
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Vila Velha - ES – 22 a 24/05/2014 

 1

 

Em busca do interesse do público: uma análise sobre o trabalho de Vladimir 

Herzog à frente do departamento de jornalismo da TV Cultura na década de 19701 

 
 

Jemima BISPO2 
Iluska COUTINHO3 

Universidade Federal de Juiz de Fora 
 
 

 

Resumo 
 
O objetivo deste artigo é apresentar um panorama sobre jornalismo realizado na TV 
Cultura, emissora pública paulista, em meados da década de 1970, auge do regime 
imposto pelos militares em 1964. Através de matizes teóricos, remontamos ainda as 
considerações deixadas pejo jornalista Vladimir Herzog para a emissora em 1975. Na 
época, Vlado, como era conhecido, assumiu a direção do telejornalismo da TV Cultura, 
antevendo a possibilidade de colocar em prática a ideia de responsabilidade social 
inerente às práticas do jornalismo em emissoras públicas. Neste artigo, analisamos ainda 
a constituição da emissora durante o regime militar e sua consequente contradição: ser 
uma fundação criada pelo Governo, financeiramente dependente dele, que devia, por 
outro lado, possuir autonomia intelectual, administrativa e editorial.  
 
 
Palavras-chave: Jornalismo; TV Pública; TV Cultura; Vladimir Herzog; Regime 
Militar.  
 
 
Introdução 
 

No Brasil, a ideia de serviços públicos de radiodifusão foi sempre subordinada 

ao modelo comercial. Ao contrário do que ocorreu na Europa, o modelo sucumbiu ao 

comércio, com a regulamentação da publicidade, em 1932, quando o governo autorizou 

as emissoras a ocuparem 10% de suas programações com anúncios, e esses 10% se 

ampliaram até o quadro que temos hoje: um pouco de programas no meio de muitos 

anúncios. 

                                                 
1 Trabalho apresentado no DT 1 – Jornalismo do XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 
realizado de 22 a 24 de maio de 2014. 
 
2 Jornalista, mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF. 
Graduada em Jornalismo pela PUC – Minas. Email: jemimabispo0@gmail.com 
 
3 Jornalista, doutora em Comunicação Social (Umesp) e mestre em Comunicação e Cultura (UnB). 
Professora do Departamento de Jornalismo e do Mestrado da Faculdade de Comunicação da UFJF. Email: 
iluskac@globo.com 
 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Vila Velha - ES – 22 a 24/05/2014 

 2

A criação da Fundação Padre Anchieta, em 1967, é um momento significativo 

na história da TV pública brasileira. Institucionalmente, reproduzia o modelo da BBC 

de Londres: como na emissora britânica, a rádio e a televisão públicas de São Paulo 

seriam dirigidas por um Conselho Curador representativo da sociedade e com uma 

autonomia de gestão garantida pela figura jurídica do direito privado, fato determinante 

para evitar qualquer interferência estatal.  

Otondo (2002) afirma que a televisão configura-se como um grande instrumento 

de democratização da cultura, informação e educação, imprescindíveis para a 

consolidação social do país por exercer forte influência sobre a vida social de todos os 

brasileiros. “Os fatos só existem quando passam na tevê” (Otondo, 2002, p. 270).  

Lançando mão dessa lógica, o veículo passa a ser fortemente usado durante o 

regime militar instalado no Brasil em 1964, que imprimia na sociedade a ideia de 

desenvolvimento que se configurava no país, maquiando as atrocidades e o descaso com 

os direitos humanos. 

Sobre o período, são esclarecedoras as palavras de Almeida e Weiss (1998): 

 
 

