ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00020</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Campanha promocional: "Biscoitos Doo Mistério"</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Rhariany Mitrof Alves da Silva (Centro Universitário de Volta Redonda); Alexandra Danielly Chagas Palmeiras (Centro Universitário de Volta Redonda); Milena Aparecida dos Santos (Centro Universitário de Volta Redonda); Marlon Pacheco da Mota (Centro Universitário de Volta Redonda); Edilberto Venturelli (Centro Universitário de Volta Redonda); Rhanica Evelise Toledo Coutinho (Centro Universitário de Volta Redonda)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Publicidade, Campanha Promocional, Marketing de Guerrilha, Marketing Sensorial, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A proposta teve seu início a partir do desenvolvimento de atividade prática interdisciplinar, que determinou como objetivo a criação de uma campanha promocional que abordasse a temática de um personagem que remetesse a infância. Como método para o desenvolvimento da proposta pautou-se nos conceitos de publicidade, campanha promocional, marketing de guerrilha e marketing sensorial. Para desenvolvimento da ação, foi realizada uma pesquisa bibliográfica ou de dados secundários. Em síntese a equipe propôs um planejamento de campanha promocional, desenvolveu e acompanhou todas as etapas da criação do stand e do produto (biscoito), a experiência trouxe aos envolvidos a aproximação e vivência entre a teoria e a prática.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Na publicidade existem diversas formas e estratégias para se alcançar um objetivo pré-determinado, nesse sentido, uma campanha promocional, propõe a divulgação de um produto, enaltecendo a marca, tornando-a conhecida por meio da interação com o público, levando o mesmo à ação de compra. Este trabalho apresenta a descrição de uma Campanha Promocional para lançamento da marca fictícia de biscoitos denominada "Biscoitos Doo Mistério", realizado pela turma de 3º ano do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Volta Redonda-UniFOA, como requisito de aprovação nas disciplinas de Direção de Arte e Comunicação Visual e Atendimento e Planejamento Publicitário. Após reunião de brainstorming, foi escolhido um personagem infantil, que consequentemente tivesse um produto atrelado ao mesmo. O personagem escolhido foi Scooby-Doo, representado por um cão medroso e trapalhão que acaba sempre ajudando seu grupo de amigos a desvendar mistérios, mas sempre, pensando em sua recompensa, ou seja, os biscoitos caninos, denominados de Biscoitos Scooby. Após, iniciou-se planejamento e a criação de uma campanha promocional que envolvesse o prospect, neste caso, o público infantil e os amantes do desenho, que se encontra no ar desde 1969. Determinou-se como produto biscoitos artesanais feitos com amido de milho, devido à proximidade do personagem como produto. Umas das estratégias promocionais utilizadas foram as ações de marketing de guerrilha, desenvolvidas com poucos recursos financeiros, o que resultou na criação de um stand, cujo formato se assemelha ao veículo (Van) da turma do Scooby, neste cenário também foi realizado um jogo interativo que conduzia e envolvia o público em uma ação de marketing sensorial incluindo à degustação do produto. O trabalho foi exposto na feira "Sonhos de Consumo" edição 2016, evento interno realizado pelo Curso de Publicidade e Propaganda e que visa desenvolver e motivar as práticas interdisciplinares. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Após a escolha do personagem, foi possível determinar os objetivos dessa proposta, dentre elas a criação da Campanha Promocional intitulada "Biscoitos Doo Mistérios" pautada nos conceitos e práticas do Marketing de Guerrilha, que norteiam para ações criativas e de baixo custo e de Marketing Sensorial o qual viabiliza uma interação maior com o público por meio dos cinco sentidos. Busca-se por meio da realização de todas as etapas determinadas para um planejamento de campanha promocional a organização de um evento voltado para o lançamento do referido produto, promovido por uma empresa fictícia, denominada Mais Sabor. Nesse sentido, pretende-se por meio desta ação levar aos consumidores biscoitos artesanais de boa qualidade, com sabores misteriosos no sentido da degustação e divertidos por estimular o lado lúdico que remete essa ação ao contexto do desenho. Tudo isso pensando em encantar crianças e jovens, fãs do desenho animado Scooby-Doo. Essa atividade prática ainda teve como finalidade, oportunizar a aproximação entre a teoria e a prática aos estudantes do 3º ano do curso Publicidade e Propaganda. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho se justifica pelo fato de oportunizar a prática de ensino de forma interdisciplinar e envolver a comunidade acadêmica em uma ação promocional. A equipe pode aplicar os conceitos teóricos no desenvolvimento dessa proposta prática e, além disso, vivenciar a experiência da construção de todo o processo de planejamento e desenvolvimento da campanha promocional do início ao fim. O planejamento para lançamento da marca fictícia de biscoitos denominada "Biscoitos Doo Mistério" teve como intuito nortear todas as ações a serem desenvolvidas que visavam o alcance dos objetos determinados. A campanha promocional, segundo Silva Filho (2008) tem como características principais a interação com o consumidor e o dinamismo, nesse sentido a proposta visou essa interação por meio de ações elaboradas baseadas no marketing sensorial e marketing de guerrilha. As ações objetivaram levar o produto ao consumidor fazendo com ele o conhecesse e construísse com o mesmo um laço por meio de uma experiência inesquecível e duradoura. Para Silva Filho (2008, p. 33) a diferença "de uma Campanha de Propaganda e uma Campanha Promocional está no objetivo da venda imediata, retorno rápido e contato direto com o consumidor. [...] leva o consumidor ao produto, enquanto a Campanha Promocional traz o produto até o consumidor". Determinadas ações desde a degustação dos biscoitos à utilização de redes sociais para sorteio de caixas do biscoito tiveram o intuito de levar o produto ao consumidor. A relevância da proposta se estabelece, uma vez que, o desenvolvimento da campanha aproximou os futuros publicitários do mercado de trabalho fazendo com que os mesmos participassem ativamente de etapas de criação, planejamento, execução e avaliação de resultados.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A empresa Mais Sabor, indústria fictícia do ramo alimentício, especializada em biscoitos caseiros sempre prezou pela qualidade dos seus produtos, bem como pela matéria prima utilizada no mesmo, a fim de criar um sabor atrativo que chame atenção de seu público alvo. O lançamento do produto foi realizado no evento intitulado  Sonhos de Consumo edição 2016, que ocorreu entre os dias 7 ao dia 11 de novembro, concomitante a  Semana da Comunicação , no horário das 18h30 às 22hs, no Campus Aterrado do Centro Universitário de Volta Redonda. A montagem do stand ocorreu no dia 4, e nesse espaço foram realizadas as ações da apresentação do produto, buscando por meio de estratégias alcançar uma boa interação entre a marca e seu público-alvo. Conforme aborda Marconi e Lakatos (2007, p. 166)  a pesquisa bibliográfica, ou de fontes secundária, abrange toda bibliografia já tornada pública em relação ao tema de estudo , dessa forma a mesma foi realizada buscando publicações em torno do desenho infantil escolhido pelo grupo, do marketing sensorial e do marketing de guerrilha, com o intuito de analisar os conceitos encontrados sob uma nova ótica, fazendo com que assim fosse possível alcançar propostas inovadoras para o melhor desenvolvimento do trabalho. A pesquisa auxiliou também na busca por referências criativas, tanto para criação das peças como para o desenvolvimento de todas as ações. A princípio, na busca pelo alcance do objetivo principal, pensou-se em uma proposta que fosse inovadora e inédita o que levou o grupo a pensar em uma ação de marketing de guerrilha que segundo Levinson (2007 apud KAMLOT; FONSECA, 2010, p. 2) pretende  atingir objetivos convencionais, como lucro ou sucesso, utilizando métodos não convencionais, como investir energia ao invés de dinheiro . Intencionando chamar a atenção do prospect o grupo utilizou-se da criatividade e empenho para não montar um stand convencional e gastar poucos recursos financeiros com essa ação. Na pretensão do envolvimento do prospect utilizaram-se estratégias voltadas para o marketing sensorial que segundo Camargo (2009, p. 79) consiste em  [...] um conjunto de ações de comunicação não verbal, de baixo custo, usado principalmente no ponto de venda, que tem a finalidade de fixar uma marca, um produto ou até mesmo um serviço, criando sensações através dos cinco sentidos . O envolvimento do Marketing Sensorial na execução das ações se deu a partir de uma análise do grupo quanto a uma forma de se explorar aos cinco sentidos