ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00037</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Fios de Esperança: Um clique de amor</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Luísa Habib Brites (Centro Universitário de Rio Preto); Micaela Ferreira Santana (Centro Universitário de Rio Preto); Willian Salles da Silva (Centro Universitário de Rio Preto); Fernando Nogueira da Silva (Centro Universitário de Rio Preto); Rone Fabio Carvalho Junior (Centro Universitário de Rio Preto); Luciana Leme Souza e Silva (Centro Universitário de Rio Preto); Letícia Borsari Alves de Lima (Centro Universitário de Rio Preto)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Visibilidade, Informações, website, Fios de Esperança, Mídia Digital</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este artigo tem como objetivo apresentar o processo criativo e técnico do site do projeto sem fins lucrativos Fios de Esperança. O website foi criado com base nos principais interesses e carências do projeto. A área de comunicação era uma barreira para que o projeto fosse amplamente conhecido na região, tendo em vista seu destaque na área da saúde, e especialmente tratamento de câncer. Esta ferramenta foi pensada para que possa alcançar possíveis contribuintes e passar uma maior credibilidade do trabalho feito.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Fios de Esperança surgiu em 2011 em São José do Rio Preto para trazer perspectivas positivas na vida dos que lutam para conseguir a tão sonhada cura do câncer. Através da fabricação e doação de perucas, o projeto busca amenizar as dificuldades enfrentadas pelas crianças e mulheres vitimas dos fortes processos de quimioterapia o qual são submetidas constantemente. O projeto é movido por uma grande rede de ajuda em que são necessários vários setores para contribuir com sua efetivação. A primeira etapa depende da doação das mechas de cabelo natural (com ou sem química), em seguida o processo continua com a confecção das perucas, o que demanda tempo e altos custos para serem feitas. Aproximadamente 120 mulheres já se beneficiaram com o Projeto Fios de Esperança na Região de São José do Rio Preto Com o propósito em despertar a autoestima feminina e alegria nas crianças, as perucas ajudam as pacientes a se sentirem mais belas e atraentes aos olhos da sociedade em um momento em que a vaidade geralmente é posta de lado em circunstâncias do problema de saúde. Segundo o sociólogo José Carlos Rodrigues, Ao corpo se aplicam, portanto, crenças e sentimentos que estão na base da nossa vida social e que ao mesmo tempo não estão subordinados diretamente ao corpo. O mundo das representações se adiciona e se sobrepõe a seu fundamento natural e material, sem provir diretamente dele.(Rodrigues, 2006,p.49). É de suma importância que se de as oportunidades para quem sofre com doenças que afetam o físico continuar se sentindo parte da sociedade pois isso irá refletir positivamente em seu psicológico e poderá fazer diferença no tratamento. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">2.1) Objetivos gerais: Criar um website para representar e ampliar o projeto Fios de Esperança e passar a credibilidade devida de ter uma página na web. 2.2). Objetivos principais O objetivo principal do site é ampliar sua rede de contatos, disseminar pelo Brasil o trabalho executado no interior paulista, conseguir contribuintes mensais para o financiamento da fabricação de perucas, além de informar sobre os eventos em casas acolhedoras para pacientes e eventos destinados a arrecadações de alimentos e roupas em formato de 'pedágios'. 2.3) Objetivos indiretos para o cliente (Fios de Esperança) Planejamos que, com a divulgação e lançamento do site no mês de abril, teremos um crescimento das doações de cabelos, roupas, brinquedos e alimentos, além de um crescimento de salões interessados em participar, tudo isso influenciará a quantidade de consumidores finais atendidos (pacientes aguardando perucas e outras doações). </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A internet é hoje o melhor meio de compartilhar ideias, dados e novidades. Não é mais uma opção entrar no meio digital para alcançar mais resultados, é regra. Entretanto, de nada adianta fazer o uso indevido de redes sociais e outras mídias, pode ser que isso cause o efeito contrário ao esperado. Para um melhor resultado, é necessário um briefing, pesquisas e então direcionar todo o trabalho para o público-alvo. Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2015, realizada em domicílios em todo o território nacional entre novembro de 2015 e junho de 2016 cerca de 102 milhões de brasileiros usam a internet, isso comprova a força e resultados que estar nas mídias sociais traz. Para chegarmos à conclusão sobre o formato, um website, fizemos uma pesquisa com 50 pessoas para saber mais sobre a influência da plataforma na hora da doação. Dentre os entrevistados, 78% concordam que um website passa mais credibilidade do que uma página de Facebook. E 54% afirmaram que um website ajudaria na hora de optar por uma doação, 42% acham que pode sim interferir positivamente. Ao longo do tempo e com o trabalho sendo realizado principalmente em Barretos, grande centro de tratamento de câncer, o projeto precisa constantemente de doações de cabelos, materiais para confecção das perucas, além de auxílio monetário. Para isso, é de suma importância uma grande rede de contatos que dissemine o projeto e faça ser mais conhecido. A rede usada anteriormente não tinha resultados efetivos por ser produzida e administrada por pessoas sem conhecimento na área para alimentar com conteúdo de modo que atraísse novos colaboradores. Pensando nisso, foi elaborado um briefing para criação do website em que foi elaborado pesando em nosso público-alvo para construir cada setor da página. Todo o projeto de criação e implementação foi feito sem custo algum para o cliente. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O início da construção do website foi o briefing recolhido junto a coordenadora do projeto. Foi colocado em pauta a necessidade de uma ferramenta com informações, imagens, notícias e institucional. Em seguida, foi realizada uma segmentação mercadológica em que foi definido o público-alvo da plataforma para que assim fosse possível direcionar o conteúdo e as configurações. Sexo Feminino Faixa etária - 12 a 55 anos Classe Social - C¹, C², D e E Estado civil - Indiferente Grau de Instrução - A partir do ensino fundamental Interesses - Voluntariado, Doação. Planejamento estratégico é o processo de desenvolvimento e manutenção da adequação entre os objetivos da empresa e suas competências e as mutáveis oportunidades de mercado. O planejamento estratégico se baseia no desenvolvimento de uma missão institucional clara, de metas e objetivos viáveis, de uma estratégia perfeita e da implementação adequada. (KOTLER,2002, p. 145) Para o auxílio na construção do website, trabalhamos baseados em uma tabela de programação. AÇÃO - DATA PREVISTA - DATA REALIZADA Briefing - 15/02/2017 - 15/02/2017 Visita ao Fios de Esperança -18/02/2017 - 18/02/2017 Segmentação Mercadológica -20/02/2017 - 21/02/2017 Pesquisa Mercadológica - 23/02/2017 até 02/03/2017 - 23/02/2017-02/03/2017 Reunião com a coordenação - 01/03/2017 -01/03/2017 Reunião com a Equipe do site - 08/03/2017 - 08/03/2017 Reunião com a Equipe do site - 12/03/2017 - 14/03/2017 Visita ao Fios de Esperança - 17/03/2017 - 17/03/2017 Início da construção do website -18/03/2017- 18/03/2017 Apresentação do website- 07/04/2017 - 07/04/2017 Alterações - 08/04/2017 até 15/04/2017 - 08/04/2017 até15/04/2017 Apresentação do Website - 16/04/2017- 16/04/2017 Aprovação - 16/04/2017- 18/03/2017 Campanha de lançamento - 29/04/2017- 13/05/2017 Lançamento do Website - 6/05/2017 - Reunião com a Equipe do site- 10/05/2017 - Reunião com a coordenação - 12/05/2017 - Na web, os usuários experimentam a usabilidade primeiro e consomem depois (NIELSEN, 2000, p.11) portanto, fica claro a necessidade da persuasão e de um layout convidativo, com uma linguagem que conversa com seu público, pois, se não for agradável ao cliente que acessa a página, certamente este não irá consumir o serviço, no caso, não irá se interessar pela doação. Emprega-se o termo usabilidade para descrever a qualidade da interação de uma interface com seus usuários. (HIX, 1993, apud FERREIRA, 2011, p.20). Como nosso público-alvo não tem um amplo conhecimento na área tecnológica, pensamos na confecção de um modelo com layout simples e autoexplicativo, que o leitor possa, através do menu principal e links direcionados, facilmente achar as informações necessárias de forma rápida e sucinta. Para gerenciamento do website foi escolhido um CMS (Content Management System) em WordPress, que é voltado para usabilidade e estética, instalado através do Canal WP. Neste formato foram utilizadas as linguagens HTML, CSS e JavaScrip. A plataforma é totalmente responsiva, se adapta a diversos dispositivos como computadores, smartphones e tablets, melhorando a experiência visual. Para implementar o website, de forma gradativa acrescentaremos ferramentas (plugins) que garantirão melhores resultados. São alguns deles: Ferramentas (Plugins) - Funcionalidade Flare Adiciona botões de compartilhamento no início, meio ou final do seu artigo. WordPress Related Posts: Adiciona artigos relacionados no final do texto exibido, esse plugin pode aumentar até 10% da navegação interna do blog. Mailchimp for WordPress: Criação formulários de cadastro totalmente personalizáveis para geração de leads. Google Analyticator: Capta as informações mais importantes das estatísticas do Google Analytics para o painel de administração do website. