ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00028</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Site Conectados: educação voltada para o público jovem</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;PRISCILA GONCALVES SANTOS (Centro universitário de volta redonda); Livia dos Santos Mendes (Centro universitário de volta redonda); Júllia Graziella Machado do Nascimento (Centro universitário de volta redonda); Cintia Miranda da Silva (Centro universitário de volta redonda); Afranio Teodoro Moutinho (Centro universitário de volta redonda)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;educação, internet, jovem, orientação vocacional, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O site Conectados foi criado por um grupo de estudantes universitárias para falar sobre educação e escolha profissional.Por se tratar de um veículo dirigido ao público do ensino médio, foi utilizada uma linguagem informal, sem perder a qualidade na escrita. Abordando temas que vão de acordo com o que o jovem quer saber sobre porfissões, faculdades, intercâmbio, orientação vocacional e vestibular, o objetivo foi criar um portal focado na indecisão que o estudante tem em escolher o seu futuro e ajudá-lo a descobrir o que mais lhe agrada.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com o advento da internet os profissionais de imprensa tiveram que se adequar a uma nova realidade: o jornalismo on-line. Com isso, o jornalista teve que se adaptar, e aprender a fazer o que já sabe, mas agora em um novo meio, dispondo de novos e diferentes instrumentos. Martín (2000) explica que a web tem transformado o acesso à informação e a comunicação tradicional. Tais mudanças propiciadas pela rede faz com que esses profissionais tenham que aderir a novas ferramentas que anteriormente não eram utilizadas no âmbito jornalísticos e hoje em dia são necessárias. É fundamental saber produzir conteúdo para diversas mídias, com suas características e linguagens afim de atingir um público maior. Segundo Pérez (1997, p. 5) os novos jornalistas vão sofrer as primeiras mudanças, em que deverão saber trabalhar em todos os meios.  Todos os meios serão multimeios, a verdadeira especialidade dos futuros profissionais da informação será a capacidade de trabalho em todos eles, selecionando e interpretando informação com a suficiente criatividade para dispor agradavelmente essa informação . Para Lasica (1997)o jornalista on-line não deve deixar de lado os princípios que norteiam a profissão, tais como saber entrevistar, pesquisar/apurar, ter rigor, flexibilidade, assim como uma boa escrita. Ainda complementa que o profissional tem que aprender  como melhorar a notícia através de fóruns, inquéritos, materiais de background, documentos de suporte, áudio, vídeo, mapas e gráficos interativos, arquivos pesquisáveis, entre outros . No cenário atual, ainda mais tendo o jovem como o público alvo, nada melhor que usar a Internet para falar com eles. O site quer essa proximidade e interatividade que esse novo meio proporciona, atraindo-o para um tema de suma importância: a decisão do seu futuro.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho se propõe a criar uma plataforma digital que o estudante do ensino médio possa usar como referência para sanar dúvidas relacionadas ao seu futuro, tanto no aspecto profissional, quanto acadêmico. Também almeja fazer com que o público a que o site é direcionado possa se identificar, por meio da linguagem, dos temas abordados e do planejamento gráfico do site. O crescimento da internet facilitou o acesso às informações que agora são produzidas de forma mais rápida e em diversas mídias diferentes. Segundo MARADEI e BASSETT (2012, p.5) "cabe ressaltar que a internet, por suas características interativas, demassificantes, ganha audiência com velocidade . Por isso, foi pensado em criar uma mídia especializada em educação para atender ao consumidor que se interessa por esse tipo de publicação. O site exposto neste trabalho teve como meta a elaboração de matérias regularmente, no período de outubro e novembro de 2016, época em que o estudante mais procura informações sobre o ENEM e vestibulares em geral. Além de prestar um serviço para esse público, com conteúdos importantes ligados ao âmbito acadêmico profissional, a plataforma também visa estabelecer uma relação mais próxima com os jovens. Por isso todo o aspecto gráfico e textual foi elaborado com o intuito de fidelizar as pessoas que buscam essas informações disponibilizadas pelo Conectados. Na página da Internet, adolescentes de 15 a 18 anos, em média, podem encontrar informações sobre universidades, orientação vocacional, intercâmbio e dicas para ingressar na faculdade. A linguagem utilizada nas matérias busca criar uma aproximação com o leitor, transmitindo conteúdos importantes de forma dinâmica. Essa simples mudança torna-se um dos diferenciais da página, porque as mídias atuais pretendem falar com o jovem, mas usam um vocabulário formal.