do prospect no dia do lançamento, visando a construção de um vínculo emocional com o mesmo. A ornamentação do cenário do stand foi construída para que espaço tivesse um ambiente misterioso e assustador, buscando assim, aguçar o sentido da visão, assim como, a cor dos biscoitos que confundiam a mente do consumidor devido os sabores que não correspondiam às cores dos mesmos. O espaço contava com música ambiente destinada a reforçar o clima de mistério, tal música foi mixada e colocada junto a trilha sonora do tema do desenho animado, despertando a memória auditiva dos participantes vinculadas as experiências do desenho animado vivido na infância. Os cheiros dos biscoitos exalavam por todo o ambiente, excitando o olfato, e o gosto misterioso que trabalhou o paladar, pois todos os visitantes tiveram a oportunidade de experimentar os três sabores e tentaram adivinhar os mesmos. O tato foi trabalhado na ação no quiz onde os participantes deveriam entrar em dupla e se quisessem ganhar um brinde misterioso deveriam participar do jogo apertando primeiro o botão e acendendo a luz. Tudo foi realizado de forma estratégica visando posicionamento positivo da marca na mente do consumidor, esperando com isso, levá-lo a aquisição futura do produto. Além do modo artesanal de preparo dos seus produtos, a empresa fictícia Mais Sabor tem como diferencial o atendimento, à satisfação e à diversão ao consumir dos produtos, e tem por objetivo fazer com que o mesmo faça o uso dos seus sentidos construindo assim experiências duradouras com a marca e o produto. O processo de elaboração da campanha passou por etapas de criação que segundo Sampaio (2003) é definido por nove passos para se construir de forma correta desde um anúncio ou cartaz a uma campanha completa. Primeiramente os objetivos a serem alcançados foram definidos e logo após passou-se a realização da pesquisa. Em seguida iniciou-se a construção de um planejamento que alinhou todas as informações para a criação das ações promocionais e estratégias de comunicação a serem desenvolvidas, nele continha também todos os rafes e layouts necessários para idealização do projeto. O trabalho foi apresentado ao professor responsável para que pudesse ser aprovado e revisado caso algo não estivesse de acordo. Depois da aprovação do planejamento ocorreu a fase de criação das peças e do stand e em seguida a aprovação das mesmas. Durante a execução da campanha a rede social Facebook foi um dos canais de comunicação estabelecido com o público alvo e que ajudou na etapa de aferição dos resultados alcançados. A elaboração do planejamento para a campanha e a sua estruturação se deu a partir de pesquisas, pois não existe uma estrutura universal, mas inúmeras formas de construção que apenas auxiliam o profissional no desenvolvimento, fazendo com que essa estrutura varie de acordo com alguns aspectos. Sant Anna et al (2016, p. 107) auxilia na compreensão desse fato quando afirma que  Existem muitos modelos e fórmulas preconizados para ajudar profissionais em seu planejamento de campanha. [...] sugestão de um guia de organização que ajude o planejador a saber em qual gaveta colocara&#769; cada informação coletada dentro de seu arquivo de projeto de campanha O planejamento foi o principal instrumento que facilitou a execução e conclusão da campanha, fazendo com que o objetivo fosse atingido e com que o evento realizado alcançasse o sucesso pretendido. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O planejamento de campanha foi elaborado objetivando orientar todo o processo, desde a criação do produto a marca, e a organização da ação de lançamento dos  Biscoitos Doo Mistério almejando atingir o objetivo principal. Desenvolveram-se diversas ações, a começar pela elaboração do briefing, seguida de pesquisa e da elaboração do planejamento de campanha. Visando conquistar o envolvimento e proporcionar ao cliente experiências inesquecíveis, criaram-se sabores misteriosos de biscoitos que podem ser identificados como:  Monstro de Piche  cor rosa, sabor menta com chocolate;  Fantasma verde  cor verde com sabor baunilha e  Fantasma 10 mil volts  cor laranja com sabor morango. Na busca pelo desejo de aguçar a curiosidade do target, as características planejadas para os produtos foram pensadas a partir das necessidades e motivos que um consumidor determina para a aquisição de um produto, ou seja, a vontade de experimentar algo diferente, com sabores que despertem um clima de aproximação ao personagem e mistério. Para aumentar a aproximação