ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00041</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;A mudança começa no prato: saladeira Me Leve a Bem</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Brunella Saib Chequer Rizo (Universidade Vila Velha); Bruno Dias Franqueira (Universidade Vila Velha)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;campanha publicitária, comunicação, estratégias, mídias sociais, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Trabalho acadêmico desenvolvido pela aluna do 5º período de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda na aula de Produção Multimídia I. Foi criada uma página para um negócio fictício, saladeira Me Leve a Bem, no qual foi fomentada com publicações. O trabalho constitui-se desde a criação da marca até o desenvolvimento de toda a campanha publicitária, com o intuito de lançar a marca e promover uma relação com o público consumidor, além de colocar em prática todos os conceitos aprendidos na sala de aula. Apresenta-se métodos e técnicas utilizados, bem como estratégias de comunicação no lançamento de conteúdo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O interesse em qualidade de vida tem aumentado muito no Brasil, a população brasileira vem procurando por um estilo de vida mais saudável. Mas ainda existe um grande desafio, as pessoas consomem alimentos com alto teor de açúcares, sal e gorduras e essa alimentação está aliada com a correria do dia a dia. Com isso, o mercado tem se voltado para problemática, possibilitando o surgimento e crescimento do ramo de saladas e doces fitness. Com a intenção de acompanhar a nova vertente fit do mercado, a Me Leve a Bem traz muito sabor, saúde e preço acessível em seus produtos. Isso é para desmitificar que saladas são pratos caros e não valem o valor cobrado, os doces não saborosos e que o consumo é voltado apenas para o público classe A. Sabendo que existe muitas pessoas que apresentam alguma restrição ou intolerância com certos alimentos, os doces possuem ingredientes especiais, o que permite que todos possam saborear, como brownie sem glúten e lactose, cookie zero açúcar e trufas livres de açúcar e glúten. Com a ideia de facilitar o dia a dia das pessoas, a empresa fictícia conta com o serviço de delivery e não possui um espaço aberto ao público, isso para reduzir os custos. Em razão disso, o trabalho nas mídias sociais foi intenso e contínuo para que o negócio fosse visto pelas pessoas da região, existisse uma interação com o público e acontecesse o mais esperado, entrassem em contato para pedir uma salada e uma guloseima. A divulgação de todo o trabalho se deu por meio da página no Facebook (facebook.com/meleveabem), um perfil no Instagram (instagram.com/meleveabem) e um blog (http://meleveabem.wixsite.com/home). De acordo com Tercio Strutzel (2015, p. 184),  As mídias sociais são excelentes canais para publicação de conteúdo informacional, pois além de promoverem e compartilharem o conhecimento de seus autores, ainda permitem que estes materiais sejam facilmente encontrados por meio de suas respectivas ferramentas de busca . </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo do trabalho da disciplina Produção Multimídia I foi desenvolver um planejamento de comunicação digital para um negócio e, em seguida, colocar em prática. Os conceitos aprendidos durante todo o curso e, principalmente, nessa disciplina foram essenciais. Era necessário criar um negócio, pensando no atual estilo de vida das pessoas, a saladeria Me Leve a Bem surgiu. Após pensar em toda a estrutura do estabelecimento, a segunda etapa seria avaliar as necessidades de comunicação, obteve-se: precisão para chamar a atenção do público-alvo, divulgação em um meio barato e eficaz, conteúdo inovador e compartilhável. Reunindo as necessidades e analisando as táticas, foi criada uma página no Facebook, um perfil no Instagram e um blog. A escolha dessas mídias foi para estar conectado com o público-alvo. Os dados divulgados pela Pesquisa Brasileira de Mídia 2015 da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República mostram o Facebook em 1º lugar entre as redes sociais e os programas de troca de mensagens instantâneas mais usadas e o Instagram em 4º lugar, perdendo para o WhatsApp e Youtube.