“Do AI-5 ao início da abertura (1969-1974): esses foram os anos 
lacerantes da ditadura, com o fechamento temporário do Congresso, a 
segunda onda de cassação de mandatos e suspensão de direitos 
políticos, o estabelecimento da censura à imprensa e às produções 
culturais, as demissões nas universidades, a exacerbação da violência 
repressiva contra os grupos oposicionistas, armados ou desarmados. É, 
por excelência, o tempo da tortura, dos alegados desaparecimentos e 
das supostas mortes acidentais em tentativas de fuga. É também, para 
a classe média, o tempo de melhorar de vida. O aprofundamento do 
autoritarismo coincidiu com, e foi amparado por, um surto de 
expansão da economia – o festejado “milagre econômico” – que 
multiplicou as oportunidades de trabalho, permitiu a ascensão de 
amplos setores médios, lançou as bases de uma diversificada e 
moderna sociedade de consumo, e concentrou a renda a ponto de 
ampliar, em escala inédita no Brasil urbanizado, a distância entre o 
topo e a base da pirâmide social. A combinação de autoritarismo e 
crescimento econômico deixou a oposição de classe média ao mesmo 
tempo sob o chicote e o afago” (ALMEIDA; WEISS, 1998, p. 332). 

  
 
 Dessa forma, o presente artigo pretende jogar luz nesse episódio da história da 

televisão brasileira, sobretudo, a partir da instituição da TV Cultura em meio ao regime 

militar. A pesquisa se propõe ainda a analisar as propostas diferenciadas do telejornal 

“Hora da Notícia”, resgatando, por meio de documentos e referenciais teóricos, as 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Vila Velha - ES – 22 a 24/05/2014 

 3

considerações deixadas por Vladimir Herzog para a TV Cultura no período em que o 

mesmo estava à frente do departamento de jornalismo da emissora.  

 
Televisão, uma arma nas mãos dos militares 
 

A TV Cultura surge em 1969, no ápice da consolidação de um modelo 

econômico inserido num projeto político imposto pelo golpe de Estado de 1964. Modelo 

que implicou na combinação e reagrupamento de empresas brasileiras e estrangeiras, 

com a formulação de uma nova concepção de interdependência econômica, política, 

cultural e militar, na América Latina e com os Estados Unidos. Segundo Leal Filho 

(1988) a interdependência substituiu a noção de independência e justificou a exclusão 

do povo do processo político. “Esse processo de exclusão ampla só se concretiza com 

um Estado forte, capaz de conter toda e qualquer dissidência” Leal Filho (1988, p.31). 

Transferiu-se para o Brasil uma tecnologia de ponta, implantando-se um sistema de 

telecomunicações sofisticado assim como nos países de capitalismo central.  

Época também em que o Estado disponibilizou uma moderna rede de 

telecomunicações capaz de servir como um dos principais sustentáculos para sua 

política autoritária e centralizadora. Prova disso foi a instalação, através da Embratel 

(Empresa Brasileira de Telecomunicações), de 24 centros de TV em cidades grandes e 

médias do país, com a responsabilidade pelo controle e distribuição de transmissões de 

televisão, levando à formação da Rede Integrada de Televisão Educativa, capaz de levar 

a curto prazo, educação, cultura e informação a milhões de brasileiros. 

Neste cenário de lutas políticas, a televisão emerge como veículo privilegiado, 

tanto no nível técnico como no que diz respeito aos recursos para a produção de uma 

programação que unisse o país em torno da difusão generalizada de cultura do grupo 

dominante. A televisão passa então a ser peça-chave na estrutura de manutenção do 

poder. É neste ponto da história da TV que a atuação do regime, até então discreta, 

torna-se completamente explícita e deixa claro o objetivo fim de utilização do veículo. 

A TV Cultura, implantada com uma proposta de uma TV educativa, ainda era 

nessa época uma emissora com pouca repercussão, baixos índices de audiência, carente 

de recursos técnicos. Mantida pelo governo do Estado de São Paulo e gerida pela 

Fundação Padre Anchieta, a emissora foi legalmente denominada fundação de direito 

privado, o que garantia a sua autonomia administrativa e independência política diante 

do Estado. Mesmo assim, era encarada como uma plataforma de divulgação dos atos e 

intenções do regime militar e do governo estadual. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Vila Velha - ES – 22 a 24/05/2014 

 4

Em 1967 foi constituída a Fundação Padre Anchieta (FPA) responsável pela TV 

Cultura de São Paulo e ligada ao governo estadual. Logo de início, trocou a 

denominação de TV Educativa por TV Cultura, fazendo alusão ao canal que existia 

anteriormente. Mas a TV, embora tenha ficado isenta de qualquer influência 

publicitária, já que a lei proibia, devendo manter em relação ao governo estadual rígida 

independência, teve grande controle ideológico do autoritarismo da época e não 

conseguiu fugir das regras do regime militar. 