das ações, a embalagem do biscoito foi desenvolvida no formato do veículo da turma do Scooby-Doo, chamado pelos mesmos de  A máquina do mistério . Destaca-se no contexto do planejamento do evento de lançamento deste produto a relação estabelecida entre fantasia e o consumo. A marca  Biscoitos Doo Mistério busca por meio desse evento, reconhecimento e sucesso visando conquistar o maior número de consumidores possível tendo como atrativo o convite para a visitação do stand, onde foi possível interagir com as ações e conhecer o produto. A realização do evento de lançamento tem como meta conquistar o maior número de comentários positivos, assim como, avaliar a aceitação do produto pelo consumidor. Cinco dias foi o tempo de ação determinado pela empresa para alcançar esse objetivo. O perfil do público-alvo foi delimitado por indivíduos das classes sociais B1, B2 e C1, de ambos os sexos e com idade de 05 a 25 anos, como também os amantes do desenho que se encontra no ar desde 1969. Com a campanha sendo desenvolvida no espaço interno do Campus Aterrado do Centro Universitário de Volta Redonda, a pretensão era alcançar os alunos, professores e funcionários dessa instituição, bem como todas as pessoas que puderam visitar a instituição no período da Semana da Comunicação. Objetivando conquistar um bom posicionamento mercadológico, a proposição básica pautou-se no fato dos biscoitos possuírem sabores misteriosos. A justificativa se dá por conta dos  Biscoitos Doo Mistério além de saborosos, possuírem uma fórmula nutritiva e seu consumo moderado não causarem danos à saúde. Na busca pela construção de uma imagem que remetesse ao desejo por um produto que ofertasse uma variedade de sabores com características de um produto caseiro, artesanal e lúdico, ou seja, divertido e de excelente qualidade, que pode deixar a vida de muitas pessoas mais feliz. O Slogan de Campanha criado foi  Descubra se tiver coragem . Como estratégias foram compartilhadas pela equipe de atendimento informações sobre os benefícios do produto no momento da degustação que ocorreu no stand, viabilizando a aproximação entre cliente e produto, estabelecendo um laço com o cliente. Quanto às táticas para a continuidade da divulgação da marca e do evento de lançamento, foram realizados sorteios de caixas do biscoito, realizado por meio da rede social Facebook, a estratégia determinava que os visitantes que tirassem fotos no stand, postassem na rede social marcando o post com a seguinte hashtag: #BiscoitosDooMistério. Com relação ao material de apoio, foi criado um flyer informando sobre o stand e com a missão de estimular a curiosidade, sendo distribuído na entrada do local do evento. Com o título  Descubra se tiver coragem foram distribuídos cartazes pelo local convidando os consumidores a visitação ao stand, o qual poderia ser localizado por meio de sinalização horizontal aplicadas em forma de pegadas no chão feitas com papel adesivo (para não danificar o piso). Houve também a degustação dos biscoitos organizada por meio de uma ação de perguntas e respostas, ou seja, um quiz intitulado  Quiz Doo Mistério , um jogo onde foram feitas perguntas simples e rápidas sobre o desenho para todos os visitantes que quisessem ganhar um brinde (saquinhos com doces diversos), assim aqueles que acertassem poderiam colocar a mão no caldeirão da  Bruxa de Salem (personagem do desenho) e tentar a sorte. Para esse quiz foi desenvolvido um aparato especializado onde dois participantes tentam acender uma lâmpada, aquele que conseguir ganha o direito de pegar o brinde. Por último, tendo em vista o sucesso de visitação que já ocorria foi lançado, no decorrer da semana da promoção na rede social Facebook, um vídeo mostrando as ações desenvolvidas no stand, o que estimulou mais visitas e a procura dos consumidores amantes do desenho. As peças gráficas desenvolvidas para promoção foram: flyers no tamanho 10x15cm, impressão na cor 4/0, papel couché fosco 90g, destaca-se que todo esse material foi distribuído por um dos integrantes do grupo; foram confeccionados cartazes no tamanho A4, na cor 4/0 impressos em papel couché fosco 90g, essa peça tinha como objetivo divulgar a marca e informar a ação promocional, a peça foi distribuída em toda instituição onde ocorreu o lançamento; foram criadas seis embalagens do biscoito, uma em tamanho ampliado para demonstração e outras cinco destinadas ao sorteio, cada embalagem continha três sabores do biscoito; foram feitas impressão em papel fotográfico as fotos dos monstros, no tamanho 