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O universo acadêmico é um meio que desperta muitas dúvidas nos estudantes porque escolher qual carreira seguir é uma responsabilidade cada vez mais difícil e demanda mais estudo e pesquisa. Isso se intensifica com a variedade de cursos e faculdades para se escolher. Há grandes possibilidades no mercado para se especializar e alcançar o êxito profissional. Entretanto, muitas vezes falta um direcionamento para auxiliar essas pessoas nessa seleção. Pode-se dizer que o potencial público dessa plataforma se mantém conectado durante todo o dia a algum tipo de mídia digital, e delas é que recebem informações e formam opiniões. Rifkin (2004) denomina a pós-modernidade como a  era do acesso e de geração  mutável , e comenta que esta geração  também está trazendo consigo um novo tipo de ser humano . A todo instante os jovens são bombardeados por uma gama de conteúdos que caem sobre eles e é responsável- mesmo que indiretamente- pelas decisões que irão tomar. Além disso, as plataformas digitais possibilitam uma interação direta e instantânea entre comunicadores e seu público. Segundo Morin (2007) as produções de massa da indústria cultural seguem a lógica de maximização do consumo, e com isso, buscam atingir a todos. Entretanto, o autor também explica que ao se dirigir a todos, essas publicações acabam por não se endereçarem a ninguém. O público, neste tipo de produção, é definido por características impessoais, tais como gênero, faixa etária, renda, etc. Daí surge o jornalismo especializado. Neste tipo de produção não se pautam mais informações baseadas em características básicas como idade, sexo ou classes sociais, e sim a grupos que compartilham de interesses em comum. Nos dias atuais, com a internet, o excesso de informação acaba por fazer o público desinformado, uma vez que este se vê rodeado de conteúdos e não sabe a qual dar sua atenção. Ele acaba entrando em um processo de alienação justamente pela grande quantidade de publicações existentes na rede. Essa falta de informação completa é considerada uma enorme carência nesse mercado, e assuntos específicos fazem toda diferença para quem está nessa fase de escolhas. Os conteúdos do site Conectados são desenvolvidos de acordo com essas dúvidas, e pensados para suprir necessidades e ajudar na formação de opinião e pensamento crítico desses jovens. As opções apresentadas vão de idiomas a intercâmbio, e passeiam por um mundo de informações que se tornam necessárias para uma melhor compreensão do universo acadêmico para aqueles que ainda as desconhecem. Tudo isso, com o objetivo de fazer com que o jovem entenda melhor sobre as possibilidades que ele tem diante de seu futuro. A internet permite a multiplicação de informação pelo mundo em alguns segundos apenas. Para Ribeiro (2013), esse  espírito digital é a alma da Web 2.0 e provocou nos internautas uma disseminação e assimilação de conteúdos, gerando possibilidades desses indivíduos encontrarem respostas mais específicas às suas necessidades de comunicação. De acordo com Barbosa (2001, p.3), a informação  no jornalismo online se estabelece de maneira não-linear, pois as mensagens circulam em rede. E é essa forma não-linear que leva o leitor a ler e acessar a informação em qualquer ordem que escolher , causando assim um leque de informações no qual o internauta pode navegar e encontrar o que mais se encaixa com sua procura. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A elaboração do site foi iniciada em agosto de 2016. O processo se iniciou com o planejamento gráfico e editorial do produto, sendo debatidos itens de sua criação como cores, marca, logotipo, conceitos, editorias e linguagem utilizada. A partir dessa data foram estabelecidos primeiramente um roteiro, as técnicas, pautas e propostas editoriais, considerando as características do público alvo e do assunto abordado. Para essa produção foram definidas quatro etapas: 1) Pesquisa Bibliográfica: As Dimensões propostas por Novikoff (2010) foram utilizadas para pautar as referências bibliográficas. O primeiro passo foi um Levantamento do Estado do Conhecimento em publicações de revistas de comunicação, obras e artigos. Esse levantamento proporcionou a leitura de autores especialistas na área e pesquisadores interessados no assunto. Como o produto foi confeccionado essencialmente por jornalistas, a equipe viu a necessidade de fazer um estudo referente à criação de site e design gráfico. 2) Pesquisa de Mercado: Nesta etapa foram analisadas questões técnicas, como a existência de plataformas semelhantes e a disponibilidade de materiais parecidos para esse público específico. Os resultados de busca foram os esperados desde o inicio desta produção, apontando poucos veículos especializados em comunicação direta com jovens prestes a ingressar no ensino superior. A partir desse resultado um levantamento de dados literários foi necessário para a compreensão dos próximos passos dados no projeto e para uma análise conclusiva com embasamento adequado. 3) Produção Jornalística: A partir do levantamento de dados o passo considerado mais importante foi a elaboração de pautas e editorias do site. Nessa etapa a preocupação foi com um conteúdo que englobasse todo o universo jovem sem perder o cunho educativo do assunto. Além disso, a adaptação da linguagem coloquial também fez diferença nos textos, que se utilizaram de jargões específicos e palavras de fácil compreensão para os leitores. Essa aproximação foi parte crucial da produção do projeto, em que todo o material disponibilizado foi desenvolvido com linguagem adequada para criar a maior proximidade possível com o internauta. Para a elaboração de determinadas matérias, especialistas foram consultados como fontes. 4) Planejamento gráfico: Após a realização das etapas supracitadas, iniciou-se o processo de diagramação do produto. Com base nos estudos de cor e tipologia, o conceito gráfico do site foi elaborado de forma a fazer uma alusão ao ambiente acadêmico. Criar uma identidade visual para o site também foi necessário, porque a visualização do logotipo torna mais fácil sua identificação com a plataforma. A fonte utilizada no logotipo e nas editorias remete às universidades americanas e as cores vermelho e preto contrastam com o branco ao fundo. As editorias foram posicionadas no topo da página para facilitar a navegação do usuário. Também com o objetivo de deixar a navegabilidade mais simples, foi acrescentado o ícone  buscar . Nas páginas de cada editoria foi mantida a unidade visual que consiste em uma imagem em destaque (referente à matéria principal), uma imagem menor (segunda na hierarquia das matérias) e a terceira, apenas com a chamada textual. Esse tipo de destaque foi pensado em função da importância das imagens na atualidade. Após o cumprimento das etapas descritas acima, iniciou-se o processo de produção do site.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Conectados é uma plataforma de interação e prestação de serviço para o público estudante que busca dicas e orientação acerca de qual curso fazer, opções de intercâmbio, informações sobre o ENEM e diversos outros assuntos que permeiam o tema principal que é o âmbito acadêmico e a vida profissional. O site foi criado na disciplina teórico prática de Planejamento Gráfico e Editorial e levou um bimestre para ser materializado. O processo envolveu conceber os conceitos que seriam abordados pela plataforma e sua realização. Durante o planejamento do site, as editorias foram escolhidas tendo em vista a necessidade dos estudantes que estão saindo do ensino médio e ingressando no ensino superior. Sendo elas: Universidades, Vestibular e ENEM, Intercâmbio e Orientação Vocacional. O campo  universidades tem por finalidade aproximar o estudante do que esperar para a vida acadêmica, envolvendo principais dificuldades, ambientação nesse novo meio, diferenças entre instituições públicas e privadas, etc. O site foi criado na plataforma gratuita Wix e endereçado no seguinte link de acesso: < http://trabalhodaangelica.wixsite.com/conectados>. Foi feita a escolha por esse provedor uma vez que o mesmo é gratuito e de fácil manuseio para iniciantes. Isto teve