 
 

Em 1967, uma postura radical, antidemocrática e repressiva instalava-
se no poder. Logo, em fevereiro, uma conveniente Lei de Imprensa foi 
aprovada pelo regime para conter a divulgação de ideias ou 
informações contrárias ao regime militar. (LIMA, 2008, p. 42). 

 
 

No mesmo ano em que instituiu a FPA, o governador Abreu Sodré submeteu-a 

ao regime de direito privado para evitar interferências do poder público. Leal Filho 

(1988) acredita que, em nome da autonomia, o governador criou um clube fechado, 

sobre o qual teria influência decisiva, sendo isso uma contrafacção autoritária do 

discurso liberal pregado. 

 
 

A Fundação Padre Anchieta adotou como poder máximo um Conselho 
Curador, formado por representantes de instituições públicas e 
privadas da sociedade paulista, inspirado no Conselho de 
Governadores da BBC de Londres. Com algumas limitações, se 
comparado ao seu inspirador, ainda assim o Conselho Curador da 
Fundação Padre Anchieta é a principal barreira institucional às 
investidas do Estado e da iniciativa privada sobre as emissoras. [...] As 
limitações estão no fato de existirem no Conselho cadeiras vitalícias e 
de haver uma presença excessiva de representantes de órgãos 
estaduais. (LEAL FILHO, 2000, p. 159-160). 

 
 

No discurso de inauguração da TV Cultura o primeiro presidente da FPA, como 

relembra Leal Filho (1988), José Bonifácio Coutinho Nogueira, afirmou que a Fundação 

não teria nenhuma outra posição política que não fosse a de divulgadora dos postulados 

da democracia. Para ele, todas as formas de proselitismo seriam recusadas, voltando-se 

prioritariamente aos espíritos jovens de todas as idades e condições sociais. A filosofia 

de trabalho seria a busca da democratização do ensino e da cultura, oferecendo ao povo 

oportunidades, através de modernos métodos e processos de divulgação. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Vila Velha - ES – 22 a 24/05/2014 

 5

 Contudo, o discurso não correspondia à prática. “O liberalismo retórico refere-se 

ao plano econômico que não tem correspondência na esfera política onde [...] a postura 

é conservadora”. (LEAL FILHO, 1988, p.23). 

 Para Lima (2008) não havia nessas propostas nenhuma preocupação com 

o universo simbólico dos telespectadores, uma vez que se tentava transmitir uma visão 

reificada de mundo sem levar em conta a realidade concreta onde viveriam as pessoas.  

Aí residia o fato que explica as crises e insucessos da TV Cultura: o seu projeto 

não levava em conta as distinções existentes na sociedade, preferindo considerá-las 

desníveis culturais capazes de serem equilibradas através da veiculação de cultura. 

A grande contradição da TV Cultura se encontrava na decisão entre uma 

programação culta e outra que atingisse o grande publico. Fato que somado às 

ingerências de ordem política, motivadas pela dependência econômica da emissora das 

verbas do governo paulista, geraram sérias crises à TV Cultura durante toda a década de 

1970. 

Como explicitado por Bispo e Meirelles (2013, p. 107) no livro “A informação 

na TV Pública”, a maior parte da programação era desvinculada de qualquer 

preocupação com a audiência e com o conteúdo do que se transmitia. Uma chance de se 

pensar então uma nova proposta para o jornalismo. 

 

Uma nova TV Cultura 

 

Um novo cenário político atingiu a TV Cultura em março de 1975, com a posse 

do novo governador do Estado, Paulo Egydio Martins, que propagava um governo mais 

liberal em relação ao antecessor. O novo governador propôs várias mudanças e 

encarregou um grupo de trabalho de estudar a comunicação social. Depois de apontar 

graves defeitos na programação da TV Cultura, como indefinição de objetivos, 

desconhecimento do público a que se dirigia, amadorismo na escolha de temas e na 

própria realização dos programas e um elitismo que levava a baixa audiência, o grupo 

recomendou que ela fosse utilizada não apenas para divulgar as ações governamentais, 

mas para permitir sua discussão.  