20x30cm para montagem de uma galeria; por fim, foi criado layout para camisa personalizada destinada a uniformizar o promotor responsável por distribuir o flyer. Para a criação do stand foi desenvolvido um layout do exterior e do interior do mesmo. A construção da estrutura física se deu por meio de cinco placas de madeirite, ripas, parafusos e tintas que se aproximassem da cor real do veículo (Van) do desenho, conforme apresentado na Imagem disponível no Site Olho Vivo (http://www.olhovivoca.com.br/educacao/5398/unifoa-promove-8-semana-de-comunicacao/). Os materiais utilizados para montagem da ornamentação foram: teias de aranha (artificial), folhas e galhos secos, quatro bancos altos, três quadrinhos para a galeria de monstros, duas lápides feitas de papel panamá, quatro pratos porta bolos para exibição dos sabores dos biscoitos, tomadas e extensões, aparato para realização do quiz, caixa de som, fantasminhas iluminados, cortina pisca-pisca, caveira iluminada, 1.500 biscoitos, seis caixas de biscoito, chicletes baba de bruxa, pirulitos de fantasma, plástico para embrulhar os brindes, estrutura para van, caderno de assinaturas, pegadas de adesivo para o chão, duas mesas altas: uma para o caldeirão e uma para o aparato do quiz. Os integrantes da equipe destinados a interagir com o público na realização das ações se caracterizaram com as roupas dos personagens do desenho infantil, sendo eles: Salsicha, Dafne, Velma, Scooby-Loo, Scooby-Doo, promotor do flyer (Camisa personalizada), Fantasma verde, Bruxa de Salém e Monstro de Piche. Foram realizados três orçamentos de todos os materiais necessários para: montagem do stand, divulgação e confecção dos biscoitos, sendo aprovado o de menor custo e que teve como valor final aproximado o investimento de R$ 360,00 (trezentos e sessenta reais), custeado pela equipe. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O desenvolvimento da campanha promocional para lançamento do "Biscoito Doo Mistério , englobou a realização do planejamento e a produção real do biscoito, com embalagens e ações interativas de marketing de guerrilha e sensorial. Pode não ter sido uma tarefa fácil, mas ajudou significativamente no entendimento da importância do planejamento de uma campanha pautado nos conceitos teóricos para se alcançar o sucesso. O produto teve grande aceitação perante o público alvo que compareceu ao stand do evento. Foi registrado o questionamento por parte dos consumidores se realmente o biscoito seria colocado a venda, e outros se poderiam levar para casa, demonstrando que realmente as ações conseguiram alcançar o objetivo planejado. O vídeo lançado na rede social Facebook para divulgação, gerou vários comentários e compartilhamentos, assim como as fotos do evento, que ganharam destaque em uma matéria publicada pela assessoria de comunicação do Centro Universitário. Uma foto do trabalho ganhou destaque em uma matéria informando sobre a 8ª semana de comunicação, que ocorria concomitantemente a feira  Sonhos de consumo , foi publicada no site Olho Vivo, conforme ilustrado anteriormente. Acredita-se que se tenha alcançado um total de visitação de 280 pessoas nos cinco dias de evento, o que estava dentro do limite do estimado. Para todos da equipe, participar desse trabalho reforçou a importância da compreensão de que a prática deve estar sempre atrelada à teoria e vice e verso. Foi constatado a receptividade e empenho por parte de toda a equipe que se dedicaram em todas as etapas. Com essa ação pode-se perceber que o marketing de guerrilha e sensorial potencializam uma campanha promocional de lançamento de determinado produto, já que despertam os sentidos e com isso a curiosidade e o desejo de aquisição. Consequentemente têm-se o envolvimento e interesse do target que de acordo com ação nas mídias sociais, pode ampliar a promoção, por meio de compartilhamento e comentários. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CAMARGO, Pedro. Neuromarketing. Descodificando a mente do consumidor. Edições IPAM, 2009.<br><br>KAMLOT, Daniel; FONSECA, Cristiano Rabello Pádua da. Marketing de guerrilha: teoria, prática e casos de sucesso. IV Encontro de Marketing da ANPAD, Florianópolis, 2010.<br><br>MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007.<br><br>SANT'ANNA, Armando et al. Propaganda: teoria, técnica e prática. 9.ed. São Paulo: Cengage Learning, 2016.<br><br>SILVA FILHO, Mauro Venício. Como elaborar campanhas promocionais. Belo Horizonte, SEBRAE/MG, 2008.<br><br> </td></tr></table></body></html>