grande relevância, uma vez que nenhum dos integrantes do grupo havia previamente criado ou editado um site. Uma pessoa ficou responsável pela criação da página, enquanto as outras quatro tiveram a tarefa de produzir as matérias para as editorias. A aba  vestibular e ENEM foi pensada de forma a trazer informações referentes às provas de ingresso no ensino superior. A editoria se preocupou em destacar a redação, por ser um dos itens que mais preocupa os estudantes. Sendo assim, dicas para melhorar a dissertação e possíveis temas de texto foram apresentados. Além disso, como o site se tratava de um produto jornalístico, informações relevantes sobre o tema não poderiam ser ignoradas. Pensando nisso, matérias sobre a ocupação das escolas e as consequências desses protestos na realização das provas do ENEM também foram abordadas, apesar de não estarem previstas na pauta inicial. O número de matérias na editoria Vestibular e ENEM foi maior devido ao surgimento de novas pautas no decorrer da elaboração do site. Assuntos como as ocupações nas escolas seriam de interesse do leitor, pois acarretaram consequências que afetaram diretamente na realização das provas. Com isso, o site fez uma cobertura completa do tema proposto e não abdicando da função do jornalista, que é passar informação relevante ao seu leitor. Com o grande número de estudantes que pretende estudar fora do país, seja para aprimorar o idioma, conhecer uma nova cultura ou aprender a  se virar sozinho , foi pensada editoria Intercâmbio. Nessa aba o leitor encontra uma gama de informações sobre universidades fora do país e também sobre as vantagens de ser fluente em uma outra língua. Com base na ideia principal do site, ser um espaço que ajudasse o jovem a decidir qual carreira escolher, se fez necessária a criação da editoria Orientação Vocacional. Nela são abordados assuntos como o dilema envolvendo cursar uma faculdade mais tradicional ou seguir o sonho de fazer algo inovador, mas que não tenha tanto mercado. Além das editorias, o site possui três seções: Fala Estudante, na qual o leitor pode entrar em contato com a equipe, sugerir matérias, enviar dúvidas, etc.; Idiomas que apresenta dicas sobre o aprendizado de outra língua e vantagens no mercado de trabalho para quem tem esse conhecimento; e Últimos Vídeos, que apresenta as produções audiovisuais mais recentes para o site. Também visando atrair o internauta e transmitir a mensagem de forma clara e dinâmica foi criado um canal no site YouTube. A proposta é produzir vídeos curtos com temas sugeridos pelos leitores. A periodicidade de publicação será quinzenalmente por que tal produção demanda muito tempo e aparato técnico. Essa plataforma possibilita uma maior interação com o público, pois no canal eles podem  curtir ou não (ferramenta de aprovação) comentar, se inscrever e compartilhar o conteúdo. Desta forma é possível dimensionar o retorno das publicações do site Conectados. Ao todo foram publicadas 16 matérias e cada redator do site ficou responsável por uma editoria, exceto a de Universidades em que todos participaram da produção do conteúdo. Houve a preocupação de usar uma linguagem mais simples e coloquial para que o público-alvo pudesse compreender o conteúdo sem dificuldades e também com o intuito de aproxima-lo da matéria, como uma conversa. Além disso, todas as publicações contêm imagens para que a leitura seja mais dinâmica. A interatividade foi um dos pontos centrais da plataforma, pois os leitores na internet têm a necessidade de participar da construção de conteúdo e as novas mídias precisam atender a essa demanda. Pensando nisso, foram abertos espaços para que os internautas pudessem comunicar-se com a equipe. Na intenção de atender a um usuário mais participativo foi criado o Fala, Estudante para que ele possa enviar dúvidas e sugestões para a equipe do site. Além disso, em todas as publicações é possível que o internauta expresse a opinião por meio do espaço de  adicionar um comentário . Esse espaço possibilita ao jovem o envio de dúvidas e opiniões sobre os materiais disponibilizados, criando uma ponte que aproxima cada vez mais o leitor da plataforma. Após definir as pautas, foi decidida a parte visual e gráfica da plataforma. Fez-se necessária a criação de um roteiro, orientado pelas definições de Fonseca (2008) referentes à construção do site. De acordo com o autor, deve-se usar  elementos que aumentam a atenção: coisas grandes, cores fortes (FONSECA, 2008, p. 242). Por isso a escolha da cor vermelha e o tamanho da letra. As imagens se destacam como um ponto crucial para atrair o internauta. Em todas a publicações buscou-se usar fotos que remetessem aos assuntos e que se destacassem independente do texto, para que ao olhar o leitor já identificasse o assunto e se interessasse em acessar o conteúdo. A tipologia utilizada no logotipo do site foi a Varsity, pensada de forma a trazer a lembrança das fontes utilizadas nas universidades americanas, reiterando o caráter educativo do site.