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Diante de um cenário onde as pessoas têm um dia a dia corrido, não praticam exercício físico, não cozinham em casa e fazem suas refeições em restaurantes, tendo como consequência o sobrepeso, taxa de colesterol alta e pressão alta em razão da quantidade de sódio ingerida diariamente, a ideia de abrir um estabelecimento com princípios saudáveis sem tirar o prazer de comer um doce surge e ganha um nome, saladeria Me Leve a Bem. A criação dessa saladeira está relacionada a um trabalho acadêmico que proporcionou o aprendizado de novas técnicas e possibilitou colocar em prática o que foi aprendido. O projeto Me Leve a Bem trabalhou para chamar atenção de diversos públicos, uma vez que não existe um único público, já que alimentação saudável é necessidade de para qualquer pessoa. A demanda de um conteúdo diferenciado e replicável vem crescendo no mercado publicitário e das mídias digitais com o lançamento de novos dispositivos e crescimento das redes sociais. Foi identificada a necessidade de trabalhar com um conteúdo que tinha a  cara das pessoas que são ativas nas redes sociais, curtem e compartilham. Elas têm se tornado mais criteriosas e seletivas no consumo de conteúdo. Por isso existe a necessidade de trabalhar com qualidade nas mídias digitais, é necessário se fazer presente. De acordo com Strutzel (2015, p. 87),  para que a presença digital desfrute e maior eficiência, ela deve estar alinhada com o posicionamento e as ações planejadas de acordo com as estratégias traçadas . Com a presença nos meios digitais, a mídia própria, que é aquele canal que a própria empresa controla e publica, passa a ser espontânea, o conteúdo publicado adquire exposição involuntária, ou seja, as pessoas falam sobre a marca, do atendimento, dos produtos e serviços. Isso é muito bom, ainda mais quando os comentários são positivos, mas os negativos devem ser respondidos e vistos como um aviso para melhorar o ponto criticado. Além das mídias sociais, o blog também é uma ferramenta muito interessante. Segundo Carvalho (2015, p. 86),  as redes sociais devem funcionar como uma forma de gerar tráfego para o site . Ainda de acordo com Carvalho (2015), apesar do Facebook e Instagram serem plataformas gratuitas, fácil de editar e publicar informações, e parece, teoricamente, ser o melhor caminho para a divulgação. Entretanto, com a mudança de suas políticas de uso, administração e visibilidades das páginas, existe uma limitação da quantidade de pessoas que terão acesso as postagens e para que isso não aconteça você será instigado a pagar para promover o post. O barato pode sair caro. Diante disso, é válido destacar que não basta criar um blog e não pensar em seu design e não fazer um planejamento. Visto que, de acordo com Carvalho (2015), artigos curtos, mal escritos e com menos de 300 caracteres não transmitem confiança para o usuário. O grande diferencial do marketing é capacidade de alcance, ação, conversão e engajamento, ou seja, atingir novo público, fazer com que eles cliquem, sejam convertidos em clientes e se transformem em verdadeiros fãs, por isso existe a necessidade de fazer conteúdos diferenciados e funcionais, como e-book, webnários e minicurso on-line. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Foi necessário entender o ramo de atuação do negócio, o que levou ao desenvolvimento de um benchmarking para análise dos concorrentes e estudo das estratégias de comunicação. As mídias selecionadas para a divulgação do trabalho foram o Facebook, Instagram e blog, por serem meios que permitem a divulgação sem custo inicial e atinge um grande número de pessoas na região. Uma vez que a grande parte das pessoas tem acesso à Internet e consequentemente possuem redes sociais. Foram também estudadas as técnicas de administração de fanpage e blog, de criação de material publicitário para mídias digitais e de redação. Além das estratégias de relacionamento com o cliente. Para a rede social Facebook, a periodicidade das postagens era de 2 a 3 posts diariamente, com exceção aos finais de semanas que era uma vez ao dia. As postagens feitas diariamente seguiam um cronograma de conteúdo feito semanalmente. O foco principal da página era a divulgação das saladas, destacando suas propriedades, ingredientes exclusivos e benefícios, como também publicar sobre os doces fit, curiosidades sobre os alimentos usados nas receitas e lembrar os clientes das matérias do blog. Após determinar o conceito que nortearia a página, foi pensando em toda a estratégia visual, como logotipo, capa da página, cardápio, e-mail marketing e modelo de posts. Durante