 O grupo contratado pelo governador Paulo Egydio para estudar a situação da TV 

Cultura em 1975 recomendou ainda a abertura de um canal de diálogo que permitisse à 

população manifestar aos governantes seus problemas, anseios, apreensões, queixas e 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Vila Velha - ES – 22 a 24/05/2014 

 6

sugestões. Para isso, era preciso reformular amplamente a emissora, em especial o setor 

de telejornalismo. 

 Na ocasião, o secretário da Cultura contratou o jornalista Vladimir Herzog, o 

Vlado. A contratação foi decidida, embora o chefe do escritório do Serviço Nacional de 

Informação (SNI)4 apontasse a ficha do jornalista como tendo registro de algumas 

“veleidades comunistas” na juventude. 

 Anteriormente, em 1972, Vladimir Herzog, que esteve com o jornalista 

Fernando Pacheco Jordão estagiando na BBC e trabalhando na TV Excelsior, recebeu o 

convite do então secretário de Estada da Cultura, Ciência e Tecnologia, José Mindlin, 

para dirigir o setor de jornalismo da FPA.  

 
 

A vinda de Herzog para a TV Cultura era coerente com a postura de 
atrair os melhores profissionais e manter a excelência da programação. 
Mas Vlado tinha posições de esquerda, o que chocava frontalmente 
com a “linha dura” do regime que apertava o cerco contra a FPA. 
(LIMA, 2008, p.110). 

 
 

Como elucida Leal Filho (1988), em 1974 quase toda a equipe de jornalismo foi 

demitida por ordem do palácio do governo, depois da transmissão de uma matéria sobre 

demissões de trabalhadores de uma empresa pesqueira, cujo proprietário era ligado ao 

chefe da Casa Civil do governo. 

A chegada do Vlado já estava com esse ambiente preparado, coincidindo 

também com o momento político que o país vivia. Como afirma Lima (2008) o 

secretário de Estado da Cultura, Ciência e Tecnologia, José Mindlin, teve de ir a público 

defender a equipe de jornalismo da TV Cultura, acusada de fazer propaganda comunista 

em seus noticiários. As acusações vinham principalmente da Assembleia Legislativa 

Paulista, onde o deputado Wadih Helú afirmava que a Cultura fazia propaganda de 

comunismo em vez de promover o Governo do Estado. 

 Ao retornar à Cultura, Vladimir Herzog encaminhou ao presidente da FPA, ao 

secretário da Cultura e ao próprio governador um projeto chamado “Considerações 

Gerais sobre a TV Cultura”, que procurava responder ao desejo do governador de mudar 

a comunicação do governo e dar novo rumo ao jornalismo da emissora. (Markun, 2005, 

p. 78). 

                                                 
4 Órgão criado pela lei nº. 4.341 em 13 de junho de 1964 com o objetivo de supervisionar e coordenar as atividades 
de informações e contra-informações no Brasil e exterior. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Vila Velha - ES – 22 a 24/05/2014 

 7

 Sobre o retorno do jornalista à emissora, Fernando Pacheco Jordão, que também 

havia sido demitido em 1974, rememora: 

 
 

Ele contava as dificuldades do trabalho, dificuldades políticas, 
principalmente. [...] E eu recomendava muito a ele ter paciência e, 
principalmente, eu dizia a ele: “Vlado, eu fiquei aí anos, anos, 
esperando para poder fazer um jornal e depois mais alguns anos 
tentando fazer uma coisa decente. Vai com calma...” E o Vlado era um 
sujeito muito sensato. (LIMA, 2008, p.117, apud, JORDÃO, 1975). 

 
 

A sensatez do jornalista não era sinônimo de intimidação às pressões da época. 

Assim, nas duas primeiras semanas como Diretor de telejornalismo da TV Cultura, 

Vladimir Herzog formalizou suas primeiras propostas e encaminhou à assessoria 

administrativa da emissora.  

 

Reformulando a emissora 

 

No âmbito do telejornalismo houve a supressão da carência de recursos materiais 

pela prática de um jornalismo interpretativo. Como aponta Leal Filho (1988), tratava-se 

de uma fórmula arrojada levando-se em conta o grau de censura imposto no início da 

década de 70 a toda a imprensa brasileira. “Primeiramente uma edição semanal 

chamada Foco na Notícia e depois um jornal diário, Hora da Notícia, deram um 

tratamento à informação, discutindo causas e efeitos do problema tratado”. (LEAL 

FILHO, 1988, p. 54).  

