios com políticos 

ligados  ao PSDB e a  forte  caracterização  dos  crimes  supostamente  cometidos  pelos 

envolvidos do PT denota uma cobertura enviesada do telejornal. Reforça-se a isto de 

que a versão dos advogados de defesa dos acusados aparece apenas em uma nota de 10 

segundos no especial. 

A importância deste estudo reside no fato de que uma cobertura enviesada, sob o 

falso  estigma  de  neutralidade,  é  prejudicial  à  sociedade,  que  busca  informar-se  e 

entender situações políticas por meio de telejornais. Demonstra que o conceito de Poder 

Simbólico é pertinente a atualidade e que é necessário uma atenção acerca do modo em 

que ele é utilizado pela mídia. Vale apontar também que de todos os réus que ganharam 

destaque no telejornal, apenas Duda Mendonça e Luiz Gushiken foram absolvidos ao 

final do julgamento, demonstrando o poder e a influência que o órgão midiático pode ter 

tido no resultado final do julgamento. 

10



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Bauru - SP – 03 a 05/07/2013

Referências bibliográficas: 

ABRAMO, P.  Padrões de manipulação da grande imprensa. São Paulo: Editora Fundação 
Perseu Abramo, 2003

BOURDIEU, P. O poder simbólico. 11. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007

_____________.  Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997.

DELMANTO,  J.  De Azeredo  às  25  condenações  no  supremo. Caros  Amigos.  Ano  XVI, 
Edição Especial nº 60, p. 4-7. São Paulo: Editora Casa Amarela, 2012

FIGUEIREDO, L. O operador. Rio de Janeiro: Record, 2006.

GRUPO DE MÍDIA DE SÃO PAULO. Mídia dados Brasil 2012. São Paulo: Disponível em: 
http:www.gm.org.br. Acesso em 10 mar. 2013.

LEITE, P. M. A outra história do mensalão: as contradições de um julgamento político. São 
Paulo: Geração Editorial, 2013.

LIMA, V. A. de. Crise política e poder no Brasil. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2006.

MARTINO, L.  M. S.  Mídia e  poder simbólico:  um ensaio sobre comunicação e campo 
religioso. São Paulo: Paulus, 2003.

NEVES, F. Telejornalismo e poder nas eleições presidenciais. São Paulo: Summus, 2008.

11