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">5.1) Conteúdo necessário por ordem de importância Para organizar o layout foi necessário separar todas as informações por ordem de importância. A área destinada às doações e contatos recebeu mais destaque por ser o principal objetivo do website. 1. Doações >Saiba como ajudar 1.1. Doações>O que arrecadamos >Como ajudar > Contatos 2. Contatos 3. institucional 4. Eventos 5. Depoimentos de amor 6. Imagens 7. Sobre nós 8. Notícias Após definir a relevância das informações, fizemos o menu principal e a ordem de rolamento dos tópicos. 1-Título e subtítulo em destaque na homepage, nota-se que o texto conversa com o leitor e o subtítulo está no imperativo, caracterizando-o como linguagem de persuasão, que induz quem está lendo a fazer a ação. 2-Botão 'COMO AJUDAR? ' Que direciona para perguntas frequentes, conta bancária, área de doações. 3-Logo do projeto em destaque. A logo acompanha o rolamento da página 4-Barra de menu facilitada, simples e direta, direciona o conteúdo sem criar muitas páginas. A barra de menu acompanha o rolamento da página. A linguagem dos textos foi amplamente debatida pois, como o público-alvo abrange crianças e um grau de escolaridade baixo, precisava ser entendida facilmente, de modo que prendesse a atenção do leitor para que ele continuasse na página. O ideal é projetar a interface visando acomodar diferentes personalidades, ou então, uma personalidade típica. das classes de usuários finais (Pressman, 2004, apud FERREIRA, 2011, p. 39). Por isso, optamos por uma linguagem simples, mas seguindo a norma ortográfica atualmente em vigor, mesclando expressões da norma culta e coloquial., sempre visando o melhor entendimento do usuário. 5.3) Associação das cores. As cores exercem forte influência no dia-a-dia das pessoas, pois afeta os sentidos e estimula emoções, pensamentos e o próprio intelecto (Marcus, 1987, apud FERREIRA, 2011, p. 71) O sistema de cores do website acompanha a paleta da logo do projeto Fios de Esperança, baseados nas associações das cores. Segundo a psicologia das cores, o magenta transmite a sensação de prosperidade, o amarelo traz serenidade enquanto o azul é associado a estabilidade, paz e espiritualidade. Todos esses sentimentos são associações que queremos passar com o layout da marca e do website. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Ao longo de todo processo a equipe de criação de conteúdo buscou ter o máximo contato com a realidade do projeto Fios de Esperança, conhecer e lidar com os pacientes para passar com veemência a essência do trabalho que eles realizam. Tivemos a oportunidade de estar durante a entrega de perucas e isso nos ajudou a entender a proporção da ajuda que eles oferecem gratuitamente. Este projeto de construção de um website faz parte de uma campanha publicitária completa feita para uma organização sem fins lucrativos. Acreditamos que esta campanha possa elevar a qualidade e quantidade dos serviços oferecidos aos pacientes atendidos de forma continua e com o crescimento gradativo. Salientamos que estaremos acompanhando de perto os resultados obtidos e fazendo as alterações necessárias para sempre atingir o objetivo que nos foi colocado, ajudar. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">NIELSEN, Jakob, Projetando Websites: Designing Web Usability. 1. ed. Rio de Janeiro : Elsevier, 2000. <br><br>FERREIRA, Simone Bacellar Leal; NUNES, Ricardo Rodrigues. e-Usabilidade. 1.ed. Rio de Janeiro : LTC, 2011 <br><br>ROBBINS, Jennifer Nierdest. Aprendendo Web design: Guia para iniciantes. 3.ed. Porto Alegre : Bookman, 2010<br><br>KOTLER, Philip. Marketing de serviços profissionais: Estratégias Inovadoras para impulsionar sua atividade, sua imagem e seu lucro. 2 ed. Manole, 2002 <br><br>RODRIGUES, José Carlos. Tabu do corpo. 7.ed. Rio de Janeiro : Editora FIOCRUZ, 2006<br><br>FREITAS, Ana Karina Miranda. Psicodinâmica das cores em comunicação: Artigo. 18 f. Publicidade e Propaganda, ISCA Faculdades, 2007 <br><br>PORTAL BRASIL. Pesquisa revela que mais de 100 milhões de brasileiros acessam a internet. Disponível em: <www.brasil.gov.br/ciencia-e-tecnologia/2016/09/pesquisa-revela-que-mais-de-100-milhoes-de-brasileiros-acessam-a-internet>. Acesso em: 5 abr 2017.<br><br>MARKETING DE CONTEÚDO. Os 30 melhores plugins de wordpress para seu blog. Disponível em: <http://marketingdeconteudo.com/melhores-plugins-de-wordpress/> Acesso em: 28 mar 2017. <br><br>WORDPRESS.COM. Disponível em: < https://br.wordpress.com/create/> Acesso em: 25 fev 2017<br><br> MICHAELIS, Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/> Acesso em: 23/04/2017<br><br>___________________. Pesquisa com usuários de mídias sociais, abr. 2017<br><br> </td></tr></table></body></html>