Sobre esse assunto são esclarecedoras as palavras de Santos (2005): 

 
 

Quando a TV Cultura passou a ter uma programação diurna, ela 
passou a emitir um telejornal na hora do almoço, no meio-dia, era o 
Hora da Notícia 1ª Edição, comandado pelo Fernando Pacheco Jordão. 
[...] era um telejornal totalmente diferente do que você vê hoje. Os 
recursos visuais eram pequenos. Então ele era baseado, embasado em 
muita pesquisa. (Lima, 2005, p.101, apud, Santos, 2005). 

 
 
O Hora da Notícia (HN), exibido diariamente entre 1973 e 1975, insurgiu como 

um telejornal cuja finalidade era contrapor a imagem de segurança nacional forjada pelo 

Estado, encarnada principalmente pelas propagandas oficiais.   



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Vila Velha - ES – 22 a 24/05/2014 

 8

Para a equipe que integrava o telejornal, a ideia era oferecer ao telespectador 

uma análise concreta dos acontecimentos, e não simplesmente a enumeração das 

notícias manchetes do dia. Era o registro do real, mas como uma forma estética de 

compreensão e de aprofundamento dos problemas que ocorriam nas cidades. A equipe 

encarava o jornalismo em tevê como instrumento de diálogo, que espelhasse os 

problemas, as esperanças e angústias do público ao qual se dirigia, relacionando as 

matérias com a realidade em que vivia o telespectador.  

O cineasta João Batista de Andrade (2010) descreveu os métodos de filmagem e 

de cobertura jornalística que foram desenvolvidos na TV Cultura ao longo de seu 

trabalho no HN. 

 
 

A visão que eu e Fernando Jordão tínhamos, era de uma 
democratização da tela e de interesse pelos reais problemas da 
sociedade, em contraposição a fantasias institucionais e à alienação 
dos noticiários até aquele momento. Isso implicava, como ocorreu no 
“Hora da Notícia”, na quebra de velhos hábitos, busca de uma visão 
independente e não oficial dos fatos, mudanças nos conceitos de 
autoridade na informação e uma nova eleição hierárquica da 
importância dos fatos e assuntos. (ANDRADE, 2010, p. 01. 
Disponível 
http://cincomeiasete.blogspot.com/2010_01_01_archive.html) 

 
 
 Diante da carência estrutural, Vladimir Herzog ponderou em seu projeto. 

 
 

É preciso dotar o setor de jornalismo de recursos técnicos, financeiros 
e profissionais, para que alimente não só um telejornal diário, mas 
toda uma gama de programas, direta ou indiretamente, necessitados de 
trabalhos jornalísticos. (HERZOG, 1975). 

 
 

Leal Filho (1988) ratifica a afirmação, alegando que a prática desse tipo de 

jornalismo foi viável durante algum tempo em decorrência dos baixos índices de 

audiência da emissora e do jornalismo em particular. Mas as características peculiares 

do telejornal acabaram atraindo a atenção da audiência e, consequentemente, daqueles 

que se sentiam incomodados com as denúncias ali formuladas. 

O telejornal abordava assuntos de ligação direta com o telespectador. O homem 

da rua era convidado a expor os seus problemas antes das autoridades.  

 Entre os pontos do projeto proposto por Vlado, citamos: 

 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Vila Velha - ES – 22 a 24/05/2014 

 9

 

-Jornalismo em rádio e TV deve ser encarado como instrumento de 
diálogo, e não como um monólogo paternalista. Para isso, é preciso 
que espelhe os problemas, esperanças, tristezas, e angústias das 
pessoas as quais se dirige.  
- Um telejornal de emissora do governo também pode ser um bom 
jornal e, para isso, não é preciso "esquecer" que se trata de emissora 
do governo. Basta não adotar uma atitude servil. (HERZOG, 1975). 

 
 
 

 Esses pontos explicitam a preocupação do jornalista com a postura elitista e, em 

alguns casos, evidencia o incômodo de Vlado a respeito da influência do Estado na 

determinação da programação jornalística da TV Cultura.  