a semana os posts do Facebook seguiam a seguinte ordem: no horário da manhã, por volta das 9h, era publicado um post com mensagem motivacional, próximo ao horário de abertura para fazer os pedidos e do almoço mais uma publicação, ela falava sobre a alguma salada do cardápio, era como uma sugestão de pedido. No final da tarde, outra postagem, ela era sobre alguma curiosidade dos ingredientes usados para fazer a salada ou o doce fit. Aos finais de semana, a postagem acontecia no período da manhã e avisava sobre a nova matéria que estava no blog. No Instagram, as postagens eram semelhantes e seguiam o mesmo horário de publicação. Como o negócio ainda não era conhecido pelo seu público, foi necessário fazer uma boa comunicação nas mídias digitais, principalmente nas postagens da página do Facebook. Isso faria com que as pessoas gostassem do conteúdo e consequentemente curtissem a página. Posteriormente em seu feed ela viria as novas postagens e conheceria melhor o produto. Para que o conteúdo atingisse um público foi necessário estudar novas técnicas de redação para a criação de conteúdo diferente e que se tornasse um atrativo. Tessman (2015, p. 108) ensina algumas técnicas de redação para as postagens através de 12 dicas e todas foram seguidas. Isso favoreceu a diversificação do conteúdo e mais engajamento do público. As dicas do autor são: posts factuais, ou seja, falar de algum assunto que estava acontecendo na semana ou dia. Tratar temas atuais têm mais chance de se tornar compartilhável; desabafos, postar mensagens que falem de problemas comuns a muita gente, assim tem a possibilidade de aumentar a audiência da página; frase de efeito, consiste em criar um post com uma frase que cause impacto, ele pode transformar pensamentos e ajudar pessoas; humor, inserir acontecimentos engraçados relacionados ao mercado.  O humor é sempre bem recebido pelos fãs (TESSMANN, 2015, p. 110). Trabalhar com mensagens persuasivas, isso faz com que o leitor que antes não estava interessado no produto ao se deparar com o texto escrito de uma forma convidativa, ele se sinta atraído. Ele ainda diz que trabalhar com a reciprocidade funciona muito bem, é o fato de envolver o cliente fidelizando o público que já é meu e atraindo novas pessoas com a distribuição de prêmios, brindes, descontos ou bônus. As postagens humanizadas também geram engajamento do público, trata de colocar a foto de um funcionário da empresa e dizer por área a pessoa é responsável.  Isso cria uma empatia maior entre a marca e seu público-alvo (TESSMANN, 2015, p. 112). Além de sugestões para os posts, o autor contribui com dicas gerais a fim de melhorar o relacionamento com o público. É importante saber em quais horários o público-alvo se faz mais presente. Participar de grupos relevantes, essa estratégia permite a interação com diferentes usuários quando a empresa responde a comentários, dá dicas e automaticamente faz sua propaganda de forma indireta. Tessmann (2015) afirma que é muito importante ter um bom relacionamento, quando ao usuário recebe atenção, por exemplo, tem os comentários respondidos, ele deixa de ser mais uma curtida e passa a ser alguém que deve ser ouvido, curtido e compartilhado. Tessmann (2015) sugere também que a fanpage seja levada para fora do Facebook, ou seja, divulgada em outras plataformas, como blog ou site. Ele também ressalta a importância em criar notícias relevantes que gerem engajamento, pode criar e publicar em um blog ou simplesmente compartilhar notícias dentro do nicho de atuação, mas é interessante comentar algo sobre a notícia, acrescentando opinião ou dados extras. A página do Facebook e o perfil do Instagram não foram impulsionados e foi possível conseguir um número expressivo de curtidas e seguidores apenas com compartilhamento das postagens e através de convite para  curtir a página . Foi possível perceber que o Facebook foi a rede no qual teve maior engajamento e interação de usuários, o Instagram ficou como uma mídia secundária, que serviu de apoio para os usuários que só possuem conta nessa rede, uma vez que é necessário se fazer presente nas mídias sociais de mais popularidade e ter conteúdo de qualidade. As figuras acima são alguns exemplos de posts publicados na fanpage A primeira imagem está ligada ao conceito de post factual, no dia em que foi publicado a greve de ônibus na Grande Vitória/ES foi confirmado, assim foi feito um trocadilho que entre a greve de ônibus e o delivery da Me