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O jornalista nos tempos atuais, com a convergência das mídias, precisa se adaptar a um novo público mais interativo e exigente. Ao criar uma plataforma de comunicação voltada para estudantes foi possível compreender melhor como a notícia deve ser produzida para alcançar este determinado grupo. Os novos consumidores querem não apenas ler, ouvir, ou assistir o que é disseminado pelas mídias, mas principalmente fazer parte do processo de construção da informação. Por isso eles opinam, criticam e elogiam o conteúdo desses veículos estabelecendo uma troca entre os jornalistas e o público. E fazê-los se sentir parte dessa construção fideliza esse publico, que se vê representado e com voz ativa. É indispensável estabelecer uma padronização prévia de assuntos e linguagem a serem abordados nas matérias. Essa preocupação cria um vínculo com o público, que começa a utilizar o site como referência de informação, principalmente por ser uma abordagem diferenciada do que já existe atualmente no mercado. E mais que isso, dissemina esse conteúdo para seu meio social, que na maioria das vezes compartilha das mesmas dúvidas e anseios. O tema do site demanda uma perspectiva de público muito aguçada, pois há muito conteúdo vinculado a ele e dentro desse leque de informações existes aquelas mais relevantes e outras não tão interessantes. Além do mais, por educação ser um assunto  maçante para a maioria dos estudantes foi preciso fazer uso de uma linguagem mais simples e atrativa afim de fidelizar e fazer com o que o público compreendesse todas as matérias. A partir dessas afirmações é possível compreender que o assunto em questão ainda é muito pouco discutido. Essa carência de informação pode impactar diretamente em escolhas equivocadas de jovens que se encontram perdidos no ingresso em ensino superior.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BARBOSA, Suzana. Jornalismo online: dos sites noticiosos aos portais locais. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2001/papers/NP2BARBOSA.PDF>Acessado: 24 abr. 2017<br><br>FONSECA. Joaquim da. Tipologia e design gráfico: design e produção gráfica de impressos e livros. Porto Alegre: Bookman, 2008.<br><br>LASICA, J. D. (1997) - So you want to be an online journalist? American JournalismReview. Disponível em: http://www.jdlasica.com/1997/11/07/so-you-want-to-be-an-online-journalist/ Acessado em: 19.04.2017 <br><br>MARADEI, Anelisa; BASSETTO, Jefferson (2012). Relações com consumidores: novos caminhos, desafios e oportunidades.Disponível em: <http://gitsufba.net/anais/wp-content/uploads/2013/09/n2_relacoes_44735.pdf> Acessado em: 25 abr. 2017 <br><br>MARTÍN, Maria Teresa Sandoval (2000).Jornalistas no ambiente digital: em direção jornalista multimídia.Disponível em: <http://www.saladeprensa.org/art164.htm#> Acessado em: 22 abr. 2017<br><br>MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX: neurose. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.<br><br>PÉREZ, Arturo Merayo (2000) - Periodistas para elsiglo de lainformación: claves para formar losnuevos comunicadores. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/merayo-arturo-formacion-periodistas-XXI.pdf> Acessado em: 23 abr. 2017<br><br>RIBEIRO, Ângelo Augusto. Youtube, a nova tv corporativa: o vídeo na web como estratégia de comunicação pública e empresarial. Florianópolis: Combook, 2013.<br><br>RIFKIN, Jeremy. A era do acesso: A Transição de Mercados Convencionais para Networks e o Nascimento de uma Nova Economia. São Paulo: Makron Books, 2004.<br><br>ZAMORA, Lizy Navarro (2001) - Jornais online: suas características, seus jornalistas e seus leitores. Disponível em:</www.saladeprensa.org/art253.htm>. Acessado em: 21.04.2017<br><br> </td></tr></table></body></html>