 Em entrevista a Fernando Morais5 publicada no número zero do jornal “Aqui 

São Paulo”, Vlado deixou claro seu compromisso com a audiência: 

 
 

Muita gente entra aqui pensando que pelo fato de não estar amarrada a 
patrocínio comercial, a TV Cultura permite fazer qualquer coisa. 
Como se a audiência pouco importasse. E traduzem nível cultural para 
“hermetismo”, surgindo com ideias incríveis para a produção. Coisas 
assim no nível daquele filme de Resnais [...] que todo mundo assistia 
com a cara mais inteligente do mundo, e saía do cinema sem entender 
nada. Afinal, estamos gastando tempo e dinheiro produzindo 
programas para meia dúzia de amigos? Claro que não. (HERZOG, 
apud, MARKUN, 2005, p. 84). 

 
 

Na época, o HN era um jornal pobre de recursos, mas combativo, provando que 

um bom telejornalismo é capaz de levantar os índices de audiência de uma emissora. 

 
 

Até Vlado assumir, o “Hora da Notícia” sempre abria com alguma 
ação do governo e suas estatais. Quando abordava questões ligadas à 
vida das pessoas, eram temas em que a responsabilidade 
governamental era difusa [...] E geralmente as iniciativas oficiais eram 
apresentadas pelo ângulo mais positivo. O noticiário internacional se 
resumia a notas curtas. Apenas um assunto ganhava destaque maior. 
Mas se algum ministro ia para o exterior, a equipe da Cultura seguia 
atrás. (MARKUN, 2005, p.85). 

 
 

As afirmações de Markun (2005) a respeito da posição estatal adotada na 

emissora contradizem o artigo 5º do próprio Estatuto da Fundação Padre Anchieta que 

                                                 
5Jornalista, político e escritor brasileiro. Sua obra literária é constituída por biografias e reportagens. Trabalhou nas 
redações de Veja, Jornal da Tarde, Folha de São Paulo, TV Cultura e portal IG. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Vila Velha - ES – 22 a 24/05/2014 

 10 

diz “não poderá a Fundação utilizar, sob qualquer forma, a rádio e a televisão 

educativas, bem como quaisquer outros meios de comunicação multimídia: I - para fins 

político-partidários.” (ESTATUTO FPA, 2009, p.1). 

 
 

Remontando à década de 70, na tentativa de reaproximar a emissora 
do caráter público, sob o comando de Vlado, o jornal “Hora da 
Notícia” passou a ser aberto com manchetes sobre assuntos de 
utilidade pública, sendo que, quando a notícia envolvia decisões 
oficiais, o enfoque era para suas consequências na vida das pessoas. 
(MARKUN, 2005, p.85). 

 
 
Entre as sugestões para reformular a emissora, com o olhar amplo voltado para 

os demais setores, Vlado alinhava duas medidas urgentes. A primeira dizia respeito à 

criação de um Departamento de Publicidade e Promoção, integrado por profissionais de 

comprovada competência e que acreditassem no papel e nos objetivos da Fundação. O 

setor levaria informações a outros veículos (jornais, revistas) sobre a programação, 

estimulando e controlando a sua divulgação. Isso integraria as emissoras da Fundação 

no contexto dos "mass media" paulista e nacional, afastando assim uma das cortinas de 

sigilosidade que afastam a público. Como afirmava o próprio Herzog em seu projeto6: 

“Por que deixar de divulgar programas exclusivos, reportagens especiais? Nesse setor, 

deve-se investir seriamente em material humano. Do contrário, acabará como simples 

serviço de relações públicas”. 

A segunda medida tratava da: 

 
 

Busca de uma "nova imagem" junto ao público. Por defeito de origem, 
as emissoras da Fundação agridem o público a partir das próprias 
denominações. Nos Estados Unidos, o canal educativo é chamado 
"public television", denominação menos pomposa e agressiva do que 
"cultural" ou, o que é pior, "educativa". Mas, se o nome não pode ser 
mudado, a "imagem" certamente pode. A imagem é derivada da 
programação como um todo, isto é, é inútil querer "melhorar" este ou 
aquele programa. É preciso garantir uma média de qualidade e 
interesse, que reconquiste a confiança do telespectador quando gira o 
botão para o Canal 2. Ai, então, será preciso cuidar do problema do 
horário. Pouco adiantará inverter rios de dinheiro num programa, se 
este for lançado em horário infeliz. (HERZOG in MARKUN, 2005, p. 
79). 