Leve a Bem, que não para nunca. A segunda lembra o conceito da humanização, a foto de uma funcionária fictícia e ao lado o seguinte texto:  Receita Especial: 5 pitadas de alegria, 4 pitadas de amor, 4 pitadas de carinho e 6 pitadas de sorriso. Misture tudo e voilà . Existe uma brincadeira com as características da pessoa com os ingredientes de uma receita. E na terceira imagem foi trabalho com o humor a partir da seguinte frase:  Meu coração diz:  pudim , mas meu jeans grita:  Pelo amor de Deus mulher, coma salada  . </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Tendo todos os métodos e técnicas definidos para criar a comunicação visual da empresa, começa o trabalho de execução. Vale ressaltar que a campanha está direcionada para as mídias digitais, todos os esforços estavam direcionados para essa área. Não houve criação e investimento para mídias offline. A partir de uma análise de mercado, dos hábitos alimentares e expectativa de vida da população brasileira a ideia de criar um negócio voltado para a alimentação saudável surgiu. O negócio chamado  Me Leve a Bem não tem loja física e conta com apenas o serviço de delivery. Isso é para proporcionar ao seu público-alvo que, pessoas que possuem dia a dia agitado e não tem como preparar comida para levar ao trabalho, tenham a possibilidade de saborear uma salada e, ainda, comer um doce fit. As saladas são distribuídas em bem proteica, bem graciosa e bem saborosa. A ideia é que a salada possa substituir uma refeição do dia, como o almoço, uma vez que contém os valores nutricionais adequados para essa substituição. Com os doces fit é possível consumi-los sem pesar a consciência. As opções são brownie (zero glúten e lactose), trufas (zero açúcar e glúten) e cookie (zero açúcar). A campanha desenvolvida nas mídias digitais deveria seguir as técnicas expostas por Tessmann (2015), no qual dava dicas de conteúdos mais relevantes para as ferramentas de comunicação usadas. Ela tinha um cunho mais jovial, usa-se uma linguagem mais descontraída e que tinha haver com o público-alvo. O objetivo era tornar o negócio conhecido e consequentemente aumentar o número de pedidos. Com a evolução e disseminação das redes sociais, o uso de hashtags tornou-se mais frequente. Em todas as publicações diárias da página e no perfil contém as seguintes hashtag: #voudesalada #meleveabem #cartaofidelidade #delivery e se o post for de alguma determinada salada é inserido #voudebemgraciosa #voudebemproteica #voudebemsaborosa. O uso de hashtags facilitava a busca pelos resultados. Para escolher qualquer tipo mídia, isso facilita a busca pelos resultados clicando a partir de uma hashtag. Além do próprio negócio, o cliente também era estimulado a fazer postagens dos seus melhores momentos e usar #meleveabem. Oficialmente, a página Me Leve a Bem no dia 18 de março de 2016 alçando um total de 116 curtidas orgânicas até o abril de 2017. O público de maior atuação na página tinha a idade entre 25 a 34 anos, sem diferenças expressivas no gênero, cerca de 49% eram mulheres e 51% eram homens. As postagens recebiam uma média de 2 a 5 curtidas e a interação do público era mais frequente em posts relacionados ao blog, quando pedia sugestão de assunto para a próxima matéria ou falava do assunto referente a atual matéria. É válido destacar que como a ideia do negócio parte de um trabalho acadêmico, não houve nenhum investimento relacionado ao impulsionamento da página e de posts para garantir mais seguidores e curtidas nas publicações. Diante disso, o número de curtidas e seguidores é baixo, pois como se tratava de um negócio fictício as pessoas não viam com credibilidade o trabalho. Para as pessoas conhecerem, era necessário chamá-las através do botão  Convidar Amigos e fazer o compartilhamento de algumas postagens. Além do trabalho nas redes sociais, havia também o blog. Ele foi produzido para intensificar a comunicação com o público a fim de dar mais informações para ele e, assim, aumentar o interesse por uma vida mais saudável. As matérias eram todas voltadas para os produtos oferecidos pela saladeira, a fim de esclarecer e proporcionar uma melhor explicação sobre o assunto. Entre as publicações estava:  Conheça o prato preferido da galera ,  Prazer glúten, vilão ou mocinho? ,  Um pouco mais sobre doces fitness ,  É tudo sobre saladas: saúde e bem-estar . De acordo com as ideias de Carvalho (2015) para trabalhar com essa ferramenta, primeiro deve escolher o ramo de atuação