 
 

                                                 
6  Disponível em http://www.vladimirherzog.org Acesso em 30 de março de 2011. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Vila Velha - ES – 22 a 24/05/2014 

 11 

 O objetivo da nova política de programação era relacionar o conteúdo à 

realidade em que vivia a parcela de público que seria atingida em determinado horário e 

determinado programa.  

 Com base em seu projeto de trabalho, que atentava para o verdadeiro caráter da 

emissora enquanto órgão público e para o público, Vlado propôs, um mês antes de sua 

morte, algumas medidas concretas que seriam o primeiro passo para a consecução do 

objetivo final de reformular o jornalismo da TV Cultura. Em um memorando 

encaminhado á Assessoria Administrativa da emissora, no dia 14 de setembro, ele 

propunha:  

 
 

"Gostaríamos de ver adotadas as seguintes medidas antes de uma 
reprogramação definitiva:  
A partir de outubro de 1975: 
a) Cancelamento imediato do "Jornal da Manhã", por falta de 
condições minimamente satisfatórias de produção, o que nos impede 
de assumirmos plena responsabilidade pelo que vai ao ar neste 
horário.  
b) Reexame urgente dos objetivos, conteúdo e horário do "Jornal 
Agrícola". Pelos mesmos motivos alegados no item A, tomamos a 
liberdade de sugerir a suspensão provisória do "Jornal Agrícola" 
enquanto se procede ao reexame proposto.  (HERZOG in MARKUN, 
2005, p. 80) 

 
 
  Esta parte da proposta foi aprovada e todas as sugestões foram aplicadas pela 

Direção da TV Cultura. Mas, mesmo assim, desde seu primeiro dia de trabalho, quando 

assumiu a direção do Jornalismo da Cultura, no dia 1º de setembro de 1975, Vlado 

passou a sofrer pressões permanentes. 

  
 

Na semana de 20 a 25 de outubro (1975) a coisa começou a ficar mais 
pesada. O Weis teve que assumir porque ele estaria sendo procurado, 
o Markun chegou a ser preso... O Konder estava preso. Então o Vlado 
começou a ficar realmente muito aflito. (COSTA in LIMA, 2008, 
p.111). 

  
 

Vlado tinha posições de esquerda, o que chocava frontalmente com a linha dura 

do regime, que a cada dia apertava o cerco contra a FPA. Em outubro de 1975, tendo se 

apresentado ao DOI-CODI (Departamento de Operações Internas), atendendo a uma 

intimação, o jornalista foi detido e torturado até a morte. 

 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Vila Velha - ES – 22 a 24/05/2014 

 12 

Conclusão 

 

Percebemos atualmente, a grande incidência de discussões a respeito do 

verdadeiro papel das emissoras públicas. No momento atual, e face ao desenvolvimento 

das televisões comerciais, a criação e desenvolvimento de um novo modelo de serviço 

público, alternativo e claramente diferenciado do modelo comercial emergem como 

possibilidades de garantir ao telespectador, entendido como cidadão, seu direito à 

informação, cultura e entretenimento. 

Assim, rememorar o trabalho do grupo de jornalistas a fim de estabelecer na 

emissora um jornalismo voltado para o público ao qual se dirigia, foi significativo no 

sentido de entender as iniciativas do passado e relacioná-las ao presente.  

Diante do conteúdo exposto e, principalmente, das considerações propostas por Vlado, 

observamos a imprescindibilidade de uma emissora pública cunhada na 

responsabilidade e na ética jornalística e respaldada na preocupação com o público. 

Constituída como fundação de direito privado, a Fundação Padre Anchieta 

deveria manter em relação ao governo estadual rígida independência, administrativa e 

financeira. No decorrer da pesquisa, foi possível perceber que isso não ocorreu 

plenamente. Fica a nítida sensação de que, enquanto alguns profissionais competentes 

buscavam prestar à sociedade um eficiente serviço público de radiodifusão, o governo 

via a TV Cultura como canal de expansão de seus projetos político-eleitorais em um 

período de repressão e arbítrio. 