e depois é necessário definir um nicho. A segunda etapa consiste em fazer a primeira segmentação, é a hora de tentar ser mais específico para alcançar um público mais direcionado. O terceiro passo é possível dividir ainda mais, agora definindo o sexo e a idade. Na quarta etapa, procura-se mais detalhes desse avatar e de sua personalidade. Na quinta e última etapa é o ponto final de afunilamento, nele será definido o nicho de mercado e avatar. Todo o processo de afunilamento é essencial para alcançar um nicho fechado e personalizado, assim terá um diferencial para se destacar perante a concorrência. Ter uma ferramenta além das mídias sociais permite que o Google indexe melhor as informações sobre o negócio. Uma vez que conteúdo é um dos principais fatores que auxiliam na indexação. Depois da dedicação em responder os pontos de SEO e design responsivo, o desejo é ver o blog em primeiro no ranking de buscas. Assim é possível gerar mais tráfico de busca orgânica. Atualmente existe uma necessidade de ser fazer presente em todos os meios. A presença digital conta com quatro fases e elas são cruciais para atingir um modelo satisfatório. A primeira delas é a existência,  [...] não basta estar presente, é necessário se fazer presente (STRUTZEL, 2015, p. 89), ou seja, atuar na web, compartilhar conteúdo interessante e fazer contato entre consumidor e marca. A segunda, atração, está relacionada com o fato de atrair o público-alvo. É necessário criar conteúdo relevante para isso e ter uma frequência de exposição, mantendo o equilíbrio para não saturar. A terceira fase é o relacionamento, quando o trabalho está sendo bem realizado a conquista de fãs, clientes e seguidores é a consequência. Por isso é necessário um acompanhamento mais próximo para saber o feedback de cada ação e estar atento com as reclamações. A quarta e última fase é o engajamento, esse  é o nível máximo de relacionamento entre empresa e consumidor (STRUTZEL, 2015, p. 91). A comunicação da Me Leve a Bem busca atender todas essas fases. O negócio está presente nas mídias digitais, com uma página no Facebook, um perfil no Instagram e um blog. O conteúdo que era publicado diariamente era voltado para o nicho de público, trabalhava-se informação relevante sobre os alimentos, humor, desabafos e fatos atuais. A interação do público foi se tornando maior e mais frequente, diante disso foi necessário ficar atento aos comentários e respondê-los o mais rápido possível. Quem antes era apenas um leitor passou a ser um fã dos conteúdos publicados, que posteriormente se tornou um cliente. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O projeto foi um grande desafio, porque envolvia desde a criação da marca até o planejamento de toda a campanha nas redes sociais. Pode-se destacar a importância da Internet, que foi usada com exclusividade já que não foi trabalhado com mídia offline, que é fundamental para a interatividade do consumidor com a marca. O conceito criativo partiu da análise do modo de vida e alimentação do cidadão brasileiro, o que levou a criação de um negócio simples, barato, conveniente para as pessoas e que promove saúde e bem-estar. Essa ideia foi trabalhada através de postagens diárias nas mídias digitais, Facebook, Instagram e blog. A realização desse trabalho possibilitou um crescimento na área de planejamento estratégico. E, assim, é possível acreditar que, com uma simples e objetiva marca e conteúdo digital diferente e convidativo, negócios locais voltados para a alimentação saudável são muito poderosos. Diante disso, é possível concluir que planejar é essencial e todo processo de comunicação deve começar e terminar nos consumidores, promovendo a interação e experiência. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> PAKES, Alan. et al. Negócios Digitais: aprenda a usar o real poder da internet nos seus negócios. In: CARVALHO, Henrique. Como criar um negócio de sucesso a partir de um blog. São Paulo: Ed. Gente, 2015. cap 7, p. 85-96.<br><br>PAKES, Alan. et al. Negócios Digitais: aprenda a usar o real poder da internet nos seus negócios. In: TESSMANN, Ramon. Facebook Ninja. São Paulo: Ed. Gente, 2015. cap. 9, 107-117.<br><br>STRUTZEL, Tércio. Presença Digital. In:______. Presença Digital. Rio de Janeiro: Ed. Alta Books, 2015. cap. 6, p. 85-97. <br><br>STRUTZEL, Tércio. Presença Digital. In:______. Mãos à obra. Rio de Janeiro: Ed. Alta Books, 2015. cap 12, p. 156-193. <br><br> </td></tr></table></body></html>