Nesse sentido, as mudanças na linha de programação da emissora na época, 

embora não parecessem tão ousadas ou revolucionárias, poderiam ser consideradas 

pontos básicos sobre a verdadeira função da TV pública e sobre seu papel frente à 

sociedade. 

Assim como Karam (1997) defendeu que os pressupostos morais e éticos em que 

se desdobra a atividade profissional dos jornalistas não podem estar submetidos à lógica 

do Estado, do interesse privado ou a critérios pessoais, Vlado também acreditava que a 

emissora do governo do Estado padecia de vários defeitos fundamentais, por isso era 

necessário implantar uma política de comunicação capaz, não só de divulgar intenções 

governistas, mas criar um espaço de discussão e diálogo com o público. 

            O objetivo de suas considerações era construir uma consciência crítica em 

relação ao modelo oferecido, o que levou os órgãos de segurança da ditadura militar a 

investigar, prender e torturar o então Diretor de Telejornalismo da emissora, 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Vila Velha - ES – 22 a 24/05/2014 

 13 

justificando que ele pertencia ao Partido Comunista. Assim, o jornalismo proposto no 

telejornal Hora da Notícia e as ideias pregadas para os demais setores da emissora 

traduziu-se como um instrumento de lutas, mudanças e uma tentativa de avanços 

sociais, mas foi, por isso, cruelmente sucumbido. 

A pesquisa mostrou-se necessária, além de tudo, por analisar o conhecimento da 

sociedade a respeito dos atores que fizeram parte desse importante momento da história 

do país, principalmente o jornalista Vladimir Herzog, diretor do telejornal HN, que teve 

seus projetos paralisados em decorrência de sua morte brutal. Hoje, num momento de 

anti-comemoração aos 50 anos da ditadura militar, trazemos algumas considerações do 

que, de fato, representou uma prática de mudança no telejornalismo em emissora 

pública no Brasil.  

 

  

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Vila Velha - ES – 22 a 24/05/2014 

 14 

Referências 

 

ALMEIDA, Maria Herminia Tavares; WEISS, Luiz. Carro-zero e pau-de-arara: o cotidiano 
da oposição de classe média ao regime militar. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz. (Org.). 
História da Vida Privada no Brasil: contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo: 
Cia. das Letras, 1998. 
 

ANDRADE, João Batista de. O percurso da televisão e do jornalismo nos anos 70. 
Disponível em http://cincomeiasete.blogspot.com/2010_01_01_archive.html Acesso em 15 mai 
2010. 

________________________. O povo fala: um cineasta na área de jornalismo da TV brasileira. 
São Paulo: Editora SENAC, 2002. 

 

BISPO, Jemima; MEIRELLES, Alana. Jornal da Cultura, herdeiro do Hora da Notícia? In: 
COUTINHO, Iluska. A informação na TV Pública. Florianópolis: Insular, 2013. 
 
ESTATUTO FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA. Disponível em 
www.tvcultura.com.br/fpa/institucional/estatuto-fpa.pdf Acesso em 13 mar 2014. 
 
 
HERZOG, Vladimir. Considerações sobre a TV Cultura, in MARKUN, Paulo. Meu querido 
Vlado. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005. 
 

LIMA, Jorge da Cunha. Uma história da TV Cultura . São Paulo: Fundação Padre Anchieta, 
2008. 

 

LEAL FILHO, Laurindo Leal. Atrás das câmeras: relações entre cultura, estado e televisão. 
São Paulo: Summus Editorial, 1988. 

 
________________________. “TV Pública.”  In: BUCCI, Eugênio (org.). A TV aos 50: 
criticando a televisão brasileira no seu cinquentenário. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 
2000. 
 

MARKUN, Paulo. Meu querido Vlado. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005. 
 

OTONDO, Teresa Montero. TV Cultura: a diferença que importa. In: RINCÓN, Omar. 
Televisão Pública: do consumidor ao cidadão. São Paulo: Friedrich Ebert Stiftung, 2002. 
 

 
 
 
 
 
 

 

 


